Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Danny
Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina

Novas regras para 2019 da Igreja Católica, e pq decidimos não fazer mais a celebração no dia!

Danny, dia 11 de outubro de 2018 às 10:30

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 196

Olá comunidade linda!!! Antes de mais nada vamos as novas regras impostas para a celebração do casamento na igreja católica, lembrando que foram passadas a mim esta semana pela Paróquia que rege a igreja do meu bairro, mas que segundo informações será válida para todos. Porém meu povo, se informem...

Olá comunidade linda!!!

Antes de mais nada vamos as novas regras impostas para a celebração do casamento na igreja católica, lembrando que foram passadas a mim esta semana pela Paróquia que rege a igreja do meu bairro, mas que segundo informações será válida para todos. Porém meu povo, se informem antes na sua Paróquia para evitar transtornos.

Vamos as regras que me informaram:

- Curso de noivos: serão de 11 encontros, 10 com os casais catequistas e 1 com o padre (já está valendo este ano em alguns lugares);

- Músicas na cerimônia: Somente músicas religiosas serão permitidas, e somente para as entradas dos noivos, durante a bênção das alianças, durante as assinaturas, e na saída do casal.

- Padrinhos e madrinhas: Poderão participar somente 3 casais de cada lado. A entrada deles não haverá música e ocorrerá 15 minutos antes da cerimônia começar.

- Pajens e daminhas: Este ano ainda estão permitindo, porém já deixaram claro que no próximo possivelmente não poderão entrar, para as alianças os noivos vão entrar com elas na mão direita e trocar na hora ou o noivo levará no bolso, ainda não decidiram.

- Damas de honra adultas: Não são permitidas pois nunca houve o papel delas no cortejo da igreja (palavras do padre que estava presente no momento que a moça estava me explicando).

- Cerimônia das areias: No meu caso eu adorei a ideia e fica bem lindo, porém como já havia imaginado, não faz parte da celebração então não é permitido.

Porque decidimos não fazer a cerimônia na igreja na data que escolhemos para casar.

Por conta da análise do cenário das novas regras, meu noivo e eu ficamos muito desmotivados e chateados, pois temos pessoas muito importantes ao nosso lado e que já esperam o convite para padrinhos, e as daminhas estão aguardando muito por esse momento. Bom, no início havíamos estipulado 5 casais de padrinhos para cada lado, 2 daminhas e 1 pajem, mas ficou praticamente impossível escolher entre minhas amigas, que são 6, nem todas são casadas e algumas não temos muito contato com o namorado, então ficaria bem difícil escolher sem magoar alguém. Por meses fiquei nessa função de achar uma solução viável, até que li sobre as damas de hora, onde basicamente a diferença entre a madrinha e a dama é o cônjuge ou par, madrinhas entram com o padrinho e as damas sozinhas, pois seriam as solteiras, aí vi meus problemas acabarem, conversei com meu noivo e ele aceitou, reorganizamos as pessoas e ficamos com 4 casais de padrinhos para cada lado e 4 damas de honra que entrariam com buquês. Tudo certo até aí e estávamos bem felizes, até essa semana quando tentei pela 5ª vez marcar a data na igreja (a agenda do padre só vai abrir final de novembro), e eles nos informaram sobre estas regras.

Enfim minha gente, conversei muito com meu noivo e decidimos não celebrar o casamento na igreja na data que escolhemos para casar! Nós respeitamos as decisões da igreja, mas vimos que a celebração não ficaria com a nossa cara, nem com as pessoas que gostamos ao nosso lado no altar, e não era isso que gostaríamos de fazer. Então casaremos na igreja sim, mas em um outro momento, somente com nossos pais e irmãos, bem simples, para obter a benção de Deus perante a religião (eles tem esta opção), mas a celebração junto com todos que amamos será no dia que escolhemos e no salão de festas mesmo, com tudo que já havíamos planejado e com a nossa cara. Agora preciso me informar sobre juiz de paz, ou um celebrante, quero uma cerimônia bonita e que eu vá ter gosto de me lembrar e ver inúmeras vezes. Não tenho nada contra nenhuma religião e suas regras, mas para mim não se encaixou isso, e se é pra ficar frustrada e não me sentir confortável no meu dia, eu não faço!

Boa sorte pessoas, e se informem na Paróquia de vcs!

Beijos!!

196 Respostas

• Andrezza
    Noiva VIP Setembro 2019 São Paulo
    Andrezza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Será que não vai valer a partir de 2019 para quem começar a agendar em 2019, ao invés de casamentos em 2019? Assim, se torna regra para todos que começarem a agendar a partir desse ano... Apesar que eu amaria o curso de noivos por bastante tempo, amo encontros ♥. E a cerimônia da areia, apesar do significado bonito, concordo que não tem nada a ver de se fazer em igreja. Vou me informar, obrigada pelas dicas!

• Responder
  • Juh_Cat
    Noiva Esperta Setembro 2018 Paraná
    Juh_Cat ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou sim falar com ela.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Novembro 2021 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu nunca tinha pensado nisso, mas achei uma ótima opção. Obrigada noivinha 😘
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É extremamente chato né noivinha! Pq não pensa em fazer como a gente? Um dia na igreja para ter a bênção e outro com cerimônia e festa em outro lugar!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Raquel! Vai dar tudo certo! Smiley kiss Smiley heart
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Demais noivinha! Smiley sad
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom noivinha! Se fossem mais flexíveis até era mais tranqüilo, mas enfim né! Obrigada linda! Beijos Smiley heart
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é noivinha não sei como vai funcionar, mas espero que não desrespeitem seu contrato! Beijos!/
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Novembro 2021 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui na minha cidade essas regras começaram a valer esse ano.
    Fiquei muito chateada quando soube, principalmente pela parte dos padrinhos (aqui não é mais permitido a entrada dos padrinhos, eles devem entrar com os outros convidados e se sentar na primeira fila). Temos uma música muito especial e com uma letra linda que também não poderemos usar.
    Me caso em 2020 e estamos pensando sobre fazer ou não cerimônia na igreja com essas regras 😥
    • Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Danny que pena por não ser na paróquia que vcs haviam escolhido, mas acho que vcs dois tomaram a melhor decisão sem sombra de dúvidas. Boa sorte e que tudo dê certo 🙏🏼
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Diz pra ela ir na paróquia se informar!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tbm! Smiley sad
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tbm espero noivinha! Mas a informação que passaram é que logo é para todo o país, enfim tomara que não!!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso noivinha, se informa que é o melhor a fazer! Beijos
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal noivinha! Fui em mais paróquias daqui da cidade e estão todas do mesmo jeito, dizem que estão começando aqui no sul e vai pro Brasil todo, se vai mesmo não sei, mas aqui não conseguimos flexibilidade nestaa questões!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também não compreendo noivinha! Mas respeito!
    • Responder
  • Bruniinha & Daan
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Bruniinha & Daan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa muitas regras o.O

• Responder
  • Desirée
    Super Noiva Setembro 2019 Rio Grande do Sul
    Desirée ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oie noivinha, nossa a paróquia de vocês é bem rígida, acho que muito tem a ver com o padre uns são mais "antigos" outros já acreditam na mudança. Demos sorte com o nosso, foi super solícito e aceitou que levássemos um casal a mais que o permitido. Achei ótima a decisão de vocês, assim conseguirão fazer como vocês querem e terão a bênção de Deus. Beijo

• Responder
  • Thais e Guilherme
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Thais e Guilherme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu já assinei o contrato para 2019 e não havia nenhuma dessas exigências, pode ser que apartir de agora quem assinar terá essas alterações.

Porem quem já assinou contrato ele NÃO DEVEM QUEBRAR AS REGRAS JA ASSINADAS. Porque eu não irei aceitar. !

• Responder
  • Juh_Cat
    Noiva Esperta Setembro 2018 Paraná
    Juh_Cat ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenho dó da minha prima que vai casar ano que vem e se ser estas regras ferro geral para ela.
    • Responder
  • Lívia
    Noiva VIP Julho 2019 Minas Gerais
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Yés! Já fui muito triste mais fazer o que
    • Responder
  • Lívia
    Noiva VIP Julho 2019 Minas Gerais
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fiquei muito chateada com tudo isso sou de família tradicional casamento na igreja infelizmente vou ter que quebrar essa tradição.
    • Responder
  • Eduarda
    Super Noiva Novembro 2019 Rio Grande do Sul
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa vou me informar sim! Nunca ouvi falar nada disso aqui. Sou decorado e já vi até música sertaneja na igreja que decoro! Espero que isso não se aplique em todos os lugares...

• Responder
  • Chai
    Noiva Principiante Abril 2020 Santa Catarina
    Chai ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau! Vou me informar aqui! Muito obrigada pelas dicas!
    • Responder
  • C
    Noiva Ativa outubro 2020 Ceará
    Clarissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou católica,
    Mas preciso dizer que essas regras são uma grande besteira.
    Cada dia que passa mais me surpreendo com coisas que estão acontecendo dentro da casa de Deus.
    Vendem sacramento, botam mil empecilhos, mil dificuldades.
    Juro que não entendo
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que ainda não chegou isso por aí noivinha!! Aqui a coisa tá difícil, a cidade toda tá assim! Ainda bem que temos um plano B! Smiley smile
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que isso ainda não chegou aí noivinha, fomos em outras paróquias da cidade e todas estão assim!! Fazer o que né, bora para o plano B!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem isso noivinha, se fosse só eatar em dia com o dízimo ok, mas cobram um salário mínimo só o aluguel da igreja, mais a documentação. E agora mais regras! Fazer o que vamos para o plano B!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagina Jess! Precisamos compartilhar para que as noivas e noivos fiquem atentos a essas questões na igreja deles!
    Sim, 11 encontros, estamos na metade já! Smiley smile
    • Responder
  • Karen
    Noiva Ativa outubro 2019 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza, isso só afasta as pessoas.

Não tem necessidade nenhuma de tanta burocracia!

• Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2019 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Caramba!!!! fiquei de queixo caído! nós vamos casar na igreja católica tbm mas por enquanto, não tem nada disso não. O máximo de padrinhos para cada lado é de 5. acho que se fosse assim, eu até desistiria

• Responder
  • Mayrine
    Noiva Ativa Abril 2019 Minas Gerais
    Mayrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Danny, Eu vou me casar na Igreja Católica, dessas até tradicionais... E consegui bom numero de padrinhos e pagens... Conversei lá semana passada e nada foi falado sobre essas regras, e nem mesmo na arquidiocese de bh ouvir falar sobre essas regras... Mas acredito que cada paroquia tem suas regras e pode ser que o Padre da sua paroquia quis implantar estas.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas