Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado

Casamento civil - utilidade pública

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 7 de Abril de 2015 às 21:16

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1.311

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois...

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

imagem utilizada no debate Casamento civil

Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Era pra pagar R$ 300,00 e paguei R$ 50,00, tente vá até o cartório e solicite, ñ posso dizer q todos irão conseguir, mas ñ custa tentar, já pagamos tanto, no meu caso o cartório pediu um xerox da carteira de trabalho, mas ñ impediu de ser feito, o meu é o segundo caso q eu conheço e em cidades diferentes, ambas no estado de São Paulo, a minha renda na época era de R$ 2.500,00 e isso ñ impediu q eu fizesse, ñ fiz pra passar a perna em ninguém, só fui atrás do meu direito, e cá entre nós, só nós sabemos onde o calo aperta, ter economizado me ajudou muito , agora se vc realmente ñ tem condições, vá atrás do seu direito, ñ tenha vergonha, niguém vai ficar sabendo, somente vc, sua noiva, o cartório e seu bolso kkkkkk qvai agradecer, espero q tenha ajudado, Deus os abençoe, espero q consigam essa economia, paz e bem.

PS.: É uma tentativa caso ñ consiga vá na Defensoria Pública do seu estado Estado e solicite a Declaração de isenção de selos, emolumentos e custas/ Declaração de probreza e levar no cartorio e agendar a data.

Se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça. Mas se oriente bem antes de qualquer medida, essa informação recebi de uma noivnha, mas é bom confirmar para ter certeza q medida deve tomar ok.

Caros amigos quero mencionar q a noivinha Thaís o pai dela sendo cartorário aposentado, me confimou o seguinte: que é direito de todos, independente da situação financeira. Válido para todo território brasileiro. Não é obrigatório apresentar nenhum tipo de declaração de renda, apenas a declaração de pobreza assinada pelos noivos. Então busquem seus direitos.

Saiba os tipos de casamentos civis, vale a pena ver:

Comunhão total de bens, parcial, separação total, participação final, entenda para poder escolher,

Saiba tudo sobre a documentação:

Saiba quais são os documentos necessários para agendar o casamento civil

Entenda como funciona a licença gala

outros tipos de casamentos:

Entendendo o que é casamento religioso com efeito civil.

Saiba como funciona o casamento comunitário.

OBS.: Essa é quentinha a Patrícia conseguiu casamento religioso com efeito civil, ela pode informar melhor para aqueles que querem essa opção, é bom informar que cada cidade é um jeito de lidar, mas ñ custa tentar.

****************@*******.***

1.311 Respostas

• Heloisa
    Noiva Novata Junho 2016 Rio de Janeiro
    Heloisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já sabia. Mas eu não tinha todos os detalhes. Obrigada. Nesta semana vamos direto à defensoria público. Espero que dê tudo certo. Aqui na minha cidade se gasta quase 1000 reais p casar no cartório. Será uma boa economia.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

por nada espero q consiga, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Gleide
    Noiva Novata Julho 2016 Distrito Federal
    Gleide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que boa notícia.Tenho certeza que muitos, assim como eu, não sabem dessa informação.Muito obrigada.
    • Responder
  • V
    Noiva Curiosa Novembro 2016 Minas Gerais
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigado pelas informações Smiley winking

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Janeiro 2016 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso Luis....

Sao informações super importantes para quem esta querendo economizar, e agradeço a sua ajuda pois apartir dela que corri atras e deu certo !!!

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal Paty depois coloco seu contato no debate pra visualizarem melhor, bjo e obrigado.
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Janeiro 2016 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Noivinhas e Luiz

Me casei dia 09/01/2016 e como nos comentarios neste mesmo debate ja postei, fiz a papelada do casamento Gratuito e estava aguardando para ver se nao teria nenhum problema, e deu tudo CERTO.

Eu marquei a cerimonia 90 dias antes de se casar para que se desse algum problema desse tempo correr atras do pagamento, mas correu tudo bem.

nao foi preciso apresentar nenhum comprovante de renda ou carteira profissional.

E no cartorio me trataram super bem nao fizeram nenhuma questionamento referente a minha opção de casar pelo gratuito. Tenho uma amiga que se casou em Agosto e outra em novembro tambem foi dessa mesma forma.

Espero poder ajuda las com esta dica super importante pois o dinheiro que eu econimizei investi na minha viagem de Lua de Mel.

Qualquer coisa podem me mandar email estarei pronta a ajuda las.

****************@*******.***

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada Mayara fico feliz q tenha gostado agora é correr atrás pq ñ custa tentar Smiley winking.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Faça isso ñ custa tentar Smiley winking.

• Responder
  • M
    Noiva Master Junho 2016 Paraná
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom esse debate Luis *-*

Obrigada!!!

• Responder
  • V
    Noiva Curiosa Novembro 2016 Minas Gerais
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou correr atras dos meus direitos, eu não sabia dessa observação Smiley kiss

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada fico feliz em ajudar Smiley winking , saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , bjo se cuida.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

ñ custa tentar, o ñ vc já tem, conquiste o sim, kkkk,Smiley winking, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.

• Responder
  • Monise
    Noiva Esperta Julho 2016 São Paulo
    Monise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom. Vou correr atrás, obrigada pela dica
    • Responder
  • Ingrid
    Noiva Principiante Junho 2016 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito legal isso , infelismente não poderei usufruir pois como sera uma cerimonia na praia , acho dificil autorizarem Smiley sad

• Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou procurar sim. E quando resolver tudo, conto o que aconteceu. Obrigada!!!

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Volte na defensoria ou procure um advogado, veja em q eles podem te ajudar.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Luis, eu já não tive a mesma sorte =( . Sou de Mesquita (RJ) e já consegui a declaração de hipossuficiência na Defensoria Pública. Fui hoje no cartório e eles informaram que antes de dar entrada para o casamento, preciso levar documentos para que o cartório avalie se realmente não tenho condinções de pagar. Pediram carteira de trabalho, a declaração de hipossuficiência, um documento que a defensoria dá, CONTRACHEQUES e os documentos normais de cada um. O valor para casar aqui está em torno de R$900,00. Um ABSURDO! Estou muito chateada com essa situação uma vez que já tenho o documento da defensoria. Nem sei o que vou fazer agora =(

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada "Tamo junto" bjo se cuida.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Esperta Julho 2016 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah e pra quem é do RJ tem outro meio pra conseguir a isenção da taxa do civil, é pelo “Rio Poupa Tempo”, segue o link e informações: http://www.rj.gov.br/web/poupatemporj/exibeconteudo?article-id=267097 ISENÇÃO DE TAXA - CELEBRAÇÃO DE CASAMENTO A quem se destina: População de baixa renda. Documentação exigida: · Carteira de Trabalho; · Certidão do atual estado civil; · Declaração de Hipossuficiência; · Comprovante de residência; · Presença do próprio ou representante legal; Obs: verificar no link as unidades de prestação de serviço.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Esperta Julho 2016 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Luis, muito obrigada por compartilhar esta postagem, reafirmou ainda mais o que eu ia fazer e claro que quero economizar, rsrs. Sabe quanto o cartorio ta cobrando na minha cidade, São Gonçalo/RJ??? R$ 662,00 ,isso mesmo! Eu vou pedir essa isenção agora em janeiro ou fevereiro, estava ciente desde o ano passado quando noivinhas aqui mesmo da comunidade e em grupos do face me informaram. Vale a pena tentar galera, é um direito nosso. No meu caso eu nao estou trabalhando e meu noivo foi mandado embora do trabalho a pouco tempo, mas estamos correndo atras de uma renda propria, e sei que td vai se acertar, com a graça de Deus.
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

ñ vem ñ fique tranquila só vc e cartório ficam sabendo kkkkkkk, ñ custa tentar kkkkk, Deus os abençoe.

• Responder
  • Elizângela & Samuel
    Noiva Esperta Junho 2016 São Paulo
    Elizângela & Samuel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vim ver sobre oq você deixou no meu mural rsrs, mas casadinho me diz uma coisa, quando solicita isso na certidão vem alguma coisa informando que os noivos não pagaram? Não que isso isso seja um problema.
    • Responder
  • Michelle
    Noiva Ativa outubro 2016 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

kkkkk, tranquilo e obrigada!

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal espero q consigam, saiba q "Tamo junto" se precisar de alguns coisa é só chamar, não sendo dinheiro o resto estamos aí kkkkk, me adiciona aí bjo.
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Constante Junho 2016 Rio de Janeiro
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela ajuda...Vou procurar me informar!!!
    • Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Q bom fico feliz em ajudar, espero q vc consiga, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.
    • Responder
  • Michelle
    Noiva Ativa outubro 2016 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que bom saber disso já vou procurar saber aqui na minha cidade.

Que bom que deu certo para vocês, bjus.

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Q bom fico feliz em saber espero q consigam, boa sorte, bjo se cuidem.

• Responder
  • Cássia
    Noiva Constante Junho 2016 Rio de Janeiro
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom Luiz! Já estamos olhando isso não queremos nada em cima da hora e o tempo voa! rs

Muito obrigada! Deus abençoe! Smiley catface

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico feliz q tenha gostado agora é correr atrás kkkkkk.
    • Responder
  • Hugostma
    Noivo Constante Junho 2016 Paraná
    Hugostma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muuuuuito bom!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas