Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado

Casamento civil - utilidade pública

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 7 de Abril de 2015 às 21:16

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1.311

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois...

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

imagem utilizada no debate Casamento civil

Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Era pra pagar R$ 300,00 e paguei R$ 50,00, tente vá até o cartório e solicite, ñ posso dizer q todos irão conseguir, mas ñ custa tentar, já pagamos tanto, no meu caso o cartório pediu um xerox da carteira de trabalho, mas ñ impediu de ser feito, o meu é o segundo caso q eu conheço e em cidades diferentes, ambas no estado de São Paulo, a minha renda na época era de R$ 2.500,00 e isso ñ impediu q eu fizesse, ñ fiz pra passar a perna em ninguém, só fui atrás do meu direito, e cá entre nós, só nós sabemos onde o calo aperta, ter economizado me ajudou muito , agora se vc realmente ñ tem condições, vá atrás do seu direito, ñ tenha vergonha, niguém vai ficar sabendo, somente vc, sua noiva, o cartório e seu bolso kkkkkk qvai agradecer, espero q tenha ajudado, Deus os abençoe, espero q consigam essa economia, paz e bem.

PS.: É uma tentativa caso ñ consiga vá na Defensoria Pública do seu estado Estado e solicite a Declaração de isenção de selos, emolumentos e custas/ Declaração de probreza e levar no cartorio e agendar a data.

Se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça. Mas se oriente bem antes de qualquer medida, essa informação recebi de uma noivnha, mas é bom confirmar para ter certeza q medida deve tomar ok.

Caros amigos quero mencionar q a noivinha Thaís o pai dela sendo cartorário aposentado, me confimou o seguinte: que é direito de todos, independente da situação financeira. Válido para todo território brasileiro. Não é obrigatório apresentar nenhum tipo de declaração de renda, apenas a declaração de pobreza assinada pelos noivos. Então busquem seus direitos.

Saiba os tipos de casamentos civis, vale a pena ver:

Comunhão total de bens, parcial, separação total, participação final, entenda para poder escolher,

Saiba tudo sobre a documentação:

Saiba quais são os documentos necessários para agendar o casamento civil

Entenda como funciona a licença gala

outros tipos de casamentos:

Entendendo o que é casamento religioso com efeito civil.

Saiba como funciona o casamento comunitário.

OBS.: Essa é quentinha a Patrícia conseguiu casamento religioso com efeito civil, ela pode informar melhor para aqueles que querem essa opção, é bom informar que cada cidade é um jeito de lidar, mas ñ custa tentar.

****************@*******.***

1.311 Respostas

• Luis " Eu Sou A Lenda "
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q pena, então q Deus os abençoe, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Daniele
    Noiva Ativa Abril 2016 Rio de Janeiro
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Me casei em abril deste ano no civil e, infelizmente tive que pagar R$900,00. Vimos a possibilidade de fazer o gratuito , mas eu e meu marido moramos no mesmo Bairro. aqui no RJ tem que se comprovar a residência no cartório..e casar no cartório mais proximo da residencia. aqui no RJ é obrigatório isso. claro que agente queria casar em outro bairro mais barato.. mas não foi possível.. enfim..

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom, espero q consigam Deus os abençoe.

• Responder
  • Mariana
    Noiva Curiosa Abril 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super dica,vou fazer isso mesmo.

muito obrigadaaaaaa

• Responder
  • Keila
    Noiva Esperta Abril 2016 Rio de Janeiro
    Keila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aaah com certeza kk
    Beijo!!
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada é isso ela ñ vai aprovar, só se ela for casar pq aí ela desvia verba kkkkk, mas enfimq bom q vc já está encaminhada, ñ posso deixar uma amiga na mão, bjo se cuida.

• Responder
  • Keila
    Noiva Esperta Abril 2016 Rio de Janeiro
    Keila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui no RJ esta em torno de 800,00 fora os outrospapéis.. Que sai em torno de 1000,00 ou mais.
    Eu tenho uma conhecida, sogra da minha prima. Ela arrumou o casório gratuito p mim.. GRAÇAS A DEUS POR ISSO!
    Mais se não fosse ela, com certeza iria recorrer a isso. São os nossos direitos e devemos aproveitar cada um dles..
    E para aa noivas ficarem MAIS feliz a Dilma teria que aprovar o "BOLSA CASAMENTO" kkkkkkkkkkkk
    (Vou continuar sonhando)

Muito obg por compartilhar isso cm a gente Luis.
    Smiley winking Smiley laugh
    • Responder
  • Shirley & Jorge
    Noiva Ativa Abril 2016 São Paulo
    Shirley & Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkkkkk blz vlw . Amém! Vou adc

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

por nada, q bom Shirley espero q consigam, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

por nada Karina, ñ custa tentar, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada, espero q consigam, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada querida "tamo junto" Smiley winking , espero q consigam.

• Responder
  • Shirley & Jorge
    Noiva Ativa Abril 2016 São Paulo
    Shirley & Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa essa eu não ssabia, e vai ser de muita ajuda a nos. Obrigada!

• Responder
  • Karina
    Noiva Ativa Abril 2016 Rio de Janeiro
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Poxa valeu mesmo, aqui na cidade eu sabia que para conseguir tinha que ir na defensoria pública, mas ir direto no cartório não sabia não.

• Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Janeiro 2016 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Otima Dica!!!!

Muito Obrigada Smiley winking

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Janeiro 2016 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Rachel

Eu sou registrada e o meu noivo tambem, mas por lei eles nao podem solicitar a carteira de trabalhado ou comprovante de renda.

Marquei o meu casamento em a um mês mais ou menos e até o memomento nao fui convocada.

As duas amigas que comentei uma ja se casou e a outra se casa daqui 01 semana, e as duas deram certo.

Só aconselho marcar o casamento com bastante antecedencia , assim vai para a analise e você nao tera porque se preocupar em ficar esperando a resposta.

beijos

• Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Nê

O meu nao sera no Cartorio , e mesmo assim eu solicitei e ate agora esta dando certo.

As duas amigas que tambem fizeram isso tambem nao se casaram no Cartorio e deu certo.

Voce agora nao precisa mais levar o juiz ate a igreja , você no dia de marcar seu casamento , avisa que fará a Cerimonia com efeito Religioso e ela te explicara que você pega um papel 10 dias antes de se casar e leva para o pastor ou padre que realizara a sua cerimonia.

Este efeito religioso requer que você leve no dia de marcar seu casamento o Endereço da igreja ou local onde você realizara a cerimonia.

O meu sera dessa forma, cheguei solicitei CASAMENTO GRATUITO e a atendente fui muito atenciosa, me atendeu muito bem e apos esta solicitação falei que queria a CERIMONIA COM EFEITO RELIGIOSO.

Me caso em janeiro e ate la eu ficarei no aguardo dessa analise deles, mas como te falei das minhas amigas deu certo...

• Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O meu nao sera no Cartorio , e mesmo assim eu solicitei e ate agora esta dando certo.

As duas amigas que tambem fizeram isso tambem nao se casaram no Cartorio e deu certo.

Voce agora nao precisa mais levar o juiz ate a igreja , você no dia de marcar seu casamento , avisa que fará a Cerimonia com efeito Religioso e ela te explicara que você pega um papel 10 dias antes de se casar e leva para o pastor ou padre que realizara a sua cerimonia.

Este efeito religioso requer que você leve no dia de marcar seu casamento o Endereço da igreja ou local onde você realizara a cerimonia.

O meu sera dessa forma, cheguei solicitei CASAMENTO GRATUITO e a atendente fui muito atenciosa, me atendeu muito bem e apos esta solicitação falei que queria a CERIMONIA COM EFEITO RELIGIOSO.

Me caso em janeiro e ate la eu ficarei no aguardo dessa analise deles, mas como te falei das minhas amigas deu certo...

• Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Rachel

Eu sou registrada e o meu noivo tambem, mas por lei eles nao podem solicitar a carteira de trabalhado ou comprovante de renda.

Marquei o meu casamento em a um mês mais ou menos e até o memomento nao fui convocada.

As duas amigas que comentei uma ja se casou e a outra se casa daqui 01 semana, e as duas deram certo.

Só aconselho marcar o casamento com bastante antecedencia , assim vai para a analise e você nao tera porque se preocupar em ficar esperando a resposta.

beijos

• Responder
  • M
    Noiva Ativa Abril 2016 Minas Gerais
    Mayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótima dica Luís muito bom saber economia e sempre bem vinda!
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não só pra casamentos em cartório, mas não custa se informar melhor .
    • Responder
  • Nê
    Noiva Constante Abril 2016 São Paulo
    ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas isso só é válido para casamento no cartório, né? Se quiser levar o juiz até o local do casamento vale?
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom q gostou espero q vcs consigam Deus os abençoe.

• Responder
  • Lais
    Super Noiva Abril 2016 São Paulo
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótima diica Luis Smiley winking

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tem q tentar e no rio tem uns cartórios etinerantes, tipo caminhões procure se informar Smiley winking.

• Responder
  • Rachel
    Super Noiva Abril 2016 Rio de Janeiro
    Rachel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada. Pensei q era só para quem não tem renda. Com certeza irei correr atrás. O cartório daqui cobrou 650,00!
    • Responder
  • T
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso aiii, tamo junto!

Pois tem gente que não sabe dessas coisas e acaba pagando é bom informar mesmo!

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amém, q bom Talita fico feliz em saber é claro q ñ poderia deixar de avisar uma amiga kkkkk, bjo se cuida.

• Responder
  • T
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigadaaaaaaaaaaaaaa!

Já tinha meio que me informado sobre isso e vou tentar fazer COM CERTEZAAAAA!

O bolso agradece e muito!

Deus te abençoe!

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

sem dúvida o ñ já temos corremos atrás do sim e a maioria volta pra me contar q conseguiu, bjo se cuida.

• Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Abril 2016 Bahia
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Custa nada tentar né! Smiley xd

• Responder
  • Tayane
    Noiva Ativa Abril 2016 Bahia
    Tayane ·
    • Denunciar