Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Danny
Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina

Novas regras para 2019 da Igreja Católica, e pq decidimos não fazer mais a celebração no dia!

Danny, dia 11 de outubro de 2018 às 10:30

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 196

Olá comunidade linda!!! Antes de mais nada vamos as novas regras impostas para a celebração do casamento na igreja católica, lembrando que foram passadas a mim esta semana pela Paróquia que rege a igreja do meu bairro, mas que segundo informações será válida para todos. Porém meu povo, se informem...

Olá comunidade linda!!!

Antes de mais nada vamos as novas regras impostas para a celebração do casamento na igreja católica, lembrando que foram passadas a mim esta semana pela Paróquia que rege a igreja do meu bairro, mas que segundo informações será válida para todos. Porém meu povo, se informem antes na sua Paróquia para evitar transtornos.

Vamos as regras que me informaram:

- Curso de noivos: serão de 11 encontros, 10 com os casais catequistas e 1 com o padre (já está valendo este ano em alguns lugares);

- Músicas na cerimônia: Somente músicas religiosas serão permitidas, e somente para as entradas dos noivos, durante a bênção das alianças, durante as assinaturas, e na saída do casal.

- Padrinhos e madrinhas: Poderão participar somente 3 casais de cada lado. A entrada deles não haverá música e ocorrerá 15 minutos antes da cerimônia começar.

- Pajens e daminhas: Este ano ainda estão permitindo, porém já deixaram claro que no próximo possivelmente não poderão entrar, para as alianças os noivos vão entrar com elas na mão direita e trocar na hora ou o noivo levará no bolso, ainda não decidiram.

- Damas de honra adultas: Não são permitidas pois nunca houve o papel delas no cortejo da igreja (palavras do padre que estava presente no momento que a moça estava me explicando).

- Cerimônia das areias: No meu caso eu adorei a ideia e fica bem lindo, porém como já havia imaginado, não faz parte da celebração então não é permitido.

Porque decidimos não fazer a cerimônia na igreja na data que escolhemos para casar.

Por conta da análise do cenário das novas regras, meu noivo e eu ficamos muito desmotivados e chateados, pois temos pessoas muito importantes ao nosso lado e que já esperam o convite para padrinhos, e as daminhas estão aguardando muito por esse momento. Bom, no início havíamos estipulado 5 casais de padrinhos para cada lado, 2 daminhas e 1 pajem, mas ficou praticamente impossível escolher entre minhas amigas, que são 6, nem todas são casadas e algumas não temos muito contato com o namorado, então ficaria bem difícil escolher sem magoar alguém. Por meses fiquei nessa função de achar uma solução viável, até que li sobre as damas de hora, onde basicamente a diferença entre a madrinha e a dama é o cônjuge ou par, madrinhas entram com o padrinho e as damas sozinhas, pois seriam as solteiras, aí vi meus problemas acabarem, conversei com meu noivo e ele aceitou, reorganizamos as pessoas e ficamos com 4 casais de padrinhos para cada lado e 4 damas de honra que entrariam com buquês. Tudo certo até aí e estávamos bem felizes, até essa semana quando tentei pela 5ª vez marcar a data na igreja (a agenda do padre só vai abrir final de novembro), e eles nos informaram sobre estas regras.

Enfim minha gente, conversei muito com meu noivo e decidimos não celebrar o casamento na igreja na data que escolhemos para casar! Nós respeitamos as decisões da igreja, mas vimos que a celebração não ficaria com a nossa cara, nem com as pessoas que gostamos ao nosso lado no altar, e não era isso que gostaríamos de fazer. Então casaremos na igreja sim, mas em um outro momento, somente com nossos pais e irmãos, bem simples, para obter a benção de Deus perante a religião (eles tem esta opção), mas a celebração junto com todos que amamos será no dia que escolhemos e no salão de festas mesmo, com tudo que já havíamos planejado e com a nossa cara. Agora preciso me informar sobre juiz de paz, ou um celebrante, quero uma cerimônia bonita e que eu vá ter gosto de me lembrar e ver inúmeras vezes. Não tenho nada contra nenhuma religião e suas regras, mas para mim não se encaixou isso, e se é pra ficar frustrada e não me sentir confortável no meu dia, eu não faço!

Boa sorte pessoas, e se informem na Paróquia de vcs!

Beijos!!

196 Respostas

• Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal noivinha!! Obrigada por compartilhar! Smiley heart
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É bem isso mesmo novinha!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom noivinha!!! Aí sim né?! Hehe
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com vc Neide, tem.muita gente sem noção! Nós queríamos nos casar na igreja onde frequentamos no bairro, mas infelizmente eles não tem muita flexibilidade nessas regras! Respeitamos a decisão deles!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, não tem o que fazer Smiley sad
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dá nada kkkkk
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada linda!!/Smiley kiss
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim noivinha, é bem triste mesmo!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bacana noivinha!!! Se fosse assim aqui ia ser bem mais tranquilo de aceitar!!
    • Responder
  • Maria
    Super Noiva Agosto 2019 Minas Gerais
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Consigam. O corretor danado. So passa vergonha 😂😂😂
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim noivinha, mas fazer o que né?! Brigar eu não vou!
    • Responder
  • Maria
    Super Noiva Agosto 2019 Minas Gerais
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada. Espero que consign😘
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é noivinha, até onde vimos nenhum dos padres faz, mas quem sabe conseguimos até lá né?! Obrigada por compartilhar!! Smiley kiss
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkk.. Olhaa... Quase isso mesmo!!
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo apoio linda! Beijos Smiley heart
    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Julho 2019 Minas Gerais
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tá certa noivinha, o casamento tem que ter a cara do casal

• Responder
  • Neide
    Super Noiva Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Neide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com vc Sthefany! Conheço muita gente que é católico com data marcada, vai na igreja no casamento, no batizado e depois na 1a. Comunhão do filho. As pessoas não viram católicas depois de receber o sacramento do matrimônio. Eu acho que as regras pra casar na igreja deveriam ser mais duras sim, pois temos que estar mais preocupados com a qualidade dos cristãos do que com a quantidade.
    • Responder
  • Delaine
    Super Noiva outubro 2018 São Paulo
    Delaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi Sthefany, realmente
    Você por trabalhar na Igreja entende mais do que eu!
    Pensando por esse lado é verdade... Muitos realmente nem sabem qual a importância de casar na igreja
    Realmente é triste ...

Ótimo feriado
    Beeeijos
    • Responder
  • P
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caramba
    Fiquei chateada agora
    Meu casório é só em 2020
    Terei que ter um plano B.
    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente, Neide. Concordo em tudo com vc!

• Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Delaine, concordo em partes com vc. Realmente, essas regras funcionam como um "filtro" para avaliar quem realmente quer o Matrimônio ou quer só oba-oba. Já ouvi, por exemplo, de uma noiva que queria casar na igreja pq "é cultural", pq ela queria se sentir noiva, ter seu dia de princesa e usar um vestido bonito. :/

Mas, discordo no ponto sobre atrair os casais a igreja. Mts só procuram quando querem casar e só retornam para batizar os filhos. Não há uma retomada da fé após o casamento, sabe? É só um dia mesmo, depois tchau. E digo isso com a experiência de quem trabalha na Pastoral do Catecumenato e vê isso acontecer todo ano... Enfim, é triste, mas é a realidade.

• Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Danny, algumas dessas regras já imperam na minha paróquia há um tempo, então nem me assustei. Super concordo com o aumento do curso de noivos (achei o meu bem superficial, considerando que foi um único dia). Mas, realmente, para quem não está acostumado, acaba sendo pego de surpresa.

Não sei se vc teria essa vontade/disponibilidade, mas poderia verificar as regras em outra paróquia. A não ser que façam questão dessa igreja específica, poderiam buscar outras igrejas/capelas para manter tudo em uma única data.

De qualquer forma, será uma cerimônia linda e mt esperada. Tenho certeza que dará tudo certo! Smiley winking

• Responder
  • Miriane
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Miriane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uuuaaall são meras regras . 😱😱😱... Ainda bem que vou casar esse ano e no local da festa mesmo!!! ... E vc esta certíssima noivinha
    .. tem mais que curtir seu dia do jeito que vc sonhou!!
    E boa sorte para as outras noivinhas..💖😍💖😍💖
    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Março 2019 Paraíba
    Jaidy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau! Quantas regras... Realmente, sua opção ficou melhor. Faria o mesmo.
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Novembro 2020 Rio Grande do Sul
    Morgana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não estava sabendo de todas essas regras, a uinica que eu já sabia era o curso para os noivos. Mas vou na igreja onde pretendo casar e me informar sobre tudo isso.
    • Responder
  • Jéssica
    Super Noiva Junho 2019 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É, porque acaba ficando tão difícil pra gente seguir todas essas regras que dependendo a pessoa até desiste mesmo..
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante outubro 2018 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sabia de tudo isso não, mas provavelmente por outras pessoas que acabam cada vez mais restringindo as coisas!
    Uma irmã de uma amiga falou que a igreja era muito rígida (mas não fui atrás de saber as Taís regras), e acabou optando por fazer o que vc disse, casou na igreja mas o pessoal mais próximo e depois casou no dia que tinham escolhido para a festa...
    Se o intuito ser abençoados, tem opção que há padres que realizam cerimônia fora da igreja. Eu não casarei na igreja, mas porque meu noivo já foi casado e muitas igrejas não permitem. E como a que frequento não permite, optei por não escolher outra igreja, farei a cerimônia no buffet mesmo mas com uma benção do padre! Claro que o cenário muda, mas acho que o intuito aé o mesmo, nossa união ser abençoada!!! ❤️

• Responder
  • Delaine
    Delaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    *nós acabamos pagando o pato por sonhar há tantos anos e chegando a nossa vez eles fazerem uma mudança brusca por culpa de pessoas que não respeitam... 😢
    • Responder
  • Delaine
    Delaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando li seu debate Danny, pensei exatamente isso... Estão dificultando para as pessoas casarem lá, mas sabe o que eu acho que é, tem muita gente que nunca foi nem na igreja, nem sabe da importância, mas quer por ser bonito, talvez eles estejam colocando regras mais duras p ver quem realmente vai lá em busca do matrimônio... Talvez seja algo assim... Mas de qualquer maneira eles saem "prejudicados" pois é uma chance de aproximar mais pessoas da igreja... Enfim... Sei que acontece cada barbaridade que nós acabamos "pagando o pato"
    Tem muita igreja que já tinha proibido outros tipos de músicas por conta do abuso... Já vi igreja eles falando que entravam com hino de time, até funk já teve sabe...
    Enfim... É torcer para que não sejam tão rígidos na verdade...
    E que em alguns lugares haja mais flexibilidade

• Responder
  • Delaine
    Delaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sério mesmo!
    O.padre é super flexível nesse sentido. Nem crisma pede (mas eu sou criançada, só meu noivo que só fez até primeira eucaristia)
    Mas sério, essa foi a única igreja que eu vi assim aqui... Mesmo assim fomos a um bate papo com ele... Contar um pouco da nossa história, ouvimos conselhos valiosos!
    • Responder
  • Neide
    Super Noiva Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Neide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha eu entendo o desapontamento de vocês, mas também entendo a posição da igreja. Eu sou católica e vejo que hoje em dia está muito banalizado o casamento na igreja. A gente pensa muito por nós, que temos bom senso, mas infelizmente tem muito mais pessoas sem noção. Eu sinceramente acho que o casamento tinha que ocorrer onde a pessoa frequenta a igreja. Qdo vc vai a missa todo domingo e participa de alguma atividade da igreja, o padre conhece o casal e fica até mais fácil o aconselhamento. Como nem sempre há essa aproximação com o padre, há a necessidade de fazer uma preparação para ser um momento de discernimento, afinal é um compromisso pra vida toda, na igreja não tem divórcio, por isso entendo que um encontro só de noivos é pouco. Fizemos um curso de noivos e nele tinha gente contrariada, achando tudo uma besteira, mas que queria uma cerimônia numa igreja bonita. É um pena pq perdem o verdadeiro sentido do matrimônio na igreja.
    • Responder
  • Juh_Cat
    Noiva Esperta Setembro 2018 Paraná
    Juh_Cat ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa as regras mudaram muito.
    A parte das músicas podia continuar normal, mas não é nos que muda né?

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas