Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo

Casamento civil - utilidade pública

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 7 de Abril de 2015 às 21:16

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1.310

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois...

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

imagem utilizada no debate Casamento civil

Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Era pra pagar R$ 300,00 e paguei R$ 50,00, tente vá até o cartório e solicite, ñ posso dizer q todos irão conseguir, mas ñ custa tentar, já pagamos tanto, no meu caso o cartório pediu um xerox da carteira de trabalho, mas ñ impediu de ser feito, o meu é o segundo caso q eu conheço e em cidades diferentes, ambas no estado de São Paulo, a minha renda na época era de R$ 2.500,00 e isso ñ impediu q eu fizesse, ñ fiz pra passar a perna em ninguém, só fui atrás do meu direito, e cá entre nós, só nós sabemos onde o calo aperta, ter economizado me ajudou muito , agora se vc realmente ñ tem condições, vá atrás do seu direito, ñ tenha vergonha, niguém vai ficar sabendo, somente vc, sua noiva, o cartório e seu bolso kkkkkk qvai agradecer, espero q tenha ajudado, Deus os abençoe, espero q consigam essa economia, paz e bem.

PS.: É uma tentativa caso ñ consiga vá na Defensoria Pública do seu estado Estado e solicite a Declaração de isenção de selos, emolumentos e custas/ Declaração de probreza e levar no cartorio e agendar a data.

Se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça. Mas se oriente bem antes de qualquer medida, essa informação recebi de uma noivnha, mas é bom confirmar para ter certeza q medida deve tomar ok.

Caros amigos quero mencionar q a noivinha Thaís o pai dela sendo cartorário aposentado, me confimou o seguinte: que é direito de todos, independente da situação financeira. Válido para todo território brasileiro. Não é obrigatório apresentar nenhum tipo de declaração de renda, apenas a declaração de pobreza assinada pelos noivos. Então busquem seus direitos.

Saiba os tipos de casamentos civis, vale a pena ver:

Comunhão total de bens, parcial, separação total, participação final, entenda para poder escolher,

Saiba tudo sobre a documentação:

Saiba quais são os documentos necessários para agendar o casamento civil

Entenda como funciona a licença gala

outros tipos de casamentos:

Entendendo o que é casamento religioso com efeito civil.

Saiba como funciona o casamento comunitário.

OBS.: Essa é quentinha a Patrícia conseguiu casamento religioso com efeito civil, ela pode informar melhor para aqueles que querem essa opção, é bom informar que cada cidade é um jeito de lidar, mas ñ custa tentar.

****************@*******.***

1.310 Respostas

  • Nathália
    Noiva Esperta Janeiro 2018 São Paulo
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela ajuda, eu já sabia sobre isso... E já até pedi o meu ... kkkk...

    Só que aqui na minha cidade eu preciso pagar 100,00 reais...

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa outubro 2017 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu imaginei por isso eu ja aviso kkkkk.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa outubro 2017 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dinheiro ajudava muito kkkk , To brincando me ajudou demais com essa informação . E ja esta adc.. Bj

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Q bom fico feliz q ajudou, por nada, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Janeiro 2016 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oiieeee

    Bom dia

    Tudo bem com você ???

    Eu consegui o casamento religioso com efeito civil e como o Luis comentou acima, em cada Cidade pode ocorrer de maneiras diferentes o procedimento...

    O Correto é fazer como eu fiz, ir ao Cartório marcar o CASAMENTO COM EFEITO CIVIL com 60 dias de antecedência, porque a responsável por agendar ira falar que ela fará a solicitação e terão um prazo para entrar em contato com você caso não dê certo sua solicitação, porem elas só falam isso porque faz parte do protocolo , porque esta fazendo ja 01 ano e meio que me casei e ate hoje ninguém entrou em contato comigo solicitando o pagamento !!!

    Este prazo de 60 dias também é o prazo que o próprio cartório dá aos noivos de antecedência !!

    Cheguei ao cartório, com duas testemunhas e papeis necessários para agendar o casamento, ao me chamar eu FALEI VOU AGENDAR MEU CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL - com “Declaração de Hipossuficiência” ela não pediu confirmação de renda e foi ja automaticamente agendando, e só falou o que te passei ai a cima, que com um curto espaço de tempo se não fosse possível entrariam em contato comigo... Jessica, esta dica do Luis ,passei a duas amigas que se casaram antes de mim, e deu certo então somos 03 que não gastamos absolutamente nada com o Civil... A atendente do cartório te entrega um documento que voce terá que preencher o endereço do local que sera realizada a cerimonia, nome do pastor ou celebrante , e este papel você terá que levar de volta no cartório 10 dias antes de casar !!!

    Foi só isso mesmo !!!

    Mas qualquer duvida estamos aqui para ajuda las !!!

    Bjsss

    Patricia S Silva

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Janeiro 2016 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Jessica

    Bom dia

    Tudo bem com você ???

    Sim , eu consegui o casamento religioso com efeito civil e como o Luis comentou acima, em cada Cidade pode ocorrer de maneiras diferentes o procedimento...

    O Correto é fazer como eu fiz, ir ao Cartório marcar o CASAMENTO COM EFEITO CIVIL com 60 dias de antecedência, porque a responsável por agendar ira falar que ela fará a solicitação e terão um prazo para entrar em contato com você caso não dê certo sua solicitação, porem elas só falam isso porque faz parte do protocolo , porque esta fazendo ja 01 ano e meio que me casei e ate hoje ninguém entrou em contato comigo solicitando o pagamento !!!

    Este prazo de 60 dias também é o prazo que o próprio cartório dá aos noivos de antecedência !!

    Cheguei ao cartório, com duas testemunhas e papeis necessários para agendar o casamento, ao me chamar eu FALEI VOU AGENDAR MEU CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL - com “Declaração de Hipossuficiência” ela não pediu confirmação de renda e foi ja automaticamente agendando, e só falou o que te passei ai a cima, que com um curto espaço de tempo se não fosse possível entrariam em contato comigo... Jessica, esta dica do Luis ,passei a duas amigas que se casaram antes de mim, e deu certo então somos 03 que não gastamos absolutamente nada com o Civil... A atendente do cartório te entrega um documento que voce terá que preencher o endereço do local que sera realizada a cerimonia, nome do pastor ou celebrante , e este papel você terá que levar de volta no cartório 10 dias antes de casar !!!

    Foi só isso mesmo !!!

    Mas qualquer duvida estamos aqui para ajuda las !!!

    Bjsss

    Patricia S Silva

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa outubro 2017 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom diaa , que toop muito obrigado me ajudou muito ! Pois preciso

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkkk condordo plenamente.

    • Responder
  • Crislayne
    Noiva VIP Novembro 2017 Distrito Federal
    Crislayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótima dica! Realmente acho que muita gente não sabe disso. O Estado já nos rouba de todos os lados, pelo menos uma coisinha ele poderia nos oferecer né.

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada "tamo junto" Smiley winking.

    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Setembro 2017 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei a dica vou procurar saber aqui na minha cidade.. obrigada pela ajuda.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se informe sim vale a pena, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou procurar saber

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    ñ custa tentar espero q vcs consigam Deus os abençoe.

    • Responder
  • Nayara
    Noiva Master outubro 2019 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei, vou procurar saber sobre isso aqui na minha cidade e com ctz vai ajudar muito a gnt.


    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Legal obrigado por informar.

    • Responder
  • Daiane
    Super Noiva Junho 2017 Rio de Janeiro
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu consegui! E também consegui o casamento externo, tendo que pagar somente a locomoção do juiz. Muitos não sabem, mas os juízes que têm vínculo com o cartório não podem cobrar para celebrar casamento fora do cartório.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada espero q consiga Deus os abençoe.

    • Responder
  • I
    Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom esse debate! Obrigada
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero q consigam, Deus os abeçoe.

    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2017 Minas Gerais
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas informações! Vou procurar saber a respeito!

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    por nada "tamo junto" Smiley winking.

    • Responder
  • Suzana
    Noiva Master Março 2018 Bahia
    Suzana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótima dica casainho! Obrigada por compartilhar!

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    mas vcs conferiram nem todos os cartórios são iguais o meu pelo menos ñ marcou a data eu q escolhi, vale a pena verificar, e conversar, Deus os abençoe.

    • Responder
  • R
    Top das Noivas Janeiro 2017 Rio de Janeiro
    Rose ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já tinha lido isso na Internet e achei muito legal até porque não é todo mundo que pode pagar e é bom para noivos que querem economizar já no meu caso não dá, pois se é o cartório que escolhe a data pra mim resta pagar a taxa mesmo porque meu noivo mora longe e ficaria difícil pra ele vim aqui casar a gente não saberia a data que o cartório iria dar e se ele não pudesse vir pra cá na data marcada é complicado.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    q pena ele fazem de tudo pra pessoa desistir mesmo kkkkkk, q bom q Deus os agraciou, bjo se cuida..

    • Responder
  • Suzany
    Noiva Esperta Janeiro 2017 Espírito Santo
    Suzany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma pena que o próprio cartório q escolhe a data, qd os noivos pedem isenção, achei ridículo isso. Mas gracas a Deus tivemos condições de pagar
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    o amigo aqui é top kkkkkk, vale a pena correr atrás, Deus os abençoe e boa sorte.

    • Responder
  • Suzany
    Noiva Esperta Janeiro 2017 Espírito Santo
    Suzany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas informações
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    por nada "tamo junto sempre" q pena q ñ deu certo são muitas ñ consigo avisar todas a tempo kkkkkk.

    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Dezembro 2016 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tentamos tarde demais Smiley sad para o casamento gratuito só teria disponibilidade depois da cerimônia religiosa... Mas Deus com sua bondade infinita nos permitiu pagarmos pelo casamento no cívil .De qualquer forma agradeço muito sua atenção Smiley smileDeus o abençoe!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas