Não vou passar, acho que as pessoas já gastam muito indo no casamento, com roupas, presentes ...
Acho que os convidados não tem obrigação nenhuma de contribuir com nenhum dinheiro. Já fui constrangida em várias festas pq eu não tinha, e em algumas festas se a pessoa desse 5 ou 10 reais forçavam a barra pedindo mais.Não tive boas experiências..
Eu e meu noivo achávamos meio chato passar a gravata, mas fomos em um casamento de uns amigos e eles ganharam muuito na gravata e ajudou demais a pagar a lua de mel, então estamos apostando nisso hahahah
Acho super válido e divertido, o importante é só escolher pessoas com bom senso para realizar o momento para evitar constrangimento para os convidados que por algum motivo decidirem não ajudar naquele momento.
Meu noivo não quer gravata e nem nada do tipo, eu acho que é uma tradição legal e não é exigido nada demais, a pessoa dá o que ela quer. Vi uma opção legal que é um "bafômetro" e você tem que pagar uma "multa" conforme o nível de embriaguez, mas é só zueira, nada estipulado
O pessoal normalmente coloca o dinheiro dentro do sapato, a tradição seria que é quase o mesmo que colocar o nome na barra da saia da noiva, quem ajuda seria o próximo a casar.
Ver mensagem citada
Nossa, eu amei essa ideia, nunca tinha pensado, no nosso estava em dúvida também em passar a gravata por que vai ser só 40 convidados então não sabia se faria isso, mas adorei essa ideia de QR code com as plaquinhas ..
Noivinha, se você não gosta ta tudo certo, mas caso você ache que é algo muito forçado, mas mesmo assim não quer deixar de ter "a brincadeira" tenta inovar, coloca algumas plaquinhas em pontos estratégicos, como por exemplo no bar, com o qr code e uma frase " Se você quer ajudar/presentear os noivos, aponte a camera do seu celular para o QR CODE e deixe seu presente/lembrança para nós". Algo do tipo, fica menos forçado e mais descontraído, dá quem realmente quer
Ver mensagem citada
Oie, como vou casar na praia, e a temática vai ser uma vibe bem praiana, compramos uma concha me grande e funda, assim na hora do sapato ou da gravata vamos passar a concha kkkkkk
Ver mensagem citada
Sim!!!! A gente precisa entender que para os convidados estarem ali também é um custo alto, tanto de dinheiro quanto de tempo. Para mim já é um privilégio ter eles presentes, ainda mais que metade dos meus convidados irão viajar para poder nos prestigiar
No meu terá em um cantinho do salão um cofre personalizado para quem se sentir a vontade de colaborar com qualquer valor, mas acho deselegante passar de mesa em mesa, pessoas ficam constrangidas. Minha opinião.
Eu não vou passar. Ficava super constrangida em casamentos que fui como convidada e tinha essa "brincadeira". Fora que muitos casais hoje em dia pagam uma fortuna no casamento porque é sonho deles e acham que os convidados tem obrigação de ajudar. O sonho é do casal, nenhum convidado foi lá para comer e beber de graça. Escolher gastar dinheiro com uma comemoração junto aos familiares foi decisão única e exclusiva do casal. A minha família e do meu noivo não é abastada, fizemos uma lista de presente com valores desde 20 reais até 1000, não colocamos "dress code" e não vamos exigir nenhuma contribuição extra, assim, todos podem participar desse momento conosco. Quanto a Lua de Mel, é bem simples, nosso orçamento comtemplou esse gasto, então fizemos uma festa com um padrão mais "barato" que fosse confortável para gente pagar e não precisar pedir dinheiro. Quem pode e quer contribuir nos procurou para ajudar, como foi o caso dos nossos pais.
Vou conversar com os padrinhos que vão passar para que não constranja o convidado, pq sabemos que hoje a situação das pessoas não estão tão fáceis, e também tem que pensar o público do casamento, o meu por exemplo de classe média e baixa... Então não faz sentido ficar pressionando... Eu já fui pressionada e realmente não tinha nem um real... Nem no pix e me senti bem constrangida, então é algo para pensar e planejar, pois pode ser algo que marque o casamento de uma forma negativa e não é isso que queremos né 🥰
Super vou passar rsrrs Inclusive vi uns botons lindos para dar de lembrancinha baratinho escrito. "Operação lua de mel, eu apoio" rsrsrs o meu casamento tera q confirmar presença ja estou pensando no recadinho para irem preparados rsrsr
Os últimos casamentos que eu participei não teve, eu achava que era comum, agora ja fico meio assim de fazer, vou deixar quem sabe um cofrinho se a pessoa quiser colocar algum valor, mas sem pressionar e vamos ter lista de presentes ..
Ah, é uma tradição! Não acho que seja inconveniente, meio que as pessoas presentes já sabem e meio que esperam por esse momento, seja pra colaborar ou pra se esconder no banheiro! Rsrs
Além de ser comum em festas, sabemos dos gastos que temos no casamento é um “agrado” dos convidados para os noivos. Mas você precisa ter pessoas animadas para fazer essa parte, para agitar a festa kkk