Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Drielly
Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro

Tem idade certa para se casar?

Drielly, dia 18 de Dezembro de 2017 às 13:32

Publicado em Fórum Antes do casamento 126

Teminha polêmico né? rsrs Mas senti vontade de ler a opinião de vocês sobre isso. Sei que cada uma vai falar uma coisa e vai principalmente DEFENDER seu ponto de vista. Eu tenho lido e visto muitas meninas bem novinhas já noivas se preparando pra casar. GERALMENTE a maioria é evangélica. NÃO ESTOU...

Teminha polêmico né? rsrs

Mas senti vontade de ler a opinião de vocês sobre isso. Sei que cada uma vai falar uma coisa e vai principalmente DEFENDER seu ponto de vista.

Eu tenho lido e visto muitas meninas bem novinhas já noivas se preparando pra casar. GERALMENTE a maioria é evangélica.

NÃO ESTOU AQUI PARA JULGAR NINGUÉM OK?

A Drielly hoje casada tem 30 anos. Mas já teve 16.

Aos 16 EU: jogava queimada na rua, brincava de pique bandeirinha, ficava jogada no sofá de pijama de manhã assistindo desenho, tinha coleção de Barbie, não pensava em me entregar sexualmente a ninguém, queria beijar na boca do meu namoradinho na época, amava ir ao cinema com as amigas.

Aos 16 EU não tinha maturidade para PENSAR em casamento, cuidar de casa "sozinha" (ajudava minha mãe nas tarefas, mas nunca pensei em ter minha própria casa nessa idade), não pensava em ter emprego. Aos 16 EU ouvia do meu pai o seguinte:"namoradinho só com 20 e casamento só com 30, depois de formada."

Se eu pudesse escrever uma carta hoje, aos 30, para a Drielly de 16, e entregar lá no passado eu diria:

"DRIELLY DE 16, AQUI É A DRIELLY DE 30... CONTINUE BRINCANDO, SENDO ADOLESCENTE, CURTINDO BEM MOLECA COMO VC ESTÁ. NÃO PULE FASES, NÃO APRESSE A VIDA. VC VAI QUEBRAR A CARA, VAI CHORAR COM NAMORADINHOS, VAI FICAR DE CORAÇÃO PARTIDO. MAS VC VAI ACHAR A PESSOA CERTA! A MATURIDADE AO LONGO DOS ANOS VAI FAZER DIFERENÇA NESSE ENCONTRO. O SOFRIMENTO, OS TOMBOS, O JOELHO RALADO VAI TE FAZER UMA MULHER FORTE E PRONTA PARA INICIAR UMA FAMÍLIA. O QUE VC ESTÁ VIVENDO HOJE AOS 16 AINDA NÃO É SUFICIENTE PARA TE ENGRANDECER MENTALMENTE...MAS ANO APÓS ANO VC VAI ADQUIRIR MAIS EXPERIÊNCIA E SUA PERSONALIDADE VAI SE DESTACAR. NÃO PULE DEGRAUS, SUBA UM DE CADA VEZ. O MOMENTO CERTO VAI CHEGAR..."

Aos 30 eu já : estudei, fiz duas faculdades, vi meus pais se separarem, tirei carteiras de carro e moto, conquistei bens materiais, viajei, conheci pessoas, culturas, quebrei a cara várias e várias vezes, tive dois relacionamentos abusivos.... saí da redoma de vidro.

Família sempre foi minha base e sempre ouvi dos meus pais para focar primeiramente nas experiências de vida, nos estudos, nas conquistas e depois em noivado, casamento.

Respondendo a pergunta no título: não, não acho que tem idade certa. Mas eu acredito PIAMENTE que a experiência de vida (que só os anos e as fases - e dificuldades - da vida nos proporcionam) conta e MUITO para saber se é o momento certo ou não.

giphy.gif

Eu, Drielly, não teria , aos 16, estrutura emocional para dar um passo tão grande assim.....

E vc, que me lê e tem mais de 25 e poucos anos... teria essa ousadia aos 16 anos?

126 Respostas

• M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Com 16 anos eu beijei pela primeira vez! Enquanto a maioria das minhas amigas vinha contar que tinha perdido a virgindade, eu estava com caraminholas na cabeça sobre como seria meu primeiro beijo. Até os 14 anos eu ainda carregava uma boneca para cima e para baixo, subia e descia morro, andava coberta de barro e de pé preto por aí. Então não, de forma alguma eu teria maturidade para casar. Não que as outras garotas mais avançadas estivessem erradas, mas essa era eu. Era o meu jeito. EU não estava pronta e sequer pensaria em casamento nessa idade. Nem aos 16, nem aos 20, nem aos 25. Aos 25 eu me assustava com as minhas amigas casando e tendo filhos, aquilo não era para mim naquela época, eu ainda me achava uma adolescente rs talvez eu que fosse imatura demais, né? Hehehehe

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Melina, também sempre sonhei em me casar, tem minha família, minha casa, meu marido. É engraçado pois com 30 eu me vejo encarando essa realidade mas com 20 isso estava em futuro beeeem distante ainda. Com 15 anos, no 1º ano ainda, uma amiga de sala engravidou e escondia a barriga com a mochila. Família com dinheiro e tal. Fizeram ela casar com o namorado na época por causa da gravidez. A Estela até contou tambem um caso parecido e assim como ela eu fiquei traumatizada. Fiquei imaginando que foi lindo ela conhecer a filhinha mas ela perdeu uma fase da vida dela que ela amava (sair, namorar, baladinha). Meu pai sempre foi rigido quando a namoros e gravidez. Dizia que eu não podia namorar, pq tinha que estudar. Eu namorava escondido hahaha mas tinha tanto medo da tal gravidez que só me entreguei a um namorado aos 21 anos. São tantas fases que a gente passa ao longo dos anos...

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estelinha também perdi aos 21 e morreeeeendo de medo hahaha. Eu já me apaixonei várias vezes na vida, imagina se tivesse casado com minhas paixões hahaha. Paixão não paga contas, não segura a peteca quando o outro está na pior vibe... companheirismo e maturidade contam demais. Eu citei os pais pq eu realmente queria conversar com um pai que incentiva e apoia o casamento para a filha de 16 anos. Pois meus pais não poiam (meu pai é diácono!!!). Então eu sou bem curiosa para ouvir o ponto de vista desse pai.

• Responder
  • Debora
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q a idade eh a de cada um...tem gente q se acha imaturo ao 20...ja outros se acham no momento certo....e por aí vai...acho q casar não eh questão de idade e sim de uma decisão consciente...pois parece um mar de rosas, porem toda Rosa tem espinhos...
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Lídia, fica sussa kkkk eu tenho 30 e as vezes dá um medo de umas coisas que me sinto com 15 hahahahaha. MAS, tenho experiência e vivência pra levantar a cabeça e encarar. Com 16 a gente não sabe de quase nada da vida ainda rsrs... eu era tão moleca nossa!

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Lê, vc acha que a falta de maturidade (pela idade) causou o relacionamento turbulento? Beijao minha linda!

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nathália, te entendo perfeitamente.

Com 21 anos eu já estava com meu noivo mas não pensávamos em nos casar naquele momento. Eram planos pra longo prazo como aconteceu. Também crescemos muito juntos. Inclusive eu conheço meninas da igreja que namoraram 10 anos para casarem. Casaram com o primeiro namorado, mas esperaram o momento certo e não casaram na adolescencia, sabe?

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pri, vc não tem cara de 35! Parece ser bem mais jovem. Maturidade né?

Vc está maravilhosa, parabens!

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Alexandre! Lendo seu texto eu só afirmo o pensamento que tenho sobre "experiência". Olha o que a gente vive ao longo dos anos. Isso que vc falou a respeito de faculdade, TCC... rapaz.. eu quase fiquei louca nas duas vezes. Não teria dado conta se tivesse casada nessa época. MAS... já li de muitas noivinhas (novinhas) aqui o seguinte:"não tenho a intenção de estudar mais, só quero cuidar da casa". Opção delas... se vão ser felizes assim, tá ótimo né? Smiley smile

AH AMEIIII "estrela do rock" hahaha arrasou!

• Responder
  • Alexandre
    Super Noivo Junho 2018 São Paulo
    Alexandre ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, eterna noivinha! Tema polêmico! Eu tendo a me identificar mais com você, porque temos vivências parecidas, faixa etária ... A gente cresceu na mesma época. Eu passei meus 16 anos na igreja, sou filho de pastor e isso de casar "muito cedo" realmente acontece. Um pouco por cultura até. Aconteceu com vários amigos meus, muitos com os quais eu ainda mantenho contato e os vejo casados, felizes comemorando 12, 15 anos juntos ao lado dos filhos, mas esse não é o ponto. Eu sempre achei que deveria ter estabilidade financeira antes de casar. Eu acabei de me formar e já emendei compra do ap, dos móveis planejados com o casamento bem enquanto eu mudava de emprego! Sim, não foi o meu momento mais estável, mas eu não teria conseguido fazer isso antes dos 25 anos e aí está um ponto. Realmente, casar mais próximo dos 15 que dos 30 tem uma questão financeira. É mais fácil perto dos 30. Outro ponto é faculdade. Faculdade é difícil conciliar com qualquer coisa, porque requer da gente muito esforço, e aos já iniciados, duas palavras: atividade complementar. Quando eu fazia faculdade eu acordava as 6h para ir para academia, trabalhava até às 18h e chegava em casa meia noite da faculdade. Não é limitante, mas se você tem o desejo de cursar faculdade e estiver se casando, ou já é casada, te prepara. Outra palavra: TCC. Outro ponto é que mais perto dos 30 você está mais propenso a desistir de estar certo para ter paz e isso é fundamental no casamento hahaha brincadeira, mas é sério (:
    Agora respondendo a pergunta, acho que não tem idade certa para casar não. Eu não me oponho a nada que dois adultos consensualmente resolvem fazer se isso não fere o código penal ou envolva terceiros. Maturidade, cada um chega lá de uma forma. As vivências e experiência podem acelerar isso e a maturidade que alguém de 16 anos tem pode sim ser suficiente. Eu tenho 30 anos. Eu sei a diferença que faz na gente 5 anos. Entendo sua preocupação, eu também a tenho, mas é uma coisa que não tem como estipular. Tudo que aconselho é que considerem os pontos que eu falei e conversem muito entre si. Não transfiram a sensação boa de estar num ambiente legal, se divertindo para a pessoa ao seu lado, não é assim que funciona. Se imaginem vivendo em rotina. Não porque casamento seja rotina, a vida é rotina, aprenda a lidar. E por último: eu queria ter encontrado minha noiva aos 16 anos, mas eu era uma estrela do rock (:
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva outubro 2018 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu nem tinha dado meu primeiro beijo aos 16 kkkkk

Sempre fui mais "atrasada" em tudo. Meu primeiro namorado foi com 17 anos.

Imagina casar! Sem condições para mim! Ia me arrepender certamente no futuro...

Vou me casar com 35 anos e não me arrependo nem um pouco! Hoje tenho certeza do que quero, e das minhas escolhas... Nada pressionada, nem por pais e nem por sociedade, religião... nada! Se to casando hj é pela minha vontade mesmo rs.

Curti muito minha infancia e minha adolescencia... Por isso para mim aos 16 anos é loucura pensar em casamento rs...

• Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não acho que tenha idade certa para casar, acredito que tenha o momento certo, maturidade. É como dizem cada caso é um caso, não gosto de estabelecer padrões e regras para as coisas, tudo acontece como tem que acontecer. Eu tenho 25 anos, me casarei com 26 e há quem diga que ainda sou nova para casar, pode até ser, eu ainda tenho outros sonhos, outras coisas para realizar, mas isso não impede que eu as realize junto com meu futuro marido. Mas a Nathalia de 16, 17, 18, 19, nem a Nathalia de 20 anos estaria pronta para casar. Aos 16 eu era a garota meio nerd da sala, fazia médio e técnico e não era na mesma escola, mal tinha tempo de almoçar, aliás não tinha, só almoçava no intervalo do técnico 15h30 da tarde. A Nathalia de 17,5 estava entrando na faculdade e me tornando um pouco da Nathalia que sou hoje, fazer faculdade abriu meus olhos e mente para muitas coisas, formei lá minha opinião política e conheci até a mim mesma. Hoje trabalho numa empresa de economia mista graças ao técnico que comecei lá com 15/16 anos, me formei, e junto com meu noivo compramos nosso apê, ainda penso em conhecer a Disney, fazer Direito, etc. Aos 16 eu não pensava em casar, mas pensava em ser mãe aos 30 com marido ou sem marido, aos 16 eu já tinha umas ideias formadas, opniões, aos 16 não corria atrás de garotos eu só queria estudar para ser independente pq mesmo aos 16 eu sabia que não queria marido para me sustentar, queria trilhar meu caminho. Estou com meu noivo desde os 20, crescemos juntos e cresceremos ainda mais. 😁
    • Responder
  • Leticia
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie Dri, amei o texto 😍 me casei pela primeira vez com 15 anos, foi um casamento turbulento que durou 12 anos, me separei e hoje aos 33 anos me sinto super preparada para formar minha família. Terminei minha pós graduação, comprei meu apartamento, carro e principalmente viajei muito. Bjs Dri e que Deus abençoe imensamente a união de vcs.
    • Responder
  • Lídia
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Minas Gerais
    Lídia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o texto.. eu tambem era mais ou menos assim .. aos 16 dei meu primeiro beijo na boca. Japensou se me caso c ele ? Kkkk Deus me livre.. eu era tímida não suportaria passar por tudo que to passando hj ..
    Hoje me sinto muito mais segura e c jogo de cintura e Deus na frente consigo resolver tudo. Aos 16 , meus problemas eram mínimos. Realmente maturidade vem c o tempo. Hoje to muito mais madura .. tenho 25 , as vezes vacilo e pareço que volto a ter 16 kk kkkkk mas me amo muito mais hj do que c 16.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Su adorei "BV" rsrsrs.... eu beijei com 14, mas durante toda a adolescência janais passou pela minha cabeça em perder a virgindade, fiz isso com 21 (o que podem achar tarde), mas pra mim independente de casar foi ideal, eu já era adulta e sabia o que estava fazendo e não por menos sempre fiz de forma responsável. Quando eu tinha 14 anos vi uma colega de classe engravidar com 13 e parir com 14. Isso foi marcante! Era uma das meninas mais "descoladas" e bonita da turma, popular, eu era a quietinha que sentava na frente de óculos e só pensava em estudar. Sou muito feliz por ter sido a ingênua que estudava e não a "popular mais bonita", na minha opinião ela estragou a vida dela, só lembro que a familia forçou um casamento na época, hoje nem sei o que deu essa história. Concordo plenamente c vc sobre EXPERIÊNCIA, na vida adquirimos experiência pra tudo, pra amadurecer e sair de casa e ser responsável e independente é a mesma coisa.... como a Dri falou, ainda bem que eu também não casei com o primeiro namorado (que olha foi aos 21 rs), pq eu tive a capacidade de ver aue alguns eram errados pra mim e terminei antes de casar. Casar eu só casei, quando, com maturidade, eu vi que a pessoa realmente andava para o mesmo caminho que eu, mesmos sonhos e objetivos e por isso poderíamos estar juntos pra valer, só "amar" (estar apaixonado) não é o suficiente, casamento é muito mais que isso. 😘
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dri eu penso exatamente da forma como tudo o que você falou. Acredito que a "idade certa" para casar é sendo adulto e não adolescente e tem muito adolescente que acha (só acha) que é maduro o suficiente. São tão imaturos que não possuem paciência o suficiente para esperar a maturidade natural da vida e continuar apenas namorando e deixar para casar depois. Concordo com o que a Liris falou também sobre a independência financeira e emocional dos dois lados. Muitas meninas se casam novas (demais) se tornando dependentes do marido. Conheço amigos e amigas próximas que se casaram cedo demais e continuam juntos, mas hoje perto dos 30 eles dizem: funciona? Funciona sim, mas é MUITO mais difícil! Depoimento de um colega homem que hoje tem 30 e pouco e casou com 18 e teve 2 filhos cedo: "nos damos bem, nos apoiamos e nos amamos, mas foi um erro o momento de ter casado, tornou tudo mais difícil, muito mais difícil ter terminado a faculdade e ter que fazer ao mesmo tempo que eu fui responsável por uma casa e por uma família com uma idade tão curta. Se eu tivesse continuado namorando, me formado enquanto meus pais me sustentavam e casado e tido filhos depois, hoje eu poderia dar uma condição melhor aos meus filhos e certamente é isso que passarei a eles como lição."
    • Responder
  • M
    Super Noiva Junho 2018 São Paulo
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sempre sonhei com o casamento, desde pequenininha... mas ao mesmo tempo, sempre soube que casaria tarde. Caso daqui 6 meses, com 30 anos, e acho uma idade perfeita pra isso. Sou financeiramente independente, formada e pós graduada, aproveitei a adolescência pra rir muito com as minhas amigas Smiley smile agora, estou pronta ♡
    • Responder
  • Brenda
    Noiva VIP Abril 2019 Santa Catarina
    Brenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hoje com 22 anos ainda não me vejo madura o suficiente para casar, imagina quando eu tinha 16 hahahahahah.
    Sempre fui muito mimada pela minha família, e também sempre ouvi isso: primeiro experiências da vida (mesmo todos sendo evangélicos). Eu acreditava que iria casar com o meu primeiro namorado, graças a Deus isso não aconteceu kkkkkkkk.

S ou filha única, então tudo era do meu jeito desde sempre! Até hoje algumas coisas são assim...
    Quanso eu me casar, terei quase 24 anos. Acredito que vou amadurecendo mais com o casamento, com o dia a dia, com a vida de dona de casa. E vou aumentar a minha responsabilidade com as decisões da vida.
    Acho que isso de “ter idade certa para casar”, vai muito de cada pessoa. Eu Brenda não me sentia preparada aos 16 anos, 18 ou 20. Mas hoje aos 22, mesmo ainda tendo um pouco de medo, sei que fiz a escolha certa. O meu noivo Jonatas é MUITO paciente, então isso têm me ajudado bastante. Ele abre os meus olhos para muitas questões da vida.
    • Responder
  • Heloise
    Noiva Master Março 2018 Paraná
    Heloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar com 29 e concordo com você que não tem idade certa pra casar, mas tem experiências que só conseguimos com o tempo... No meu caso especificamente, eu não casaria aos 16, 17 anos porque eu sabia que não teria que me sustentar, além disso tenho certeza que a minha mãe jamais deixaria, ia me matar se eu falasse que queria casar hahahaha mas cada caso é um caso né!
    • Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Corri pra ver porque eu amo um mimimi. KKK me casei com 25, faltando menos de uma semana para 26, e sem nenhuma dúvida eu jamais teria metade da maturidade que tenho hoje quando eu tinha 18. Não vou nem falar com 16 Jaque meu primeiro namoro sério foi ao 18, eu comecei trabalhar aos 20, é a primeira coisa que penso é como uma pessoa de 18 se mantém em uma casa. Hoje eu não tenho um trabalho bom mais sei admisntrar o pouco dinheiro que tive, exatamente porque tive experiências até aqui. Em fim, vou parar senão eu escrevo umas 10 páginas de porque não casar novinha. Existem exceções mais são pouquíssimas.
    • Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou partidária de que pra casar você tem que ser independente do par. Pra mim é o principal, e não só financeira, mas emocional também. E vale para ambos os casos: ter suas contas, seu espaço, saber se virar sozinho em casa tanto pras tarefas domésticas quanto pra gerenciar o lar.

Com 15 pra 16 anos eu não tinha essa independência. Aprendi a me virar na cozinha com 9 anos, sempre ajudava nas tarefas domésticas e em alguns momentos cuidava de quase tudo sozinha de boas, mas tinha zero maturidade pra casar. Nesses tempos, tratei anorexia e depressão e só fui ficar bem depois que comecei a namorar.o marido, com 16 pra 17 anos. De lá pra cá, amadurecemos juntos, estudamos, conseguimos bons empregos, um carro cada um, viajamos, compramos nosso apê é reformamos antes de começar a planejar o casamento. Não tivemos problemas de adaptação quando viemos morar junto, nem pra dividir as tarefas da casa. Saímos juntos, saímos separado, temos nossos hobbies e individualidade, mas optamos por ficarmos juntos num sistema de parceria que tem funcionários muito bem.

Quando vejo noivas novinhas, sempre são dois cenários: ou os dois são muito novos e evangélicos e estão se casando por pressão do meio social (vi casos aqui que não podia ter mão dada no namoro!!) ou o noivo é muito mais velho que a menina e resolvem casar. Pra mim, o segundo caso é infinitamente mais perigoso que o primeiro pelo fato da menina ser o elo mais fraco e não ter desenvolvido independência nem financeira e nem emocional. No primeiro, dando certo ou não, casando pelos motivos certos ou não, os dois estão mais ou menos em pé de igualdade na relação.

Costumo nem comentar em debates com os noivos muito novos.
    • Responder
  • Fran
    Noiva VIP Maio 2021 São Paulo
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal seu debate casadinha. Olha eu vivi cada fase como deveria e estou satisfeita com oque consegui ate agora. Aos 23 com mesmo sem faculdade por decisão própria ou algo do tipo sou empresaria tenho habilitação desde os 18 casa carro e moto própria. Mas melhor que bens materiais tenho uma Lorena e um Lorenzo na minha vida. Sempre fui ignorante SIM com quem me trata como uma mae "nova"! Eu engravidei aos 20 e naoe arrependo? Foi "sem querer"? Jamais planejei meses me tratava para isso, foi a idade que escolhi mas se a vontade viesse aos 16 seria a mesma coisa. Só esperei encontrar o homem que me tratasse como eu queria e que eu pudesse dizer"com esse eu quero ter filhos". Meu primeiro namorado e meu primeiro relacionamento sexual com ele foi. A partir dai tudo mudou, sempre para melhor! Nao me arrependo de nada. Tem pessoas que perguntam pra que casar cedo? Ma oque é casar cedo realmente, se a pessoa tem maturidade o suficiente nao vejo problema. Ela nao esta se suicidando, esta tomando uma decisão que em qualquer fase da vida vai trazer consequência. Vejo mulheres construirem carreiras e adquirir tudo que "acha" necessário e la pelos 40 decide procurar alguem pra se relacionar, nao que seja tarde(longe de mim) mas depois de tanto tempo perdido que poderia ter construido uma vida e planos com alguem acaba sendo perdido.
    UMA COISA QUE JAMAIS VOU ESQUECER -MINHA AVÓ VIVIA ME DIZENDO "ESTUDE, ESTUDE HOMEM SO DEPOIS QUE VC TIVER SUA CASA E SEU CARRO" E PQ NAO POSSO ADQUIRIR ISSO COM MEU HOMEM??? TENHO SEMPRE QUE PENSAR "AH VAI QUE NAO DA CERTO"??? PRA ELA SERIA IDEAP EU ATRAZ DE UMA MESA COM UM COMPUTADOR, SOLTEIRA PELA IDADE QUE TENHO. MAS CAGU**PRA OPINIAO DELA. COM 20 NAO POSSO CASAR? NAO POSSO TOMAR MINHAS DECISOES? É LEI TER QUE ESTUDAR ALGUMA AREA? NAO. SEM ESQUECER DO AMOR EU JAMAIS ADIARIA A DECISAO DE CASAR SE EU QUERO EU QUE DECIDO E FOI A MelhOR COISA ELE ME AJUDA EM TODAS AS DECISOES SOBRE MEU TRABALHO, JOGA MINHA ESTIMA LA EM CIMA E TENHO CERTEZA QUE SEM ELE NAO CONHECERIA METEDE DOS LUGARES QUE CONHECO.
    TALVEZ EU SEJA UMA EXCESSAO, POIS NA MAIORIA DAS VEZES EM QUE ESCUTEI **casei muito cedo me arrependo " penso que nao é essa a questao e sim que o marido(mulher) era o problema casou com um traste e da nisso. A mulher julga a ela mesma com a culpa de nao ter dado errado ou de nao ter conquistado oque queria.
    Eu posso dizer que com o marido que tenho ate aos 15 nao seria cedo. Amo minha vida me orgulho das minhas decisões
    (Mudei de assunto mas ta bom kkk) 😘o importante é estar bem independente das escolhas!
    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, acho q se eu fosse escrever um texto sobre isso, copiaria o seu! hahaha

concordo em tudo! Acho q não há idade para casar não, cada qual sabe da sua situação e do seu coração. Mas eu tbm não me casaria aos 16. Gente, ao 17 pus fogo numa blusa cozinhando miojo! Imagina se eu tivesse casado nessa faixa etária? Eu teria destruído uma casa, com certeza!

E concordo que experiência é tudo na vida. Eu sei que nem todas pensam assim, mas algo que eu queria muito na vida era crescer como profissional e viajar. amo muito viajar.

Me casei aos 27, após quase 11 anos de relacionamento com o amor da minha vida. Tudo o que vivemos, de bom e de ruim, nos fortaleceu, fortaleceu nosso relacionamento, e nos deu muita experiência e histórias. Tbm sou formada, falo 2 línguas, já comprei meu carrinho e antes do casamento viajei pra Disney - sonho realizado!

Além disso, compramos nosso cantinho e reformamos, deixando ele nossa carinha!

Acho q quando se é muito novinha (o), ainda não tem estrutura financeira o suficiente pra conseguir realizar tudo do jeitinho que se quer, a não ser que venha de uma família com grana. Eu não sou rica, nem meu marido, então perto dos 30 nós já tínhamos certa estrutura e dinheiro guardado pra ter nossas coisas do nosso jeitinho, sem depender de ngm.

concordo tbm q não devemos apressar as coisas. Na época em que vivemos, acho importante investir nos estudos, no trabalho e em realizar sonhos: faz um intercâmbio, vá pro exterior, compra seu carro - que neste país é em partes sinônimo de liberdade né?

Mas como vc disse, cada um tem seu sonho. Eu não mudaria nada, eu não casaria antes, minha vida realmente foi como deveria ser, mesmo com os problemas.

• Responder
  • Sulamita
    Super Noiva Abril 2016 São Paulo
    Sulamita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sempre fui lerda.

Com 16 anos era BV! hahahaha

Eu não era infantiiiiil, era uma adolescente normal, ia passear no shopping com as minhas amigas, gostava de acompanhar as bandas da época, ir pra lanchonetes, festinhas de aniv., essas coisas.

Estudei em escola técnica. Fazia o ensino médio de manhã e curso técnico a tarde, ou seja, meu dia era todo na escola. Era puxado mas ao mesmo tempo divertido.

Eu sempre sonhei em casar e ter uma família, apesar de não ter uma boa experiência com casamento em casa pois meus pais não tiveram um casamento feliz, mas eu sempre tive esse sonho, mas nunca quis que fosse rápido, só queria que acontecesse e no fundo, eu sabia que um dia ia acontecer.

Então segui o baile rsrsrs terminei a escola, fui fazer faculdade de Direito e nasceu em mim a vontade de ter um bom cargo público, mas curti até que bem a fase da faculdade, saía com o pessoal, saía com as amigas pra dançar, pra tomar uma cervejinha e assim foi... sem namorado e eu não sentia falta. Claro que tem dias que batia aquela carência, mas do mesmo jeito que vinha, passava.

Conheci meu marido no ano que me formei. PRimeiro ficamos amigos, depois tivemos aquela fase rolinho sem compromisso até que namoramos e estamos aí.

Eu ainda não passei em um concurso público, mas hj não é a coisa mais essencial na minha vida. Sigo na minha área advogando e sou feliz.

Ter começado a namorar um pouco mais velha que a maioria: 24 anos, no meu caso foi bom. Nosso namoro sempre foi "firme", sabe? a idade nos ajudou a não ter tantas brigas bobas que acabam desgastando a relação. Casei com 28 anos e não me arrependo.

No nosso aconselhamento pastoral pré casamento, o pastor disse que casamento era pra gente MADURA. E é. Acho a vida de casada maravilhosa, mto melhor que a de solteira, mas não posso dizer que é fácil! Viver dia após dia com outro, dividindo responsabilidades, é desafiador. É preciso amar demais, ceder demais, orar demais pra não deixar a peteca cair.

Então é óbvio que uma pessoa mais velha, em regra tem mais experiencias na vida e por isso acho mais recomendável casar já na casa dos vinte e bons anos, no mínimo.

Casamento vai mto além do dia maravilhoso da festa. As contas chegam, o cesto de roupa enche e tem que segurar o rojão. Não é pra criança essa vida.

• Responder
  • Carol
    Super Noiva Junho 2018 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eita, que temaaaa!!!

Dri, apesar de me casar "nova" eu com quase 21 e meu noivo 26, condordo plenamente com tudo!
    Aqui mesmo vemos muitos debates de noivinhas pedindo conselhos, ajuda e simplesmente desabafando...
    Parece que esquecem que casamento e muito alem de uma festa... tem contas, tem estresses do dia a dia, momentos nao muito bons!
    No casamento nao pode haver aquela famosa frase "vamos dar um tempo" rs
    Eu e meu noivo somos cristaos, vamos casar com quase 6 anos de espera, e posso dizer: está valendo a pena! Esta saindo tudo do nosso jeitinho, com nosso dinheiro.
    Depois do casamento, temos tantos sonhos e projetos e temos MUITO orgulho. Orgulho da nossa amizade, cumplicidade, do nosso2 relacionamento!

Trabalho desde 15 anos, e com isso aprendi muita coisa e sei q vou aprender muito mais! O que vemos de meninas cristãs querendo casar logo por apenas querer ter logo uma "vida sexual ativa" rs
    Casamento NÃO É SO ISSO, pelo amor de Deus!
    Estou casando com meu primeiro namorado, mas ja sofri muitooo, (peguetes) hahaha
    Costumo dizer que tudo comecou muito cedo para mim!

Nao existe idade certa para se casar...
    Mas antes de entrar em um casamento tem que estar preparada, SIM! Lembrar do que prometeu.. na alegria, na tristeza..na saude e na doença. Ter responsabilidade, confianca, Amor, sabedoria!

Beijos!!!
    • Responder
  • Valeska Félix
    Top das Noivas Fevereiro 2017 São Paulo
    Valeska Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Com 16 anos comecei a namorar com meu marido Smiley heart

Mas tinhamos plena consciência que nao eramos maduros para um casamento ainda , brigávamos por bobeiras e nao tinhamos planos concretos , estávamos estudando no ensino medio ainda e nem tinhamos um serviço fixo.

Namoramos por 5 anos , com muita pressao das pessoas cobrando casamento ( ainda mais por sermos evangelicos) mas eu nao ligava , tudo aconteceu de forma natural nosso noivado, nosso casamento , nossos planos e sonhos foram conduzidos por Deus , casamos com 21 anos , Ainda nao somos tao experientes , mas sinto que foi na hora certa , sabemos o que queremos e hoje somos bem mais maduros , planejamos as coisas antes de fazer , trabalhamos e batalhamos pelos nossos sonhos juntos Smiley heart

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estou chorando.... que comentário foi esse? ♥

Muitas felicidades pra vcs sempre ♥♥♥♥

• Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP Setembro 2017 Paraná
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa que delicia ler tudo o que você escreveu..

Aos 16 temos um pensamento tão diferente, a gente quer crescer sem deixar de ser menina.. Aos 15 eu brincava de boneca, elástico... e sim tive meu primeiro namoradinho... Ao final dos meus 16 tive minha primeira vez, nada foi forçado eu quis que acontecesse.. Aos 17 meu namoradinho e eu decidimos casar.. E minha mãe se opôs afinal eu não tinha maturidade para dar esse passo.. Mas ao completar 18 fugi de casa, isso mesmo produção fugi de casa. Não me orgulho disso, aos 19 peguei pela primeira vez minha filha em meus braços que ALEGRIA.. Mas o relacionamento entre eu e ele não estava legal, porque eramos dois jovens imaturos para o passo que resolvemos dar.. Decidimos terminar, a vida da voltas e 6 anos depois nos reaproximamos, começamos a namorar e sim planejamos nosso casamento.. Tudo foi planejado com calma e em 09/09/17 nos casamos..

Hoje com 26 anos, vejo a vida diferente.. E sei que tudo tem o momento certo para acontecer, não adianta querer antecipar as coisas ou pular as fazes da vida..

Sou imensamente feliz pela família que tenho! Quero que minha filha cresça, viva cada fase, brinque muito e curta sua infância ao máximo.. E quando o amor chegar até ela, ela tenha os pés no chão e faça tudo com a mais devida PACIÊNCIA..

• Responder
  • Tatiane
    Noiva Esperta Abril 2024 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Driiii amei o tema e o texto!!! realmente eu tbmm era uma criança com 16 anos... e nao bancava nem minhas calcinhas kkk como bancar uma casa ne? bjus

• Responder
  • Mayara
    Noiva Master Abril 2017 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não teria ousadia de casar aos 16, apesar de que nessa idade eu já era muito responsável e cabeça, mas não teria estrutura emocional e financeira.

Há fases para se viver antes de tomar esta decisão tão importante. (assim como se ter filho na adolescência)
    Eu comecei a trabalhar muito nova, desde os meus 15, estudei, tirei minha habilitação, conheci pessoas e culturas diferentes, aos 18 fui morar em outro país sem meus pais por 2 anos, me tornei independente muito cedo e financeiramente também, formei em curso superior, viajei, conquistei bens materiais.
    Casei aos 29, mas casaria aos 27, se o R$ permitisse.
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente!! Penso igual você!!

• Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim! Eu acho que tem um momento da vida que a gente olha pro lado e vê que já fez tudo que precisava fazer "sozinho" e os próximos planos são todos juntos. Foi isso que aconteceu com a gente, temos cada um nossa profissão, criamos nossa estabilidade e todos os próximos passos que queríamos dar eram juntos, todos os desejos pro futuro eram os mesmos e um estava nos planos do outro.

Moramos juntos por um tempo enquanto fazíamos intercâmbio e foi como um "test drive" e vimos que tudo funcionou, então, realmente, esperar mais o que? hahaha

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas