Na maioria dos casamentos que participei houve o momento da gravata/sapatinho, não vejo problemas em fazer desde que não seja algo invasivo com os convidados. Uma opção bem legal que vi também é colocar um cofrinho em algum lugar estratégico e quem se sentir à vontade coloca o valor lá.
Acho que pode ficar inconveniente dependendo da forma como isso é feito. As vezes é constrangedor. Mas não acho que seja um problema se bem feito. As pessoas já vão esperando que isso vá acontecer. No meu casamento, meu noivo e eu decidimos que vamos fazer uma rifa e ela vai contar como a gravata. Na hora, a contribuição vale um ticket para um sorteio no final da festa. Serão dois sorteios. Provavelmente será uma bebida alcoólica e um kit de sabonetes artesanais (já que tem gente q não bebe). A pessoa participa se quiser e escolhe qual deles quer.
Eu particularmente acho uma idéia super bacana!! Mas acredito que depende muito do perfil dos seus convidados e da proposta de festa que vocês pretendem dar. Eu e meu noivo iremos passar a gravata, pois temos uma família que ama muito essas coisas e fora que a bagunça é super divertida. O esquema é tentar não constrangir aqueles que de certa forma ficam um pouco mais retraídos. Mas aqui da nossa parte todos já esperam por esse momento kkkk
Eu particularmente não gosto, mas isso vai de cada um
Noiva Novata
Julho 2023
São Paulo
Carolini ·
Denunciar
Ocultar conteúdo
Maiara,
Acredito que você deva avaliar se os seus convidados serão amigos e familiares, pessoas que você tem intimidade, e então não irão se incomodar com o momento, pois se trata também de uma tradição…. Para o meu casamento iremos fazer mimos para quem partilhar da brincadeira da gravata conosco, uma caixinha personalizada com um brinco para as mulheres e uma garrafinha com a cachaça dos noivos para os homens 😉
Isso é algo que divide muito as opiniões, mas vai do seu circulo social e amigos.
Aqui na minha região se não passa a gravata as pessoas ficam até se perguntando cadê, normalmente os homens já até levam o dinheiro da gravata para as festas. Meu noivo gosta muito e quer fazer, então por mim ok.
Olha na minha opinião eu acho MUITOOO chato, apesar de ser tradição precisamos nos atualizar em algumas coisas ( minha opinião) concordo que vai do perfil dos noivos mas princilpamente dos convidados também.
No meu eu não irei passar ja fui em casamento que passaram gravata e não tinhamos nada e ficamos constrangidos por isso. Porém irei deixar nas mesas dos convidados plaquinhas
Passa sim, noivinha!! Nas vésperas do casamento, vai muito dinheiro. É uma forma de vcs conseguirem uma graninha, da pra fazer esse momento de forma leve e divertida.
Ver mensagem citada
Eu faria o mesmo. Totalmente constrangedor. Pra mim nada que envia dinheiro é "só uma brincadeira". A pessoa da se quiser, ser constrangida, sair fugindo, entrar no banheiro (já fiz isso ) simplesmente porque não quer ou não tem.
Noivinha acho que isso depende muito da região que vc mora e dos costumes.
Aqui na minha região é tradição passar, e parece que falta alguma coisa se não tem (eu não quis fazer o sapatinho, e as pessoas ficaram perguntando se eu não ia passar kk)
No meu nós passamos, e olha nem eu esperava tanto viu (ganhamos quase 6 mil reais ). Fora que eu acho um momento super divertido e engraçado da festa, e só deixei bem claro pro meu noivo que não queria que ele e os amigos ficassem forçando as pessoas, para não ficar uma brincadeira chata.
Eu acho que nada é obrigatório se falando de casamento, veja apenas se faz sentido pra você e pro seu noivo.
Eu não gosto muito da ideia, mesmo sabendo q da uma boa ajuda
Acredito q o melhor seria um envelope individual na mesa para os convidados colocarem sua contribuição e com as informações de PIX caso a pessoa queira fazer, assim não existe o constrangimento.