Teminha polêmico né? rsrs
Mas senti vontade de ler a opinião de vocês sobre isso. Sei que cada uma vai falar uma coisa e vai principalmente DEFENDER seu ponto de vista.
Eu tenho lido e visto muitas meninas bem novinhas já noivas se preparando pra casar. GERALMENTE a maioria é evangélica.
NÃO ESTOU AQUI PARA JULGAR NINGUÉM OK?
A Drielly hoje casada tem 30 anos. Mas já teve 16.
Aos 16 EU: jogava queimada na rua, brincava de pique bandeirinha, ficava jogada no sofá de pijama de manhã assistindo desenho, tinha coleção de Barbie, não pensava em me entregar sexualmente a ninguém, queria beijar na boca do meu namoradinho na época, amava ir ao cinema com as amigas.
Aos 16 EU não tinha maturidade para PENSAR em casamento, cuidar de casa "sozinha" (ajudava minha mãe nas tarefas, mas nunca pensei em ter minha própria casa nessa idade), não pensava em ter emprego. Aos 16 EU ouvia do meu pai o seguinte:"namoradinho só com 20 e casamento só com 30, depois de formada."
Se eu pudesse escrever uma carta hoje, aos 30, para a Drielly de 16, e entregar lá no passado eu diria:
"DRIELLY DE 16, AQUI É A DRIELLY DE 30... CONTINUE BRINCANDO, SENDO ADOLESCENTE, CURTINDO BEM MOLECA COMO VC ESTÁ. NÃO PULE FASES, NÃO APRESSE A VIDA. VC VAI QUEBRAR A CARA, VAI CHORAR COM NAMORADINHOS, VAI FICAR DE CORAÇÃO PARTIDO. MAS VC VAI ACHAR A PESSOA CERTA! A MATURIDADE AO LONGO DOS ANOS VAI FAZER DIFERENÇA NESSE ENCONTRO. O SOFRIMENTO, OS TOMBOS, O JOELHO RALADO VAI TE FAZER UMA MULHER FORTE E PRONTA PARA INICIAR UMA FAMÍLIA. O QUE VC ESTÁ VIVENDO HOJE AOS 16 AINDA NÃO É SUFICIENTE PARA TE ENGRANDECER MENTALMENTE...MAS ANO APÓS ANO VC VAI ADQUIRIR MAIS EXPERIÊNCIA E SUA PERSONALIDADE VAI SE DESTACAR. NÃO PULE DEGRAUS, SUBA UM DE CADA VEZ. O MOMENTO CERTO VAI CHEGAR..."
Aos 30 eu já : estudei, fiz duas faculdades, vi meus pais se separarem, tirei carteiras de carro e moto, conquistei bens materiais, viajei, conheci pessoas, culturas, quebrei a cara várias e várias vezes, tive dois relacionamentos abusivos.... saí da redoma de vidro.
Família sempre foi minha base e sempre ouvi dos meus pais para focar primeiramente nas experiências de vida, nos estudos, nas conquistas e depois em noivado, casamento.
Respondendo a pergunta no título: não, não acho que tem idade certa. Mas eu acredito PIAMENTE que a experiência de vida (que só os anos e as fases - e dificuldades - da vida nos proporcionam) conta e MUITO para saber se é o momento certo ou não.

Eu, Drielly, não teria , aos 16, estrutura emocional para dar um passo tão grande assim.....
E vc, que me lê e tem mais de 25 e poucos anos... teria essa ousadia aos 16 anos?