Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Drielly
Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro

Tem idade certa para se casar?

Drielly, dia 18 de Dezembro de 2017 às 13:32

Publicado em Fórum Antes do casamento 126

Teminha polêmico né? rsrs Mas senti vontade de ler a opinião de vocês sobre isso. Sei que cada uma vai falar uma coisa e vai principalmente DEFENDER seu ponto de vista. Eu tenho lido e visto muitas meninas bem novinhas já noivas se preparando pra casar. GERALMENTE a maioria é evangélica. NÃO ESTOU...

Teminha polêmico né? rsrs

Mas senti vontade de ler a opinião de vocês sobre isso. Sei que cada uma vai falar uma coisa e vai principalmente DEFENDER seu ponto de vista.

Eu tenho lido e visto muitas meninas bem novinhas já noivas se preparando pra casar. GERALMENTE a maioria é evangélica.

NÃO ESTOU AQUI PARA JULGAR NINGUÉM OK?

A Drielly hoje casada tem 30 anos. Mas já teve 16.

Aos 16 EU: jogava queimada na rua, brincava de pique bandeirinha, ficava jogada no sofá de pijama de manhã assistindo desenho, tinha coleção de Barbie, não pensava em me entregar sexualmente a ninguém, queria beijar na boca do meu namoradinho na época, amava ir ao cinema com as amigas.

Aos 16 EU não tinha maturidade para PENSAR em casamento, cuidar de casa "sozinha" (ajudava minha mãe nas tarefas, mas nunca pensei em ter minha própria casa nessa idade), não pensava em ter emprego. Aos 16 EU ouvia do meu pai o seguinte:"namoradinho só com 20 e casamento só com 30, depois de formada."

Se eu pudesse escrever uma carta hoje, aos 30, para a Drielly de 16, e entregar lá no passado eu diria:

"DRIELLY DE 16, AQUI É A DRIELLY DE 30... CONTINUE BRINCANDO, SENDO ADOLESCENTE, CURTINDO BEM MOLECA COMO VC ESTÁ. NÃO PULE FASES, NÃO APRESSE A VIDA. VC VAI QUEBRAR A CARA, VAI CHORAR COM NAMORADINHOS, VAI FICAR DE CORAÇÃO PARTIDO. MAS VC VAI ACHAR A PESSOA CERTA! A MATURIDADE AO LONGO DOS ANOS VAI FAZER DIFERENÇA NESSE ENCONTRO. O SOFRIMENTO, OS TOMBOS, O JOELHO RALADO VAI TE FAZER UMA MULHER FORTE E PRONTA PARA INICIAR UMA FAMÍLIA. O QUE VC ESTÁ VIVENDO HOJE AOS 16 AINDA NÃO É SUFICIENTE PARA TE ENGRANDECER MENTALMENTE...MAS ANO APÓS ANO VC VAI ADQUIRIR MAIS EXPERIÊNCIA E SUA PERSONALIDADE VAI SE DESTACAR. NÃO PULE DEGRAUS, SUBA UM DE CADA VEZ. O MOMENTO CERTO VAI CHEGAR..."

Aos 30 eu já : estudei, fiz duas faculdades, vi meus pais se separarem, tirei carteiras de carro e moto, conquistei bens materiais, viajei, conheci pessoas, culturas, quebrei a cara várias e várias vezes, tive dois relacionamentos abusivos.... saí da redoma de vidro.

Família sempre foi minha base e sempre ouvi dos meus pais para focar primeiramente nas experiências de vida, nos estudos, nas conquistas e depois em noivado, casamento.

Respondendo a pergunta no título: não, não acho que tem idade certa. Mas eu acredito PIAMENTE que a experiência de vida (que só os anos e as fases - e dificuldades - da vida nos proporcionam) conta e MUITO para saber se é o momento certo ou não.

giphy.gif

Eu, Drielly, não teria , aos 16, estrutura emocional para dar um passo tão grande assim.....

E vc, que me lê e tem mais de 25 e poucos anos... teria essa ousadia aos 16 anos?

126 Respostas

• Deise
    Noiva VIP Março 2019 São Paulo
    Deise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dri sua linda, sempre me admiro com seus debates, tu está certissima, eu nos meus aureos 16 rs não teria maturidade para ter um casamento, agora eu Deise de 30 anos, formada, viajada, conquistando um apartamento, com carro e emprego estabilizado a mais de 4 anos, com 2 experiencias com namorados imaturos que passaram e hoje com um noivo magnifico tenho muita garra e maturidade para formar uma familia e fazer o casamento dos sonhos ♥

Eu, Deise, não teria, aos 16, esyrutura emocional para dar um passo tão grande assim....

• Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou me casar com 24 e me sinto muito preparada, mais que meu noivo que vai tá com 31 hahaha

Já temos estabilidade financeira, então dinheiro não é o problema. Certamente se a gente não tivesse dinheiro para viver de forma confortável não estaríamos casando agora. Eu gosto de conforto, de viajar... Nunca iria conseguir viver contando moedas

Eu sempre fui muito independente. Quando eu tinha 9 anos nasceram meus irmãos gêmeos. Sim, eu dava mamadeira, limpava fralda. Minha mãe só podia contar comigo para ajuda-la. Tempos depois meus pais se separaram e eu fui morar com o meu pai, aqui quem administra a casa sou eu (mercado, comida...)

Então eu acho que a pessoa para casar tem que ter condições de viver sozinha em todos os aspectos possíveis.

• Responder
  • Carol
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que a hora certa é quando ambos estão prontos para viver juntos no dia a dia, matarem um leão por dia por conta da convivência com defeitos e qualidades e bla bla

Eu Carol com 16 anos queria curtir, viajar, estudar, fazer trilhares de coisas menos casar kkk
    Hoje com 26 e com uma filha linda, me sinto mais segura para me casar. Estudei, me formei, viajei bastante, comprei meu carro ❤❤, conheci lugares e gente nova.

Hoje me sinto preparada
    • Responder
  • Leopoldina
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Leopoldina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Drielly, realmente com 16 anos a gente não sabe nada da vida, eu mesma brinquei de barbie até os 15 anos! Meu primeiro beijo foi com 17, eu só queria saber de brincar na rua e fazer "arte".

Lembro que meu primeiro namoradinho eu já pensava que ia ser pra sempre, que eu falava que ia amar ele pro resto dos meus dias.. E assim foi com mais os três próximos kkkk

Meu ultimo relacionamento foi muito conturbado, tive bastante "momentos" felizes mas não tive uma felicidade constante.. Aprendi muita coisa em todos esses anos, amadureci e aprendi a ver as coisas de uma forma diferente e mais racional..

Hoje com 28 anos ainda moro com meus pais, como a comidinha da mamãe e ela faz tudo pra me agradar.. Vou casar com 31. No meu planejamento seria casar com 26 e ter filhos com 30, mas o curso da vida que vai nos levando.

• Responder
  • C
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é muito pessoal, além de muitas vezes ser coisa de criação de família, ja vi pessoas se casando cedo antes dos 18 pra poder fugir de um lar conturbado, ñ dá pra julgar mesmo pq cada um sabe da sua vida. Como tbm tem aqueles que com 40 ou 50 anos ainda se sentem inseguros pra se casar, então ñ há padrão nisso. Eu estarei com 25 anos quando casar.
    • Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dri do céu, você quer provocar uma guerra?! Hahahahah, brincadeira.

Bom, eu tenho 21 e digo: Não estou pronta para casar ainda não, e tenho plena consciência disso. Por isso penso para daqui uns boons anos ainda, para eu poder me estabelecer quanto à minha realização e para eu ter mais prática no convívio e domínio de mim mesma. Aliás, não sei se alguém mais planeja assim, mas no meu ponto de vista uma experiência muito boa para se ter antes do casamento é morar sozinh@, que é meu primeiro planejamento antes do casamento.

Acho que para além das questões práticas como formação e situação financeira (que são sim muito importantes], o casamento exige um grau muito alto de auto-conhecimento e de resiliência. Você tem que saber com muita clareza seus limites, seus pontos fortes, com o que você pode contribuir na relação e o que precisará ser domado. E isso só o tempo de vida, as experiências fora do seu círculo de proteção e da sua zona de conforto, a auto-observação e a percepção da realidade como ela é para além de um ponto de vista limitado que parte do "eu", só esse conjunto de vivências pode te oferecer.

Eu sempre fui uma pessoa bastante a frente da minha própria idade e bem madura para muitas coisas, mas dentro disso sei que uma vida a dois exige uma postura de vida mais forte e resiliente que as minhas atuais, e quero fortalecer tudo isso em mim antes de dar esse passo, mesmo tendo encontrado a pessoa com quem eu decididamente quero fazer isso e sabendo quais desafios eu posso esperar da nossa convivência.

E eu sinceramente não sei se é um viés de confirmação da minha parte mas, mundo afora, é muito comum quando eu vejo noiva tendo ataque de pelanca ou agindo com uma insegurança pueril, eu ir curiar a idade da moça e ela ser bem jovem.

Por fim, termino minha fala (gigante para variar] dizendo que não sei se há uma idade numérica certa para casar, mas que acho fundamental a pessoa se bancar para dar esse passo. Não só no sentido de cuidar de uma casa e de ter finanças saudáveis e senso de responsabilidade civil (o que me deixa bem com o pé atrás em se tratando de casamento de pessoas que não alcançaram a maioridade], mas no sentido de conhecer-SE, assumir-se, saber lidar muito bem consigo E (principal] saber buscar a própria felicidade e a própria força sem dependência.

Ahhh E com 16 eu queria mais era ir em shows e descobrir vagamente quem eu era, já gostava muito da ideia de casar-me, mas já tinha muita consciência de que havia muita coisa em mim para desenvolver ou domar antes de sequer pensar num relacionamento mais sólido, mesmo contando com a confiança que sempre tive dos meus pais quanto à minha responsabilidade.

Beijão Dri, e obrigada pela reflexão!

• Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também achei Luiza,depois dos 30 né?! Mas nos estávamos bem colocados no mercado de trabalho,cada um na sua área. Já tínhamos terminado a faculdade. Esperar o que mais né?! Bjs

• Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que maravilha Smiley heart Agora tenho 24, mas quando me casar estarei com 25. Sempre achei que me casaria mais velha!

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pelo que vejo, boa parte dessas situações vem de cunho religioso ou de um histórico de família mesmo. Nesses casos, de novo, eu respeito a opinião de cada um e acho que nenhum pai apoiaria algo que considera ruim para o filho, mas mesmo assim não é algo que eu entendo completamente.

Mas o que eu acho que é preciso refletir (e seu debate propõe isso muito bem!) é que quando se é muito nova não só é difícil ter a maturidade que só vem com as experiências da vida, como é praticamente impossível ter uma situação financeira estável e eu acho péssimo já começar a vida a dois preocupado com dinheiro. Na minha percepção, fica tudo muito mais fácil quando a gente estuda, constrói uma carreira e tem um salário bacana para começar a vida dois mais tranquilo e estruturado.

Obs: agora eu tenho 24, mas vou casar com 25. Antes eu imaginava que casaria só com uns 27 a 29 anos! Smiley xd

• Responder
  • Nayra
    Super Noiva Julho 2018 Distrito Federal
    Nayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acredito que estou no momento certo para me casar. Todos os anos anteriores eu estava ainda amadurecendo para dar esse grande passo. E até o grande dia ainda estarei me preparando. Então, não. Aos 16 eu não estaria nem um pouco preparada para me casar, seria uma pessoa totalmente dependente tanto financeiramente quanto emocionalmente, não saberia lidar com conflitos, seria muito insegura com tudo, não saberia me defender e não teria o conhecimento e experiência sobre relacionamento que tenho hoje (claro que nunca sabemos tudo e sempre estaremos aprendendo a lidar com o outro).

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dri, vem muito texto pra expor minha opinião. Em resumo, tal como eu não me casei novinha, não apoiaria um filho ou filha a casar muito jovem.
    Por quê???
    1. Acho que vc sabe que sou cristã e a Bíblia diz que "o coração é enganoso" (Jeremias 17:9). Não precisa ser crente pra ver que é uma baita verdade. Quantas vezes quebramos a cara por ouvir o coração é ignorar a razão? Aí eu vejo muitas (não todas) noivas muito jovens argumentar que "eu me sinto preparada" ... "eu sinto que é a pessoa certa" ... "eu sinto que é a hora". Nada disso me convence. Sim, sou fria hahaha.
    2. Talvez eu seria uma pessoa que, aos 18 anos, muitos falariam que podia casar. Sempre fui muito estudiosa, aos 17 já tinha meu curso técnico e passei no vestibular. Em plena idade para ter o vigor de estudar e trabalhar. Sabia lidar com o pouco dinheiro que tinha e com tarefas domésticas. Sempre considerada "cabeça" pra minha idade. Mas ainda assim mudei. Não essas qualidades, mas mudei minha visão sobre coisas que são base da vida: minha visão sobre política, sobre família, sobre minhas crenças.... Não era adulta de fato para decidir me casar.
    3. Adolescentes ainda não tem uma visão bem formada da vida adulta (e sim, casamento é coisa pra adultos). É natural da idade. Por isso têm tantas dúvidas sobre a profissão a escolher, por isso têm namoros não duradouros, por isso odeiam e amam os pais ao mesmo tempo, e uma série de coisas sobre as quais tem dúvidas pq estão em TRANSIÇÃO. Penso que é essencial se decidir coisas tão importantes depois que passar essa fase de transição entre adolescência e vida adulta. Eu olho para trás e vejo que minha transição acabou por volta dos 21 anos. Foi mais ou menos quando me estabilizei sobre as coisas que falei no tópico 2, ou seja, formei as bases da minha vida.
    4. E sim, a questão de finanças, estudo, trabalho. Eu vejo muitas noivas jovens argumentar que tem uma formação, mas a gente sabe: ter diploma e ter emprego sao coisas beeeem diferentes. Ou seja, é preciso estar preparado pra comer arroz com ovo, mas não vejo ninguém pensar nisso. Coincidência lembrando agora que o Bruno me disse queria ser feliz cmg mesmo se morassemos num barraquinho kkkk.
    Acho que falei demais. Casei aos 25 sem o menor arrependimento, ainda bem que não começamos a namorar quando nos conhecemos, senão poderia ter casado muito jovem. Casamos maduros e com um relacionamento super saudável.

PS: pra fechar, idade não é a mesma coisa que maturidade, mas via de regra, tem a ver.
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda não fiz 25, mas estou quaaaase lá! Tenho 24 anos e me casarei aos 26!

Com certeza eu não teria maturidade pra me casar aos 16! Ainda chorava de saudade da minha festa de 15! hahahaha

Tive um namorado dos 16 aos 18, jurava que era o amor da minha vida! Sofri muito nesse relacionamento, mas me serviu de experiência!

Aos 24 eu já me formei na faculdade de direito, passei na OAB antes de terminar, fui em muitas festas, curti muuuito os 5 anos de namoro até aqui! Compramos apto, carro, viajamos, saímos com os amigos, conhecemos restaurantes, bares, cidades! Tive o pedido de casamento mais lindo do mundo! Tenho um bom emprego e ainda estou me preparando pro casamento!

Aos 16 eu nem sabia o que era amor de verdade! Era só uma menina que achava que era adulta! Hoje eu dou graças a Deus por nem ter me entregado ao meu ex! No fundo, eu sempre soube respeitar o meu próprio tempo!

Não diria que existe idade certa pra casar, mas acho que algumas experiências de vida nos preparam pra essa fase que é cheia de responsabilidades e maturidade, e isso só adquirimos com o tempo!

• Responder
  • Jussara & Sérgio
    Noiva VIP Novembro 2017 Goiás
    Jussara & Sérgio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hora certa de casar é quando o casal é maduro o suficiente para enfrentar uma vida a dois e as condições financeiras favorecem a uniao.

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dri aos 16 eu ainda cursava o ensino médio e não tinha trabalho, então sem condições tanto psicológicas e muito menos financeira para isso!!

Agora aos 22 anos já terminei a faculdade, tenho um emprego e hoje sim eu e meu noivo (com 25 anos) temos condições de comprar nossa casa e pagar nossa festa... E mesmo assim ainda é tudo muito regrado e com quase dois anos de noivado pra conseguir organizar e pegar tudo...

Eu fico bem chocada quando vejo casais tão novos que ainda não se formaram e se quer trabalham falando de casamento, já imagino os pais tendo que bancar tudo!!

• Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oie! Acho seu debate muito válido! Apesar de não ter mais de 25 anos, vou colocar minha opinião também rsrs

Também acho que não depende de idade, mas sim de maturidade. Eu também quando tinha 15/16 anos estava com a cabeça em outro lugar...achava que qualquer um era o amor da minha vida, planejava festinha de aniversário, etc. Porém, no MEU CASO ESPECIFICAMENTE, eu acho que aconteceram muitas coisas que vão culminar com meu casamento com 23 anos.

Por uma série de coisas que ocorreram na minha vida, eu sempre fui madura antes do tempo. Desde sempre tive muito claro na minha mente as responsabilidades de uma união, os possíveis problemas, tudo, pois meus pais se separaram quando eu era bem nova, tenho dois irmãos bem mais velhos que eu (cujos relacionamentos eu acompanhei desde o início). Claro que é completamente diferente quando você começa efetivamente a namorar, mas eu já fui para um relacionamento sério munida de uma série de precauções que me foram muito úteis nesses últimos 3 anos.

Tive meu coração despedaçado por pessoas que não mereciam justamente porque eu tinha uma cabeça à frente do tempo e fiquei com caras que queriam apenas curtir. Nunca fui baladeira ou quis ficar com muita gente, sempre fui a pessoa caseira e adepta do "um amor pra vida toda". Quando conheci meu noivo, com 18 anos, nós tínhamos a mesma cabeça e as mesmas ambições: ele também queria namorar pra casar, e não pra ver "aonde vai dar". Nós nos conhecemos bastante antes de começar a namorar, levamos tudo muito a sério, nossos planos e tudo. Namoramos 3 anos antes de noivar, o que foi fundamental para amadurecer e crescer como casal. Acho que um relacionamento sério e com propósito também amadurece muito as pessoas.

Vou casar formada, empregada e bem feliz. Meu noivo a mesma coisa, inclusive pós-graduado. Tínhamos bem claro que precisaríamos estar formados e empregados para casar, pois não poderíamos jogar tudo pro alto em nome do amor e depois mal conseguirmos nos sustentar. Não dá pra viver na barra dos pais pra sempre. Estudei, viajei, fiz intercâmbio, vi muitas coisas (boas e ruins) e me sinto pronta para dar esse passo a mais. E tudo isso com 21 anos hoje, e sei que até o dia C vou estar mais madura ainda. Meu noivo estudou, trabalhou, viajou, era bem mais baladeiro que eu na juventude, fez tudo o que quis, e agora está pronto para isso também.

O que eu quero colocar aqui especificamente é: não, não tem idade certa pra casar, mas na minha opinião, é fundamental que os dois saibam onde estão colocando os pés, estejam completamente prontos para se sustentar, tenham terminado os estudos e vivido tudo o que queriam viver durante a vida de solteiro. Conheço muitos casais que arrumaram problemas principalmente por causa de finanças ou porque queriam viver vida de solteiros estando casados. A maturidade se adquire com idade sim, mas também com as N experiências de vida que vamos acumulando!

Desculpa o textão! Smiley kiss

• Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com você! Casei com 25 e estou super feliz!

• Responder
  • Reylla
    Super Noiva Dezembro 2017 Goiás
    Reylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o debate e concordo com você.
    Hoje tem 21 anos, já consegui adquirir experiência e maturidade pois trabalho desse dos 12 anos ( pq eu quis) sei bem como administrar meu dinheiro. Comecei a fazer faculdade tive quer tranca por causa de dinheiro. Com isso adiantei meu casamento pois caso ao contrário casaria com 22 anos hoje eu sei o que eu quero mas se eu tivesse com 16 não saberia pois não tinha tanta maturidade igual hoje não tinha tanta responsabilidade.

Um fato que aconteceuna minh familia foi meu irmão casar cedo ao 17 e minha ex cunhada aos 16 anos e o casamento deles não foi pra frente depois de 4 anos minha ex cunhada quis ser separar( um exemplo que eu já passei na família) casar muito cedo as vezes pode da nisso.
    Mas também não pode.
    E não tem idade pra ser casar você pode casar aos 16 ou as 70 o que impõe te amo no relacionamento.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Debate polemico rs

Eu acredito que quando a gente está pronta para casar, a gente está! rs simplesmente assim, sua mãe sabe, sua sogra saberá, sua tia e sua amiga irão te apoiar. Muito me estranha quem vai casar e enfrenta uma guerra em casa para isso, geralmente acontece com meninas jovens, e muito provavelmente pq elas de fato não estão prontas para dar tal passo.

Vou casar com 22 e comecei a organizar o casamento com 21 pq eu realmente acredito que estou pronta! Já terminei a faculdade, terminei meu curso de inglês, tenho trabalho, um carro, já aproveitei muito em festas e já aproveitei muito com as amigas. Desde os 17 moro sozinha pq sai cedo de casa para estudar, então é de cada um mesmo! Tem mulheres com 30 que ainda não estão prontas e mulheres com 20 que estão mas eu acho que o minimo é a mulher ter independência e ter pelo menos 18 anos, É O MINIMO rs sem falar nas outras coisas ÓBVIAS, de como o casal ter planos futuros, condições de se sustentar e estabilidade emocional.

A idade de casar não quer dizer nada, minha mãe se casou aos 27 e se separou, minha sogra se casou aos 18 e ano que vem completará bodas de prata! O que vale é a maturidade e não é algo simples de se alcançar.

• Responder
  • Leydiane
    Noiva VIP Março 2018 Minas Gerais
    Leydiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Drielly, amei seu debate (como sempre, debates ótimos Smiley laugh )

Hoje eu tenho 25 anos, quando casar terei quase 26, e concordo plenamente com vc!!Com 16 anos, não tinha nem dado o meu primeiro beijo! Ainda brincava de barbie, tinha vontade de namorar, como qualquer adolescente, mas não tinha preparo nenhum pra cuidar de uma casa, para cuidar de um marido, para assumir todas as responsabilidades de um casamento. Hoje falo isso pra minhas amigas mais novas que eu, em especial a minha melhor amiga, com 19 anos, isso mesmo que vc disse, para não pularem fases da vida, que cada experiencia, cada decepção amorosa, cada choro e cada conquista serve pra nos fortalecer e enriquecer nossa personalidade!

Mais uma vez, parabéns pelo debate Smiley heart

• Responder
  • L
    Super Noiva Janeiro 2018 Minas Gerais
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super debate!

Seu ponto de vista é parecido com o meu!

Não existe idade certa, mas a maturidade e experiência conta muitoooo.

Me casarei com 27 anos, antes dos 20 não tinha nenhuma maturidade ou cabeça para pensar nesse assunto e muito menos ter uma casa!

Tenho um exemplo vivo dentro de casa que se casou com 19 (minha irmã) e voltou pra casa com 21 sem noção nenhuma de nada, motivo do término: muitas brigas, por não saberem resolver coisas bobas do dia dia, não saber ter diálogo e sem maturidade nenhuma!

Tenho o exemplo dos meus pais, minha mãe se casou com 17 e meu pai tinha 23 anos: É um exemplo de casamento para todos que conhece minha família, são 28 anos de uma linda união. São maravilhosos, se amam e se respeitam, eu NUNCA vi uma discussão dos meus pais!

• Responder
  • Amanda
    Noiva Master Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uau amei o debate.

Concordo mt!!

Eu estou com 23 me caso com 24, e não acho q eu esteja pronta p esse passo.

Sou evangélica e mts meninas casam novas demais pelas condições ordenadas na bíblia para o casamento.

Qnt a isso eu e meu noivo somos mt tranquilos. Vou me casar virgem, e isso jamais foi colocado em pauta para adiantar ou não o casamento.

Antes de conhecer ele eu não queria nem casar... aproveitei mt minha adolescência, fiz minha faculdade, tenho meu emprego... conquistei mt coisa até decidir q iríamos casar.

Como vc disse, precisa ter maturidade!! Há tempo para todas as coisas...

• Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou me casar com 23 e tenho certeza que não teria estrutura emocional nem financeira pra casar na adolescência. Aos 16 anos eu tava me preparando pro vestibular, meu principal foco naquela época era entrar em uma faculdade, além de estar terminando o ensino médio e o curso de Inglês. Eu nem pensava em casar com essa idade, não sei se é porque eu sempre quis ter meu trabalho, minha formação ou porque ainda não tinha encontrado o amor da minha vida. Enfim, hoje eu consigo me ver cuidando da minha casa, já me formei e tenho meu emprego, que apesar de não pagar rios de dinheiro é com ele que estou guardando dinheiro pra casar.
    • Responder
  • Carine
    Noiva VIP Abril 2019 Minas Gerais
    Carine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, SUPER concordo em tudo!

Acho que hoje com 27.. me vejo tãaao dependente dos meus pais ainda, não digo financeiramente, mas emocionalmente. Qualquer decisão por mais simples que seja recorro a eles.

Não quero transferir essa dependência pro meu marido, e venho trabalho nisso, deixar de ser tão insegura.

Acho que com 16, 20 anos casaria pra separar, maturidade ZERO pra casar!

Acho que temos sim que aproveitar a "nossa" vida, e vejo muitas meninas aqui achando que aproveitar a vida é ir pra balada, beijar vários e não é isso.

Aproveitar, viajar (que delicia viajar só com as amigas), dormir na casa de amiga, falar besteira, ir ao cinema, não ter compromisso em cuidar da casa, das finanças.

Ter um tempo nosso, pra descobrir quem somos, e o que queremos ser, isso é essencial na vida de qualquer pessoa.

Aos 16 ninguém sabe direito ainda o que quer da vida (minha opinião)

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Luiza, é exatamente isso mesmo a que me refiro.

Eu concordo totalmente com você. É pq não conheço ninguém nessa situação, mas eu adoraria ter para ouvir dos pais os motivos pelos quais eles apoiam. Ouvir o lado deles como pais sabe? Pq geralmente os casais novinhos têm esse apoio da família. Eu tenho essa curiosidade sabe? De sentar com um papai que apoia e ouvir o ponto de vista dele. Deve ser interessante.

• Responder
  • Barbara
    Super Noiva Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Drielle,

Concordo plenamente com você, confesso que fico um pouco assustada com a quantidade de meninas novas aqui da comunidade.

Estou com 28 anos, preparando casamento para 2019, casarei aos 30 e me sinto plenamente segura para isso agora, aos 16 nem o ensino médio eu havia terminado.

Fiz minha faculdade com muita dificuldade porque era integral, não teria condições nem financeiras e nem psicologicas de fazer isso casada.

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Respeito as decisoes de cada um, mas acho que não existe idade certa, mas é preciso uma maturidade que só se adquire com tempo e experiências, e quando se é tão nova muitas vezes não houve tempo suficiente pra ter essa maturidade.
    Tem ainda a questão dos estudos e carreira. Casar já é caro, mas manter uma casa é mais caro ainda e vejo muitos casais novos que não se preocupam em ter uma estrutura financeira boa antes de casar e acabam tendo muito mais dificuldade em estudar porque as responsabilidades de ter uma casa e viver com alguém consomem muito tempo e dinheiro.
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Seguro ninguém está ne, Rehh hahahaha

Mas acho que temos mais bagagem pra encarar as situações da vida a 2 (que não são fáceis).

• Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo em numero,gênero e grau
    Casar depois que já viu muito da vida
    É mais "seguro"
    Pois estamos mais vividas e prontas
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Bensia!

Aos 20 também não estava viu?

• Responder
  • Bensia
    Noiva Constante Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Bensia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente com tudo o que você disse. Eu, sinceramente, nem as 20 estava pronta. Rs
    Cada fase tem o seu brilho e a sua importância, por isso não é bom pular nenhuma.
    Mas respeito quem escolheu casar tão cedo.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas