Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Noiva Curiosa outubro 2018 Rio de Janeiro

Noiva feminista - desconstruindo rituais machistas.

Jéssica, dia 21 de Junho de 2017 às 09:40

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 149

Primeiramente, eu quero deixar claro que a ideia desse post não é ofender e nem criticar os ideais de ninguém e nem muito menos dizer o que deve ou não ser feito no casamento de ninguém. Eu acredito mesmo que uma festa/cerimonia de casamento é algo muito particular e cada um faz da forma que acha...

Primeiramente, eu quero deixar claro que a ideia desse post não é ofender e nem criticar os ideais de ninguém e nem muito menos dizer o que deve ou não ser feito no casamento de ninguém. Eu acredito mesmo que uma festa/cerimonia de casamento é algo muito particular e cada um faz da forma que acha melhor pra si, e justamente por isso eu peço que se você não compartilha dos mesmos pensamentos que eu e não tem nada para acrescentar, apenas me respeite okay?!

Sempre amei casamentos e desde que me entendo por gente eu sonhava com o dia do meu casamento. Todo aquele ritual, a noiva de branco, um dia totalmente voltado para a noiva... enfim, toda essa ideia sempre me deixou encantada e ansiosa pela minha vez até que eu comecei a me questionar sobre diversas coisas e eu percebi que tinha me tornado uma feminista.

Eu queria saber se além de mim, existe alguma outra noiva que não vê mais sentido em alguns rituais que são tradicionalmente realizados em casamentos... por exemplo:

1) Plaquinhas
Já na abertura da cerimônia, de uns tempos pra cá tenho visto crianças fazerem o caminho até o púlpito com uma plaquinha que diz “Ainda dá tempo de fugir”. Como se o noivo fosse um coitado, estivesse ali por obrigação e/ou pressão. Sim, eu sei que se eu não acho essas plaquinhas “engraçadas”, eu posso simplesmente escolher não usá-las, mas o que eu quero aqui é levantar essa reflexão. Planejar casamento é gostoso, mas também é estressante, precisa de parceria, companheirismo do casal. Se o cara se empenhou tanto em estar ali, qual seria a razão para fugir? Não satisfeitos, atrás geralmente vem outra criança, com a plaquinha onde se lê “Foge não, ela tá linda“. Como se o casamento dependesse disso, como se baseasse exclusivamente na vaidade ou beleza da noiva.

2) Ser levada no altar pelo pai e entregue ao noivo

A cerimônia religiosa muitas vezes vêm com falas machistas e que fazem parte do que algumas religiões acreditam, como submissão da mulher, homem posto como provedor da casa, etc. Particularmente acho ofensivo, e ser entregue ao noivo é uma das coisas do casamento que e eu achava lindo, mas hoje eu me questiono demais. Esse ato, a princípio inofensivo, tem conotações que não são tanto assim. É o progenitor que entrega a noiva ao noivo: ou seja, a mulher adulta se afasta do cuidado de seu pai para cair nos braços de seu marido. Em nenhum momento se torna uma pessoa livre e segura de si mesma, e sempre está às custas de um homem.

Eu também sempre tive esse sonho de ser levada ao altar pelo meu pai... mas sabe quando uma coisa deixa de fazer sentido?! Eu simplesmente mudei de opinião entende? Fui criada pelos meus pais para ser independente, e embora ele seja o homem mais importante da face da Terra pra mim, hoje eu acho que esse ritual não serve mais pra mim. Eu sinto que seria como se eu não pudesse ser dona da minha própria vida, não por essa coisa de estar as custas de alguém, mas por ser entregue de um homem para outro... Isso dá uma reforçada na ideia da submissão e eu acho que o casamento não é mais essa relação de macho alfa e fêmea protegida sabe? É uma parceria, onde os direitos e os deveres devem ser iguais para ambos.

3) Buque

Se no casamento há mulheres solteiras ou que não pretendem se casar, é importante que não sintam que estão sendo censuradas por isso. No caso dos homens, essa situação pessoal não representa um bônus, mas a ideia de uma mulher "solteirona" ainda está profundamente enraizada na nossa sociedade. E a maioria delas enfrenta humilhações de maneira habitual. A ideia de reunir todas as mulheres solteiras da festa para jogar o buque, dá a entender que todas elas estão desesperadas para se casar e isso vai contra tudo o que eu acredito.

Gostaria de saber o que vocês pensam sobre esses rituais e se assim como eu, alguém está buscando formas de ter uma festa/cerimonia menos machista. Quais são as alternativas em que vocês estão apostando? O que estão fazendo diferente?

149 Respostas

• A
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, a questão das plaquinhas eu acho lindo, mas se você não curte as palavras de "cabresto", porque não fazer uma plaquinha diferente de fuja da "obrigação do casamento"? Ninguém tá se casando obrigado, se você zoa no cartório eles cancelam o casamento na hora, então acho que é uma questão de bom senso e da sua preferência. Dizer que a noiva tá linda sem falar pro cara fugir já é uma boa opção e foge da parte "machista".

Em relação ao número 2, os pais costumam ser figuras importantíssimas na nossa vida. Mesmo eu que não tenho um relacionamento bom com meu pai, fiz ele me levar pro cartório e me esperar no salão pra terminar de arrumar. Tem fotos lindas dele me olhando e velando, se eu tivesse casado na igreja eu ia entrar com ele e meu avô, pois foi meu avô que me criou. Se o problema as vezes é entrar com um homem, porque não entrar sozinha ou entrar com uma mãe ou uma avó? Minha mãe entrou sozinha no casamento dela porque meu avô já tinha morrido e foi lindo.

A do buquê eu levo na brincadeira e como um desapego mesmo. Pra quê ficar guardando buquê? O legal é ver aquele monte de gente correndo atrás, as mães fazendo graça com as meninas e ver uma diversão saudável. Eu mesma peguei o buquê da minha tia com 5 anos de idade e fui casar só com 26, com a pessoa que eu queria, do jeito que eu queria.

• Responder
  • Luana
    Noiva Master Abril 2018 Minas Gerais
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Respeito sua opinião, as plaquinhas ditas no tópico 1 eu não terei, também acho eio machista mas assim como você, nada contra quem usa.

Fiquei curiosa com o tópico 2, como você vai entrar? Entendi o raciocínio, mas nessa vou seguir o tradicional mesmo

E quanto ao buquê, optei por não jogar, vou reunir as mulheres e jogar um 'sapo noivo' achei bacana por ser algo que elas poderão guardar e lembrar do dia, o buquê darei para minha irmã caçula, não pra 'desencalhá-la', mais como um presente mesmo

Sapo noivo

Substituto do buque

• Responder
  • Jenifer Cagliari
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Jenifer Cagliari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com a 1 e a 3! Sobre o segundo item, acho que é lindo a entrada da noiva com o pai (no meu caso, quero entrar com minha mãe e vó que me criaram) acho que simboliza não uma entrega da mulher para o homem - até porque o homem também entra acompanhado - mas sim uma entrega mutua, o homem que espera uma mulher para ser companheira e uma mulher que busca um companheiro.

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu também concordo em partes com você, Jé.

Na número um, eu assino embaixo. Detesto essas plaquinhas com frases desse tipo. Já fui em um casamento que as damas entraram exatamente com essas frases e a primeira coisa que eu pensei foi que aquelas plaquinhas se encaixavam perfeitamente bem para aquele casal, no quanto o noivo deu dor de cabeça para a noiva. É um cara que sempre aprontou todas e continuou aprontando no noivado. Senti um peso no coração pela noiva, mas aquela foi a escolha dela.

A número dois eu vejo alguém que sempre cuidou da noiva desde que ela nasceu, a entregando para alguém que a partir daquele momento será a principal pessoa a fazer esse papel. Tanto que pode ser um pai, uma mãe, uma tia, um avô, etc. a entregar a noiva no altar. E ela ter alguém que cuide dela não exclui o fato dela ser independente, livre e segura de si. Na minha cabeça, uma coisa não tem relação com a outra.

E a número três, acho que você tem uma certa razão, mas também participa quem quer. Eu mesma nunca entrei nessas brincadeiras de pegar o buquê. E como eu acho que todas são livres para escolher o que acham ser melhor para ela, não vejo problema algum na moça que escolhe que quer casar. Esse pode ser um dos objetivos de vida dela, não? Aquela moça que sonha em encontrar seu grande amor. E se ela acredita que pegar o buquê da noiva irá ajudá-la, ela participa da brincadeira.

Mas acho legal esse tipo de discussão para a gente repensar muitas coisas que são rotineiras.

• Responder
  • Thaís
    Super Noiva Agosto 2017 Goiás
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Jéssica, penso exatamente como você!

Referente as plaquinhas, somente TEREI UMA: Lá vem a noiva, para ficar aquele suspense e panz.

Entrarei com meu pai e minha mãe.

Não irei jogar o buquê.

O machismo está tão enraizado em nossa cultura que é totalmente normal para várias pessoas essas práticas e tantas outras que acontece com nós mulheres.

É normal pedir para o seu marido LHE AJUDAR com as tarefas de casa, sendo que a casa é dos dois, logo ele não tem que te ajudar é papel dele também!

Outro clichêzão: briga de marido e mulher ninguém mete a colher! Mete sim, muitas mulheres sofrem agressões e humilhações caladas, muitas vezes, por falta de um apoio de um ombro amigo para lhe ajudar a sair de tal situação..

Enfim, são tantas as frases/atitudes machistas que se passam por normal em nossa sociedade, que, dá até desânimo.

• Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Julho 2017 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A questão das plaquinhas eu não acho nenhuma graça. Se é pra ousar nas plaquinhas, usemos outras frases! Mas, sem essa de fugir, ou outras coisas que tornam um momento tão mágico, tão machista.
    • Responder
  • Andréia
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com a questão das plaquinhas, sempre achei ridículo. Quanto ao buque, sou totalmente a favor de não forçar ninguém a "tentar" pega o buque só porque está solteira. Eu mesma só participei deste momento uma única vez. Já no caso do pai levar a noiva ao altar, por mais que, na realidade o significado seja machista, eu quero fazer esse momento porque simplesmente acho lindo e quero muito meu pai me "acompanhando" e não me "entregando".

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Giovana, de coração Smiley heart

• Responder
  • Ana
    Super Noiva Agosto 2017 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Discordo de quase tudo
    Não terei as plaquinhas porque acredito que a cerimônia religiosa não abre espaço para brincadeiras, pelo contrário, deve ser um momento formal e respeitoso.
    Não tem problema nenhum a noiva ser levada pelo pai ao altar, não tem nada de machista nisso. Precisamos parar de enxergar problema em tudo, é uma tradição, pra mim representa carinho e respeito mas quem não quiser entrar com o pai ou não tiver pai, que não entre, pronto...
    Jogar o buquê também não tem nada de machista nisso e quem quiser entra na brincadeira, quem não quiser não entra, simples.
    • Responder
  • E
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendo sim e respeito isso.

Mas não concordo com isso que você diz, que o fato de você entrar com o seu pai irá reforçar a ideia de submissão. E mesmo que fosse, qual o problema, se você sabe que não é??

No meu caso: eu trabalho, ganho mais do que meu noivo. Dirijo muito mais tempo do que ele. Quem comprou o nosso apartamento fui eu, antes de pensarmos em casar. E você ainda acha q eu sou submissa?? hahaha

Falei isso só pela questão que simples detalhes não fazem diferença alguma na personalidade da pessoa.

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Erika,
    Sim, eu compreendo que esse assunto é bem polêmico, embora a minha intenção não seja essa, rs
    Também respeito muito o fato de você não concordar... afinal, o feminismo está para, além de outras coisas, garantir que a gente pense como quiser, e faça o que quiser.
    Eu também sempre tive esse sonho de ser levada ao altar pelo meu pai... mas sabe quando uma coisa deixa de fazer sentido?! Eu simplesmente mudei de opinião entende?
    Fui criada pelos meus pais para ser independente, e embora ele seja o homem mais importante da face da Terra pra mim, hoje eu acho que esse ritual não serve mais pra mim. Eu sinto que seria como se eu não pudesse ser dona da minha própria vida, não por essa coisa de estar as custas de alguém, mas por ser entregue de um homem para outro... Isso dá uma reforçada na ideia da submissão e eu acho que o casamento não é mais essa relação de macho alfa e fêmea protegida sabe? É uma parceria, onde os direitos e os deveres devem ser iguais para ambos.

• Responder
  • Bruna
    Noiva Master Fevereiro 2019 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, sobre o 1, eu concordo 100% com voce, acho um cumulo essas plaquinhas.

Quanto aos dois outros pontos, eu discordo.

Eu vejo a questao de ser levada pelo pai e "entregue" ao noivo de um ponto de vista diferente, que se encaixa no MEU CASO. Eu sou uma mulher relativamente independente. Sei dirigir, sei cuidar da casa, trabalho pra ter o MEU SALARIO, MINHAS coisas. Isso foi meu pai que me ensinou, pra que eu nunca dependa de homem nenhum pra fazer o que eu quisesse. Eu ainda moro com ele, mas ele me dá a liberdade pra fazer o que eu penso. A partir do dia do meu casamento, vou passar a morar com meu marido. Acho que o ato de eu entrar com meu pai, deixa a mensagem de "ele cuidou de mim por toda a vida, me ensinou o que era necessário, me tratou como uma flor, está confiando agora que o homem da minha vida vá fazer o mesmo, é isso que ele espera." Eu sou sim a garotinha do meu pai. nao tem nada a ver com ser presa a homens. Acho um ato muito bonito, até.

Quanto ao buque, eu não acredito em nada relacionado a ele, acho que é só uma brincadeira mesmo, pra descontrair.. Até um tempo atrás eu ia pegar o buque só pra zoar, pq nem casar eu queria.. hahah

mas respeito sua opinião, só acredito que temos que ser mais suaves com algumas coisinhas. Só deixando claro que quanto as plaquinhas, eu concordo 100% com tudo o que disse!

• Responder
  • J
    Noiva Ativa Março 2019 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que polêmica noivinha!!! Eu nunca tinha visto desta forma machista e ainda assim depois de ler seus argumentos, ainda não acho tão machista e absurdo a ponto de tirar do meu casamento. As plaquinhas eu não gosto mesmo, nunca gostei. Mas entrar na igreja com meu pai, é um sonho e eu não abro mão! Do buque eu não acho que as mulheres que participam estão desesperadas, elas só tem o desejo de casar e "ser a próxima".

Mas de um modo geral, gostei da sua visão e respeito totalmente! beijinhos!!! Smiley kiss

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A 1 das plaquinhas eu concordo, odeio também! Já teve até um outro debate aqui na comunidade bem famoso falando sobre isso.

Sobre a 2 nunca tinha pensado por esse lado, realmente é verdade mas para mim não faz diferença pq não penso desse modo. Acho que é mais uma questão de respeito com o pai, que cuidou a vida inteira (ALGUNS NÉ), me levando ao altar como mulher agora.

Agora a 3 faz sentido, eu nunca gostei de pegar o buque mas não pelo falto de ser solteira e sim por achar uma brincadeira meio tonta kkk mas é uma tradição de casamento, assim como o corte da gravata e tudo mais. Agora ficar forçando dando bombom, buque, amuletinho de santo antonio casamenteiro aí já acho demais.

• Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com a 1 e a 3 noivinha, com o ponto 2 eu não me importo. Tenho minhas crenças religiosas e acredito sim que a mulher esteja submissa ao seu marido porém que isso não a diminui, eu acredito que para uma familia ou qualquer instituição funcionar todos devem ter o seu papel. Meu pai e meu noivo se parecem muito, temos todos as mesmas crenças, e minha mãe mesmo respeitando meu pai como "chefe da familia" sempre trabalhou, teve direito a opinião e escolhas, eles sempre dividiram as tarefas da casa, sempre tiveram a mesma autoridade na criação dos filhos e assim por diante; sei que com meu marido teremos a mesma paz. Acredito que o homem represente a familia perante Deus.

De qualquer maneira, acho que o importante é você fazer do seu casamento aquilo que você deseja. Não se importe com o que os outros pensam sobre seus valores, se isso não fere ninguém faça da forma como você deseja noivinha. Temos mesmo que acabar com essa crença de que casamento é coisa só pra mulher e estamos desesperadas por isso!

Bons preparativos! Ótimo debate.

• Responder
  • Renata
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Só não usarei as plaquinhas, pois acho desnecessário. O restante tenho personalidade super forte e nenhum dos meus convidados vão achar que estou me subjugando a alguém e sim somando. Não deixaria meu pai de lado para defender minhas opiniões, sou feminista sem deixar de ser feminina, e tbm respeito o meu marido e pai como os homens excepcionais que são, se meu marido fosse machista eu nem casaria com ele.

• Responder
  • Gabriella
    Noiva VIP Janeiro 2018 Minas Gerais
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A número 1 sou totalmente contra também e isso inclui aqueles topos de bolo em que o noivo está algemado. A número 2 eu acho muito bonito devido alguns princípios que eu tenho. Já a 3 eu gosto pela diversão mesmo, pois não acredito na superstição de que vai dar sorte para as solteiras, então embora o sentido inicial seja outro, hoje eu acho que é mais pela bagunça mesmo que as mulheres fazem isso.
    • Responder
  • Ketheleen
    Noiva Ativa Janeiro 2018 Sergipe
    Ketheleen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As plaquinhas de fugir tbm n gosto, quem vai entrar comigo será minha mãe e não meu pai , e qnt ao buquê vou usar na caixinha e pega a chave quem quiser.
    • Responder
  • Elen
    Super Noiva Julho 2016 Rio de Janeiro
    Elen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sobre a questão das plaquinhas concordo com vc, acho desnecessário. Do buque tb, nunca fui pegar buque mesmo solteira... Teve uma vez q eu fui e foi só pra zoar mesmo. Rsrs...Bjs
    • Responder
  • E
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Entendo que sua ideia não é causar nada do que iniciou falando, mas deve saber bem que esse tipo de post é bem polêmico, né?

Eu respeito muito a sua opinião, porém não concordo com nada disso rsrs

1. Acho as plaquinhas muito legais, uma maneira divertida de descontrair a cerimônia. Se o noivo não quisesse casar, nem estaria lá.

2. Tudo que eu mais quero na vida é ser levada ao altar pelo meu pai. Deixar o primeiro homem da minha vida e ir viver o resto dos meus dias com o segundo homem da minha vida. Ao meu ver isso não significa estar as custas de ninguém, e sim, ser um sinônimo de carinho e proteção do pai.

3. A questão do buquê eu não sei se irei jogar, mas não é pela questão a qual vc citou e sim porque eu realmente não quero. Mas se eu tivesse vontade, eu com certeza iria fazer, mesmo porquê só iria pegar o buquê as mulheres que tem o sonho de casar e não por estarem desesperadas para casar rsrs

Eu não costumo fazer comentários em assuntos polêmicos assim, sempre gera muito mimimi mas em fim, essa é a minha opinião.

Beijo Smiley kiss

• Responder
  • Katia
    Super Noiva Julho 2018 Zachodniopomorskie
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito boa a sua colocacao. Eu nao havia pensado sobre a questao 2...Com relacao a 1 e a 3 eu detesto, e detesto mais ainda a parte do buque... isso foi algo que eu sempre odiei qd me empurravam pra pegar o buque. Uma coisa é ir com vontade ou na farra, outra coisa é te pressionarem pra ir buscar como se vc tivesse desesperada.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas