Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado

Casamento civil - utilidade pública

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 7 de Abril de 2015 às 21:16

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1.311

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois...

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

imagem utilizada no debate Casamento civil

Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Era pra pagar R$ 300,00 e paguei R$ 50,00, tente vá até o cartório e solicite, ñ posso dizer q todos irão conseguir, mas ñ custa tentar, já pagamos tanto, no meu caso o cartório pediu um xerox da carteira de trabalho, mas ñ impediu de ser feito, o meu é o segundo caso q eu conheço e em cidades diferentes, ambas no estado de São Paulo, a minha renda na época era de R$ 2.500,00 e isso ñ impediu q eu fizesse, ñ fiz pra passar a perna em ninguém, só fui atrás do meu direito, e cá entre nós, só nós sabemos onde o calo aperta, ter economizado me ajudou muito , agora se vc realmente ñ tem condições, vá atrás do seu direito, ñ tenha vergonha, niguém vai ficar sabendo, somente vc, sua noiva, o cartório e seu bolso kkkkkk qvai agradecer, espero q tenha ajudado, Deus os abençoe, espero q consigam essa economia, paz e bem.

PS.: É uma tentativa caso ñ consiga vá na Defensoria Pública do seu estado Estado e solicite a Declaração de isenção de selos, emolumentos e custas/ Declaração de probreza e levar no cartorio e agendar a data.

Se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça. Mas se oriente bem antes de qualquer medida, essa informação recebi de uma noivnha, mas é bom confirmar para ter certeza q medida deve tomar ok.

Caros amigos quero mencionar q a noivinha Thaís o pai dela sendo cartorário aposentado, me confimou o seguinte: que é direito de todos, independente da situação financeira. Válido para todo território brasileiro. Não é obrigatório apresentar nenhum tipo de declaração de renda, apenas a declaração de pobreza assinada pelos noivos. Então busquem seus direitos.

Saiba os tipos de casamentos civis, vale a pena ver:

Comunhão total de bens, parcial, separação total, participação final, entenda para poder escolher,

Saiba tudo sobre a documentação:

Saiba quais são os documentos necessários para agendar o casamento civil

Entenda como funciona a licença gala

outros tipos de casamentos:

Entendendo o que é casamento religioso com efeito civil.

Saiba como funciona o casamento comunitário.

OBS.: Essa é quentinha a Patrícia conseguiu casamento religioso com efeito civil, ela pode informar melhor para aqueles que querem essa opção, é bom informar que cada cidade é um jeito de lidar, mas ñ custa tentar.

****************@*******.***

1.311 Respostas

• Miriã
    Noiva Esperta outubro 2020 Espírito Santo
    Miriã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Otimá dica, vlw, vou proucurar me informa aqui na minha cidade!!!

Pois qualquer economia nesse mundo de casamento , já é de enorme ajuda rsrs'''

Smiley laugh

• Responder
  • Sthefani
    Noiva Curiosa Fevereiro 2016 Paraná
    Sthefani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Valeu pela dica, muuuuuuuuito útil!!!

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q pena depende de cartório pra cartório, e o q eles puderem enrolar só pra vcs escolherem o mais fácil, q é pagar eles fazem, bom q Deus os abençoe.

• Responder
  • J
    Noiva Curiosa Dezembro 2015 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tentei, mas demora muito, ai acabei pagando 668,00. É caríssimo! Smiley surprise

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom q cheguei a tempo ainda q Deus os abençoe e espero q consigam bjo se cuida.

• Responder
  • S
    Noiva Esperta Novembro 2015 Amazonas
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninão não sabia disso olha! Muito interessante seu debate!
    • Responder
  • B
    Super Noiva Janeiro 2016 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley laugh

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Legal ñ custa tentar, espero q consigam, por nada Deus os abençoe.

• Responder
  • Cibelle
    Noiva Ativa Fevereiro 2016 São Paulo
    Cibelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigado por compartilhar é sempre bom uma economia principalmente quando é de nosso direto. Vou atras sim de fazer dessa forma.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

por nada, é isso aí ñ custa tentar, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Karolline
    Noiva Novata Fevereiro 2016 Sergipe
    Karolline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hmmmm.... eu já conhecia sobre isso. Vou dar entrada no meu em novembro. Mesmo assim muito obrigada! Você me passou MT informação útil e agora tenho a certeza de que posso dar entrada de maneira gratuita.
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada, é isso aí ñ custa tentar, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • C
    Noiva Curiosa Dezembro 2015 Espírito Santo
    Charlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ESTAREI INDO NO CARTORIO PARA VER SOBRE ISSO,ME PEDIRAM R$ 350,00 REAIS...VOU LUTAR PELO MEU DIREITO...

OBRIGADA...

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

por nada, espero q vcs consigam, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Débora
    Noiva Principiante Dezembro 2015 Mato Grosso do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela dica

:Smiley heart

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Legal q bom q pude ajudar bjo se cuida.

• Responder
  • Yasmin
    Noiva Ativa Dezembro 2016 São Paulo
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigada, estaremos elndo tudinho logo mais Smiley smile

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada, espero q vcs consigam, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada, espero q consigam, ñ custa tentar, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom fico feliz em ajudar bjo se cuida.

• Responder
  • S
    Noiva Curiosa Novembro 2016 São Paulo
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Luizs! Ótima dica, concerteza ajuda muito. Smiley smile
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Curiosa Abril 2021 Bahia
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada, Luis! Uma dica muito boa, que poucas pessoas sabemSmiley winking

• Responder
  • Andréia
    Noiva Ativa Fevereiro 2016 São Paulo
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que legal!!! Adorei a dica....

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Agradeço sua comtribuição, pelo menos vcs conseguiram, acredito q quando pagamos eles recebem mais rápido q quando pagos pelo governo, eles ñ ficam sem receber, recebem do mesmo jeito, mas mesmo assim, fazer o q , Deus os abençoe.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por nada "tamo junto" Smiley winking.

• Responder
  • B
    Super Noiva Janeiro 2016 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já estava guardado, mas obrigada!!!

• Responder
  • Helena
    Noiva Novata Novembro 2015 São Paulo
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia noivinhas!

Marquei meu casamento nesse sábado (03/10) no cartório de Santo Amaro em São Paulo-SP, e solicitei a gratuidade. A funcionária nos informou que teriamos que levar nossa carteira de trabalho e ter renda inferior a 3 salários minimos (para cada um), e pagar uma taxa de R$35,00 para a publicação no jornal, além de assinar a declaração de pobreza. Questionei a ela o motivo disso, dizendo que a lei é clara ao dizer que não deve haver nenhum impedimento ou comprovação para a gratuidade além da declaração de pobleza, daí ela disse que eu estava certa, e que tudo bem se eu não levasse a carteira, mas então o caso iria para comprovação na segunda vara e poderia tornar o processo mais demorado, ou algo assim.

Bem, nós levamos as carteiras e pagamos os R$35,00, e então conseguimos marcar a data sem maiores problemas. Engraçado que no próprio cartório havia uma placa grande dizendo que pessoas que comprovassem por declaração que não tinham condições de pagar pelo casamento teriam a isenção garantida por lei...

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

ainda bem q cheguei a tempo, espero q consigam, bjo se cuida.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A sem dúvida o bolso agradece kkkk, por nada espero q consigam, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por nada qualquer coisa grita aí bjo,

• Responder
  • Mísia
    Noiva Esperta Fevereiro 2016 Rio Grande do Norte
    Mísia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada Luis! Ainda estou em tempo sim, vou procurar isso aqui.

• Responder
  • Kamyla
    Noiva Constante Fevereiro 2016 Minas Gerais
    Kamyla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Luis, obrigada pela a dica. Vou correr atrás sim , pois se é direito nosso, por que não né. E fora qualquer economia faz diferença no bolso kkkk... Tudo de bom!!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas