Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Drielly
Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro

Tem idade certa para se casar?

Drielly, dia 18 de Dezembro de 2017 às 13:32

Publicado em Fórum Antes do casamento 126

Teminha polêmico né? rsrs Mas senti vontade de ler a opinião de vocês sobre isso. Sei que cada uma vai falar uma coisa e vai principalmente DEFENDER seu ponto de vista. Eu tenho lido e visto muitas meninas bem novinhas já noivas se preparando pra casar. GERALMENTE a maioria é evangélica. NÃO ESTOU...

Teminha polêmico né? rsrs

Mas senti vontade de ler a opinião de vocês sobre isso. Sei que cada uma vai falar uma coisa e vai principalmente DEFENDER seu ponto de vista.

Eu tenho lido e visto muitas meninas bem novinhas já noivas se preparando pra casar. GERALMENTE a maioria é evangélica.

NÃO ESTOU AQUI PARA JULGAR NINGUÉM OK?

A Drielly hoje casada tem 30 anos. Mas já teve 16.

Aos 16 EU: jogava queimada na rua, brincava de pique bandeirinha, ficava jogada no sofá de pijama de manhã assistindo desenho, tinha coleção de Barbie, não pensava em me entregar sexualmente a ninguém, queria beijar na boca do meu namoradinho na época, amava ir ao cinema com as amigas.

Aos 16 EU não tinha maturidade para PENSAR em casamento, cuidar de casa "sozinha" (ajudava minha mãe nas tarefas, mas nunca pensei em ter minha própria casa nessa idade), não pensava em ter emprego. Aos 16 EU ouvia do meu pai o seguinte:"namoradinho só com 20 e casamento só com 30, depois de formada."

Se eu pudesse escrever uma carta hoje, aos 30, para a Drielly de 16, e entregar lá no passado eu diria:

"DRIELLY DE 16, AQUI É A DRIELLY DE 30... CONTINUE BRINCANDO, SENDO ADOLESCENTE, CURTINDO BEM MOLECA COMO VC ESTÁ. NÃO PULE FASES, NÃO APRESSE A VIDA. VC VAI QUEBRAR A CARA, VAI CHORAR COM NAMORADINHOS, VAI FICAR DE CORAÇÃO PARTIDO. MAS VC VAI ACHAR A PESSOA CERTA! A MATURIDADE AO LONGO DOS ANOS VAI FAZER DIFERENÇA NESSE ENCONTRO. O SOFRIMENTO, OS TOMBOS, O JOELHO RALADO VAI TE FAZER UMA MULHER FORTE E PRONTA PARA INICIAR UMA FAMÍLIA. O QUE VC ESTÁ VIVENDO HOJE AOS 16 AINDA NÃO É SUFICIENTE PARA TE ENGRANDECER MENTALMENTE...MAS ANO APÓS ANO VC VAI ADQUIRIR MAIS EXPERIÊNCIA E SUA PERSONALIDADE VAI SE DESTACAR. NÃO PULE DEGRAUS, SUBA UM DE CADA VEZ. O MOMENTO CERTO VAI CHEGAR..."

Aos 30 eu já : estudei, fiz duas faculdades, vi meus pais se separarem, tirei carteiras de carro e moto, conquistei bens materiais, viajei, conheci pessoas, culturas, quebrei a cara várias e várias vezes, tive dois relacionamentos abusivos.... saí da redoma de vidro.

Família sempre foi minha base e sempre ouvi dos meus pais para focar primeiramente nas experiências de vida, nos estudos, nas conquistas e depois em noivado, casamento.

Respondendo a pergunta no título: não, não acho que tem idade certa. Mas eu acredito PIAMENTE que a experiência de vida (que só os anos e as fases - e dificuldades - da vida nos proporcionam) conta e MUITO para saber se é o momento certo ou não.

giphy.gif

Eu, Drielly, não teria , aos 16, estrutura emocional para dar um passo tão grande assim.....

E vc, que me lê e tem mais de 25 e poucos anos... teria essa ousadia aos 16 anos?

126 Respostas

• Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu AMO AMO AMO receber comentário assim! hahaha

Pode me stalkear a vontade na comu ♥ Fiz muitos debates pra isso mesmo, pra ajudar!

Eu acho adolescente um bichinho tão engraçado! Fico vendo nas ruas, nos ônibus...e me pego pensando :"Eu era assim?" HAHAH ERAAA!

Me dá uma vergonha alheia tão grande hahaha juro pra vc.

O bichinho metido a sabe tudo esse tal de adolescente!

Adoro ler esses relatos de experiência, evolução para adquirir maturidade. Não tem jeito mesmo... experiência a gente consegue com situações e geralmente precisamos de tempo de vida para elas.

(parabeeeeeeeeeeens pelos recem completados 25 anos, sua linda!!! Muita saúde, sucesso, paz, realizações e amor!) ♥♥♥

• Responder
  • Cristina
    Noiva Ativa Julho 2019 Rio de Janeiro
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dri, minha linda, estou te fuxicando dos pés à cabeça neste site. Estou admirada pelas suas conquistas, escolhas e personalidade. Você, sem quebra de dúvida, foi a noivinha que surgiu do além (risooos) que mais me chamou atenção.

Fiz 25 anos há 2 dias, e uma coisa que tenho a falar é: OBRIGADA. Obrigada por compartilhar sua história, os detalhes da sua vida e a saga de casamento.

Desde que me entendo por gente sempre sonhei em casar e ter filhos. Aos 18 anos tinha nojo de cozinhar, então como iria casar?! Não fazia lógica na época e só consigo enxergar isso agora, com a cabeça no lugar. Adolescente é um bicho que cisma com umas coisas sem analisar o futuro, né? Falo assim porque eu fui assim!

Hoje em dia estou terminando minha faculdade, já trabalho na área e estou para tirar a carteira de motorista. Nos casaremos em 2019 e tudo tem dado certo! Consigo ver que meu passado serviu de aprendizagem pro meu futuro e meu momento atual. Passei por situações complicadas, namorei pessoas loucas mas agora Deus finalmente me tirou do deserto e me colocou num jardim, pois é assim que me sinto com meu noivo.

Vamos nos casar completamente amaixonados (de AMOR e não PAIXÃO, rs). Ele terá 30 anos e eu 26 anos!

Idade pesa, pois por trás de cada anoa mais na corcunda aprendemos mais, amadurecemos mais e sabemos escolher mais. Mas a idade não é tudo. Conheço jovens que passaram por muita coisa, que lidam a vida como se tivessem mais idade que eu e são casados e muito realizados.

Mas no MEU CASO, eu não tinha estrutura emocional para dar um passo grande e muito menos estrutura pra tudo que viesse por aí...

• Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Cada um tem o seu caminho particular, alguns vão acertar logo de cara, outros vão ter que voltar pra fila e tentar até achar um alguém, outros nem vão tentar. Enfim, sempre vai ter alguém que acha que você é muito nova... ou muito velha pra casar! Casei com 44 e o meu noivo com 50, sim já tivemos 16.... Lembro que nessa idade, eu era cheia de sonhos, ideias e iniciativas, mas tinha pouca maturidade e "acabativa"... rsrs... Hoje tenho mais para ofertar e também para querer receber. No meu caso, penso que valeu a pena esperar. Smiley heart
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Março 2020 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sei que estou atrasada para esse debate, porém gostaria de deixar a minha opinião.
    Nunca fui de ficar, sempre quieta e na minha, e dizia que eu seria independente e não me casaria. Mas por ironia do destino aos 16 anos conheci o meu noivo e ele tinha 22 anos. Atualmente estamos namorando a 3 anos e 5 meses (tenho 20 e ele com 25), ele já formado e eu terminando a minha faculdade, já compramos um apartamento, ambos trabalham desde os 16 anos. Nossos planos é nos casar em 2020, acredito que as fases e as experiências que a vida dá é importante, porém pra mim é como se fosse tudo a primeira vez e novo, por isso que acredito que NÃO tem idade certa para se casar, você apenas tem que estar preparada para assumir um compromisso a dois.

• Responder
  • Stela
    Noiva VIP Janeiro 2018 Rio Grande do Sul
    Stela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E a rainha dos debates polêmicos voltou!!! Kkkkk brincadeira Dry. Vejo muitas meninas aqui com 15 e 16 já falando em casamento e a grande maioria é devido a igreja que vê como algo ruim um namoro durar mais de 4 anos. Eu começo a ver o problema de um outro ângulo: pelo fato de os pais liberarem para namorar com 15, 16, quando passa 3,4 anos de namoro esse casal recém tá construindo algo e aí vem a imaturidade para um casamento, por já ser uma cobrança. Com 15 eu sofria minha primeira desilusão amorosa. Dos 16 até os 19 sofri com namoro abusivo. Aos 20 encontrei meu príncipe mas sempre brinquei que só me casaria com 30. É algo que ele sempre me questionou é de que jeito eu queria nosso casamento. Ele juntou dinheiro durante 2 anos e meio só para arcar com meu sonho que virou dele tbm. tenho 23 anos e ele tbm e a gente sabe que vamos apanhar muito ainda mas algo que vem da nossa base é amizade e respeito. Não pra ter um casamento na base de fantasia e romance. Tenho várias amigas que se casaram com 19 com festão e 10 meses depois estavam se separando. Amigas de 30 que descobriram que são felizes solteiras e no casadas. Eu não acho que tenha uma idade certamente há uma idade própria. Casa próprio, carro próprio, acho válido quem consegue antes mas acho lindo quem consegue junto no casamento. Há um descontrole emocional muiiito grande que acaba pulando etapas importantes. Espero que elas lendo abram os olhinhos que dá para viver mais e adquirir um pouquinho mais de experiência antes de enfrentar um casamento.😘
    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acredito que dependa de mts outros fatores, além da idade. Já vi casamentos desfeitos por imaturidade de casal com 33 anos e outros que deram super certo com a noivinha de 17. Conta a educação dos noivos, sua estrutura familiar, valores, condições financeiras, vida acadêmica, sonhos e projetos... Na verdade, é um "combo"; quando se tem o pacote (ou parte significante dele), considera-se pronto. rs

Eu, com 16 anos, não pensava em me casar. Mas já namorava o meu noivo e tínhamos sonhos juntos. Hoje, com 24, é mt mais tranquilo de assumir tamanha responsabilidade. Estou mais preparada, óbvio! Mas o nosso "combo", naquela época, não estava pronto. Para outras pessoas, com outro estilo de vida, talvez estivesse. É algo mt pessoal, difícil de generalizar.

Eu, por exemplo, priorizei minha vida acadêmica. Outras pessoas podem não se importar tanto com faculdade. Até pq tem mts profissões que nem exigem tantos anos de dedicação acadêmica. Vai do estilo de vida de cada um. Smiley winking

• Responder
  • Leticia
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza foi falta de maturidade Dri, na minha cabeça eu só queria sair da casa dos meus pais e não fazia ideia das responsabilidades de um casamento. Hoje sim posso dizer que já tenho um pouco de experiência no assunto. Bjs Dri 😘
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adoreiii o debate Dri e concordo totalmente, você escreveu tudo que eu penso!!
    Nossa eu com 16 até meus 20 era uma pata choca, bobinha, iludida com certas coisas na vida e tive meu primeiro relacionamento aos 19 e meu primeiro beijo foi aos 16, com esse namoradinho quando eu tinha 19 sofri demais, era um relacionamento tão abusivo, digno de novela das 9, até apanhar eu apanhava calada mas com muito custo criei coragem e denunciei, graças a Deus meu sofrimento durou só 5 meses mas me ajudou muito a amadurecer e depois com 21 anos conheci o amor da minha vida e aí amadureci mais ainda, fiz faculdade mas infelizmente minha bolsa deu problema e tive que trancar mas pretendo voltar a fazer!
    Nos meus planos a gente se casaria com 30 anos mas acabou que conseguimos adiantar e eu casei com praticamente 24 anos e tenho certeza que essa era idade pra mim, pelo amadurecimento, fico vendo as meninas de 16, 17, 18 ... e fico pensando nossa que comigo isso nunca daria certo pois eu demorei demais pra ser uma mulher e nessa idade eu não era com certeza não conseguiria casar e fazer outras coisas que fiz na idade que estou atualmente

• Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente, depende de cada uma/um... Conheço quem se casou aos 16 e que vive bem até hoje e também o contrário. Eu, particularmente, com 16 anos não queria nem saber de namorado, muito menos de casar. Sempre pensava que viveria em união estável, no máximo, e boa. Conheci meu noivo na faculdade, meu primeiro e único namorado. Nenhum de nós pensávamos em nos casar, mas... rsrs. Com certeza casamento traz muitas responsabilidades; formar uma família traz. Hoje, com 26 anos, fico pensando em tentar uma promoção na carreira p ajudar a sustentar a casa, firmar mais nos estudos (já sou pós graduada, mas quero me especializar mais para conseguir um emprego/salário melhor), etc. Com 16 eu n pensava em nada disso; então, entendo o q quer dizer nesse post. Parabéns pelo assunto, apesar de polêmico!

• Responder
  • B
    Noiva VIP Maio 2018 Rio de Janeiro
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Debate valiosíssimo Drielly!

Sem querer apontar o dedo, o que eu acho é que muita gente até tem esse desejo de se casar, mas no fundo vê o casamento como válvula de escape, ou passaporte para a liberdade!

É indiscutível que com o passar dos anos vamos colecionando experiências e com elas amadurecendo!

Viver cada fase da vida e absorver o que cada uma proporciona, pra mim é fundamental! Pra que pressa?

Minha maneira de pensar hoje, com quase 27, é completamente diferente da Bianca de 16. Essa Bianca (a de 16), não ficaria casada nem 3 meses.

Não me arrependo de primeiro ter concluído minha graduação, ter tirado minha carteira, ter arrumado um bom emprego, para depois organizar meu casamento com uma pessoa na mesma fase que eu e com seus 30 anos.

Esse é um passo muito importante realmente e precisa ser dado com cautela.

• Responder
  • Carol
    Noiva Constante Abril 2019 Minas Gerais
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito válido o tema. Hoje tenho 27 anos, já formei, tenho duas pos graduações, moro sozinha, tenho meu carrinho. Não acho que seja essas conquistas que me levam a ser alguem mais experiente, mas sim tudo o que passei pra chegar até aqui. Nesse meio tempo tive 3 namoros, 3 decepções. Perdi minha mãe, que foi o momento mais dificil da minha vida, mudei de cidade sozinha..enfim, a vida nos molda para que sejamos capazes de lidar com situações adversas. O casamento não é diferente, não me imagino aos 16 anos com tamanha responsabilidade, e acho pouco provável que tivesse dado certo. Cada um com seu cada um, mas acho importante viver cada fase da vida, sem pular etapas!

• Responder
  • Elaia
    Super Noiva Março 2018 Minas Gerais
    Elaia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei super apoio
    • Responder
  • H
    Noiva Curiosa Janeiro 2019 Minas Gerais
    Hadassa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate!

Atualmente tenho 22 anos, ainda não estou noiva, sou cristã, e tem sido um processo de muito auto conhecimento pensar no meu casamento!

Porque muito mais do que ter independência financeira, diploma, emprego e etc, acho importante casar com consciência. Nós idealizamos muito o casamento, o esposo ... então penso que é preciso ter um tempo pra conseguir olhar pra realidade sem ilusões, entendendo que amar é uma decisão, não simplesmente uma mágica que vai fazer sua vida ser perfeita!

Daí a importância de não se casar tão novinha, é preciso de tempo, e tempo vem com experiência ... pode ser que esse tempo não precise ser muito longo (cada pessoa uma sentença), mas é preciso que ele exista ... e é estranho dizer isso pq eu me considero novinha, mas tb sou louca pra casar kkkk porém acima de tudo quero me casar com o pensamento correto, disposta a passar por tudo que me espera! Tudo de bom Smiley heart e tudo o que não será tão bom como a convivência, as concessões, as dificuldades que podem surgir, enfim, a vida ne kkkk

E eu digo disposta pq ao mesmo tempo, não acredito que ninguém casa pronto pra ser esposo/esposa, posso estar errada, mas penso que a gente só aprende a ser esposa sendo esposa, sabe?!

De qualquer forma, casamento é uma das decisões mais importantes da vida de qualquer pessoa. E é preciso fazê-la com muita responsabilidade! Pensar em todas as variáveis, pra que na hr que vc entrar no seu casamento e olhar seu noivo no altar, vc esteja completamente em paz, sabendo que aquela é a melhor decisão da sua vida! Smiley heart

• Responder
  • Julia
    Noiva Constante Fevereiro 2018 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho 21 anos, nova de acordo com os "padrões de idade certa pra casar".
    Mas sempre fui adepta de ser independente, comecei a trabalhar com 18 anos, fazia faculdade federal, percebi que não tinha aptidão para o curso e resolvi mudar, não parei de estudar, tranquei a faculdade em julho e em agosto já estava em outra, particular, mas eu pagava por ela. Não sou totalmente independente dos meus pais ainda, mas é minha meta. Meu noivo forma em janeiro, antes do nosso casamento, ele tem o trabalho dele também, já conseguimos comprar o nosso apartamento, não consigo bancar muita coisa pois ainda estou na faculdade e estagiária não recebe tanto assim, mas há de chegar o dia em que deixarei o estágio e terei meu trabalho, já tenho planos para um mestrado.
    Nós fazemos a corte, mas nem de longe é o motivo de casarmos. Somos amigos a mais de 17 anos, temos quase 2 anos de namoro e não cedemos às pressões de casar muito rápido. Decidimos por nós mesmos, queremos continuar construindo nossas vidas, realizando nossos sonhos juntos. Temos certeza disso.
    Ainda não atingi maturidade total, penso estar longe kkk mas sei que com 16 anos não tinha nem vontade de namorar, sempre fui mais focada em estudar, me formar, viajar. Tanto que quando decidimos casar senti, e ainda sinto, dificuldade de escolher algumas coisas pois casar não estava em primeiro plano, logo não tinha tudo planejado.
    • Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dri sua Linda! Concordo com você, quando eu tinha 16 anos eu era simplesmente outra pessoa! Sempre fui muito estudiosa e responsável, comecei a trabalhar com 15 anos, apesar disso nessa idade eu era apenas uma adolescente que não sabia nada da vida e nem tinha essa pretenção (ao contrário de muitos adolescentes que acham que sabem tudo), inclusive namorar mesmo eu comecei até tarde e sem nenhuma pretenção de casamento, aliás eu nunca tive essa visão tão romântica sobre as coisas da vida de achar que todas as paixões que tive eram aquele amor para a vida inteira. Eu aproveitei muito as fases da minha vida, quando olho para trás vejo que fiz coisas muito legais, duas faculdades, passei em concursos públicos, fiz intercâmbio, aprendi outras línguas, emigrei e só me casei com 30 anos, por mais que as pessoas digam que casamento não impede de fazer nada eu acho isso muito relativo, porque quando você é solteira você tem uma liberdade de escolha muito maior pois suas decisões diz respeito apenas à sua vida e não a de outra pessoa. Eu conheço pessoas que se casaram muito cedo e não durou muito simplesmente porque não tinham maturidade na época e que hoje se arrependem. Eu sempre vejo esse tipo de debates aqui na comu, meninas com 16, 17 anos, que nem terminaram o ensino médio e querem casar, eu me pergunto se essas pessoas sabem realmente o que é conviver diariamente com outra pessoa diferente dela, se realmente sabem o quanto custa manter uma casa, muitas acham que apenas o amor é suficiente para sustentar uma relação, eu sinceramente quando vejo esses debates eu nem respondo mais porque na maioria das vezes elas querem apenas apoio e nada de críticas, e eu nunca apoiaria alguém nessa idade fazer isso.

• Responder
  • Alexandre
    Super Noivo Junho 2018 São Paulo
    Alexandre ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado, Drielly! Tens o nome de uma madrinha minha. Minha noiva, 3 dias MAIS VELHA que eu, é uma mulher super independente, terminou esse ano a faculdade dela, já projeta sua pós para 2019. Igualmente filha de pastor, somos um ponto fora da curva casando aos 30. Começamos como amigos e fomos agregando cores a essa amizade que mantemos. Eu também não paro de estudar, estou sempre me atualizando, a profissão exige. E, no nosso caso, isso super da certo! A gente sim, tem desavenças às vezes, mas não temos idade mais para draminhas, ela tá certa e ponto hahaha queria ter encontrado ela antes e quando encontrei vi que estávamos indo para o mesmo lado. Idade não é sinônimo de sabedoria, mas a gente já teve 16 e agora temos 30. Enfim, não tem receita para dar certo, no máximo a gente conta o que dá errado e se servir para alguém... Cada casal um caso (:
    • Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já vi de tudo aqui. Às vezes fico até triste com uns debates, a pessoa não tem nem ideia de quanto custa um quilo de feijão. RS ganhou a casa, blz, é a comida? E demais despesas. Eu também não ganhei casa e meus pais não tinham condições de pagar minha festa, com bastante esforço fiz o que pude, mais é uma pessoa até de menor que nem trabalho, porque na maioria das vezes não pode nem trabalhar, só se for de jovem aprendiz.com 16 eu também não podia nem namorar. RS enfim. É um longo assunto. Rs
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaaah sim, eu não casaria na adolescência também, eu queria coisas diferentes, só quis dizer que não julgo quem faz, ou acho errado, acredito que cada um tem o seu momento. Mas se for para aconselhar, não aconselharia a casar tão nova, acho importante conquistar a independência, estudar, etc.

• Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dri eu tb queria ouvir esse pai 😊 O meu não deixava nem eu namorar com 16 anos, quanto mais casar kkkk, meus pais me apoiavam a estudar e eles fizeram certinho!!! Até morar fora do pais (eu fiz intercâmbio no Canadá), meus pais só deixaram quando eu tinha 24, e sim eu ainda era dependente com 24, sai de casa pra morar sozinha com 26 e eles ainda ajudavam. Casar mesmo, só depois de ter conquistado carreira e isso foi já com 30 e pouco rs...
    • Responder
  • Clarisse
    Noiva Master Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo em TUDO!!! Eu com 16 anos tbm era só uma menina! Me casei com 24 anos (faltando 1 mês para os meus 25).. Me formei, sou quase uma pós-graduada, igualmente o meu marido.. Sonhamos juntos, com maturidade para assumir todas essas novas responsabilidades, que são muitas!!

Então tbm não me vejo casando aos 16, nem 18 e nem 20! Acho que tudo tem seu tempo e hora certa, não adianta querer se apressar.

• Responder
  • Karol
    Noiva Constante Março 2018 Paraná
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super concordo, eu sou uma noiva nova, vou casar com quase 21, e apesar de nem fazer tanto tempo assim que tinha 16 anos, nessa época jamais me casaria.
    Aos 16 anos foi quando eu tive a oportunidade de morar fora do país por quase um ano, longe dos meus pais tendo que me virar, sofrendo muito.
    As coisas foram se encaminhando para que hoje estivesse planejando um casamento, porém NUNCA foi meu sonho e prioridade.
    Quando decidimos nos casar a primeira coisa que falei pro meu noivo foi que só casaria quando tivesse terminado a faculdade e com estabilidade financeira.
    Meus pais estão me ajudando muito, mas 100% do casamento somos nós que estamos pagando, estamos abrindo mão de muita coisa, como sair, comer fora sempre, e aprendendo muito com isso.
    Eu vejo alguns exemplos de conhecidos meus que por causa da religião casaram com um ano de namoro, muito novos, e hoje com menos de 6 meses de casado já querem se separar por questão de imaturidade.
    Muitas meninas com 16 anos acham que já estão prontas que só o amor já resolve, mas sabemos que não bem assim, na primeira crise já irão querer voltar para a casa dos pais.

• Responder
  • Tatiana
    Super Noiva outubro 2018 Minas Gerais
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Um debate desses, bicho! Eu super concordo com você! A Tatiana de 16 anos achava que tinha maturidade pra muita coisa (apesar de ver hoje que eu não tinha), mas casamento definitivamente não era uma delas!

Eu acho muito complicado casar muito nova e sempre vou defender essa bandeira. Sei que cada caso é um caso, mas na maioria das vezes o casal quer se livrar das amarras dos pais ou romantiza o relacionamento e o resultado em ambos os casos pode ser devastador.

Mais uma vez, cada caso é um caso e não estou aqui dizendo que ninguém deveria casar novo. Conheço quem casou aos 16 (isso mesmo!) e tá aí, casadíssima e feliz com o casamento até hoje! Mas essa é a exceção, com toda a certeza! E não foi fácil pra eles não! Todo aquele drama adolescente em relacionamentos, eles viveram casados e foi preciso muito apoio da família pro casamento ir pra frente!

O fato é que aos 16 anos eu nem sabia quem eu era direito! Muito menos o que eu queria e quem eu queria na minha vida! Hoje eu sei quem eu sou, o que eu quero, o que eu exijo, o que eu aceito e o que eu não tolero. Hoje eu consigo levar um relacionamento maduro e saudável adiante. Naquela época não!

• Responder
  • Thaís Gregório
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Thaís Gregório ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Menina, que debate, que debate...

Aos 16 anos, tinha acabado de entrar no meu primeiro emprego e trocado de namoradinhos algumas vezes (por que era dessas mesmo rs), mas não me imaginava definitivamente dividindo um lar e até mesmo as contas com alguém, e se pudesse falar algo para essa Thaís seria: "Se permita ainda mais, continue seguindo sua vida do jeito que está e prepare o fígado, por que no próximo ano será o primeiro ano de faculdade e isso será necessário rs".

Tenho colegas da época de escola que casaram com 16 anos e deu super certo, mas acredito que esse seja um grande achado. Partindo do principio que achar alguém "bom o suficiente" para compartilharmos nossa vida já é "ganhar na loteria", imagina a probabilidade disso acontecer com 16 anos, essa é mínima!

Planejando o casamento aos 23, casando aos 24, habilitada, pós graduada, com emprego estável em minha área de atuação e com o melhor companheiro de vida que poderia ter, me vejo madura o suficiente para compartilhar minha vida, meus vícios, manias e contas com um outro alguém, e aceitar todas as peculiaridades dessa outra pessoa, com amor, carinho, zelo e paciência, essa última que com certeza eu não teria aos meus 16.

• Responder
  • Brenda
    Noiva VIP Abril 2019 Santa Catarina
    Brenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faço isso com a minha mãe também! Não vou negar que amo hahahhaahah
    Sim, concordo 100%. Hoje em dia as meninas têm corpo muito rápido, não tem cabeça e acabam pulando etapas mesmo... é complicado, mas também acredito que varia por causa da educação que recebemos em casa.
    Minha mãe sempre foi muito autoritária, mesmo me mimando etc, mas eu sabia o meu limite de tudo. Beijei a primeira vez com 15 anos, hoje ainda sou virgem. Realmente depende muito!!!
    E sim, ele é super paciente. Ele é o equilíbrio do relacionamento, porque eu sou louca kkkkkkk
    Beijo Dri! Adorei o debate polêmicooooo
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sabrina, vc com 20 já viveu muito mais do que muitas de 30 aparentemente. Só com as palavras percebe-se que tem maturidade aí. Responsabilidades acabam trazendo maturidade e isso deve ter acontecido com vc. Que vc seja muito feliz, lindona!

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahahahahahahaha Dri, e para falar a verdade, filhos nem agora aos 30. Ainda preciso de uns boooons anos para assimilar a ideia Smiley xd

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa... amei o "Sou partidária de que pra casar você tem que ser independente do par." Concordo em gênero, número e grau!!! Também aconteceu comigo... meus pais iam trabalhar e me deixavam em casa (naquela época não dava cadeia rsrsrs) sozinha com 9 anos. Eu esquentava comida, varria casa, tomava banho, dava comida pro cachorro e ia pra escola rsrs. Meu primo me levava pq estudávamos na mesma escola, então para isso eu não ia sozinha. Meus pais chegavam em casa e eu já tinha brincado na rua (no portão de casa) atéééé cansar e já estava sentada no sofá de banho tomado pronta pra esperar a janta ficar pronta (esquentava comida mas não cozinhava ainda).

Eu tenho amigos que frequentam igrejas que fazem côrte (não podem beijar na boca), então se casam cedo por esse motivo.

E olha... achei muito legal (e maduro) o sistema de parceria de vcs.. sobre cada um manter sua individualidade. Isso é MUITO importante. Somos adeptos disso também por aqui Smiley smile

P.S.: também evito comentar em debate de noivos novinhos... as vezes comento, mas a cabeça é meio diferente rsrs;

• Responder
  • Sabrina
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho 20 anos e me caso daqui 1 mês... Sim, sou evangélica, mas não estou casando pq minha igreja não permite namorar muito tempo e nem por causa de sexo... Sempre fui mais madura que muitas meninas, e isso só percebi principalmente dos 15 anos, tive responsabilidades grandes desde cedo, trabalhei novinha pra comprar minhas coisas... Já comecei uma faculdade, duas, e apenas nesse quesito ainda n estou bem resolvida. Encontrei uma pessoa cheia de defeitos pra casar, e eu sei bem que casamento não é mar de rosas, contas, estresses, costumes diferentes, mas tudo se ajeita, estou casando pra ser feliz, e por amor... não por ser evangélica e nem pra viver um conto de fadas...
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu já li aqui o seguinte:"Não tenho intenção de estudar mais, só quero cuidar da casa e do meu marido e nossos pais vão ajudar no inicio". ganhou uma casa? ok. Otimo! Eu não ganhei casa de ninguém e ninguém podia pagar meu casamento. Então eu e meu marido tivemos que ralar muito pra conseguir o que queriamos. Sobre não querer estudar, é escolha de cada um né? Tem meninas que até hoje só querem vida de dona de casa e se realizam dessa forma. Meus pais nunca apoiariam uma decisão assim vindo de mim aos 16. Já estou até ouvindo minha mãe aqui:"TÁ LOUCAAAAA???? SAIR DA SUA CASA PRA LAVAR CUECA DE MARIDO AOS 16 ANOS?" hahahaha Ô Deus

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahaha menina por isso eu falei sobre a vontade que tenho de conversar com pais que apoiam as filhas mais novas nisso. Pq os meus nunca me apoiariam! Meu pai me prenderia dentro de casa e tudo hahaa. Tenho muita curiosidade em ouvir os argumentos do pai que apoia o casamento da filha adolescente.

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahahahahaha cara, muito eu em tudoooo!!!!

"Aos 25 eu me assustava com as minhas amigas casando e tendo filhos, aquilo não era para mim naquela época" Engraçado como muita coisa muda em 5 anos.

Encontrei há um ano uma amiga de escola na rua e ela disse:"Tem filhos?" Eu "Não, vou casar ano que vem" Ai ela:"Mas não tem filhos? Arruma boba.. é bom!" Eu:"Não, como eu disse ainda vou me casar ano que vem. Filhos só depois" Ela com 3 já e falando pra eu arrumar hahahahahhaa

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Brenda, também sou filha única (de pai e mãe). Ganhei uma irmã quando tinha 18 anos mas nunca moramos na mesma casa, então sempre fui a princesa da casa rsrsrsr. Até hoje deito no colo da minha mãe e falo "sou seu bebe ne?" hahahhaha ela adora!!! Aos 16 eu era MUITO criança ainda! Hoje vejo que as coisas mudaram. As meninas de 16 tem o corpo que eu só fui ter com 22. Grande parte delas já tê vida sexualmente ativa. Eu fui perder minha virgindade aos 21. Etapas estão sendo puladas...

Mas olha, se seu noivo é paciente, vai dar certo. O relacionamento deve ter esse equilibrio mesmo! ♥♥♥

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas