Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Drielly
Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro

Tem idade certa para se casar?

Drielly, dia 18 de Dezembro de 2017 às 13:32 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 126

Teminha polêmico né? rsrs

Mas senti vontade de ler a opinião de vocês sobre isso. Sei que cada uma vai falar uma coisa e vai principalmente DEFENDER seu ponto de vista.

Eu tenho lido e visto muitas meninas bem novinhas já noivas se preparando pra casar. GERALMENTE a maioria é evangélica.

NÃO ESTOU AQUI PARA JULGAR NINGUÉM OK?

A Drielly hoje casada tem 30 anos. Mas já teve 16.

Aos 16 EU: jogava queimada na rua, brincava de pique bandeirinha, ficava jogada no sofá de pijama de manhã assistindo desenho, tinha coleção de Barbie, não pensava em me entregar sexualmente a ninguém, queria beijar na boca do meu namoradinho na época, amava ir ao cinema com as amigas.

Aos 16 EU não tinha maturidade para PENSAR em casamento, cuidar de casa "sozinha" (ajudava minha mãe nas tarefas, mas nunca pensei em ter minha própria casa nessa idade), não pensava em ter emprego. Aos 16 EU ouvia do meu pai o seguinte:"namoradinho só com 20 e casamento só com 30, depois de formada."

Se eu pudesse escrever uma carta hoje, aos 30, para a Drielly de 16, e entregar lá no passado eu diria:

"DRIELLY DE 16, AQUI É A DRIELLY DE 30... CONTINUE BRINCANDO, SENDO ADOLESCENTE, CURTINDO BEM MOLECA COMO VC ESTÁ. NÃO PULE FASES, NÃO APRESSE A VIDA. VC VAI QUEBRAR A CARA, VAI CHORAR COM NAMORADINHOS, VAI FICAR DE CORAÇÃO PARTIDO. MAS VC VAI ACHAR A PESSOA CERTA! A MATURIDADE AO LONGO DOS ANOS VAI FAZER DIFERENÇA NESSE ENCONTRO. O SOFRIMENTO, OS TOMBOS, O JOELHO RALADO VAI TE FAZER UMA MULHER FORTE E PRONTA PARA INICIAR UMA FAMÍLIA. O QUE VC ESTÁ VIVENDO HOJE AOS 16 AINDA NÃO É SUFICIENTE PARA TE ENGRANDECER MENTALMENTE...MAS ANO APÓS ANO VC VAI ADQUIRIR MAIS EXPERIÊNCIA E SUA PERSONALIDADE VAI SE DESTACAR. NÃO PULE DEGRAUS, SUBA UM DE CADA VEZ. O MOMENTO CERTO VAI CHEGAR..."

Aos 30 eu já : estudei, fiz duas faculdades, vi meus pais se separarem, tirei carteiras de carro e moto, conquistei bens materiais, viajei, conheci pessoas, culturas, quebrei a cara várias e várias vezes, tive dois relacionamentos abusivos.... saí da redoma de vidro.

Família sempre foi minha base e sempre ouvi dos meus pais para focar primeiramente nas experiências de vida, nos estudos, nas conquistas e depois em noivado, casamento.

Respondendo a pergunta no título: não, não acho que tem idade certa. Mas eu acredito PIAMENTE que a experiência de vida (que só os anos e as fases - e dificuldades - da vida nos proporcionam) conta e MUITO para saber se é o momento certo ou não.

giphy.gif

Eu, Drielly, não teria , aos 16, estrutura emocional para dar um passo tão grande assim.....

E vc, que me lê e tem mais de 25 e poucos anos... teria essa ousadia aos 16 anos?

126 Respostas

Última atividade por Marina, dia 10 de Julho de 2020 às 14:23
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oooi, amei seu texto!

Particularmente, eu acho que o casamento de menores de idade deveria ser proibido no Brasil. Acho importante para o combate do casamento infantil e adolescente; prática que, comprovadamente por estatística, aumenta os níveis de pobreza, falta de estudo, falta de planejamento familiar e piora da qualidade de vida em geral, especialmente no caso das mulheres. Acho que, se dois adolescentes se amam muito a ponto de quererem se unir, eles poderiam ter acesso apenas à união estável. Fazendo 18 anos, se estiverem certos disso, aí sim assumir o compromisso civil do casamento.

Bom, dito este meu posicionamento político, haha, eu queria relembrar de um estudo que saiu há alguns anos (em 2016) e que várias de vocês devem ter lido também. A Universidade de Utah estudou vários casais para entender a taxa de divórcio. Descobriu que os casamentos realizados entre as idades de 28 e 32 anos foram aqueles com o menor números de divórcios nos primeiros 5 anos de união. Fica aí a curiosidade. Smiley winking

• Responder
  • Baby
    Noiva Novata Novembro 2020 Minas Gerais
    Baby ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho 16 anos e logo vou me casar. Eu acho que depende da vivência de cada um. Eu desde pequena fui incentivada à isso, com 12 anos de idade já pensava sobre. Isso sobre perder infância ou algo assim, não acho que tenha muito haver. Pois eu aproveitei muito a minha infância, brinquei de mais e não tenho do que reclamar. Penso que já estou preparada, talvez seja imaturidade minha, não sei, mas é assim que penso. Meu namorado tem 18 e é a pessoa que eu quero passar o resto de minha vida. Estamos juntos vai fazer 1 ano em setembro.

Agora um ponto a ressaltar sobre as meninas serem, no geral, evangélicas. Meus pais são, mas eu não quero ser e nem me dou bem com essa vertente do cristianismo. Eles são muito rígidos e é óbvio, sem sexo antes do casamento, sem ir dormir na casa do namorado, só ir ver ele fim de semana, ficam por perto quando ele está aqui, o que é muito chato. A família dele é de outra igreja, mas também é evangélica, é quase a mesma coisa, mas deixam ele dormir aqui. Sobre a gente, já fizemos sim, sexo, mesmo sem meus pais ou os deles saberem, e também já somos bem ''"maduros"" para a idade. Pois, ele começou a trabalhar com 12 anos e eu já comecei a pensar sobre diversos assuntos da casa com a mesma idade. Com 16 anos procuro um emprego e já penso no que quero ser da minha vida. Ele faz faculdade de Ed Física, começou esse ano, e eu pretendo fazer de História. Ambos somos bem cabeça aberta e pretendíamos apenas morar juntos quando eu fizesse 18, sem a permissão dos pais, óbvio, e depois quem sabe casar.
    Mas as nossas famílias não nos dão privacidade. A gente é bem ativo sexualmente, mas é difícil conseguir uma oportunidade. Nós queremos viver juntos logo, então optamos por nos casar. Não sei como a sociedade enxergará essa decisão nossa, talvez como "imaturidade" nossa, "impaciência", mas nós realmente temos certeza do que queremos.
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Principiante Novembro 2019 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Noivinha.

Tenho 23 anos e meu noivo 26. Começamos a namorar quando eu tinha 12 anos e ele 15. É eu sei que foi bem cedo, porém amadureci muito nesses longos 11 anos.

Terminamos e voltamos diversas vezes. Conheci outras pessoas, tive outros namorados, fui a baladas, e conheci uma pequena (bem pequena) parte do mundo e o que ele tem a oferecer. Mas isso nunca combinou comigo, eu não sou assim.

Enfim, voltamos. Namoramos por 5 ou 6 anos seguidos, e terminamos. Quando finalmente voltamos, resolvemos ficar noivos. A essa altura ele já estava formado na faculdade e trabalhando. Agora que eu me formei nós vamos começar os preparativos do casamento.

Tudo isso para dizer: Tem pessoas e pessoas. Algumas querem explorar o mundo, e tudo o que ele tem para oferecer. E outras que pretendem conhece-lo juntos, crescer juntos!

Há pessoas que tem a sorte de encontrar o amor da sua vida cedo. Meus pais se casaram com 18 anos, e esse mês estão completando 25 anos casados. E há pessoas que tem 40, e ainda não encontraram com quem dividir a vida.

Na MINHA opnião, não escolhemos a hora que vamos conhecer a pessoa ideal.

• Responder
  • Letícia
    Noiva Esperta Julho 2019 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom..eu tenho 23 anos, me caso ano que vem, com 24 completos...teoricamente para muitos sou nova ainda para casar...

Sempre tive um sonho de casar, na igreja, com festa e tudo muito tradicional.

Meu primeiro namoradinho foi aos 14 anos, ele me fez sofrer muito, ele tinha 23 anos, mas nunca tive aquele sonho de casar com ele não..não era a pessoa certa, depois que tudo acabou, tive mais certeza ainda que ele era uma péssima pessoa.

Tive alguns namoradinhos depois disso, levei uns três rapazes na minha casa, mas era namorico bobo, não durava nem três meses rsrsrs eu fiquei totalmente desapegada emocionalmente.

Com 16 anos comecei namorar um moço 3 anos mais velho que eu, namoro durou um ano, esse sim me fez de otária..pintou e bordou com a minha cara, largamos, sofri horrores... eu já estava trabalhando no meu primeiro emprego nessa época, sempre fui muito madura, independente, nunca dei trabalho para os meus pais.

Com 17 anos, ainda no meu primeiro emprego, fiz amigas e após o término comecei a ir em festas, barzinho..conhecer pessoas, lugares... nem me passava pela cabeça casamento...

Meados de junho/julho de 2012 conheci meu noivo no trabalho, adicionei ele no face e começamos a conversar...ai veio a surpresa eu 17 anos e ele 30 Smiley surprise

Descobri que ele era vizinho de frente da minha tia,(destino) e olha que eu nunca tinha visto ele por lá...

Saímos, começamos a namorar tipo já no outro dia, e cá estamos nós, vamos completar 6 anos juntos.. e com ele sempre tive essa certeza em casar, constituir família e uma vida juntos.

Fiz 23 em 26/01 e ele vai completar 36 agora dia 11/02 e nos damos super bem, hoje vejo que rapazes da minha idade eu nunca daria certo, pq sempre fui muito pra frentex..como diz minha mãe rsrsrs

• Responder
  • Caroline
    Noiva VIP Novembro 2019 Santa Catarina
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Dry.

Faço 25 anos em junho e comecei a namorar bem cedinho, com 14 anos já estava namorando. Foi aquela primeira paixão, como se nunca mais amaria alguém assim.

Eita bobagem...

Me arrependo muito de ter começado a namorar cedo, graças a Deus depois esse relacionamento acabou (rsrs), se não nem sei como seriam as coisas hoje. Sempre quis casar, mas tinha a prioridade que era estudar antes.

Estou com meu marido a 8 anos já, começamos a namorar quando eu tinha 16 (casamos no civil ano passado, mas já moramos junto há bastante tempo, por conta de acontecimentos da vida né).

Foram tempos difíceis, mas consegui terminar minha faculdade e agora estamos planejando nossa festa, já que sempre foi nosso sonho.

Se eu olhar para trás penso que poderia ter aproveitado bem mais minha infância/adolescência, mas acho os acontecimentos da minha vida fizeram eu amadurecer muito cedo, fazendo com que outras coisas não me interessassem mais.

Também acredito que tudo acontece por uma razão né, e no fim não me arrependo do resultado que tenho hoje.

• Responder
  • A
    Noiva Constante Abril 2019 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sempre fui muito madura, mesmo na adolescência. Comecei meu primeiro relacionamento aos 14 anos, e por ter a maturidade citada acima não passava pela minha cabeça casar, eu queria trabalhar, estudar e ter uma independência.
    Esse relacionamento durou 4 anos, aos 18 eu me vi solteira, e foi assim por 1 ano, aproveitei um pouquinho rs.
    Aos 19 conheci meu segundo namorado e a essa altura já estava na faculdade. Vivi um relacionamento bem tranquilo, me dava super bem com toda a família dele, ficamos juntos por 8 anos (pasmem, sim 8 anos!) .... em janeiro do ano passado tivemos uma briga boba, por ciúmes, ficamos separados e isso me mostrou que ele não era o cara que eu queria ter uma vida. Smiley cry Foi um baque muito grande, família, amigos e tudo que envolvia nossas vidas se romperam...

Conheci meu noivo no trabalho (trabalhamos juntos até hj), e com todos esses acontecimentos, nos aproximamos como amigos. Resultado, 1 mês depois de tuuudo isso acontecer estávamos namorando, pra ser mais exata em fevereiro de 2017! Fomos morar juntos em junho de 2017 e desde então estamos nos preparando para casar.

Já ouvi várias historias parecidas com a minha, de quem namora muitos anos, e não se casa com a pessoa. Bem, foi tudo muito rápido, mas se eu não tivesse tido todas essas experiências, hoje eu não teria maturidade para dar inicio a uma vida a dois. Tinha certeza? Claro que não! Morar juntos está me ajudando a entender e aceitar todos os defeitos (que sim, todos eles tem), a conviver em paz e harmonia, a ceder, a amar, e a cuidar (pq sim, casamento é feito de cuidado e respeito).

Certeza das minhas escolhas eu nunca vou ter, ninguém tem. Mas me sinto segura com ele, e amada por completo. E esse passo não foi dado por ter estudado, e nem por ter um trabalho, carro, casa etc ... Mas por ter vivido tudo que eu vivi até agora.

Hoje tenho 27 anos, me caso em abril de 2019. Estou feliz! Smiley heart

• Responder
  • Priscila
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Debate maravilhoso!!!

Sempre sonhei em casar, isso vinha desde muito cedo, mas aproveitei muiiiito minha adolescência e mocidade, (não que esteja velha), mas casada há quase 2 meses com 28 anos, vejo que a melhor coisa foi viver cada fase no seu devido momento, aos 16 anos fiquei muito na rua até tarde, sem preocupação, não combinava roupa, não preocupava com unhas feitas, sobrancelhas ou cabelo, só queria briiincar e curtir, na mocidade tempo dos 18 até então, não tinha aquela coisa preciso CASAR, mas as ideias mudam, sai muiiito, viajei, conheci muita gente, chorei por amores não correspondidos, beijei, trabalhei em varios serviços e comecei a faculdade, hoje não tenho mais a vida de solteira, outras prioridades, outras preocupaçoes MAS não me arrependi de nada o que fiz e vivi, tudo teve o seu momento!!!!

Smiley love

• Responder
  • Geovanna
    Noiva Constante Julho 2020 São Paulo
    Geovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom... tenho 17 anos e estou me preparando para casar aos 20, e acho que maturidade vem sim com vivencia, nunca pensei em me casar tao nova, desde meus 12 anos sonhava em terminar a faculdade e comprar uma casa e depois pensava em casar, sonhava em ser financeiramente estavel( e olha que eu era bem novinha para pensar nessas coisas) mas hoje com 17 meu (só 5 anos depois) me vejo com um pensamento completamente diferente, eu amadureci de uma forma que ninguem na minha idade é! E nao estou casando pela religião( sou catolica) nao estou casando por pressão familiar( inclusive boa parte da minha familia diz que sou nova demais) estou casando por amor depois de quase 3 anos de relacionamento (quando o dia C chegar 5 anos) e nao me sinto mal muito menos errada em pensar em casar "COM ESSA IDADE" afinal o que conta para um casamento não é idade e sim AMOR...
    • Responder
  • Raiane
    Noiva Esperta Maio 2022 Pernambuco
    Raiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dry, amo seus debates sempre leio as vezes não comento por falta de tempo, mas você sempre arrasa 😍. Tô com saudades de ti ver no Instagram rsrsrs.
    • Responder
  • Luana
    Super Noiva Março 2018 Paraná
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dri, perfeito! Eu vi a minha história nas suas palavras! Hoje, com 6 meses de casada no civil, e a 36 dias do casamento religioso, com 26 anos completos, formada, com a minha casa e carro adquiridos com muito esforço, eu ainda penso: será que é a hora?

Não digo isso no sentido de ter dúvidas em relação ao casamento, ou ao meu marido. Mas no sentido do desafio, que esses poucos meses de casada já me mostraram. A vida há dois é muito complicada e ao mesmo tempo deliciosa, e eu acho (minha exclusiva opinião), que você só consegue se entregar por completo a um casamento, quando você conclui fases "anteriores" da vida, como as que você citou, quebrar a cara, namorar, estudar etc... Eu jamais teria hoje, a vontade de viver eternamente com o meu marido aos 16 anos... Talvez hoje, se eu tivesse pulado a minha juventude eu nem casada estivesse mais, porque a liberdade dos 20 anos fazem muita falta, mas como tudo na vida passa, se forem bem vividos abrem espaço ao novo, ao sólido... Jamais trocaria a vida de hoje para voltar ao passado, mas com toda certeza voltaria ao passado para modificar muitas coisas, porém se elas não tivessem acontecido eu não teria tido a rica experiência de cair e levantar e me tornar de fato uma pessoa completa, mesmo que ainda aos 26 anos pra uns, e jááá com 26?! pra outros...

Acho que cada pessoa, cada personalidade e cada estrutura familiar criam indivíduos para o mundo, e é direito de cada um viver como bem entender, mas eu ainda acredito que tudo tem seu tempo, e pular espaços na maioria das vezes trazem consequências pesadas demais para se carregar, muitas vezes até para o resto da vida.

• Responder
  • Andressa
    Noiva Constante outubro 2018 Rio Grande do Sul
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o debate, li tudo e com certeza concordo com algumas de vcs...

fui morar com um namorado aos 24 e voltei pra casa aos 25 anos... e era o amor da minha vida, eu achava que era kkk

quando fui morar com meu noivo eu tinha 28 anos e vou casar agora com 33, oficializar no caso, sou outra pessoa que era aos 24... imagina do que eu era aos 16...

qdo tiver filhos, tenho até pena deles, rsrsrs, pois vou ser mto rigida... mas funcionou cmg...

• Responder
  • Mônica
    Noiva Principiante Abril 2018 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Conheci o meu namorado aos 16, e hoje aos 23 me sinto bem mais madura, já terminei uma faculdade, sou concursada e terminamos nossa casa esse ano... com certeza crescemos juntos. Hoje me sinto preparada para casar.

• Responder
  • Andreza
    Noiva Esperta Abril 2020 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu com 16 anos já estava começando a trabalhar, mais nunca tinha pensado em casar com essa idade, nem namorado tinha rss. Meus pais sempre falava que eu tinha que estudar, e eu tbm tinha isso em mente, estudar e me estabilizar financeiramente pra poder comprar uma casa, e aí sim pensar em casamento. Hoje com 31, tenho 2 faculdades, trabalho na minha área, tenho carro, e estamos terminando a nossa tão sonhada casa. Não me arrependo de ter esperado pra casar com a pessoa certa, acredito que se tivesse feito isso com 16 ou aos 24 no outro relacionamento que tinha, já teria me separado. Todo mundo fala que aos 30 vc ta velha pra isso ou pra aquilo, eu não acho, aos 30 me encontrei como pessoa, vivo a melhor fase da minha vida e vou me casar com 33 com uma pessoa maravilhosa e tenho certeza que será pra sempre. Smiley smile

• Responder
  • Thais
    Noiva Esperta Junho 2021 Rio de Janeiro
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu com 16 conheci meu noivo(na epoca namorado claro), já trabalhava e ainda estudava, hoje olhando pra tras fico feliz de ter esperado 5 anos pra noivar e casar com 24( confesso que acho meio cedo) mas depois desse tempo todo eu realmente estou disposta a passar o resto da vida com ele. Nunca nos meus 16 pensei em casar rsrs, nos não tinhamos as minima condição e é de conhecimento geral que um dos maiores motivos de briga entre casais é a vida financeira.Hoje ainda não temos tantas condiçoes rsrsrs POREM estamos mais experientes e maduros pra lidar com a vida adulta, com 16? eu so queria estar de ferias pra assistir desenho de manha e não me preocupar com quem paga a tv ou a internet isso não era mto problema meu e isso ate que era bom vc não ser responsavel por nda, e tenho certeza que minha mãe tb não permetiria por isso.

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Drielly!

Adoro os seus debates...

Tenho 22 anos, mas já passei por tanta coisa nessa vida...

Tive que amadurecer muito cedo. Dos meus 7 aos 9 anos, já ia visitar meu pai na cadeia. E sabia que lá, eu tinha que ser esperta, para que outras famílias dos presos não jogassem drogas nas minhas sacolas, etc. Era assustador... Aos 9 anos, meu pai faleceu, e eu entrei numa profunda depressão. E desde esse momento, amadureci muito. Aos 14 anos, já estava em um relacionamento abusivo. Como já tinha certeza do que eu queria pro meu futuro, dei um basta. Aos 15/16 anos conheci meu noivo, que na época tinha 20 anos. Daí em diante começamos a traçar nosso futuro juntos. Já temos casa própria e somos formados. Apesar da pouca idade, sempre tive uma grande responsabilidade em tudo. Pois, não tive um pai para me ajudar na faculdade, casamento, etc. Trabalho desde os meus 16 anos. E posso dizer, que não vou sentir nem um pouco de vontade de balada, de conhecer outros caras, etc. Acredito que tudo acontece por uma razão. O meu noivo é meu grande amigo, e adoramos viajar juntos, sair juntos, ou apenas ficar em casa assistindo Netflix. E esse vida, eu não troco por nada. Então, não existe idade certa pra casar. O que vem ao caso é saber se o casal está preparado para casar ou não. Conheço uma pessoa que esperou até os 30 e poucos para casar, mas que aproveitou tanto a vida, que não teve tempo de se relacionar com ninguém, aí quando começou a se relacionar, não conseguia se dar bem com ninguém, porque não estava preparada para aquela situação. E hoje está sozinha.

• Responder
  • Jaqui
    Super Noiva Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Jaqui ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu aos 16 anos estava vivendo as consequências da separação dos meus pais, estava terminando meu segundo grau, nem pensava em me casar , hoje aos 34 anos eu agradeço por tudo que eu passei, as decepções amorosas que eu tive me fez ter a certeza de que minha escolha ao casar hoje e com o Gui é a melhor coisa que eu farei e que venha Novembro!!!

• Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Fevereiro 2020 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aos 15 anos comecei a namorar e tive um relacionamento terrííível, ele era abusivo, me tratava como lixo, mentia que os outros me chamavam de louca pelas costas e claramente não me correspondia (hoje eu sei porque: Ele é gay, hahaha), foi terrível, mas na época, eu era tão apaixonada e cega de amor, que achava que era com ele que eu me casaria.
    Quando terminamos, eu ficava indignada pensando "como assim? Ele é o homem com quem eu vou casar, não podemos terminar!" Hoje eu vejo que foi coisa de Deus me tirar dessa, mas, por mais que tenha sido uma fase difícil demais, hoje vejo que me fez bem, me fez crescer, e me fez ser muito chata pra escolher homem.. Na verdade, meu boy magya foi guerreiro para conseguir ficar comigo.
    Hoje, já fiz várias coisas que considero importantes para se fazer e conquistar: Morei fora, estou quase me formando na faculdade, quebrei a cara com amigos, emprego, família, me reergui, consegui um trabalho que me satisfaz, e eu acho isso importante, não pular fases, por exemplo, eu sei que quando eu casar, fazer um intercâmbio vai ser mais difícil, e como isso era um sonho, acho super importante eu ter feito isso antes.

Além disso, acho que muita gente não se questiona direito sobre o porquê de se casar, né? Vejo muita gente que as vezes vive uma situação mais complicada em casa, não se dá bem com os pais, etc, e casa só como "fuga", também, vejo na minha igreja mesmo, gente que casou apenas porque queria esperar até o casamento, mas não tava se aguentando, aí apressaram o casamento só por isso hahaha. Não que esperar seja errado, vejo casais que fazem isso com um sorrisão no rosto, e realmente querem deixar a parte do sexo para depois do casamento, esses dias mesmo, fui a um casamento de um casal que ficou 10 anos juntos, e virgens, você vê que eles não tavam se apressando.
    Mas acho que algo que falta as vezes, é uma reflexão dos reais motivos para se casar, independente da idade, mas obviamente, a maturidade é essencial.

• Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2018 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ei Dri, olha realmente lendo o debate e voltando lááá nos meus 16, 17, 18 aninhos eu com certeza não teria coragem de assumir um compromisso tão cedo. Na minha cabeça eu já tinha total consciência de que ainda queria viver muitas experiências antes de me casar e realmente VIVI!

Hoje (com 31 anos) posso dizer plena e convictamente que tenho mais maturidade de assumir o compromisso do matrimônio e com total certeza daquilo que quero para minha vida!

• Responder
  • T
    Super Noiva Junho 2019 Minas Gerais
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dri não tenho mais de 25 anos kkkk

Tenho quase 22 anos e comecei meu relacionamento aos 19 anos e hoje vejo perfeitamente que aos 18/19 e 20 anos não tinha nenhuma maturidade para casar.

Posso compreender agora muitos assuntos e problemas que antes seria motivo de descabelar kkkk (literalmente). Não sou muito velha, mas já terminei uma faculdade, sei que ainda preciso amadurecer muito e estou no caminho para isso.

Hoje percebo que casamento não é só vestido e procurar fornecedor na internet, é assumir um compromisso importante e construir uma famíliaSmiley heart

Obrigada por trazer um assunto tão bom como esse para a comunidadeSmiley kiss

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahaha adoreeeeeeeeeei o fato de reconhecer que ter quebrado a cara te fez mais madura. Arrasou! Aconteceu comigo tambem!!!

Sua maravilhosa!!

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Aline!

A fase dos 30 (30 e poucos) é maravilhosa ne?

Também conheço casais novos que deram super certo. Mas eu vejo tantas noivas novinhas aqui falando que não vão precisar abrir mão de nada, renunciar nada... e a gente sabe que não é assim. Mas, é isso ai hahaha. Que venha o casório!!!!! ♥

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que legal seu relato, Sarah!

Vc aparenta ser muito madura pra sua idade. Sobre as meninas cristãs eu já vi tanto acontecer sabe? É lamentável. Mas também já vi lares concretos com jovens que casaram cedo mas amadureceram a cresceram (e continuam juntos!).

Que Deus abençoe seu casamento e que vc continue com essa visão madura das coisas. Beijao sua linda!

• Responder
  • S
    Noiva VIP Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amo seus debates.

Acho muito legal seu ponto de vista.

E concordo com você que muitas meninas evangélicas(também sou) casam por impulso da vontade pelo sexo e muitas vezes se frustram pq na maioria das vezes não tem formação, trabalho, vida profissional e nem nada. E são obrigadas a viver as custas de marido

Vou casar aos 22 anos, hoje tenho 20 já estou terminando uma faculdade, também estou tirando a carteira de habilitação, falo inglês e acho que por ter sido criada só pela minha mãe amadureci muito cedo. (uma curva na história)

Afinal, reconheço que a maioria das meninas inclusive minhas amigas tem titica de galinha na cabeça e agem por impulso e ao inves de chorar por namoradinhos, tem que viver chorando por maridos.

Você arrasou em trazer esse tema pq as meninas pensam que casamento é só a festa mas e o dia após a festa? pós lua de mel?

É uma vida a dois, uma lar pra dois cuidarem, criações diferentes que precisam entrar a cada dia em um consenso...

Realmente, acho que MATURIDADE importa pra casar. Pra mim a idade não influencia se você tiver maturidade.

• Responder
  • Aline
    Noiva Constante Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Drielly sempre arrasando nos debates! ♥

De fato, eu acho que a falta de bagagem pesa na hora de assumir um compromisso tão sério como casamento. Eu estou com 33 agora e, particularmente, acho que os 30 são a melhor fase da vida pra tudo! rs... Casar, construir um lar, ter filhos, curtir a família... Mas tem muitos casais novinhos que têm relacionamentos muito saudáveis e duradouros, isso é relativo. Eu acho que as pessoas não devem se casar por impulso ou alguma exigência, só isso. Mas, se quiserem começar a vida de casados, têm que ter em mente que isso vai demandar algumas renúncias e muita sabedoria. Eu acredito que agora é que estou preparada para tal e estou curtindo a melhor fase da minha vida ao lado do meu amor. E que venha o casório! rs... Bjs.

• Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Com 16 eu tinha acabado de dar meu primeiro beijo e nunca que eu pensaria em namorar e muito menos casar kkkkk
    Fui ter o primeiro namorado aos 19 e depois dele só quebrei a cara e isso foi FUNDAMENTAL e PRIMORDIAL pra eu me tornar a mulher que sou hoje aos 24 anos!
    Amei seu debate Dri, como sempre!!

*Eu já tinha respondido lá em dezembro mas respondo de novo porque eu adorooo seus debates!!

• Responder
  • A
    Super Noiva Novembro 2017 Santa Catarina
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa Drielly de 30!!!

Amei seu post viu...

Tenho 32 anos e penso a mesma coisa, com 16..18..20 nem pensava em casar jamais.

E ainda não casei, rs. Não por falta de maturidade minha, mas...depende do outro querer.

E acredito que se eu tivesse casado mais nova eu não teria 1/3 do que tenho hoje, tanto de bens materiais como de experiências vividas.

Tudo tem seu momento, não vamos acelerar as fases da vida, tudo já passa tão rápido..pra que ter pressa.

Amei. Parabéns!

Felicidades sempre.

• Responder
  • Thamilys
    Super Noiva outubro 2018 Minas Gerais
    Thamilys ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mulher, que post incrível. Amei.Smiley heart

• Responder
  • Jade
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Jade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dri o post foi ótimo e eu sinceramente com 16 anos (agora as vezes acho que não imagina nessa idade kkk) não teria estrutura nem uma para casar, era muito moleca, tudo bem a maturidade vem a cada um em momentos diferentes mas 16 anos nem escola terminou, muitos nem conheceram a si mesmo. Então nesse ponto concordo com vc, é bom esperar mais um pouco.

• Responder
  • Aurélia
    Noiva VIP Junho 2018 Ceará
    Aurélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa casadinha adorei o seu relato. Com 16 nem namorava que dirá pensar em casamento... também como você não pulei fases...vivi as etapas como deve ser...mas cada pessoa tem uma vivência né...

• Responder
  • Pati
    Noiva VIP Julho 2018 Paraná
    Pati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noossa Driiiii Ameeeeeeeeeeeeeeeei seu post!!!!

Eu concordo plenamente.

Eu sempre fui beeem sonhadora sabe, vou dividi um pouco do meu pensamento sobre isso: assim como voce, com 16,17 anos, eu era uma garota cheia de amigas, eu sempre fui muito ingenua, comparada as minhas amigas, todas elas só pensavam em namorar e tal, enquanto eu nao pensava nisso, eu gostava de estudar, eu pensava no meu futuro profissional, mas tbm gostava de sair pra balada, curtia "ficando" com um ou outro cara, mas nunca namorei, ja minhas amigas namoravam e terminavam muito rapido... Elas perderam a virgindade com seus 17, 18 anos, enquanto eu era a pura como diziam os caras... Quando eu fiz 20 anos, conheci um cara muito legal, ele era muito centrado, estava estudando para ser policial, e a gente era bons amigos, mas ele tinha um problema muuuuuito serio de depressao e por causa dos problemas em casa nosso "relacionamento" que tava mais pra uma amizade colorida, nao funcionou e ele desapareceu da minha vida. Posso dizer que curti muito, eu entrei pra faculdade com 20 anos, tive muitos amigos malucos que tentaram me levar para o caminho "do mal", eu vejo que naquela época se eu tivesse arranjado um namorado eu não estaria preparada para nada disso que eu vivo hoje. Quando estava no meu ultimo ano da faculdade, eu havia começado a participar de um grupo de jovens na minha igreja, isso pq minha irmã havia me chamado... Eu estava com 23 anos e foi quando conheci meu noivo, no grupo de oração.. Ele era o coordenador, e a gente se tornou bons amigos...

Eu simplesmente agradeci a Deus, porque eu ja estava me tornando uma mulher madura, e desde quando começamos a namorar, eu soube que ele era o homem certo pra minha vida.

Hoje estou com 25, quase 26 anos... E vou me casar com meu noivo, que está com29 anos... E sonhamos em ter 4 babys lindos!!!! (Siiiim amamos criança)

Então assim como você Dri, se eu tivesse meus 16 ou 17 anos... Eu jamais me casaria nessa idade.

Mas nao julgo ninguem nao, acho que se for pra dar certo vai dar certo, e se for pra algo de errado acontecer, bom, daí a gente aprende com os erros.

Beijinhos!!!

• Responder
  • Cristina
    Noiva Ativa Julho 2019 Rio de Janeiro
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sua lindaaa!!!

Poxa, eu não me vejo nos adolescentes de hoje em dia. Eu fui uma menina alegre, sorridente, de bem com a vida e muito mas muuuuito sonhadora. Achava que nada de ruim aconteceria comigo, pois vivia no meu mundo da Disney.

Mas depois de passar por uns bocados, lidar com pessoas, situações e crises, percebi que o tempo ajuda mesmo. Não temos que atropelar nada. E eu era assim, acredita?! Queria ter minha independência, queria sair de casa, queria morar junto com o boy magia da época, queria ter minha vida sexual logo... Ô FASE LOUCA. Ainda bem que passou!

E aaahhh, obrigada pelas felicitações!!! Smiley love

• Responder
  • Thaís Borges
    Noiva Ativa outubro 2018 Minas Gerais
    Thaís Borges ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quando eu era nova, achava que ia casar cedo.. Mas Deus sabe de todas as coisas. Idade não interessa quando se acha ou tem a certeza que está no momento certo de se casar. Hoje, com 26 anos, vejo que pra mim está na hora. A Thaís de 16 anos não teria maturidade e nem teria experiência de vida o suficiente pra lidar com tudo, e com as responsabilidades da vida adulta. Eu fico feliz por estar me casando com 26, pois já me sinto mais preparada! Mas vai de cada um, de cada criação, de cada personalidade.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas