Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Danny
Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina

Novas regras para 2019 da Igreja Católica, e pq decidimos não fazer mais a celebração no dia!

Danny, dia 11 de outubro de 2018 às 10:30

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 196

Olá comunidade linda!!! Antes de mais nada vamos as novas regras impostas para a celebração do casamento na igreja católica, lembrando que foram passadas a mim esta semana pela Paróquia que rege a igreja do meu bairro, mas que segundo informações será válida para todos. Porém meu povo, se informem...

Olá comunidade linda!!!

Antes de mais nada vamos as novas regras impostas para a celebração do casamento na igreja católica, lembrando que foram passadas a mim esta semana pela Paróquia que rege a igreja do meu bairro, mas que segundo informações será válida para todos. Porém meu povo, se informem antes na sua Paróquia para evitar transtornos.

Vamos as regras que me informaram:

- Curso de noivos: serão de 11 encontros, 10 com os casais catequistas e 1 com o padre (já está valendo este ano em alguns lugares);

- Músicas na cerimônia: Somente músicas religiosas serão permitidas, e somente para as entradas dos noivos, durante a bênção das alianças, durante as assinaturas, e na saída do casal.

- Padrinhos e madrinhas: Poderão participar somente 3 casais de cada lado. A entrada deles não haverá música e ocorrerá 15 minutos antes da cerimônia começar.

- Pajens e daminhas: Este ano ainda estão permitindo, porém já deixaram claro que no próximo possivelmente não poderão entrar, para as alianças os noivos vão entrar com elas na mão direita e trocar na hora ou o noivo levará no bolso, ainda não decidiram.

- Damas de honra adultas: Não são permitidas pois nunca houve o papel delas no cortejo da igreja (palavras do padre que estava presente no momento que a moça estava me explicando).

- Cerimônia das areias: No meu caso eu adorei a ideia e fica bem lindo, porém como já havia imaginado, não faz parte da celebração então não é permitido.

Porque decidimos não fazer a cerimônia na igreja na data que escolhemos para casar.

Por conta da análise do cenário das novas regras, meu noivo e eu ficamos muito desmotivados e chateados, pois temos pessoas muito importantes ao nosso lado e que já esperam o convite para padrinhos, e as daminhas estão aguardando muito por esse momento. Bom, no início havíamos estipulado 5 casais de padrinhos para cada lado, 2 daminhas e 1 pajem, mas ficou praticamente impossível escolher entre minhas amigas, que são 6, nem todas são casadas e algumas não temos muito contato com o namorado, então ficaria bem difícil escolher sem magoar alguém. Por meses fiquei nessa função de achar uma solução viável, até que li sobre as damas de hora, onde basicamente a diferença entre a madrinha e a dama é o cônjuge ou par, madrinhas entram com o padrinho e as damas sozinhas, pois seriam as solteiras, aí vi meus problemas acabarem, conversei com meu noivo e ele aceitou, reorganizamos as pessoas e ficamos com 4 casais de padrinhos para cada lado e 4 damas de honra que entrariam com buquês. Tudo certo até aí e estávamos bem felizes, até essa semana quando tentei pela 5ª vez marcar a data na igreja (a agenda do padre só vai abrir final de novembro), e eles nos informaram sobre estas regras.

Enfim minha gente, conversei muito com meu noivo e decidimos não celebrar o casamento na igreja na data que escolhemos para casar! Nós respeitamos as decisões da igreja, mas vimos que a celebração não ficaria com a nossa cara, nem com as pessoas que gostamos ao nosso lado no altar, e não era isso que gostaríamos de fazer. Então casaremos na igreja sim, mas em um outro momento, somente com nossos pais e irmãos, bem simples, para obter a benção de Deus perante a religião (eles tem esta opção), mas a celebração junto com todos que amamos será no dia que escolhemos e no salão de festas mesmo, com tudo que já havíamos planejado e com a nossa cara. Agora preciso me informar sobre juiz de paz, ou um celebrante, quero uma cerimônia bonita e que eu vá ter gosto de me lembrar e ver inúmeras vezes. Não tenho nada contra nenhuma religião e suas regras, mas para mim não se encaixou isso, e se é pra ficar frustrada e não me sentir confortável no meu dia, eu não faço!

Boa sorte pessoas, e se informem na Paróquia de vcs!

Beijos!!

196 Respostas

• RENATA
    Noiva Constante Novembro 2020 São Paulo
    RENATA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Genteeeee... Graças a Deus que quando decidi casar minha vontade não era que fosse na igreja, porque se fosse eu estaria ferrada...só de pajens e daminhas são 7...rs. Já foi dificil selecionar os casais de padrinhos fechando a conta em 10. E as até as músicas estão barrando.

O pior é que eles cobram um valor bem alto para realizar um casamento e ainda colocam essas regras absurda...por isso muitos casais estão optando por fazer cerimônia apenas com Juiz de Paz ou Reverendo.

• Responder
  • Jussara
    Noiva VIP Novembro 2019 São Paulo
    Jussara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Foda em, já estou pensando em um plano b

• Responder
  • Jéssica
    Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Debate super útil, Danny!

Valeu pelas dicas Smiley smile

Obs.: 11 encontros para o Curso de Noivos... UAU!!

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Poderiam ser mais flexíveis né?! Mas enfim, vamos para o plano B!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É bem isso Regi, vamoa para o plano B agora!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pior que é! Smiley sad Smiley sad Smiley sad
    • Responder
  • Lívia
    Noiva VIP Julho 2019 Minas Gerais
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não, que raiva disso a religião católica já está sendo jogada as traças, muitaaaaa burocracia para casar na igreja, agora essa é difícil. Será que os artistas que investem um bom dinheiro para as igrejas vão passar por isso tbm. ( Dúvido)
    Eu já tinha desistido de me casar na igreja.
    Vou casar no salão de festas com música que eu quero, Daminhas, pajens, plaquinhas, tudo do meu jeito.
    Muito triste 😪 com essa situação.
    Assim o catolicismo fica mais afastado da igreja.
    Não precisa de tanto né!
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Caramba Danny! Eu não tinha lido estre debate...

Por aqui as regras ainda estão sem data definida para terem seu inicio, mas imagino o suplico que será agora! Se as pessoas já não querem casar na igreja católica normalmente muito por conta das exigências, imagina depois disso tudo!

• Responder
  • Jussara
    Noiva VIP Novembro 2019 São Paulo
    Jussara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa, puta sacanagem isso em

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode ser! Vou me informar nas outras! Smiley smile
    • Responder
  • Sabrina
    Noiva VIP Junho 2019 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Danny, as vezes cada diocese tem suas próprias regras e isso acaba variando sim conforme a vivência de cada uma... exemplo, tem igreja que proíbe chuva de arroz ou pétalas pelo perigo de alguma moça tropeçar nessas coisas e cair.

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tomara que não mude nada aí tbm Sabrina!! Depois conta aqui pra gente! Beijos!!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tomara que não seja mesmo linda! E que tenham mais sorte que a gente! Vamos ver em outras igrejas, mas pelo que ouvi estão mudando todas aqui na cidade!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal noivinha!! O bom é encontrarmos soluções que facilitem nossa vida e qur não fuja muito do que acreditamos né?! Beijos linda!
    • Responder
  • Sabrina
    Noiva VIP Junho 2019 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Danny, também vou me casar na igreja católica e com missa, mas meu pároco não falou de nenhuma dessas mudanças comigo e olha que eu canto em missas e casamentos na paróquia, ou seja, vejo o padre com frequência hahahahahaha... de qualquer forma vou confirmar algumas informações com ele e depois coloco o meu relato pra vocês Smiley smile

• Responder
  • Maria
    Noiva VIP outubro 2020 Paraná
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Noivinha acho que essas regras não para todos as Cidades ,o Padre que vai celebrar meu casamento e meu primo em conversa com ele, ele disse que aqui em Londrina Paraná a únicas mudança foi a respeito de músicas que são proibidas músicas em inglês,plaquinhas ex:ela come muito /corra que da tempo
    entrada de animais com as alianças,e mas que 15 padrinhos! Por via das dúvidas procure outra igreja,ou bispo de sua cidade ...Achei muito triste essas mudanças
    • Responder
  • Ericka
    Noiva Master outubro 2019 São Paulo
    Ericka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Continuando kkk Realmente uma ótima solução, tenho todo respeito pela religião de cada pessoa, mais sigo a biblia, e na mesma não fala nada sobre as regras que igrejas impõe, decoração específica, quantidade de padrinhos e etc, por este motivo optei pelo celebrante , já disse pra ele que queremos versículos bíblicos que gostamos, e temos como expiração, então realmente acredito que vc encontrou excelente solução, não deixara de ter a bênção, mais terá tbm seus desejos realizados.. super indico meu celebrante Maravilhoso, 12 anos de profissão e valor super justo.
    • Responder
  • Ericka
    Noiva Master outubro 2019 São Paulo
    Ericka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente uma ótima solução, tenho todo respeito pela religião de cada pessoa, mais sigo a biblia
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Aline, pelo que fomos orientados o padre não podem celebrar o casamento fora da igreja. Soubemos que alguns até fazem mas ainda não oa encontrei hehe!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom noivinha!! Obrigada e que o seu seja lindo também!! BeijosSmiley kiss Smiley heart
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uma pena mesmo Júlia, fazer o que né?!! Smiley atonished
    • Responder
  • Júlia
    Super Noiva outubro 2017 Santa Catarina
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na minha cidade, foi proibido a celebração de casamento fora da igreja...
    • Responder
  • Júlia
    Super Noiva outubro 2017 Santa Catarina
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caramba, que coisa! Eu teria a mesma atitude. Parece que a igreja católica gosta de afastar as pessoas da igreja... Que pena.
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dani sabe me dizer se o casamento celebrado fora da igreja mas com padre tambem permanece todas essas regras? Eu sei que as igrejas limitam muitas coisas devido ao tempo e o espaço disponível. Se o casamento for celebrado em um local diferente parte dessas regras não se apliquem (eu imagino) por exemplo, número de padrinhos, daminhas etc não teria o porquê limitar!
    • Responder
  • Geovanna
    Noiva Ativa Junho 2019 Minas Gerais
    Geovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa estou surpresa com essas regras achei meio sem noção. Eu sou católica e a família do meu noivo evangelica inclusive o avô dele e pastor e faz questão de celebrar nosso casamento por isso vamos casar na evangélica por que ele não poderia celebrar na católica e eu não vejo problema nisso. Você fez uma escolha certa pq é tão ruim quando não acontece do nosso jeito com as pessoas que queríamos como padrinhos. Felicidades noivinha! Beijooos
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada linda! Estamos aqui para compartilhar e nos ajudar!Smiley laugh Smiley heart
    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um ótimo conselho, obrigada por compartilhar conosco a sua situação e nos alertar quanto a estas possibilidades...
    Beijo, e sei que sua cerimônia será linda!!!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Veja certinho com sua paróquia noivinha, mas é bom ter um plano B.
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada linda, vou ver outras paróquias, mas acredito que por aqui tudo já esteja dessa forma! Beijos
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada linda!! Beijão Smiley love Smiley heart Smiley kiss
    • Responder
  • Danny
    Danny ·