Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado

Casamento civil - utilidade pública

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 7 de Abril de 2015 às 21:16

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1.311

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois...

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

imagem utilizada no debate Casamento civil

Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Era pra pagar R$ 300,00 e paguei R$ 50,00, tente vá até o cartório e solicite, ñ posso dizer q todos irão conseguir, mas ñ custa tentar, já pagamos tanto, no meu caso o cartório pediu um xerox da carteira de trabalho, mas ñ impediu de ser feito, o meu é o segundo caso q eu conheço e em cidades diferentes, ambas no estado de São Paulo, a minha renda na época era de R$ 2.500,00 e isso ñ impediu q eu fizesse, ñ fiz pra passar a perna em ninguém, só fui atrás do meu direito, e cá entre nós, só nós sabemos onde o calo aperta, ter economizado me ajudou muito , agora se vc realmente ñ tem condições, vá atrás do seu direito, ñ tenha vergonha, niguém vai ficar sabendo, somente vc, sua noiva, o cartório e seu bolso kkkkkk qvai agradecer, espero q tenha ajudado, Deus os abençoe, espero q consigam essa economia, paz e bem.

PS.: É uma tentativa caso ñ consiga vá na Defensoria Pública do seu estado Estado e solicite a Declaração de isenção de selos, emolumentos e custas/ Declaração de probreza e levar no cartorio e agendar a data.

Se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça. Mas se oriente bem antes de qualquer medida, essa informação recebi de uma noivnha, mas é bom confirmar para ter certeza q medida deve tomar ok.

Caros amigos quero mencionar q a noivinha Thaís o pai dela sendo cartorário aposentado, me confimou o seguinte: que é direito de todos, independente da situação financeira. Válido para todo território brasileiro. Não é obrigatório apresentar nenhum tipo de declaração de renda, apenas a declaração de pobreza assinada pelos noivos. Então busquem seus direitos.

Saiba os tipos de casamentos civis, vale a pena ver:

Comunhão total de bens, parcial, separação total, participação final, entenda para poder escolher,

Saiba tudo sobre a documentação:

Saiba quais são os documentos necessários para agendar o casamento civil

Entenda como funciona a licença gala

outros tipos de casamentos:

Entendendo o que é casamento religioso com efeito civil.

Saiba como funciona o casamento comunitário.

OBS.: Essa é quentinha a Patrícia conseguiu casamento religioso com efeito civil, ela pode informar melhor para aqueles que querem essa opção, é bom informar que cada cidade é um jeito de lidar, mas ñ custa tentar.

****************@*******.***

1.311 Respostas

• Luis " Eu Sou A Lenda "
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

é mas aqui no site já conheço várias q conseguiram então ñ custa tentar Deus os abençoe.

• Responder
  • Nayara
    Noiva Ativa Maio 2016 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito util isso, eu particulamente nem sabia disso, obrigada !!!!

• Responder
  • Jane
    Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo
    Jane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso é utilidafde publica mesmoooo!!!! kkkkkk

• Responder
  • Sandriely
    Noiva Constante Maio 2016 São Paulo
    Sandriely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Apesar de ja estar ciente que isso existe, conheço bem poucas pessoas que fizeram isso. Temos esse direito, basta corrermos atras dele.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por nada, estarei torcendo por vcs, espero q consigam, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada Barbara estamo aqui pra ajudar e como costumo dizer "tamo junto" Smiley winking.

• Responder
  • Adriana
    Noiva Ativa Junho 2016 Rio de Janeiro
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A isenção tem validade de um mês para ser apresentada ao cartório, mas para conseguir vcs devem apresentar renda menor de 2.500,00por casal e estar c TDs documentos em ordem ,divorciados e viúvos tem que ter certidão atualizada c menos de seis meses ,na ação social eles orientam bem .Eu consegui a minha assim, inclusive meu noivo é divorciado e recebeu tbm a isenção da nova certidão , e já apresentamos td no cartório.
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Novata Julho 2016 Rio de Janeiro
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendi perfeitamente. Vou lá então e ver como é. Tomara que consiga data pra julho msm. Muito obrigada! Qualquer novidade, eu escrevo
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Constante Maio 2016 Rio de Janeiro
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Luis, mtoooooooooooooooooooo obrigada!!!! Na vdd, uma das minhas madrinhas que vai casar agora em janeiro fez este processo pela Defensoria Pública e conseguiu, esta informação só veio confirmar o que ela me disse.. Obrigada msm!!!!! :Smiley heart

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkkkkkk por isso que já aviso, eu já casei, mas seprecisar de alguma coisa eu aviso.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom fico feliz em ajudar, espero q consigam,bjo se cuida.

• Responder
  • Bianca
    Noiva Ativa Maio 2016 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É o q mais preciso no momento kkkkkkk, ainda não tenho muita experiência no assunto, mas precisando pode contar comigo Smiley smile

• Responder
  • Regiane
    Noiva Curiosa outubro 2016 São Paulo
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa muito legal isso... Realmente a gente sabe aonde invalidez aperta mesmo, e o meu tá bem apertado rsrs.. Valeu a dica.. Estava mesmo precisando desse tipo de informação hj!! Ajudou bastante!!
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é automático vc recebendo a isenção vc pode marcar a data, mas tem cartórios q escoilhem a data pra vc então pe bom vc ir já conversando e vendo como funciona para dar tempo de vcs fazerem, pq há outrps cartórios q enrolam só pra pessoa escolher pagar, espero q ajude.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Valeu por contribuir Smiley winking.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Eloiza
    Super Noiva Maio 2016 Alagoas
    Eloiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótima dica Luis, irei me informa direitinho aqui na minha cidade.! valeu.

• Responder
  • Lívia
    Noiva Novata Julho 2016 Rio de Janeiro
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adriana, como vc conseguiu a isenção? Pq tem uma ação social sábado agora, dia 12, e a defensoria publica estará lá e disseram que vai dar a tal isenção. Vc sabe quanto tempo que posso dar entrada depois de conseguir a isenção? Meu casamento será só em julho, mas se for o caso de casar logo sem taxas, não ligamos rs
    • Responder
  • Livia
    Noiva Constante Janeiro 2016 São Paulo
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

>>>Atualizando<<<

O custo no Cartório Regional de Santana (ZN SP) é de R$ 365,00 que pode ser pago em dinheiro ou no débito.

É necessário ir 2 testemunhas para o agendamento que não precisam ser necessariamente as 2 testemunhas que vão assinar o contrato.

A documentação dos noivos são: RG, CPF e Certidão de Nascimento. As testemunhas devem levar RG e CPF.

Caso o casamento civil aconteça no mesmo dia que o religioso, é necessário levar o Requerimento do religioso efeito Civil que cada Pastor/Padre/Juiz tem seu modelo.

É isso. Acabei de ligar lá. rs

Beijos e abraços

• Responder
  • Bianca
    Noiva Ativa Maio 2016 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigado pela dica Smiley laugh

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Kkkkk pois é mas q bom q vc já está adiantada kkk, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Adriana
    Noiva Ativa Junho 2016 Rio de Janeiro
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrgd pela dica,MT útil realmente, já consegui minha isenção, aqui no RJ o cartório está cobrando $620,00+outros gastos c burocracias chega a $800,00 em média , fora a demora,levei os documentos em 01/12 eu casamento só deve sair lá p maio.
    Só de pensar minha irmã se casou em Portugal com 24 hrs,isso sendo estrangeira ,vejo como aqui tudo é difícil ,fácil é só p cobrar do povo.
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico feliz en ajudar, por nada saiba q "Tamo junto" se precisar de alguns coisa pode contar comigo, não sendo dinheiro o resto estamos aí kkkk Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Q bom vc já está adiantada, mas só pra constar sou casadinho, por nada saiba q "Tamo junto" se precisar de alguns coisa pode contar comigo, não sendo dinheiro o resto estamos aí kkkk Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.
    • Responder
  • Deise
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Deise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada valeu pela dica Smiley winking
    • Responder
  • Ellen
    Noiva Curiosa Maio 2016 Sergipe
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi querida!

Muito Obrigada pela dica,aqui em ARACAJU tem cartório gratuito ..irei optar por esse claro! =)

Deus abençoe..felicidades!!

Smiley kiss

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

por nada, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Francyane
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Francyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Otima dicas, minha amiga comentou isso comigo, irei ver por esses dias. obrigada!

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal, valew a dica.
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada querida, espero q consigam, Deus os abençoe.

• Responder
  • Thais
    Noiva VIP Maio 2016 Distrito Federal
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Puxa Luis! Eu não sabia dissoSmiley surprise

Muitíssimo obrigada pela sua dica. Eu vou tentar isso aí. Muito obrigada mesmo!!!!!!!!! De coração!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas