Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mary
Noiva Constante Dezembro 2015 São Paulo

Passar o sapato da noiva, cortar a gravata do noivo: deselegante ou divertido?

Mary, dia 17 de Fevereiro de 2015 às 23:45

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 117

Agora vou falar de uma assunto um tanto delicado, a arrecadação de dinheiro na festa de casamento. A brincadeira mais famosa no casamento brasileiro é sem dúvida o corte da gravata, onde o noivo junto com os padrinhos passam de mesa em mesa pedindo uma ajuda para a lua de mel. Hoje, a moda é dar...
Agora vou falar de uma assunto um tanto delicado, a arrecadação de dinheiro na festa de casamento. A brincadeira mais famosa no casamento brasileiro é sem dúvida o corte da gravata, onde o noivo junto com os padrinhos passam de mesa em mesa pedindo uma ajuda para a lua de mel. Hoje, a moda é dar mini gravatinhas como lembrança.

Dizem que o corte da gravata é uma tradição, mas infelizmente não encontrei nenhuma justificativa ou significado que nos revele como surgiu essa brincadeira. Nem em que década ela foi inventada. Muitos homens da festa fogem quando começa o corte da gravata, mas tudo depende da festa, e do grau de amizade dos noivos com os convidados.
Se você é uma noiva tradicional e quer tudo como antigamente no seu casamento, certamente vai passar o seu sapatinho e a gravata do amado.

Para isso, escolha os amigos mais divertidos, para que eles circulem entre as mesas, vendendo um pedaço da gravata do noivo, por qualquer valor...

Agora além da gravata, tem noivos mais moderninhos que também passam o sapato da noiva. Existe até mini sapatinho para dar de lembrança para as mulheres que colaborarem com a lua de mel. Mas o que provavelmente pode acontecer é que as pessoas se ofendam com tanta "pidança" de dinheiro e saiam da festa muito antes do programado!

A mais recente invenção é a vaca de pelúcia. Em vez de cortar a gravata do noivo, o casal faz um leilão de uma vaquinha de pelúcia. A diferença é que os lances são feitos com dinheiro vivo – que não é devolvido. Quem der o maior lance leva a vaca. O ruim dessa brincadeira é de que ocupa muito tempo da festa, e se no caso você contratou um buffet com duração média de 4 á 6 horas, você irá perder pelo menos 1 hora só com o leilão e não sei se isso é tão divertido.


Hoje a moda dos casais é criar um site sobre o casamento. O local tem um espaço para as aquisições, como presentes virtuais, objetos, cotas para Lua de Mel e tudo o que o convidado desejar presentear o recém casados. O pagamento é feito por boleto bancário e assim que o depósito for feito, o casal vai saber quem os presenteou, comenta Janaina , cerimonial.



Existem várias versões para o surgindo desta tradição, de passar os objetos. A ideia era “pedir” ajuda para os convidados, mas de maneira que não fosse muito constrangedora. Mas passar ou não, vai depender muito do gosto dos noivos. Dicas

Nunca force nos pedidos. Muitos convidados já deram presentes, então, se não quiserem ou não puderem dar algum valor, não insista.

Não exiba os valores dados. É lógico que, muitas vezes, os valores serão colocados sobre uma bandeja. Mas mesmo assim, não faça tanta ênfase sobre o quanto deram.

Ao receber um valor muito alto, coloque a nota em baixo das demais. O motivo? Os itens anteriores.

Quem conta o total arrecadado é alguém de confiança do noivo, nunca o próprio. Afinal, o intuito da brincadeira é arrecadar algum valor. Não precisa, necessariamente, ser o suficiente pra pagar alguma prestação ou fazer uma viajem.

Minha opinião : Com a passada do sapatinho e da gravata já vi os noivos poderem viajar de lua de mel ou usando o dinheiro para outros fins do casamento , o que acho deselegante e constrangedor é as pessoas pedir valores aos convidados eles não tem obrigação de dar dinheiro.Pedir dinheiro é sempre um constrangimento. Os convidados já gastaram com o presente do chá bar, presente do casamento, roupas, penteado, maquiagem, manobrista (especialmente aqui em SP), e ainda tem que dar o dinheiro da gravata !agora depende de cada um achar elegante ou deselegante ... Smiley gift

117 Respostas

  • Letícia
    Super Noiva Dezembro 2015 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não acho deselegante, acho que é uma tradição.. Nunca fui em um casamento que não tivesse... Normalmente as pessoas contam com isso, claro que não pode forçar, cada um colabora se pode e com quanto pode. Também não gosto dois adesivos... Isso sim acho deselegante...
    • Responder
  • Luciane
    Super Noiva Julho 2015 Mato Grosso do Sul
    Luciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha eu não acho deselegante passar a gravata agora o sapato acho demais,rs

    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Setembro 2015 Espírito Santo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não acho deselegante, acho divertido! Vou Fazer adesivos (pq as pessoas acabam comprado pra colar nas outras e vira uma festa kkkk) e tb vou dar uma moedinha de chocolate pra quem contribuir! É uma ajuda super bem vinda para os noivos...mas não vai ser nada forçado, quem puder colaborar vai colaborar...vou até providenciar uma maquineta de cartão! kkkk

    • Responder
  • Mary
    Noiva Constante Dezembro 2015 São Paulo
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adorei sua ideia noivinha... bem legal
    • Responder
  • Lucimara
    Noiva Master Abril 2016 São Paulo
    Lucimara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu ireu fazer os 2, acho que dependendo da forma que se faz não é deselegante, o que não gosto é que fiquem insistindo com os convidados que não podem ajudar e também não gosto dos adesivos "mão de vaca", "só vim pra comer", "pão duro" entre outros, eu farei todos os adesivos com "operação lua de mel eu apoio", e para quem colaborar iremos entregar caixinhas de acrílico com moedinhas de chocolate, além de um número para o sorteio, para os homens o sorteio será uma caixa de wisk e para as mulheres o sorteio será a vaquinha de pelúcia.

    • Responder
  • Cynthia
    Super Noiva Dezembro 2016 São Paulo
    Cynthia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu vai ter gravata do noivo e sapato da noiva Rs , nunca fui em um casamento que não tivesse , acho divertido !!
    • Responder
  • Inara
    Noiva VIP Junho 2015 São Paulo
    Inara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não acho que seja deselegante, já foi em algum casamento que não tenha? Eu não, rs! E outra, a maioria leva de boa, na maior diversão. Não vejo problema.

    • Responder
  • Camilla
    Noiva VIP Janeiro 2016 Rio de Janeiro
    Camilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho super válido
    Super divertido
    Todo mundo sabe o quanto os noivos gastam no casario e essa é uma ajudinha pra lua de mel
    • Responder
  • Geovana
    Noiva Constante Março 2016 São Paulo
    Geovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah eu acho válido passar pela brincadeira e lógico pela ajuda que dá no fim das contas rs ... eu vou passar o sapatinho e o.meu noivo vai cortar a gravata , até os padrinhos estão animados pra fazer isso hahaha
    • Responder
  • Melina
    Noiva Ativa Agosto 2015 Rio Grande do Sul
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ja vi passarem o sapato do noivo e da noiva...tudo depende da labia e bom humor de quem vai passar, ainda se torna algo sem constrangimento. Pretendo passar...vamos ver o q da.
    • Responder
  • Polyana
    Noiva Esperta Setembro 2015 São Paulo
    Polyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou passar a gravata
    • Responder
  • Andrielly
    Noiva Principiante Abril 2016 São Paulo
    Andrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho super divertido, e vou passar sim os dois!!

    Ninguém é obrigado a dar dinheiro, o que vale é a diversão.. #chegalogoNovembro

    • Responder
  • C
    Noiva Esperta Março 2016 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, eu acho até legal se fizer algo divertido e descontraído.

    Eu ainda não sei se vou fazer, meu noivo não curte muito, mas se decidirmos passar vamos passar apenas a gravata!

    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Julho 2016 Rio de Janeiro
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou deixar passar a gravata do noivo!E os meus padrinhos são tão engraçados que acho mesmo que a galera vai levar de boa e se divertir! Rsrs
    • Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não vou passar nenhum, acho deselegante.

    Não quero ficar pedindo dinheiro no meu casamento.

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Master outubro 2015 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tinha pensado em passar os dois, mas achei demais e vamos passar só a gravata...

    O q vale é a diversão e o q arrecadar é lucro e ajuda de qlq forma.

    Só não gosto de adesivos ofencivos como "mão de vaca"...
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Abril 2017 São Paulo
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha,

    Nao acho deselegante, mas no meu casamento nao vai ter. Meu noivo nao quer, ele acha que os convidado ficam muitas vezes constrangidos, e algumas pessoas, as mais simples se sentem desconfortaveis por talvez nao poder contribuir com muito enquanto outas contrubuem com muito mais.

    • Responder
  • Leandra
    Super Noiva outubro 2015 Minas Gerais
    Leandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou passar a gravata e não acho deselegante não...da parte da brincadeira e todo mundo espera esse momento...
    • Responder
  • Lidiane
    Noiva Ativa Março 2017 Rio de Janeiro
    Lidiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou deixar essa parte para o noivo decidir rs
    • Responder
  • Vannessa
    Super Noiva Dezembro 2020 Goiás
    Vannessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Verdade noivinha. No meu casamento irei fazer só da gravata e quem contribuir irei entregar a gravatinha . Eu e meu noivo decidimos fazer pq é uma forma divertida e que muitos dos nossos convidados estão esperando por esse momento. kkk
    • Responder
  • Joyce
    Noiva Constante Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho divertido. Mas apenas uma das coisas, nem todo mundo vai preparado pra sair dando dinheiro em várias brincadeiras.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas