Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mary
Noiva Constante Dezembro 2015 São Paulo

Passar o sapato da noiva, cortar a gravata do noivo: deselegante ou divertido?

Mary, dia 17 de Fevereiro de 2015 às 23:45

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 117

Agora vou falar de uma assunto um tanto delicado, a arrecadação de dinheiro na festa de casamento. A brincadeira mais famosa no casamento brasileiro é sem dúvida o corte da gravata, onde o noivo junto com os padrinhos passam de mesa em mesa pedindo uma ajuda para a lua de mel. Hoje, a moda é dar...
Agora vou falar de uma assunto um tanto delicado, a arrecadação de dinheiro na festa de casamento. A brincadeira mais famosa no casamento brasileiro é sem dúvida o corte da gravata, onde o noivo junto com os padrinhos passam de mesa em mesa pedindo uma ajuda para a lua de mel. Hoje, a moda é dar mini gravatinhas como lembrança.

Dizem que o corte da gravata é uma tradição, mas infelizmente não encontrei nenhuma justificativa ou significado que nos revele como surgiu essa brincadeira. Nem em que década ela foi inventada. Muitos homens da festa fogem quando começa o corte da gravata, mas tudo depende da festa, e do grau de amizade dos noivos com os convidados.
Se você é uma noiva tradicional e quer tudo como antigamente no seu casamento, certamente vai passar o seu sapatinho e a gravata do amado.

Para isso, escolha os amigos mais divertidos, para que eles circulem entre as mesas, vendendo um pedaço da gravata do noivo, por qualquer valor...

Agora além da gravata, tem noivos mais moderninhos que também passam o sapato da noiva. Existe até mini sapatinho para dar de lembrança para as mulheres que colaborarem com a lua de mel. Mas o que provavelmente pode acontecer é que as pessoas se ofendam com tanta "pidança" de dinheiro e saiam da festa muito antes do programado!

A mais recente invenção é a vaca de pelúcia. Em vez de cortar a gravata do noivo, o casal faz um leilão de uma vaquinha de pelúcia. A diferença é que os lances são feitos com dinheiro vivo – que não é devolvido. Quem der o maior lance leva a vaca. O ruim dessa brincadeira é de que ocupa muito tempo da festa, e se no caso você contratou um buffet com duração média de 4 á 6 horas, você irá perder pelo menos 1 hora só com o leilão e não sei se isso é tão divertido.


Hoje a moda dos casais é criar um site sobre o casamento. O local tem um espaço para as aquisições, como presentes virtuais, objetos, cotas para Lua de Mel e tudo o que o convidado desejar presentear o recém casados. O pagamento é feito por boleto bancário e assim que o depósito for feito, o casal vai saber quem os presenteou, comenta Janaina , cerimonial.



Existem várias versões para o surgindo desta tradição, de passar os objetos. A ideia era “pedir” ajuda para os convidados, mas de maneira que não fosse muito constrangedora. Mas passar ou não, vai depender muito do gosto dos noivos. Dicas

Nunca force nos pedidos. Muitos convidados já deram presentes, então, se não quiserem ou não puderem dar algum valor, não insista.

Não exiba os valores dados. É lógico que, muitas vezes, os valores serão colocados sobre uma bandeja. Mas mesmo assim, não faça tanta ênfase sobre o quanto deram.

Ao receber um valor muito alto, coloque a nota em baixo das demais. O motivo? Os itens anteriores.

Quem conta o total arrecadado é alguém de confiança do noivo, nunca o próprio. Afinal, o intuito da brincadeira é arrecadar algum valor. Não precisa, necessariamente, ser o suficiente pra pagar alguma prestação ou fazer uma viajem.

Minha opinião : Com a passada do sapatinho e da gravata já vi os noivos poderem viajar de lua de mel ou usando o dinheiro para outros fins do casamento , o que acho deselegante e constrangedor é as pessoas pedir valores aos convidados eles não tem obrigação de dar dinheiro.Pedir dinheiro é sempre um constrangimento. Os convidados já gastaram com o presente do chá bar, presente do casamento, roupas, penteado, maquiagem, manobrista (especialmente aqui em SP), e ainda tem que dar o dinheiro da gravata !agora depende de cada um achar elegante ou deselegante ... Smiley gift

117 Respostas

  • Aline
    Super Noiva Abril 2017 Paraná
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho lega, vejo como uma brincadeira e não obrigação, e como disse a noivinha Marcella todos já vão sabendo desse momento. No meu casamento terá com certeza!! É uma das partes mais divertidas....
    • Responder
  • Marcella
    Noiva Ativa Julho 2015 São Paulo
    Marcella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que já é uma tradição e todas as pessoas já vão preparadas para esse momento.

    No meu casamento, vai ter a hora da gravata, mas não vou fazer o sapatinho da noiva não.

    • Responder
  • Tamiris
    Noiva Ativa outubro 2016 São Paulo
    Tamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou com dúvida

    pois tenho vergonha e mei noivo também

    então não sei se vamos fazer.

    • Responder
  • Lyedja
    Noiva Ativa Setembro 2016 Pernambuco
    Lyedja ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui na minha cidade não tem essa tradição, mesmo que tivesse eu não teria coragem de passar gravata nem sapato, se quer dinheiro para a lua de mel, faça o site.

    • Responder
  • Myrella
    Super Noiva Julho 2015 Mato Grosso
    Myrella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lu, não vi em uma matéria, e sim aqui nos comentários algumas noivas falando que compraram moedas de chocolate pra dar pra quem ajudar na brincadeira da gravata.

    • Responder
  • Arylanne
    Noiva Constante Abril 2015 São Paulo
    Arylanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho deselegante passar o sapato da noiva, porque as mulheres nunca vão prevenidas com dinheiro. Já passar a gravata, acho que é tradição e todos os homens irão preparados para isso.. No ultimo casamento que eu fui, eu e meu noivo não compramos presente, nós demos uma quatia legal na gravata, o que pagava o presente, e a contribuição pra lua de mel.

    Acho que todos gostam de ver a bagunça que é feita nessa hora. No meu vamos passar a gravata sim, mas NÃO vou passar o sapatinho da noiva, pois no ultimo casamento que eu fui, fiquei super constrangida por não ter dinheiro pra colocar no sapatinho..

    • Responder
  • Anny
    Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo
    Anny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não acho deslegante, no da minha prima teve os dois, ela conseguiu R$2.000 Smiley winking

    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Setembro 2016 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super deselegante!
    As pessoas ja gastam com presente de chás, presente de casamento, roupa para a festa e ainda é OBRIGADA a dar mais dinheiro. Coisa feia! Fora que pessoas são pegas de surpresa e ficam constrangidas!
    • Responder
  • Alice
    Noiva Constante Janeiro 2018 Rio de Janeiro
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Faz parte da tradição, acredito q todos já vão preparados. Pelo menos eu já vou

    • Responder
  • Raíra
    Noiva Master Novembro 2016 São Paulo
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todos os casamentos que fui sempre tiveram, e com certeza vou passar no meu pq a bagunça revela grandes momentos divertidos...e o pessoal é animado
    • Responder
  • Rayane
    Noiva VIP Setembro 2015 Minas Gerais
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho engraçado, a maioria dos casamentos q fui tiveram esse momento. No meu ñ haverá festa, concordo cm quem diz ser um pouco constrangedor, mas acho q isso é de acordo cm o estilo de cada casal. Se os convidados são mais sérios realmente vai ficar chato fazer essa brincadeira, mas se os convidados são animados, as famílias estão à vontade, ñ vejo o pq de ñ fazer... Vai do estilo dos noivos e convidados!!! Smiley laugh

    • Responder
  • Renata &  Danilo
    Noiva VIP Maio 2015 Rio de Janeiro
    Renata & Danilo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sei se posso dizer que é feio e tal,deselegante.. pois depende de cada um. Não generalizando.
    Eu não gosto e no meu casamento não terá, mas, isso depende de pessoa pra pessoa. Já vi casamentos que os próprios convidados pediram e perguntaram "e a gravata,não vai passar aqui??"" e todos lá se divertiram. Mas no meu por exemplo não sei se as pessoas vão gostar kk . nem se gostassem, prefiro não fazer.
    • Responder
  • Stefanye
    Super Noiva Julho 2015 São Paulo
    Stefanye ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho divertido e como uma noivinha citou. Acredito fazer parte da tradição
    • Responder
  • Leila
    Noiva Ativa Novembro 2015 São Paulo
    Leila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não acho deselegante... Acho que é uma tradição... Nunca fui em um casamento em que não houvesse pelo menos a gravata...
    As pessoas riem e colaboram... Já vem meio que preparadas... Claro que ninguém é obrigado a dar nada... Afinal o que vale mesmo é a presença da pessoa...

    Eu ainda não sei se vou passar sapato... Mas a gravata com certeza!
    • Responder
  • Elainne
    Noiva Constante Maio 2015 Espírito Santo
    Elainne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho SUPER deselegante !!!!!!!!!!! Falta de educação pedir dinheiro para as pessoas! Se quiser dinheiro para lua de mel, NÃO faça festa!!!!! Festa hoje em dia é pra quem pode, e não pra quem quer!!!! ODEIO passar gravata ou sapatinho! Quem fizer isso no meu casamento vai ser expulso!!!! Eu quero a companhia dos meus amigos e familiares! E não que pagam minhas contas!!!!!!
    • Responder
  • Renata
    Noiva Esperta Abril 2015 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho SUPERRRRR!!!! em todos os casorios que vamos essa hora é uma das mais esperadas pq é divertida...eu e meu noivo fizemos para a gravata..: chaveirinho da gravata e mais uma dose de wisk para os homes rsrsr ( vi isso num casorio e foi mega tipo um vira vira )...e para as mulheres,.: chaveirinho de sapatinho e um persexy...!! teremos os adesivos...mas somente dei pro noivo....e operação lua de mel eu apoio...

    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Setembro 2016 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    SUPER DESELEGANTE! !!
    Os convidados, padrinhos e afins ja lhe presentearam!!!
    Fora que algumas pessoas são pegas de surpresa, isso acaba causando constrangimento!

    • Responder
  • Luciana
    Super Noiva outubro 2015 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que e engraçado mas na nossa festa não vai ter meu noivo não quer
    • Responder
  • Luciana
    Super Noiva outubro 2015 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que e engraçado mas na nossa festa não vai ter meu noivo não quer
    • Responder
  • Luciana
    Super Noiva outubro 2015 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Noivinha não vi essa matéria da moeda de chocolate vc tem aí pra me passar?
    • Responder
  • Victórya
    Noiva Ativa Janeiro 2022 São Paulo
    Victórya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não acho deselegante ! irei fazer os dois.

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Agosto 2016 São Paulo
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não acho deselegante passar gravata ou sapato, feio mesmo é constranger o convidado com aqueles adesivos "engraçadinhos". Como por exemplo: "pão duro", "dei chorando" e etc.
    • Responder
  • V
    Noiva Novata outubro 2015 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho muito legal.... também irei fazer.
    • Responder
  • Ericka
    Noiva Master Setembro 2015 Minas Gerais
    Ericka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que já é uma tradição dos casamentos passar a gravata e realmente arrecadar dinheiro para a lua de mel! Eu irei fazer! Já comprei os adesivos de brincadeira para colar nas pessoas que contribuirem, dentre eles coisas engraçadas, coisas sérias e legais! Já chegaram e estão guardadinhos!

    • Responder
  • Bianca
    Noiva Master Abril 2016 Rio de Janeiro
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os dois eu acho demais, irei passa só a gravata mesmo.
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu nunca fui em um casamento que não tivesse a gravata mas o sapatinho eu nunca vi!

    Mas acredito que não irei fazer, acho que já é gasto demais para os convidados.

    • Responder
  • D
    Noiva Ativa Dezembro 2015 Ceará
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho divertido, vou passar apenas a gravata! E fazer uma lembrancinha a cada pessoa que contribuir...

    • Responder
  • Myrella
    Super Noiva Julho 2015 Mato Grosso
    Myrella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No meu casamento, será feita apenas a brincadeira da gravata, e não a do sapato, pois não é tradição local.
    Amei a idéia que as meninas deram sobre as moedas de chocolate.

    • Responder
  • Gisele
    Noiva Ativa Junho 2016 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou passar a gravata o sapato e ainda quando a decoradora perguntou se eu iria passar os dois, eu disse a ela se ela sabia algo a mais para passar!!!!
    Nao acho deselegante nao, animaçao total quando falo da gravata e sapato!!!
    Super apoio....
    • Responder
  • Gisele
    Noiva Ativa Junho 2016 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou passar a gravata o sapato e ainda quando a decoradora perguntou se eu iria passar os dois, eu disse a ela se ela sabia algo a mais para passar!!!!
    Nao acho deselegante nao, animaçao total quando falo da gravata e sapato!!!
    Super apoio....
    • Responder
  • Luisa
    Noivo Esperto Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho beeeem legal!!!! Acaba divertindo os convidados e até os mais pão duros se divertem!!! Adorei a moedinha de chocolate já vou anotar como ideias!! Smiley winking
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Constante Novembro 2015 Rio de Janeiro
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou passar a gravata...
    Tenho padrinhos que ja se disponibilizaram para esta missao e como eles sao muito engracados a diversao esta garantida...
    Darei uma lembrancinha ainda nao pensada,para quem colaborar...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas