Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Danny
Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina

Novas regras para 2019 da Igreja Católica, e pq decidimos não fazer mais a celebração no dia!

Danny, dia 11 de outubro de 2018 às 10:30

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 196

Olá comunidade linda!!! Antes de mais nada vamos as novas regras impostas para a celebração do casamento na igreja católica, lembrando que foram passadas a mim esta semana pela Paróquia que rege a igreja do meu bairro, mas que segundo informações será válida para todos. Porém meu povo, se informem...

Olá comunidade linda!!!

Antes de mais nada vamos as novas regras impostas para a celebração do casamento na igreja católica, lembrando que foram passadas a mim esta semana pela Paróquia que rege a igreja do meu bairro, mas que segundo informações será válida para todos. Porém meu povo, se informem antes na sua Paróquia para evitar transtornos.

Vamos as regras que me informaram:

- Curso de noivos: serão de 11 encontros, 10 com os casais catequistas e 1 com o padre (já está valendo este ano em alguns lugares);

- Músicas na cerimônia: Somente músicas religiosas serão permitidas, e somente para as entradas dos noivos, durante a bênção das alianças, durante as assinaturas, e na saída do casal.

- Padrinhos e madrinhas: Poderão participar somente 3 casais de cada lado. A entrada deles não haverá música e ocorrerá 15 minutos antes da cerimônia começar.

- Pajens e daminhas: Este ano ainda estão permitindo, porém já deixaram claro que no próximo possivelmente não poderão entrar, para as alianças os noivos vão entrar com elas na mão direita e trocar na hora ou o noivo levará no bolso, ainda não decidiram.

- Damas de honra adultas: Não são permitidas pois nunca houve o papel delas no cortejo da igreja (palavras do padre que estava presente no momento que a moça estava me explicando).

- Cerimônia das areias: No meu caso eu adorei a ideia e fica bem lindo, porém como já havia imaginado, não faz parte da celebração então não é permitido.

Porque decidimos não fazer a cerimônia na igreja na data que escolhemos para casar.

Por conta da análise do cenário das novas regras, meu noivo e eu ficamos muito desmotivados e chateados, pois temos pessoas muito importantes ao nosso lado e que já esperam o convite para padrinhos, e as daminhas estão aguardando muito por esse momento. Bom, no início havíamos estipulado 5 casais de padrinhos para cada lado, 2 daminhas e 1 pajem, mas ficou praticamente impossível escolher entre minhas amigas, que são 6, nem todas são casadas e algumas não temos muito contato com o namorado, então ficaria bem difícil escolher sem magoar alguém. Por meses fiquei nessa função de achar uma solução viável, até que li sobre as damas de hora, onde basicamente a diferença entre a madrinha e a dama é o cônjuge ou par, madrinhas entram com o padrinho e as damas sozinhas, pois seriam as solteiras, aí vi meus problemas acabarem, conversei com meu noivo e ele aceitou, reorganizamos as pessoas e ficamos com 4 casais de padrinhos para cada lado e 4 damas de honra que entrariam com buquês. Tudo certo até aí e estávamos bem felizes, até essa semana quando tentei pela 5ª vez marcar a data na igreja (a agenda do padre só vai abrir final de novembro), e eles nos informaram sobre estas regras.

Enfim minha gente, conversei muito com meu noivo e decidimos não celebrar o casamento na igreja na data que escolhemos para casar! Nós respeitamos as decisões da igreja, mas vimos que a celebração não ficaria com a nossa cara, nem com as pessoas que gostamos ao nosso lado no altar, e não era isso que gostaríamos de fazer. Então casaremos na igreja sim, mas em um outro momento, somente com nossos pais e irmãos, bem simples, para obter a benção de Deus perante a religião (eles tem esta opção), mas a celebração junto com todos que amamos será no dia que escolhemos e no salão de festas mesmo, com tudo que já havíamos planejado e com a nossa cara. Agora preciso me informar sobre juiz de paz, ou um celebrante, quero uma cerimônia bonita e que eu vá ter gosto de me lembrar e ver inúmeras vezes. Não tenho nada contra nenhuma religião e suas regras, mas para mim não se encaixou isso, e se é pra ficar frustrada e não me sentir confortável no meu dia, eu não faço!

Boa sorte pessoas, e se informem na Paróquia de vcs!

Beijos!!

196 Respostas

• Sandy
    Super Noiva Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Sandy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Puxa q inconveniente...
    Isso vai fazer as noivinhas pensarem duas vezes antes da cerimônia...
    Oq era pra aproximar ( a religião), hj está afastando as pessoas.
    • Responder
  • Natália
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O padre aqui da minha paróquia é bem “diferentão” haha. Ele entende que existem coisas não ligadas à igreja que fazem parte da nossa vida.
    As únicas regras aqui são em questão de respeito ao espaço: não jogar nada no chão (pétalas, arroz etc), apenas 4 padrinhos de cada lado (o altar é pequeno) e ter bom senso na hora de escolher as músicas.
    Minha trilha sonora terá tema de O Senhor dos Anéis, Friends, Gilmore Girls... a música da saída dos noivos será Hooked on a Feeling, mas iremos editar para tocar apenas a parte final, em que repete o refrão, cuja letra é tranquila haha
    • Responder
  • Thaislane
    Noiva Esperta Janeiro 2019 Espírito Santo
    Thaislane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa vida, sinto muito já q vc queria casar na igreja.
    Achei super chato esse monte de novas regras.
    • Responder
  • Maria
    Super Noiva Agosto 2019 Minas Gerais
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Danny primeiro queria dizer que sinto muito por voces. Ja que era um sonho casar na Igreja acredito que deva ser frustrante nao poder realizar por causa de regras que ao meu ver sao bobas (mas o que eu entendo?)

Eu nao sou catolica. Nunca tive vontade de me casar na Igreja por conta desses detalhes. Acontece que meu noivo é. E para agradar as duas partes quebrei muito a cabeça ate encontrar a soluçao.
    Casaremos em um Sitio. Mas quem ira celebrar sera um Padre.
    A regra da Igreja Catolica é que nenhum Padre pode celebrar casamentos fora da Igreja. Mas tem alguns Padres que celebram. Aqui mesmo pelo app tem o contato de alguns. Ate entao so Padres da Igreja Catolica Brasileira estariam autorizados a realizar tais cerimonias. Contudo ja vi alguns da Romana tambem.
    De uma olhada nessa possibilidade
    Felicidades para voces 😘
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa...Não estava sabendo disso....Fica difícil assim ! 😞 É quase um processo seletivo é isso? 😣
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A sua ultima frase é verdade total, não compreendo sabe, ao invés de tentar chamar as pessoas para o casamento na igreja, eles fazem coisas para repelir, fazer a maioria desistir!

• Responder
  • Jéssica
    Super Noiva Junho 2019 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simm Eu pensei nisso também, tem gente sem noção mas não era nosso caso aí fiquei mega triste, chorei até não poder mais 😂😂. Eu senti a mesma coisa, pq a gente vê os casamentos e fica aquele sonho e aquela expectativa né aí na nossa vez não pode nada poxa.. As musicas eu chequei uma por uma pra garantir que não tinha nenhuma palavra impropria, imprimi mostrei pro padre e tudo mais e mesmo assim não deixaram naquela igreja..
    Eles estão dificultando cada dia mais o nosso sonho de casar na igreja..
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que legal Denize! Pena que não conhecer ninguém que seja pastor hehe! Esse ponto de casais homossexuais como padrinhos, os pastores e padres não gostam da ideia mesmo, o negócio é colocar elas para entrarem com outros meninos, e nem mencionar para não dar conflito. Também tenho um casal de amigos que gostaria de chamar, mas se fosse na igreja nem ia mencionar o fato, afinal o que eles fazem entre quatro paredes é problema deles, e eu os estimo muito como pessoas e isso não impede nada, mas tem gente que não compreende!

• Responder
  • Denize
    Super Noiva Setembro 2019 São Paulo
    Denize ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Complicado neh Danny? Mas tenho certeza o juíz de paz fará uma celebração linda e inesquecível!
    Ainda n conversei com o pastor q irá celebrar o meu ( que é meu primo ) e como somos batizados na igreja evangélica, msm n sendo praticante, minha sogra pediu o que chamasse um pastor. De primeiro ele aceitou super feliz, o problema é, ainda n falei q tenho 2 casais homossexuais como madrinhas... Acho q talvez ele possa desistir... Mas próximo estaremos de férias e iremos na casa dele, conversar melhor...
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Andressa, também pensei no casamento comunitário! O importante é a benção, não importa o dia e não importa que seja simples! Smiley smile

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É bem o meu caso Jé, eu respeito a igreja e até entendo que deve haver limites pq há pessoas que não tem muita noção das coisas, mas me deu uma desanimada pois já fui em vários casamentos e vi muitos casais de padrinhos, daminhas, pajens, a musica instrumental de temas de filmes era linda na entrada das pessoas, e aí quando é minha vez eles vetam tudo isso.. Smiley sad

• Responder
  • A
    Noiva Curiosa Dezembro 2018 Ceará
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou casar na Igreja e ainda não escutei falar sobre essas regras ... Fico muito feliz que você vai casar na Igreja,apesar de ter que adiar ... E o casamento na Igreja você pode até fazer o comunitário sei lá ...que é lindo e o mais importante a benção de Deus ...e vocês estarão fazendo uma promessa e há renovando perante Deus é pra toda a comunidade.
    A Igreja inda é rica em sabedoria e fico muito contente mesmo por você fazer parte Dela.
    Parabéns pelo casamento.
    Que Deus os abençoe cada dia mais .

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olha não tinha pensado nisso não noivinha! Mas achei bem interessante essa ideia! Obrigada linda!Smiley kiss

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que sorte noivinha!!! Então aproveita! Smiley laugh

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso mesmo Aline, pelo que vejo das noivinhas não estão aplicando isso para todas!

• Responder
  • Jéssica
    Super Noiva Junho 2019 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Danny Eu e Meu noivo tínhamos escolhido uma igreja perto do bairro onde eu morava e tinha a maioria dessas regras, acabei mudando pra uma igreja que não tinha essas regras, mostrei tudo que estava pensando pro pároco da igreja e ele autorizou.. Eu também fiquei super desmotivada quando soube das regras a cerimônia não ia ter a nossa cara, essa deter só três padrinhos nos também ficamos nesse dilema pq temos mais de três casais que queremos que participem com a gente..
    Nos respeitamos a igreja e tudo mais mas confesso que deu uma desanimada..
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sério Delaine??? Que estranho, aqui foi a segunda coisa que pediram antes de querermos marcar a data, a primeira era se eramos batizados e crismados, a segunda se já tínhamos feito o curso de noivos. O certificado deste curso é um dos documentos requisitados pelo Bispo. Mas enfim né, vai saber dessas igrejas!!

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aii que tranquilo Camila! Bem que aqui tbm poderia ser assim Smiley sad

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Mythalle, mas se a minha fosse mais flexível como a sua eu até aceitava viu, mas não pode nada Smiley sad

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hehe.. que bom Lari!! E que sorte! Smiley laugh

Infelizmente não conhecemos nenhum padre, e a Paróquia aqui está bem rígida quando a essas regras. Enfim, alguma coisa precisava dar errado né?! Espero que a cota tenha acabado por aqui.. rsrs..

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O ponto do deslocamento dos convidado é bem positivo né?! Só tenho que ver quem irá celebrar o casamento Smiley sad

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aiii noivinha que coisa, eu já havia fechado praticamente tudo e para a data escolhida, o negócio é ter um plano B mesmo! E se informa viu, pra não ter surpresas!

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aiii Camila que lindaa!! Obrigada pelas palavras viu! Realmente Ele está em todos os lugares! Obrigada! Smiley heart

• Responder
  • Joyce
    Super Noivo Abril 2022 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha! Para celebrante já pensou em pedir para um dos seus amigos ou mesmo pais façam a cerimônia? O meu casamento será celebrado por uma amiga, eu acho lindo! Fica muuuuuito pessoal é bem emotivo

• Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pode deixar noivinha

Eu liguei na minha paroquia, no horário do meu almoço, e informei as coisas que me disse, e eles falaram que não estão sabendo dessas novas regras não, e disse que varia de paroquia para paroquia ...

• Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom vc ter aberto esse debate. Já tava imaginando minhas priminhas vestidas de daminhas no meu casamento, mas como vc mesma falou, nada melhor do que cada um ir na paróquia de interesse pra se informar.

• Responder
  • Delaine
    Super Noiva outubro 2018 São Paulo
    Delaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Danny
    Que situação desagradável...
    Será que será valida p todas?
    Pois na igreja que vou casar o padre não pede curso de noivos não...

• Responder
  • C
    Noiva Master Janeiro 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi bem simples , a única questão foi na escolha das musicas ,porem como o coral na tem costume de se apresentar la foi tranquilo, vou ter a entrada dos padrinhos , das crianças , das avos com alianças , para cada um vai ser uma musica , a musica dos comprimentos dos padrinhos e a da saída total de 6 musicas , a única ressalva mesmo foi das pétalas das flores eles não permitem, e para acrescentar uma iluminação diferente tem que locar um gerador
    • Responder
  • Mythalle
    Noiva Master Junho 2019 Minas Gerais
    Mythalle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Danny, na igreja que iremos casar também cheia de regras, algumas das regras da sua igreja na minha são mais flexíveis rs, musicas só podem ser religiosas também e serem cantadas nas entradas do noivo, da noiva, assinaturas e na saída, é permitido somente duas entradas do noivo e da noiva (damas, pajens e padrinhos entram junto com os noivos) kkkkk, 5 padrinhos pra cada lado, é tanta coisa que a igreja impõe mas que temos que respeitar ne

• Responder
  • Larissa
    Noiva Constante Agosto 2019 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Danny! Tudo bem?
    Igreja católica é cheia de regrinhas mesmo e muitas vezes pode desmotivar.
    Nós vamos casar uma cidade vizinha, que é da mesma diocese, mas o rito da igreja é um pouco mais tranquilo que o das outras. Na minha cidade, a porta da igreja se abre uma vez só e todo mundo entra como procissão. Não é possível fazer a entrada da daminha depois, por exemplo.
    Se cantadas, as músicas só podem ser religiosas. Então, decidimos por um quarteto de cordas.
    A nossa sorte é que o padre é conhecido da família, então tende a ser mais flexível.
    Não é fácil mesmo! Eu só não desisti porque encontramos essa igreja (e ela é a coisa mais linda!)

• Responder
  • Yasmin
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fez certíssimo em fazer do jeito que vocês querem. Eu sempre quis casar na igreja (somos evangélicos) mas n achei a nossa igreja bonita e por isso preferimos um salão com capela. E também para evitar o deslocamento dos convidados
    • Responder
  • Jussara
    Noiva VIP Novembro 2019 São Paulo
    Jussara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O duro que eu já convidei e já planejei tudo, até o meu cabeleireiro eu peguei do lado da igreja.

Já conversei com todos os fornecedores eles fizeram as pré reserva só falta eu ir e da a entrada e fecha com eles.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas