Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Danny
Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina

Novas regras para 2019 da Igreja Católica, e pq decidimos não fazer mais a celebração no dia!

Danny, dia 11 de outubro de 2018 às 10:30

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 196

Olá comunidade linda!!! Antes de mais nada vamos as novas regras impostas para a celebração do casamento na igreja católica, lembrando que foram passadas a mim esta semana pela Paróquia que rege a igreja do meu bairro, mas que segundo informações será válida para todos. Porém meu povo, se informem...

Olá comunidade linda!!!

Antes de mais nada vamos as novas regras impostas para a celebração do casamento na igreja católica, lembrando que foram passadas a mim esta semana pela Paróquia que rege a igreja do meu bairro, mas que segundo informações será válida para todos. Porém meu povo, se informem antes na sua Paróquia para evitar transtornos.

Vamos as regras que me informaram:

- Curso de noivos: serão de 11 encontros, 10 com os casais catequistas e 1 com o padre (já está valendo este ano em alguns lugares);

- Músicas na cerimônia: Somente músicas religiosas serão permitidas, e somente para as entradas dos noivos, durante a bênção das alianças, durante as assinaturas, e na saída do casal.

- Padrinhos e madrinhas: Poderão participar somente 3 casais de cada lado. A entrada deles não haverá música e ocorrerá 15 minutos antes da cerimônia começar.

- Pajens e daminhas: Este ano ainda estão permitindo, porém já deixaram claro que no próximo possivelmente não poderão entrar, para as alianças os noivos vão entrar com elas na mão direita e trocar na hora ou o noivo levará no bolso, ainda não decidiram.

- Damas de honra adultas: Não são permitidas pois nunca houve o papel delas no cortejo da igreja (palavras do padre que estava presente no momento que a moça estava me explicando).

- Cerimônia das areias: No meu caso eu adorei a ideia e fica bem lindo, porém como já havia imaginado, não faz parte da celebração então não é permitido.

Porque decidimos não fazer a cerimônia na igreja na data que escolhemos para casar.

Por conta da análise do cenário das novas regras, meu noivo e eu ficamos muito desmotivados e chateados, pois temos pessoas muito importantes ao nosso lado e que já esperam o convite para padrinhos, e as daminhas estão aguardando muito por esse momento. Bom, no início havíamos estipulado 5 casais de padrinhos para cada lado, 2 daminhas e 1 pajem, mas ficou praticamente impossível escolher entre minhas amigas, que são 6, nem todas são casadas e algumas não temos muito contato com o namorado, então ficaria bem difícil escolher sem magoar alguém. Por meses fiquei nessa função de achar uma solução viável, até que li sobre as damas de hora, onde basicamente a diferença entre a madrinha e a dama é o cônjuge ou par, madrinhas entram com o padrinho e as damas sozinhas, pois seriam as solteiras, aí vi meus problemas acabarem, conversei com meu noivo e ele aceitou, reorganizamos as pessoas e ficamos com 4 casais de padrinhos para cada lado e 4 damas de honra que entrariam com buquês. Tudo certo até aí e estávamos bem felizes, até essa semana quando tentei pela 5ª vez marcar a data na igreja (a agenda do padre só vai abrir final de novembro), e eles nos informaram sobre estas regras.

Enfim minha gente, conversei muito com meu noivo e decidimos não celebrar o casamento na igreja na data que escolhemos para casar! Nós respeitamos as decisões da igreja, mas vimos que a celebração não ficaria com a nossa cara, nem com as pessoas que gostamos ao nosso lado no altar, e não era isso que gostaríamos de fazer. Então casaremos na igreja sim, mas em um outro momento, somente com nossos pais e irmãos, bem simples, para obter a benção de Deus perante a religião (eles tem esta opção), mas a celebração junto com todos que amamos será no dia que escolhemos e no salão de festas mesmo, com tudo que já havíamos planejado e com a nossa cara. Agora preciso me informar sobre juiz de paz, ou um celebrante, quero uma cerimônia bonita e que eu vá ter gosto de me lembrar e ver inúmeras vezes. Não tenho nada contra nenhuma religião e suas regras, mas para mim não se encaixou isso, e se é pra ficar frustrada e não me sentir confortável no meu dia, eu não faço!

Boa sorte pessoas, e se informem na Paróquia de vcs!

Beijos!!

196 Respostas

• Camila
    Super Noiva Abril 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Danny que causo eim!
    Somos evangélicos e por isso nem pensamos em casar na igreja, mas vcs estão certo tem que ter a cara dos noivos neh.
    E olha, mesmo você fazendo apenas o salão vcs terão a benção de Deus, afinal Ele não está preso a lugar ou regras.
    Desejo que seja lindo o dia de vcs no salão mesmo! 😘😘
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada linda! Beijos! Smiley laugh

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Esperta Novembro 2019 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vou fazer isso mesmo. Obrigada Smiley smile

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aii que tudoo!! Vou pedir um orçamento, pode me passar o contato? Smiley laugh

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que sorte a de vcs noivinha! Espero que aí não mude como aqui! Smiley sad

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom noivinha!!! Pra gente mudou pq eles estão segurando a agenda do padre, aí não tem como dizer que mudou depois sabe!

• Responder
  • Caroline
    Noiva VIP Novembro 2019 Santa Catarina
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não tem poderes não. Ela é celebrante, não juíza de paz.

Eu já sou casada no civil e não sou católica hehe

Ahh ela faz a cerimônia das areias. Quero fazer no meu.
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi noivinha, é melhor conversar certinho com a Paróquia antes de convidar e planejar tudo! Smiley sad

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Poxa que sorte Camila! Aqui tá complicado viu?!

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Simm linda, é a melhor coisa, pq aqui tbm foi de uma hora paa outra Smiley sad

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Esperta Novembro 2019 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, na minha cidade não houve mudanças ainda não, espero que até o meu casamento não haja rsrs. No meu caso serão 5 padrinhos de cada lado e algumas músicas não serão religiosas.

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que legaç Carol, e ela tem poderes para casar no civil (como um juíz de paz), ou apenas redige a cerimônia?

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom pra vcs Cris! Então, nós nem iamos casar na igreja, mas como nossas mães ficaram tempo no nosso pé para casarmos certinho é que mudamos de ideia, aí vem todos estes impedimentos, é complicado viu!!

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é Marjorie, fiquei muito chateada por isso, imagina, mas vou fazer como mencionei no texto, com tudo o que a gente jé havia planejado! Obrigada linda!

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada noivinha, vou ver se encontro algum pastor para nos ajudar! Obrigada pela dica! Beijos!

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Denise!! Estamos esperando que sim! Smiley laugh

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tomara que para vcs não mude viu! Smiley smile

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Simm... um dos motivos que estamos bem chateados!

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi noivinha, é melhor conversar certinho com a Paróquia antes de planejar tudo! Smiley sad

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim Eduardo, nós queriamos bem tradicional, mas não vai rolar!

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi noivinha, é melhor conversar certinho com a Paróquia antes de convidar e planejar tudo! Smiley sad

• Responder
  • Janaina Almeida
    Noiva Esperta Maio 2019 Minas Gerais
    Janaina Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que pena.
    Quando fui marcar a data, a secretaria me deu um papel com as informações, mas as regras são só que a decoração tem que ser dividida se tiver 2 noivas, não pode jogar pétalas no chão, e no máximo 8 padrinhos para cada lado.
    • Responder
  • Tamara
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Danny que chato. Até liguei na minha Paróquia para saber, por desencargo de consciência. Aqui não mudaram nada do que já tinha como regras mesmo, ainda perguntei se nada vai mudar de um ano para o outro e me informaram que não. Que lá quando entra alguma nova regra, fica válida para quem for agendar a partir daquela data. Os que já estão agendados permacem na regra que já nos passaram. Graças a Deus!!
    • Responder
  • C
    Noiva Master Janeiro 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho essas coisas de regras tão confusa kkk, na igreja do meu bairro não tem nada disso , e na capela a onde eu vou fazer o meu casamento tem algumas regras do tipo : não pode jogar pétalas de flores na entrada da noiva de resto e bem tranquilo
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Curiosa outubro 2019 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Poxa noivinha, que pena Smiley sad

Eu liguei essa semana na igreja para reservar a data e fiquei um bom tempo conversando com a secretária, ela não me informou nada disso, inclusive a um mês atrás fui assistir um casamento nessa igreja e estava tudo normal, com entrada dos padrinhos (uns 5 de cada lado), daminhas também. Irei entrar em contato para me informar sobre isso.

• Responder
  • Caroline
    Noiva VIP Novembro 2019 Santa Catarina
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, quanta regra né.

Nós contratamos a celebrante Suzana Carvalho.

Fica aqui a recomendação. Smiley kiss

• Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2018 Paraná
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui onde eu morava eram regras parecidas com estas, então por isto me casei onde meu noivo mora que era um pouco mais longe mas as regras não haviam mudado. Caso contrário a cerimônia não teria nada a ver com a gente, igual Vcs. A igreja católica está dificultando cada dia mais que as pessoas se casem fazendo tudo certinho.
    • Responder
  • Marjorie
    Noiva Esperta outubro 2018 Paraná
    Marjorie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Danny, na minha igreja não podia nada, era só a entrada do noivo e da noiva.
    Porém quando estávamos no último encontro do curso de noivos, a pastoral familiar, falou que poderia ter as entradas, 20 minutos antes da cerimônia.
    É difícil cortar criança, ainda mais aquelas que já esperam demais pra ser KKK
    • Responder
  • Carina
    Noiva Master Março 2021 São Paulo
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Danny que chato, eu nunca fui católica e nunca tinha visto essas regras, pois vemos que o mais importante é a aliança de um casal, o compromisso que um nutre pelo outro.
    Quero deixar de sugestão que vcs procurem até um pastor evangélico que muitas vezes realizam a cerimônia com amor e geralmente não cobram por isso.
    Desejo que tudo de certo pra vcs querida.
    • Responder
  • Keith
    Super Noiva Abril 2019 Rio de Janeiro
    Keith ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha! Gosto muito da cerimônia das areias e devo contratar em uma feira de noivas que acontece agora em outubro na Barra da Tijuca!!! Fiquei bem frustrada com essas regras!!! Sou espírita e minha cerimônia não seria mesmo na igreja, mas esse é o sonho de muitas meninas por aqui!!! 😞
    • Responder
  • D
    Super Noiva outubro 2019 Rio Grande do Sul
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa Danny! Quanta regra desnecessária e sem pé nem cabeça!

É uma pena ter que mudar totalmente nossos planos, na minha opinião, por besteiras da igreja! Smiley amazing

Mas não se preocupe, as coisas vão dar certo! De um jeito, ou de outro!

• Responder
  • #
    Noiva Master Fevereiro 2019 São Paulo
    ####Dé#### ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha paróquia essa semana mesmo liguei p pegar as informações e por enquanto está tudo na mesma, vou fazer meu curso d noivos esse mês, será apenasum domingo, e as outras regras tb n foram modificadas.
    Pode ser q vai mudar p quem marcar no ano q vem....
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas