Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado

Casamento civil - utilidade pública

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 7 de Abril de 2015 às 21:16

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1.311

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois...

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

imagem utilizada no debate Casamento civil

Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Era pra pagar R$ 300,00 e paguei R$ 50,00, tente vá até o cartório e solicite, ñ posso dizer q todos irão conseguir, mas ñ custa tentar, já pagamos tanto, no meu caso o cartório pediu um xerox da carteira de trabalho, mas ñ impediu de ser feito, o meu é o segundo caso q eu conheço e em cidades diferentes, ambas no estado de São Paulo, a minha renda na época era de R$ 2.500,00 e isso ñ impediu q eu fizesse, ñ fiz pra passar a perna em ninguém, só fui atrás do meu direito, e cá entre nós, só nós sabemos onde o calo aperta, ter economizado me ajudou muito , agora se vc realmente ñ tem condições, vá atrás do seu direito, ñ tenha vergonha, niguém vai ficar sabendo, somente vc, sua noiva, o cartório e seu bolso kkkkkk qvai agradecer, espero q tenha ajudado, Deus os abençoe, espero q consigam essa economia, paz e bem.

PS.: É uma tentativa caso ñ consiga vá na Defensoria Pública do seu estado Estado e solicite a Declaração de isenção de selos, emolumentos e custas/ Declaração de probreza e levar no cartorio e agendar a data.

Se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça. Mas se oriente bem antes de qualquer medida, essa informação recebi de uma noivnha, mas é bom confirmar para ter certeza q medida deve tomar ok.

Caros amigos quero mencionar q a noivinha Thaís o pai dela sendo cartorário aposentado, me confimou o seguinte: que é direito de todos, independente da situação financeira. Válido para todo território brasileiro. Não é obrigatório apresentar nenhum tipo de declaração de renda, apenas a declaração de pobreza assinada pelos noivos. Então busquem seus direitos.

Saiba os tipos de casamentos civis, vale a pena ver:

Comunhão total de bens, parcial, separação total, participação final, entenda para poder escolher,

Saiba tudo sobre a documentação:

Saiba quais são os documentos necessários para agendar o casamento civil

Entenda como funciona a licença gala

outros tipos de casamentos:

Entendendo o que é casamento religioso com efeito civil.

Saiba como funciona o casamento comunitário.

OBS.: Essa é quentinha a Patrícia conseguiu casamento religioso com efeito civil, ela pode informar melhor para aqueles que querem essa opção, é bom informar que cada cidade é um jeito de lidar, mas ñ custa tentar.

****************@*******.***

1.311 Respostas

• Ingrid
    Noiva Principiante Setembro 2016 Rio Grande do Norte
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Smiley smile Ok! Vou add
    • Responder
  • Ariadyne
    Noiva Constante Julho 2016 Espírito Santo
    Ariadyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando chegar a data, eu levo lá a bendita CTPS, somos pobres mesmo rsrs sabe uma média de salário que eles possam considerar? Obrigado pela dica, Luis
    • Responder
  • Shayana
    Noiva Novata Julho 2016 Piauí
    Shayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei sua dica!!!! Com certeza vou fazer valer meus direitos. Smiley shame

• Responder
  • L
    Noiva Novata Fevereiro 2017 São Paulo
    Lia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dica valiosa!!! Mtoooo obrigada!!!!
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Dezembro 2016 Goiás
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Luís, eu vou sim correr atrás disso! Deus lhe abençoe muito
    • Responder
  • Graziella
    Noiva Principiante Julho 2016 Minas Gerais
    Graziella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigada pela dica!!!!!!!

• Responder
  • Karine
    Noiva Novata Julho 2016 Minas Gerais
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótima notícia,muito obrigado!Você sabe me informar se vale para casamento religioso com efeito civil?
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na verdade ñ existe essa comprovação, segundo a Thaís o pai dela sendo cartorário aposentado, me confimou o seguinte: que é direito de todos, independente da situação financeira. Válido para todo território brasileiro. Não é obrigatório apresentar nenhum tipo de declaração de renda, apenas a declaração de pobreza assinada pelos noivos, porém eles dificultam mesmo, diz q é direito e q vc gostaria de ter acesso a ele, porém é uma tentativa, tem cartórios q enrolam, colocam tanto obstáculo, q nem compensa, mas ñ custa tentar, boa sorte.

• Responder
  • Ariadyne
    Noiva Constante Julho 2016 Espírito Santo
    Ariadyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Luis, por coincidência, hoje fui ao cartório pra tomar informações. Sobre a declaração de hipossuficiencia me informaram que devo levar minha CTPS para análise. Onde você localizou a informação de que não pode ser solicitaçao comprovação de renda? Para eu poder questionar o cartório. Obrigada
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom fico feliz em ajudar bjo.

• Responder
  • Alana Brenna
    Noiva Esperta Julho 2016 Distrito Federal
    Alana Brenna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela informação ! Ela é super valiosa kk
    • Responder
  • Hanaine
    Super Noiva Julho 2016 São Paulo
    Hanaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que ótima notícia!ajuda e muito
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

vai sim, espero q consigam, ñ custa tentar, e saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Ingrid
    Noiva Principiante Setembro 2016 Rio Grande do Norte
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou atrás disso!

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada Catiane antes de fazer leve as suas e pergunte se podem ser usadas quem sabe eles aceitam, mas fazer o q né kkkkkkk, espero q consigam mesmo, ñ custa tentar, e saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Catiane
    Noiva Novata Junho 2016 São Paulo
    Catiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Boa Tarde

Luis, eu já tinha ouvido falar sobre isso mas me disseram que é muito complicado conseguir mas vou tentar, tanto que tenho como comprovar em carteira porque estou desempregada mas isso não irá me impedir de casar espero em Deus que eu consiga !!!!

Será que irá ficar mais facil ....

E aqui onde eu moro estouachando um absurdo pedirem certidão de nascimento dos noivos atualizada com menos de 6 meses e eles retem as certidões no ato do casamento e cada certidão atualizada custa em torno de 50,00 cada e ainda depende do dia o casamento é mais caro.

Pois irei atras dos meus direitos!!!!

Obrigada!!!!!

• Responder
  • Emanuelly
    Noiva Ativa Junho 2016 Rio de Janeiro
    Emanuelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkk vlw. Já adicionei.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso mesmo Emanuelly belisque ele, vai ser uma grande ajuda, Deus os abençoe espero q consigam, veja esse debate Como economizar no casamento, espero q seja útil, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Emanuelly
    Noiva Ativa Junho 2016 Rio de Janeiro
    Emanuelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigada pela dica mesmo. Eu já tinha ouvido sobre o assunto, e agora mais do que nunca precisamos disso, pois meu noivo ficou desempregado Smiley cry

Ele é muito orgulhoso, mas belisco ele se ele não quiser.

• Responder
  • Larissa
    Noiva Novata Novembro 2016 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigada pela dica, só nos sabemos o quanto gasta um casamento!

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada Priscilla estamo aqui para ajudar Smiley winking.

• Responder
  • Priscilla
    Noiva Curiosa Junho 2016 Minas Gerais
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que bom saber, já economizo uma grama com isso

obrigada valeu Smiley winking

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vale a pena tentar e ñ custa nada, espero q vcs consigam, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

ñ custa tentar boa sorte, por nada, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Adriana
    Noiva Ativa Junho 2016 Minas Gerais
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha só, dessa eu não sabia rs rs gostei da novidade rs

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Janeiro 2016 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu nao me casei no Civil, no cartorio avisei que queria Cerimonia Civil com efeito religioso e fiz tudo na igreja e mesmo assim nao paguei.bjs

• Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu nao me casei no Civil, no cartorio avisei que queria Cerimonia Civil com efeito religioso e fiz tudo na igreja e mesmo assim nao paguei.

Bjs

• Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu nao me casei no Civil, no cartorio avisei que queria Cerimonia Civil com efeito religioso e fiz tudo na igreja e mesmo assim nao paguei.

Bjs

• Responder
  • D
    Noiva Novata Junho 2016 Bahia
    Deise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela informação, quero me casar com juiz de paz, de qq modo vou falar com ele se essa alternativa diminui os custos.

• Responder
  • Cássia
    Noiva Constante Junho 2016 Rio de Janeiro
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não acredita, me informaram que aqui no Rio de Janeiro (Bairro Pavuna) o valor foi de R$ 720,00 ano passado! Pediram pra que eu fosse no cartório de madureira pra me atualizar sobre os valores e dar entrada Smiley surprise

Sexta feira devo dar um pulinho no cartório pra ver se consigo dar entrada com a declaração de hipossuficiência, por que sem condições! ta muito caro, sou estagiária gente, eles tão pensando o que? haha

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sem duvida, por nada espero q consiga, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas