Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mary
Noiva Constante Dezembro 2015 São Paulo

Passar o sapato da noiva, cortar a gravata do noivo: deselegante ou divertido?

Mary, dia 17 de Fevereiro de 2015 às 23:45

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 117

Agora vou falar de uma assunto um tanto delicado, a arrecadação de dinheiro na festa de casamento. A brincadeira mais famosa no casamento brasileiro é sem dúvida o corte da gravata, onde o noivo junto com os padrinhos passam de mesa em mesa pedindo uma ajuda para a lua de mel. Hoje, a moda é dar...
Agora vou falar de uma assunto um tanto delicado, a arrecadação de dinheiro na festa de casamento. A brincadeira mais famosa no casamento brasileiro é sem dúvida o corte da gravata, onde o noivo junto com os padrinhos passam de mesa em mesa pedindo uma ajuda para a lua de mel. Hoje, a moda é dar mini gravatinhas como lembrança.

Dizem que o corte da gravata é uma tradição, mas infelizmente não encontrei nenhuma justificativa ou significado que nos revele como surgiu essa brincadeira. Nem em que década ela foi inventada. Muitos homens da festa fogem quando começa o corte da gravata, mas tudo depende da festa, e do grau de amizade dos noivos com os convidados.
Se você é uma noiva tradicional e quer tudo como antigamente no seu casamento, certamente vai passar o seu sapatinho e a gravata do amado.

Para isso, escolha os amigos mais divertidos, para que eles circulem entre as mesas, vendendo um pedaço da gravata do noivo, por qualquer valor...

Agora além da gravata, tem noivos mais moderninhos que também passam o sapato da noiva. Existe até mini sapatinho para dar de lembrança para as mulheres que colaborarem com a lua de mel. Mas o que provavelmente pode acontecer é que as pessoas se ofendam com tanta "pidança" de dinheiro e saiam da festa muito antes do programado!

A mais recente invenção é a vaca de pelúcia. Em vez de cortar a gravata do noivo, o casal faz um leilão de uma vaquinha de pelúcia. A diferença é que os lances são feitos com dinheiro vivo – que não é devolvido. Quem der o maior lance leva a vaca. O ruim dessa brincadeira é de que ocupa muito tempo da festa, e se no caso você contratou um buffet com duração média de 4 á 6 horas, você irá perder pelo menos 1 hora só com o leilão e não sei se isso é tão divertido.

Hoje a moda dos casais é criar um site sobre o casamento. O local tem um espaço para as aquisições, como presentes virtuais, objetos, cotas para Lua de Mel e tudo o que o convidado desejar presentear o recém casados. O pagamento é feito por boleto bancário e assim que o depósito for feito, o casal vai saber quem os presenteou, comenta Janaina , cerimonial.

Existem várias versões para o surgindo desta tradição, de passar os objetos. A ideia era “pedir” ajuda para os convidados, mas de maneira que não fosse muito constrangedora. Mas passar ou não, vai depender muito do gosto dos noivos. Dicas

Nunca force nos pedidos. Muitos convidados já deram presentes, então, se não quiserem ou não puderem dar algum valor, não insista.

Não exiba os valores dados. É lógico que, muitas vezes, os valores serão colocados sobre uma bandeja. Mas mesmo assim, não faça tanta ênfase sobre o quanto deram.

Ao receber um valor muito alto, coloque a nota em baixo das demais. O motivo? Os itens anteriores.

Quem conta o total arrecadado é alguém de confiança do noivo, nunca o próprio. Afinal, o intuito da brincadeira é arrecadar algum valor. Não precisa, necessariamente, ser o suficiente pra pagar alguma prestação ou fazer uma viajem.

Minha opinião : Com a passada do sapatinho e da gravata já vi os noivos poderem viajar de lua de mel ou usando o dinheiro para outros fins do casamento , o que acho deselegante e constrangedor é as pessoas pedir valores aos convidados eles não tem obrigação de dar dinheiro.Pedir dinheiro é sempre um constrangimento. Os convidados já gastaram com o presente do chá bar, presente do casamento, roupas, penteado, maquiagem, manobrista (especialmente aqui em SP), e ainda tem que dar o dinheiro da gravata !agora depende de cada um achar elegante ou deselegante ... Smiley gift

117 Respostas

• Damaris
    Noiva Constante outubro 2019 São Paulo
    Damaris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu vai ter sapatinho sim , vai ter gravata sim se brincar vai ter ter até em débito e crédito 🤣🤣🤣 #tododinhiroébemvindo
    • Responder
  • Margareth
    Noiva Ativa Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Margareth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Além de tradicional é divertido, lógico que não devendo constranger ninguém. Não vou usar essas modernidades de lista de casamento, presente em dinheiro, nem vou escolher e pedir presente algum, pois isso sim eu acho deselegante. Mas até pelo divertimento e descontração de nossa festa, terá corte de gravata e passar sapato sim!
    • Responder
  • Angeline
    Noiva Principiante Junho 2019 Ceará
    Angeline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas eu acho que se os convidados forem realmente amigos do casal irão participar sem achar ruim.
    • Responder
  • Angeline
    Noiva Principiante Junho 2019 Ceará
    Angeline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho válido porém aqui onde moro as pessoas não sabem interpretar como uma brincadeira.
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Novata Julho 2018 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sempre achei deselegante... Não por mim (pois quando vou à algum casamento, eu sempre levo o trocado já sabendo que é comum a brincadeira) mas pelos convidados que esquecem ou até mesmo não tem condições de darem um dinheirinho na festa.

Apesar disso, minhas madrinhas insistiram bastante, dizendo que ajuda muito. Ou seja:

Vou passar sapato e gravata sim! Já comprei os chaveirinhos (sapatinho e gravatinha) para quem contribuir. Mas fui bem enfática com minhas madrinhas: não é pra insistir e nem constranger ninguém! Dá quem quer, quem pode e quem se programou pra isso...

Um beijo às noivinhas de plantão!

• Responder
  • L
    Noiva Constante Junho 2018 Maranhão
    Laelia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tudo que eu queria dizer mais não soube como...kkkkkkkkk
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Junho 2018 Maranhão
    Laelia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pedir presente em dinheiro pra ajudar na lua de mel, pois já tenho todas as minhas coisas de casa. Mas os valores que sugerir é bem simbolico pois acredito que ninguém tem obrigação de me dá nada, sou eu que estou casando e tenho por obrigação mínima de me planejar bem antes para tudo, e foi o que eu fiz para evitar essa pedicão toda, é meu momento não dos meu convidado, quem quiser ajudar como algumas pessoas já tem feito recebemos de bom grado, caso contrário vá a minha festa coma, bebê e aproveite meu momento de felicidade, e fique tranquilo que ninguém vai te pedir nada rsrrsrsrs.

Agredito que converter o valor do presente em dinheiro é legal, mas os demais não combina com minha personalidade acho muito deselegante.
    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Julho 2019 Rio de Janeiro
    Raphaelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu vai ter gravata sim.. Vai ter sapato sim.. Vamos aceitar até débito e crédito!
    Não constrangendo ninguém, não vejo mal nenhum!
    • Responder
  • Isabel
    Noiva Novata Maio 2018 Minas Gerais
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estava com medo dos convidados acharem deselegante e desconfortáveis. .. Mas acho que vamos passar a gravata também
    • Responder
  • Carol
    Noiva Ativa Setembro 2018 Minas Gerais
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho legal, e válida a brincadeira
    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Março 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou passar no meu casamento o sapTo6e a gravata, se cada um de 5 ou 2 reais já irei ficar eternamente grata, aliás k que salva a lua de mel é essa ajuda. Rs

• Responder
  • Angelica
    Noiva Curiosa Maio 2018 Paraná
    Angelica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei e adorei os comentários, acho super válido e pelo o que minhas amigas falaram e minha cunhada, ajuda muito na lua de mel, pois acabamos que esquecemos de guardar um dinheiro com tanta coisa na cabeça e com tantos detalhes.

No meu terá a gravata e o sapato.

• Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Janeiro 2018 Santa Catarina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkkkkk muito bom!
    • Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adorei! Acho divertido e ajuda quem quer...vou fazer com certeza!
    • Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Achei ótimo as dicas...estava em dúvida de como fazer! Obrigada!
    • Responder
  • Karol
    Noiva Constante outubro 2018 São Paulo
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho super legal, além de ser tradição é um momento divertido, ninguém vai passar a gravata/sapato exigindo determinado valor, cada um dá aquilo que seu coração mandar e couber no bolso.
    Eu particularmente sempre levo, não vejo mal algum, das vezes que levei meu irmão mais novo para casamento ainda levei para ele dar também, e ele ficou se achando gente grande kkk
    O DJ e d dono da chácara qu estou fechando contrato já me perguntaram e disseram que pela experiência que eles têm em festa, vale muito a pena, o pessoal dá mesmo e ninguém acha ruim.

• Responder
  • Jessica Carvalho
    Noiva Constante Julho 2020 São Paulo
    Jessica Carvalho ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acredito que a maioria dos convidados já vão para o casamento com o "trocado" da gravata e do sapatinho reservado.

É a coisa mais comum e tds já estão preparados para isso, sabem que td casamento tem kkk

Eu sempre levo meus 5 reais Smiley xd

No meu terá sim! Acho válida a brincadeira ...

Mas sem insistência, a presença da pessoa vale mais do que o trocado Smiley heart

• Responder
  • Karoline
    Noiva Novata Abril 2018 Paraná
    Karoline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho legal e vou fazer no meu. Esse momento rende muitas risadas, descontração e alegria! Os valores cada um dá aquilo que pode. Acredito que 10 reais não vai deixar ninguém mais pobre ou mais rico... o importante é participar, independente do valor!

• Responder
  • Nathalia
    Noiva Novata Agosto 2012 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho de um extremo mal gosto, se estou casando eu que arque com minhas despesas totais, inclusive lua de mel. As pessoas estão com essa mania feia de depender dos outros pra tudo e achar que convidado tem obrigação de arcar com gastos feitos por terceiros. Se não quer gastar com festa case no civil, pegue seu marido ou esposa e vá ser feliz na sua viagem dos sonhos!

• Responder
  • L
    Noivo Curioso outubro 2017 Goiás
    Lucas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley ups Deselegante é ir pra Lua de Mel e não ter nem 2 reais pra comprar um chocolatinho pra noiva... Então, "PEDE MERMO!"

• Responder
  • Tabata
    Noiva Novata Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Tabata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu e meu noivo temos tudo para a casa já e não vamos fazer lista de presentes em lojas. Vamos fazer um site e colocar cotas para a lua de mel ( para substituir os presentes, já que temos tudo) e vamos passar a gravata (particularmente eu queria algo diferente, mas esse barfômetro está caro demais Smiley sad ).

• Responder
  • B
    Noiva Novata Abril 2019 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que isso é bem tradicional nos casamentos, as pessoas vão sabendo que tem gravata e sapatinho. O que acho deselegante é realmente pedir um valor específico. Cada um deve dar o que puder e se quiser!! Mas acho que tem que ter sim, afinal, a gente espera casar 1 vez na vida.. então tem que ter gravata e sapatinho mesmo. (Particularmente acho sem graça o fato de dar um chaveiro de sapatinho, a vaquinha é uma possibilidade, tem agora o barfometro também...até o meu casamento vou tentar achar outro brinde ou outra brincadeira, se tiverem sugestões por favor me falem =D !!!).

• Responder
  • Gabifragallo
    Noiva Curiosa Dezembro 2016 Paraná
    Gabifragallo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E como faz o sorteio da "prenda?" Igual a gravata???
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Novata Maio 2018 Rio de Janeiro
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu casamento terá de fato. Eu acho muito legal e sempre vejo ótimas risadas nessa hora.
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Curiosa Maio 2017 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que isso em, pra quem pode e nao pra quem quer? Me poupe Smiley ups
    • Responder
  • V
    Noiva Novata outubro 2015 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha na minha cidade isso e uma tradição vou fazer no meu casamento.
    • Responder
  • L
    Noiva Esperta Maio 2015 Paraná
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, aqui na minha cidade é super comum fazer!

mas nós optamos por não fazer...

porque a famlia do meu noivo não é daqui, e muitos amigos tambem vêm de fora, ou seja, vai todo mundo gastar com hotel, viagem, além de todos os gastos normais com o casamento.. presente, roupa, maquiagem

mas sempre que vou em casamento eu levo dinheiro porque sei que vai passar o sapato.. ehehe

é muito constrangedor quando chega a galera e faz aquele fervo e vc nao tem dinheiro pra por Smiley atonished

• Responder
  • Bruna
    Super Noiva Agosto 2015 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho divertido... e conheço muito bem meus padrinhos e madrinhas eles mesmos vao fazer a frente kkk

• Responder
  • Thais
    Super Noiva Março 2015 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho deselegante, não vamos passar nada.

• Responder
  • Pricila
    Noiva VIP Maio 2016 São Paulo
    Pricila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho muito legal e super divertido, temos que ter padrinhos bem animados para esse propósito.

E outra é uma tradição tão enraizada que ninguém vai desprevenido num casamento, todo mundo sabe que vai passar a gravata.

Eu quero os dois a gravata e o sapatinho, meus primos já estavam com a lua de mel paga então investiram na compra dos itens que faltavam para a casa eu não sei o valor ao certo que deu mas eles compraram muita coisa os seja a grana foi boa.

Vale a pena, quem tem vergonha por ser tímida peça ajuda a padrinhos e amigos que sejam descolados e e animados.

• Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Março 2017 Paraná
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No casamento da minha amiga, o noivo era super tímido, e os padrinhos puxaram a fila da gravata, foo super legal! Pode aproveitar de um padrinho mais extrovertido pra puxar a frente...
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Setembro 2014 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho legal, e tive no meu casamento. As pessoas divertiram muito. Não vi mal nenhum nisso.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe