Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Débora
Noiva Master Novembro 2018 São Paulo

"Quebra" de convidados: como definir a quantidade a ser contratada?

Débora, dia 1 de Setembro de 2020 às 10:56

Publicado em Fórum Organizar um casamento 98

Olá comunidade maravilhosa, tudo bem? Provavelmente, vocês já devem ter se perguntado: Devo contratar buffet para quantas pessoas se vou ter "X" convidados? Vendo a dúvida de uma noivinha a respeito da "quebra" de número de convidados, resolvi buscar mais informações para conseguir explicar...

Olá comunidade maravilhosa, tudo bem? Smiley ring

Provavelmente, vocês já devem ter se perguntado:

Devo contratar buffet para quantas pessoas se vou ter "X" convidados?

Vendo a dúvida de uma noivinha a respeito da "quebra" de número de convidados, resolvi buscar mais informações para conseguir explicar melhor já que varia MUITO dependendo de cada situação. Cada casal tem uma realidade (se será uma festa mais íntima ou se será para muitos convidados, se o casamento será realizado na mesma cidade da maioria dos convidados ou se será um destination wedding, se há convidados do exterior, se o casamento será em feriados ou em datas próximas, etc.). E aí, encontrei algumas informações que achei bem interessantes para compartilhar com vocês. A média que vejo comumente é contar com 10-15% de quebra (ou seja: pensando no número total de pessoas convidadas, essa é a porcentagem aproximada de pessoas que não poderão comparecer ao casamento). Mas essa média varia muito dependendo da situação, e quanto mais íntimo for o casamento (alô noivas de microwedding!), menos faltas são previstas.

Encontrei um site em que uma assessora explica mais detalhadamente cada caso. Seguem algumas recomendações, avaliando as situações mais comuns:

1 – Noivos da capital e casamento na capital: “em torno de 15%.”

2 – Noivos da capital e casamento na capital, porém, no feriado: “depende muito do feriado. O carnaval costuma ter a maior quebra. Mas de um modo geral, em semestres que há um único feriado, as pessoas costumam querer viajar e a quebra tende a ser maior. Já em anos repletos de feriados, ou quando cai em um dia que não há emenda, consideramos a quebra em torno de 20%.”

3 – Noiva ou noivo de fora da capital e casamento na capital: “se for do mesmo Estado, a quebra é a mesma da capital, 15%. Mas se for de outros Estados, pode ser maior, passando dos 20%. Só que isso depende muito da quantidade de gente de fora que é convidada. Se o noivo é de outro Estado, mas os convidados dele de lá são só familiares próximos, não há uma quebra muito grande, por se tratar só de entes queridos que iriam a qualquer lugar para vê-lo casar.”

4 – Noivos da capital e casamento em fazenda/campo: “em torno de 20 a 25%.”

5 – Noiva do interior e noivo de outro Estado, e casamento na praia: “de 20 a 30%.”

6 – Destination wedding dentro do Brasil (Trancoso, Ilhabela…): “em torno de 30%.”

7 – Destination wedding fora do Brasil: “em torno de 50%, mas pode variar de acordo com a facilidade de acesso ao destino, moeda, data… Alguns fatores que influenciam positivamente a ida dos amigos são: voos diretos que agilizem a volta do convidado ao trabalho e feriados que permitam uma estadia maior.”

8 – Noivo estrangeiro e noiva brasileira, e casamento no Brasil: “15 a 20% em cima dos convidados da noiva e em torno de 50% em cima dos convidados do noivo.”

9 – Casamentos em janeiro com convidados de outros Estados e países: “se for na primeira semana de janeiro, deve ter uma quebra maior, mas se for no final do mês, entre 15 e 20%. Para convidados estrangeiros, a média é de 50% de quebra.”

10 – Quebra em cima da lista de confirmados: “pode haver uma quebra pequena em cima dos confirmados, mas de no máximo 10%.”

(Fonte: https://www.constancezahn.com/como-calcular-a-quebra-da-lista-de-convidados/ )

Como podem perceber, isso varia bastante dependendo da situação e do perfil dos convidados de vocês. Avaliem com cautela e perguntem no buffet qual o prazo máximo para enviar a lista final com o número de convidados confirmados. É importante ter esse controle para que não aconteça de terem um número de convidados presentes muito maior do que o contratado (a ponto de exceder o limite previsto em contrato), evitando multas e um serviço que deixe a desejar.

Espero que essas dicas ajudem!! E aí, eu aproveito pra perguntar a vocês (tanto noivas quanto casadas!):

Quantos convidados a mais você chamou/vai chamar em comparação ao contratado para o buffet?

Beijos e excelente dia a todos!! Smiley heart

VOTE e siga para >> Seating Plan: Com certeza ou Dispensável?

98 Respostas

• Carol
    Noiva Ativa Setembro 2022 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Achei um buffet que e´dos sonhos, nele vem comida bebida, decoração, prestação de serviço, cabine de fotos e cerimonialista .

A festa vai ser pra 150 pessoas porem ganhamos 25 pessoas de cortesia, eles são maravilhosos de verdade Smiley heart

• Responder
  • A
    Noiva VIP Janeiro 2022 Mato Grosso do Sul
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelas dicas Débora, realmente vai me ajudar muitoo, você é maravilhosa Smiley heart

• Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Déh!

Vai ser por adesão comanda separada, cada um paga o seu no dia, tenho que passar na semana para eles só por questão das mesas, pq eles não vão fechar o restaurante para nós, será a metade do salão pois são poucos convidados e lá é bem grande.

• Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vai ter buffet vou contratar pessoas para cozinhar
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade kkk eu aqui tenho medo de faltar
    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nos foi passado pelo buffet q de 150 poderiamos por 180 na lista...poos nao iria todos..e 15% eles asseguravam se passar
    • Responder
  • Giselle
    Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que não consigo chamar a mais hahaha Fico no número exato por enquanto, mas super cabe ir madurecendo a ideia

• Responder
  • F
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O debate é muito útil e vai ajudar muitas noivinhas aqui na Comunidade. Como você disse, ninguém quer correr o risco de não oferecer um serviço de qualidade aos convidados e, ao mesmo tempo, ter prejuízos. As cerimonialistas estão acostumadas mesmo, mas vou passar essas informações para a minha. Achei super pertinentes!
    • Responder
  • Sue
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sue ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Suas dicas foram maravilhosas, Dé! Me ajudaram demais. Smiley heart

Torcemos o nariz para esta ideia de segunda lista, mas a verdade é que ela não é uma ideia ruim. Então eu entendo o arrependimento. Mas é como falou, que a gente consiga ficar na margem.

E no final das contas que, na medida do possível, que as coisas dêem certo! Smiley kiss

• Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza, Dé!! Ajuda mesmo! Obrigada pelas dicas de ouro!! Beijos ♥️♥️♥️
    • Responder
  • Linara
    Noiva Master Dezembro 2021 Distrito Federal
    Linara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa Débora 😱 então vou tentar ficar tranquila quanto a minha lista, por mais difícil que isso seja!
    Vou tentar a confirmação com antecedência para não ter surpresas... Obrigada pela dica 😍
    • Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oba, que bom que gostou do debate Nane!! Também acredito que não terão problemas com isso!! É uma boa % levando em consideração o número de convidados!! Beijoooos!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Linara, eu entendo perfeitamente o seu receio!! Mas é muito difícil 100% dos convidados comparecerem (embora às vezes acontece de alguns faltarem mas outros levarem penetras! kkkk). Por isso é importante a confirmação de presença e avisar os convidados de que apenas quem estiver na lista terá permissão para entrar. Assim evita os penetras e você consegue controlar melhor o número certinho. Pra você ter ideia, convidei 205 e compareceram 140 (sendo que eu tinha 150 CONFIRMADOS). Então mesmo todos os confirmados não puderam comparecer kkkk... Beijos!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Letícia, é uma ótima margem de segurança!! E fazendo a confirmação de presença, fica mais fácil de ajustar próximo da data!! Beijos!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Thayna, que bom que o debate te ajudou!! Realmente, como os buffets não reembolsam, preferi contratar menos e ajustar mais próximo da data. Só confere no seu buffet como eles trabalham, pois às vezes existe um limite de convidados a mais que podem comparecer e você pagar a diferença depois. No meu por exemplo, eles garantiam 10% a mais do que o contratado, se aparecesse mais do que isso eu pagaria uma multa (e era bem alta!) já que prejudica a qualidade do serviço. No seu caso, você estará chamando 20% a mais então é importante verificar até quando você poderá enviar a lista final de convidados para saber o número mais certo de pessoas confirmadas. Beijos!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Rubi, realmente a probabilidade de faltas é muito baixa em mini weddings, fez muito bem em pensar dessa forma!! E fico muito feliz que tenha gostado do debate!! Beijão pra você!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gi, pensou super bem na quantidade! E é um alívio quando o buffet já trabalha com essa margem de segurança de 10%, né? No meu foi assim também, ajuda muito!! Sem dúvidas, por ser um destination é excelente já ter a confirmação de presença com bastante antecedência por conta das passagens, tenho certeza que vocês conseguirão acertar muito bem no número de convidados do buffet!! Será um sucesso!! Beijão!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gio, fico realmente feliz em saber que gostou do debate. A ideia é justamente ajudar pois é um assunto que realmente assusta a gente (tanto não querendo pagar por pessoas que não irão quanto o medo de vir muito mais do que o contratado). A % de quebra que optaram é excelente, Gio!! E a confirmação de presença ajuda a afinar essa questão mais próximo da data, sem dúvidas. Beijão!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Line, considero a confirmação de presença extremamente necessária mesmo!! Só assim pra gente saber se a quebra que estamos prevendo vai acontecer mesmo ou não... Ninguém quer que o serviço perca a qualidade pelo número excedente né? No nosso caso, até pagaríamos multa justamente porque fica desagradável contratar para um número X e ir muito mais pessoas. Então vocês fazem muito bem em trabalhar dessa forma!! Beijos!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Clicia, para mini wedding é bom não contratar com muita quebra mesmo já que é menor a chance de alguém faltar quando todos são muito próximos!! Mas sempre recomendo fechar um número um pouquinho menor e acertar mais perto da data, já que a maioria dos buffets não reembolsam. No seu caso, eu fecharia para 60 e, próximo da data, pagaria os excedentes se realmente todos confirmassem que vão. Sempre tem algum que falta por motivos pessoais diversos. Beijos! Espero ter ajudado!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahhhhh, que linda!! Fico muito feliz que o meu debate tenha sido útil, Carol!! Ainda mais o elogio vindo de você que sempre nos traz debates tão necessários!! Muito obrigada! Para mini wedding é interessante fechar para o número exato ou um pouquinho menos apenas, Carol. Realmente o número de convidados "faltosos" é menor. Conversa no seu buffet quando fechar, muitos deles já garantem 10% a mais e você paga a diferença depois... Ou seja: poderia contratar para 90 (ou 95) e só acertar depois se todos realmente vierem. Digo isso pq é comum que um ou outro acabe faltando por motivos diversos e assim você não fica no preju. Beijão pra você!!

• Responder
  • T
    Noiva Constante outubro 2021 Paraná
    Tayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigado.. vou fazer a confirma sim..
    Pq temos uma segunda lista..
    Mas achei q seria maneira de fazer.. já q eu não tenho acessória... Imaginei isso..
    🥰
    • Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Jéssica, esse é o nosso medo eterno! hahaha... O meu casamento teve ~30% de quebra (justamente por ter muitos convidados de fora da cidade e por ser em feriado). Então é importante fazer a confirmação de presença, assim você saberá se essa quebra que você está prevendo realmente vai acontecer ou não. Percebendo que todos estão confirmando que irão, você pode contratar mais no buffet e garantir que o serviço será de qualidade pra todos, sem problemas. Vai dar tudo certo!! Beijos!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tay, contratar o número exato pode ser ótimo. Tudo realmente depende do número de convidados da sua festa (se é íntimo ou festão com muitas pessoas) e perfil dos convidados. É natural que algumas pessoas não possam comparecer por motivos diversos, então pensar na quebra é interessante para não ter gastos desnecessários já que a maioria dos buffets não reembolsam. Fará confirmação de presença? Se sim, deixe uma segunda listinha de convidados como possíveis a serem chamados dependendo se muitos convidados falarem que não poderão comparecer. Assim vocês não deixam de convidar alguém que gostariam pelo medo de exceder o número contratado e, havendo possibilidade de chamar pelas ausências confirmada, você poderá convidar. É só uma sugestão!! Beijos!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amanda, fiquei muito feliz com sua mensagem! Que bom que gostou do debate!! Realmente é difícil saber a varia MUITO com o perfil dos convidados. O meu casamento foi pra 150 pessoas e eu convidei 205 no total. Como meu casamento foi em um feriado e a maioria dos convidados eram de outras cidades, tivemos uma quebra de ~30%, compareceram 140! Então avalie com o seu buffet se eles garantem o bom serviço com alguma % a mais e você consegue ajustar esse número mais próximo, após as confirmações de presença. Sem dúvidas, a confirmação de presença é quem garante se precisará ajustar ou não... Beijos!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fico muito feliz que tenha gostado, Moni!! Essa porcentagem é um padrão ótimo na minha opinião!! Beijos!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Jaque, em casamentos com 100 pessoas costumam faltar menos gente e é bom mesmo pensar em chamar um número aproximado. Além disso, confira no seu buffet como eles trabalham. Muitos já garantem o serviço de 10% a mais sem prejudicar a qualidade, e aí você apenas paga a diferença no dia dos que foram. Acho uma ótima ideia!! Beijos!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ana Karol, a ideia é perfeita!! Já que os buffets geralmente não reembolsam em caso de comparecerem menos convidados, acho que o melhor é contratar um pouco menos mesmo e ajustar próximo da data realmente. Assim, fica mais fácil de acertar o número!! Tenho certeza que dará super certo!! Beijos!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ana Clara, certamente a quebra em mini weddings é menor mesmo!! Você faz muito bem em pensar assim. E próximo da data, com a confirmação de presença, vocês conseguirão saber se alguns faltarão ou não, podendo pensar em uma possível segunda lista de convidados. Beijos!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Flavi, fico feliz que tenha gostado do debate!! A quebra é sempre motivo de preocupação mesmo, já que ninguém quer pagar por convidados que não irão, e muito menos querem correr o risco de não ter um serviço de qualidade caso compareçam mais do que o contratado né? As cerimonialistas estão muito acostumadas e sempre sugerem uma % mais adequada averiguando o perfil dos seus convidados, isso é excelente!! Esse suporte é ótimo!! Beijos pra você!!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Daya, imagino que no caso da festa por adesão seja um pouco mais tranquilo de controlar, já que muitas vezes é possível solicitar o pagamento dos convidados com antecedência (e aí o prejuízo caso a pessoa não compareça não será dos noivos, né?). Imagino que o restaurante já tenha te passado todos os detalhes, mas é sempre bom confirmar o tempo de antecedência que vocês podem passar o número final de convidados. Tenho certeza que será um sucesso!! Beijos!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Anna, é ótimo pensar nessa quebra mesmo, por segurança. Meu casamento foi em um feriado, foi na capital mas a maioria dos convidados era do interior e de outros estados e tivemos uma quebra de 30%. Pra você ver como teríamos perdido dinheiro se tivéssemos fechado o número exato dos convidados!! As dicas ajudam bastante pra ter uma ideia mesmo né? Sempre considero melhor contratar para um número menor e ajustar próximo da data, se assim for necessário, já que a maioria dos buffets não reembolsam em caso de comparecer menos pessoas do que contratado. Beijos!!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe