Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mary
Noiva Constante Dezembro 2015 São Paulo

Passar o sapato da noiva, cortar a gravata do noivo: deselegante ou divertido?

Mary, dia 17 de Fevereiro de 2015 às 23:45 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 2 117
Agora vou falar de uma assunto um tanto delicado, a arrecadação de dinheiro na festa de casamento. A brincadeira mais famosa no casamento brasileiro é sem dúvida o corte da gravata, onde o noivo junto com os padrinhos passam de mesa em mesa pedindo uma ajuda para a lua de mel. Hoje, a moda é dar mini gravatinhas como lembrança.

Dizem que o corte da gravata é uma tradição, mas infelizmente não encontrei nenhuma justificativa ou significado que nos revele como surgiu essa brincadeira. Nem em que década ela foi inventada. Muitos homens da festa fogem quando começa o corte da gravata, mas tudo depende da festa, e do grau de amizade dos noivos com os convidados.
Se você é uma noiva tradicional e quer tudo como antigamente no seu casamento, certamente vai passar o seu sapatinho e a gravata do amado.

Para isso, escolha os amigos mais divertidos, para que eles circulem entre as mesas, vendendo um pedaço da gravata do noivo, por qualquer valor...

Agora além da gravata, tem noivos mais moderninhos que também passam o sapato da noiva. Existe até mini sapatinho para dar de lembrança para as mulheres que colaborarem com a lua de mel. Mas o que provavelmente pode acontecer é que as pessoas se ofendam com tanta "pidança" de dinheiro e saiam da festa muito antes do programado!

A mais recente invenção é a vaca de pelúcia. Em vez de cortar a gravata do noivo, o casal faz um leilão de uma vaquinha de pelúcia. A diferença é que os lances são feitos com dinheiro vivo – que não é devolvido. Quem der o maior lance leva a vaca. O ruim dessa brincadeira é de que ocupa muito tempo da festa, e se no caso você contratou um buffet com duração média de 4 á 6 horas, você irá perder pelo menos 1 hora só com o leilão e não sei se isso é tão divertido.


Hoje a moda dos casais é criar um site sobre o casamento. O local tem um espaço para as aquisições, como presentes virtuais, objetos, cotas para Lua de Mel e tudo o que o convidado desejar presentear o recém casados. O pagamento é feito por boleto bancário e assim que o depósito for feito, o casal vai saber quem os presenteou, comenta Janaina , cerimonial.



Existem várias versões para o surgindo desta tradição, de passar os objetos. A ideia era “pedir” ajuda para os convidados, mas de maneira que não fosse muito constrangedora. Mas passar ou não, vai depender muito do gosto dos noivos. Dicas

Nunca force nos pedidos. Muitos convidados já deram presentes, então, se não quiserem ou não puderem dar algum valor, não insista.

Não exiba os valores dados. É lógico que, muitas vezes, os valores serão colocados sobre uma bandeja. Mas mesmo assim, não faça tanta ênfase sobre o quanto deram.

Ao receber um valor muito alto, coloque a nota em baixo das demais. O motivo? Os itens anteriores.

Quem conta o total arrecadado é alguém de confiança do noivo, nunca o próprio. Afinal, o intuito da brincadeira é arrecadar algum valor. Não precisa, necessariamente, ser o suficiente pra pagar alguma prestação ou fazer uma viajem.

Minha opinião : Com a passada do sapatinho e da gravata já vi os noivos poderem viajar de lua de mel ou usando o dinheiro para outros fins do casamento , o que acho deselegante e constrangedor é as pessoas pedir valores aos convidados eles não tem obrigação de dar dinheiro.Pedir dinheiro é sempre um constrangimento. Os convidados já gastaram com o presente do chá bar, presente do casamento, roupas, penteado, maquiagem, manobrista (especialmente aqui em SP), e ainda tem que dar o dinheiro da gravata !agora depende de cada um achar elegante ou deselegante ... Smiley gift

117 Respostas

Última atividade por Yasmin, dia 15 de Abril de 2024 às 19:43
  • Y
    Noiva Curiosa Junho 2024 São Paulo
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É bem isso, aqui já ganhei alguns presentes que gostei muito (porém sei que algumas pessoas da minha família que tem posição importante na minha vida e tem condição não vai dar nada).. mas da família da minha sogra provável que vamos ganhar bastante coisa e coisas boas🤩 ela disse que a mãe dela está procurando algo pra dar e o pai dela vai dar 500 reais, ela disse que na família dela costumam presentear (eu acredito pq ganhei muitos presentes pro meu bebê), eu já ganhei as alianças, o bolo e os doces, o cartório, e vou ganhar tbm que já me falaram os 500 né, uma máquina de lavar, acho que minha irmã vai me dar o jogo de panela que eu quero, minha sogra trabalha com móveis daquelas loja de gente chique, ela encomendou uma cama box casal quenn ortopédica que no caso minha cunhada que vai dar, ganhei um carro antigo pra me levar (não tinha dinheiro pra pagar e nem pensava nessa possibilidade, mas um dos parentes da minha sogra vai trazer o carro da cidade deles pra cá só pra me levar 🥺❤), minha sogra começou a ajudar está pagando o terno do noivo, me ajudando a pagar o lugar, vai pagar o buquê e meus sapatos, ganhei um faqueiro da minha vó que ela tinha guardado há 3 anos mas nunca usou (minha vozinha tá devendo até o que não tem, ela tinha deixado guardado pq disse que sentia que eu ia casar aí ela não conseguiu usar o faqueiro e guardou pra mim ) fiquei muito feliz com o carinho dela de ter guardado , ela me deu um botijão vazio tbm pq aqui na minha cidade tá 400 reais um botijão vazio😵 eu tô animada em ganhar presentes.. mas mesmo assim vou fazer o corte da gravata pq mesmo que ganhe pouco dinheiro mas já deve ajudar pra pagar algo que quebrar ou sumir sei la
    • Responder
  • Gisele
    Noiva Novata Abril 2024 Paraná
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Yasmin, concordo com você, pois estou passando exatamente por isso. Eu não ia passar a gravata, porém com o que estou vendo em relação ao meu casamento, que está bem próximo, decidi fazer sim. A minoria dos convidados nos presenteou, e muitos destes fizeram questão de dar o presente mais mixuruca da lista e confirmar a família toda, inclusive os que nem moram juntos, chegando a confirmar 7 pessoas para um presentinho só, o mais baratinho claro. Estamos chocados pela falta de consideração que estamos percebendo, e está sendo super deselegante por parte de vários convidados. Conhecemos a condição de cada um de nossos convidados e super entendemos aqueles que não possuem muitos recursos, tanto que deixamos vários presentes bem baratinhos. O que aconteceu? Aqueles que possuem boas condições foram lá correndo dar o mais baratinho, aqueles destinados aos que não tem boas condições. Estamos chocados!!!!
    • Responder
  • Y
    Noiva Curiosa Junho 2024 São Paulo
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou fazer Simmm... tô pouco me lixando pra quem acha deselegante, vamos ser bem sinceras?? Tá que o sonho é nosso ok.. porém a realidade é que muitos convidados hoje em dia não dão nem pano de prato de presente aos noivos "ain não tenho dinheiro " mentira do caramba, vc convida seus convidados sabe a realidade de casa um, até onde eu sei na minha lista de convidados não tem nenhum sem teto não, tudo tem dinheiro pra gastar com bebida, com iPhone, com roupa nova todo dia.. não vou exigir valores não, mas a pessoa não ter a capacidade de dar pelo menos um pano de prato ou um saleiro de 5 reais sei lá.. Só me mostra quão sem noção a pessoa é, e eu sei que muitos vão fazer isso.. então vou sim fazer o corte da gravata, pode ter certeza que vai ter gente no seu casamento com a roupa mais cara que achou, maquiagem no melhor maquiador da cidade, mas que vai chegar de mãos vazias dizendo que não tinha dinheiro pra presente ou prometer que dá depois (mas nunca vai dar).. casamento não é pra ganhar presente sei disso, mas estamos gastando horrores para ter todas essas pessoas lá com a gente pq temos carinho por elas, aí eles não terem o pingo de carinho pela gente isso sim acho deselegante.. e outra falar mal vão falar mesmo se tiver tudo perfeito, mesmo se vc der mil reais como lembrancinha pra casa um vão reclamar que vc podia ter dado mais🤦‍♀️ pq as pessoas são assim infelizmente.. então se é pra sair falando mal que saia, mas me de pelo menos uma lembrançinha e participe da hora da gravata.. vi uma noiva que ficou com vergonha não fez lista de sugestão de presente, nem hora da gravata nem nada.. sabe o que ela ganhou? Nada.. ela falou que foram 200 convidados todos chique , celular de última geração, ou seja todos tinham grana, mas nenhum deles teve a capacidade de dar nem um pano de prato para os noivos .. achei isso um absurdo, e depois ela disse que muitos ainda saíram falando mal, mesmo ela tendo escolhido e pago mais caro por um ótimo buffet, lugar , decoração, atração, bebidas .. enfim foram beberam bastante, curtiram muito, comeram horreres pra sair falando mal e nem uma lembrançinha deram para os noivos.. isso sim é deselegante 😒😒😒
    • Responder
  • Lorranny
    Noiva VIP Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós não iremos passar, mas sabemos que alguém da família pode inventar isso e não nos incomodaremos. Mas não iremos tomar essa iniciativa
    • Responder
  • Tania
    Noiva Novata Julho 2023 São Paulo Estado
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu vai ter gravata sim, vou manter a tradição. Só quem já foi noiva sabe o valor que investiu na festa e que manter essa brincadeira tbm ajuda…rs… então toda ajuda para lua de mel é bem-vinda, mas sem exigências, claro 😉
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Junho 2021 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não!!! Definitivamente não!!! Fui a um casamento em 2015, e na hora da gravata a maioria dos convidados não haviam levado o dinheiro. E o tio do noivo, o que estava passando de mesa em mesa, ficava pressionando as pessoas para darem o dinheiro, dizendo que no fim da festa podia pegar de volta. Foi super constrangedor para todo mundo, até os poucos que deram dinheiro ficaram sem graça. Na época eu tinha um namorado, ele deu R$50 e depois pediu de volta para colocar a gasolina no carro (pensa no vexame).
    • Responder
  • G
    Ceará
    Gus ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Véi não façam kkkkk isso deve ser algo super constrangedor, passar na mesa de um convidado e ele não ter grana na hora, ou msm não ter grana, ficaria um clima ruim, e leilão só não é pior que fazer um bingo na hora kkkkkk as pessoas já pagam caro por festa, certamente arrecadar uns 500 não vai fazer grandes diferença, deixem o pessoal curtindo a festa, nem tudo que é tradição deve ser mantido.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Agosto 2021 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma brincadeira mega tradicional de anos e anos e muito divertida, meus convidados certamente não ficarão constrangidos e nós faremos sim e como foi comentado já, hoje em dias muitas pessoas optam por dar o presente em dinheiro no momento da gravata inclusive alguns já nos avisaram disso, quem não quiser dar não dá fazer o que, sempre tem, nem por isso vamos constrangê-lo ou virar a cara… Eu quando vou em
    Um casamento e sou uma convidada normal, não dou um presente absurdo de caro então tipo a pessoa convida eu e meu noivo, jantamos, nos divertimos, vamos rever amigos e familiares, se não puder contribuir minimamente com a gravata e o sapatinho 🤷🏻‍♀️ Concordo que temos que fazer festa se teremos condições de arcar, mas muitas vezes arcamos e ficamos no limite ali e esse dinheirinho pode ajudar na lua de mel, comprar o restante das coisas pra casa, enfim.,,
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Principiante Fevereiro 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos tb vamos fazer dessa forma!!!!
    Padrinhos e madrinhas avisadas que não queremos gravata/sapatinho de jeito nenhum!!!

    Qual mensagem vcs colocaram no site????
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Julho 2021 Bahia
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mary eu acho que pode ser constrangedor. Talvez alguém não tenha dinheiro ou tenha contadinho para o uber, táxi.. Não acho muito legal para minha realidade. Mas já fui em um casamento que foi bem divertido

    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho extremamente deselegante! Não consigo ver graça! Na minha opinião casamento sai caro não só para os noivos como para os convidados . Se eu não tivesse condições não faria festa, ou enxugaria ao máximo a lista...mas pedir dinheiro para os convidados jamais! Em todos os casamentos q fui q passaram a gravata eu vi os convidados mega constrangidos! Fui em um q tinha máquina de débito! Vcs tem noção? A pessoa constrangida falando q não tinha levado dinheiro, aí o noivo saca uma máquina de débito? Sapato da noiva eu acho ainda pior, pq eu só vi de um tempo p cá..aliás o primeiro casamento em q eu vi eu não tinha levado um real na carteira....quando eu me liguei q estava acontecendo fui embora c a minha mãe no meio do jantar, com medo de começarem a me chamar de pão dura aos berros....
    • Responder
  • Y
    Noiva Ativa outubro 2021 São Paulo
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha, sabe o que eu e meu noivo faremos? No nosso site de casamento estará escrito e bem especificado que achamos deselegante e grande falta de etiqueta arrecadar dinheiro passando gravata/sapato, então se algum amigo/padrinho ousar fazer isso, será convidado a se retirar do local da festa.
    • Responder
  • Y
    Noiva Ativa outubro 2021 São Paulo
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exato ! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
    • Responder
  • Y
    Noiva Ativa outubro 2021 São Paulo
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é, noivinha.. vc mencionou “ Na hora de passar a gravata, os convidados fogem” ...
    É pq isso causa certo constrangimento mesmo.
    Tenho minha opinião formada de que se vc não tem dinheiro ou depende da ajuda financeira dos seus CONVIDADOS para pagar parte do casamento ou lua de mel, então não faça festa de casamento! Simples.
    Os noivos tem que entender que eles são os anfitriões da festa, não podem deixar seus convidados constrangidos ou incomodados. Isso é chato, e feio!
    Acho muita falta de etiqueta e bom senso da parte dos noivos convidarem, CONVIDAREM ! Entende?? as pessoas para o casamento, e passar gravata, sapato, pedaço do vestido, ou qualquer objeto que seja, para arrecadar dinheiro. Eles são seus CONVIDADOS! Ou seja, VOCÊS convidaram. E convidaram pra quê?! Para que se sintam incomodados?! Constrangidos?!
    Os noivos tem que fazer com que as pessoas se sintam CONVIDADAS pelos noivos, e não como se tivessem ali com segundo propósito, de ajudar a pagar alguma coisa. Seja do casamento, lua de mel ou nova moradia... Isso é EXTREMAMENTE desagradável.
    E não, Mais uma vez... OS CONVIDADOS NÃO VÃO PREPARADOS PARA ISSO. Eles vão preparados para assistir a cerimônia e comemorar a união dos noivos.Eles vão preparados para serem bem recepcionados, bem tratados, e pra sentir que estão ali como convidados de honra, afinal o casal escolhe a dedo sua lista de convidados. E eles sabem disso!
    É muito mais elegante montar a lista de presente e disponibilizá-la para os convidados se sentirem à vontade para escolher o presente a ser entregue, com muito carinho, para os noivos.
    Entendam: Convidado não paga! Convidado não tem que por a mão no bolso!Eles são CONVIDADOS!
    Existe uma GRANDE diferença entre rachar a conta da bebida/comida/restaurante e OFERECER uma festa.

    Pedir dinheiro na festa é extremamente grosseiro, seja cortando a gravata, seja passando sapatinho da noiva. Esse tipo de atitude costuma deixar as pessoas desconfortáveis.”
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Esperta Setembro 2020 São Paulo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou pensando em levar uma vaquinha com um baldinho prá colocar o dim dim da gravata, ao invés de uma bandeja

    • Responder
  • Gabriele
    Super Noiva Maio 2023 São Paulo Estado
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu vai ter só o sapatinho, acho que é pedir demais ter os dois kkk e já avisei minhas madrinhas que não é pra ficar insistindo e deixar o pessoal desconfortável

    • Responder
  • Évellyn
    Noiva Ativa Abril 2020 São Paulo
    Évellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho a Brincadeira válida e farei sim no meu casamento. Hoje em dia os convidados já vão preparados para isso e, por experiência com o casamento do meu irmão no final do ano, muitos optam por levar o dinheiro da gravata do que dar o presente físico. Até porque hoje em dia raramente as pessoas levam presente.

    • Responder
  • Ohana
    Noiva Esperta Novembro 2023 Rio de Janeiro
    Ohana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo pensamos em fazer a brincadeira do teste do bafometro, mas acho a gravata tão tradicional
    • Responder
  • Laís Fernanda
    Noiva Esperta Novembro 2021 Paraná
    Laís Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho a brincadeira divertida , muitas pessoas cresceram indo em casamentos com estes momentos , o sapatinho já não é tão antigo pelo menos na região em que moro , apenas me incomodo com a insistência pois nem todos têm condições acredito que isso seja apenas questão de conversar com quem estará à frente da brincadeira 🤷🏽‍♀️ E outra o que vale é participar independente se darão 1,2345 ou 100 reias
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Novembro 2021 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Suuuuuper concordo! Acho o FIM pedir dinheiro sabendo que a maioria lá já gastou com presente, roupa às vezes... pior ainda é constranger o convidado a ponto de levar máquina para passar cartão de crédito ou débito!
    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo estamos pensando em passar uma urna fechada, achamos melhor q bandeja. Assim constrange menos e ngm vê os valores
    • Responder
  • Quecia
    Noiva Ativa Novembro 2019 São Paulo
    Quecia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que besteira, ás pessoas tem que aprender a levar as coisas mais na esportiva. No meu casamento vai ter gravata sim e vai ter sapatinho sim, e deixem que fale o casamento é meu. Tô nem aí. Quem quiser ajudar bem... Quem não quiser, bem também. Gente quanta tempestade em um copo de água. Haha
    • Responder
  • Elaine
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende eu particularmente não gosto eu não vou fazer mas os amigos do meu noivo quer fazer a brincadeira então ok é entre eles mas eu e meu noivo não vamos optar por fazer não gosto de pedir dinheiro para os convidados eu não curto pedir dinheiro.
    Mas mesmo que eu não queira fazer não tem jeito os amigos fazem
    • Responder
  • Monalisa
    São Paulo
    Monalisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo acho constrangedor tbem, afinal o convidado teve muitos gastos !
    A minha dica é passar ou só a gravata ou só o sapatinho pra não pesar no orçamento do convidado , vivemos em tempos difíceis 😉
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Junho 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso aí Noivinha os só igual
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Junho 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu também,e quem não quiser não dá ,as pessoas leva muito as coisas a ferro e fogo , o meu vai ter tudo isso eu vou passar quem não dar tranquilo
    • Responder
  • Lulu
    Noiva Constante Março 2020 São Paulo
    Lulu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com vc. No meu tbm terá! Smiley laugh
    • Responder
  • S
    São Paulo
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkk gostei, passar credito e debito é uma boa. Alem doque vai divertir a galera

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Principiante Agosto 2025 Minas Gerais
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo!!!!

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Principiante Agosto 2025 Minas Gerais
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho extremamente deselegante! Não adianta falar que não ira constranger as pessoas que participa quem quer porque na hora não é assim que funciona, nunca fui em um casamento que não ficaram insistindo colocando todos em uma situação constrangedora, inclusive eu porque não tínhamos levado dinheiro em espécie. A obrigação e responsabilidade das despesas do casamento e lua de mel são dos noivos. Quem quer te ajudar vai se manifestar em relação á isso não precisa de uma gravata ou qualquer outra coisa para isso acontecer. Fazer o site já está de bom tamanho, na minha opinião e assim será no meu casamento, se alguém pedir dinheiro vou dar uma voadora de vestido de noiva kkk

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2019 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Para falar a verdade, eu nem sabia do sapatinho da noiva, estou pensando ainda, tenho medo de parecer "pidona".

    Embora tenho certeza que as madrinhas vão me ajudar se eu decidir passar o sapatinho.

    • Responder
  • Jenyffer
    Noiva Novata Maio 2019 São Paulo
    Jenyffer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho a brincadeira muito divertida. No meu casamento vai ter gravata e sapatinho sim, vai ser passado os dois, ninguém vai ser obrigado a dar nada, até mesmo porque não é obrigação de ninguém, mas quem quiser participar com certeza será muito legal!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas