Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo

Casamento civil - utilidade pública

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 7 de Abril de 2015 às 21:16

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1.310

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois...

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

imagem utilizada no debate Casamento civil

Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Era pra pagar R$ 300,00 e paguei R$ 50,00, tente vá até o cartório e solicite, ñ posso dizer q todos irão conseguir, mas ñ custa tentar, já pagamos tanto, no meu caso o cartório pediu um xerox da carteira de trabalho, mas ñ impediu de ser feito, o meu é o segundo caso q eu conheço e em cidades diferentes, ambas no estado de São Paulo, a minha renda na época era de R$ 2.500,00 e isso ñ impediu q eu fizesse, ñ fiz pra passar a perna em ninguém, só fui atrás do meu direito, e cá entre nós, só nós sabemos onde o calo aperta, ter economizado me ajudou muito , agora se vc realmente ñ tem condições, vá atrás do seu direito, ñ tenha vergonha, niguém vai ficar sabendo, somente vc, sua noiva, o cartório e seu bolso kkkkkk qvai agradecer, espero q tenha ajudado, Deus os abençoe, espero q consigam essa economia, paz e bem.

PS.: É uma tentativa caso ñ consiga vá na Defensoria Pública do seu estado Estado e solicite a Declaração de isenção de selos, emolumentos e custas/ Declaração de probreza e levar no cartorio e agendar a data.

Se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça. Mas se oriente bem antes de qualquer medida, essa informação recebi de uma noivnha, mas é bom confirmar para ter certeza q medida deve tomar ok.

Caros amigos quero mencionar q a noivinha Thaís o pai dela sendo cartorário aposentado, me confimou o seguinte: que é direito de todos, independente da situação financeira. Válido para todo território brasileiro. Não é obrigatório apresentar nenhum tipo de declaração de renda, apenas a declaração de pobreza assinada pelos noivos. Então busquem seus direitos.

Saiba os tipos de casamentos civis, vale a pena ver:

Comunhão total de bens, parcial, separação total, participação final, entenda para poder escolher,

Saiba tudo sobre a documentação:

Saiba quais são os documentos necessários para agendar o casamento civil

Entenda como funciona a licença gala

outros tipos de casamentos:

Entendendo o que é casamento religioso com efeito civil.

Saiba como funciona o casamento comunitário.

OBS.: Essa é quentinha a Patrícia conseguiu casamento religioso com efeito civil, ela pode informar melhor para aqueles que querem essa opção, é bom informar que cada cidade é um jeito de lidar, mas ñ custa tentar.

****************@*******.***

1.310 Respostas

  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já é alguma coisa...

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    ñ custa tentar já seria 180 reais a menos kkkkk.

    • Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom saber! Já nos informamos e disseram que é 180 reais a taxa aqui!

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Q bom q vc gostou, espero q vcs consigam, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    Ah e aproveita esse debate tbm Como economizar no casamento espero q seja útil.

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkk é verdade espero q vcs consigam Deus os abençoe.

    • Responder
  • Loanda
    Noiva Esperta Novembro 2017 Rio Grande do Norte
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É sempre bom economizar, principalmente quando se tem um casamento pra organizar hahahaAdorei a dicaSmiley smile
    • Responder
  • Gleice Machado
    Noiva Esperta Maio 2017 São Paulo
    Gleice Machado ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Grande ajuda. Bora aproveitar pq é a única coisa que pode sair de graça em um casamento rsrsrs.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Q bom espero q consiga, só pra constar sou casadinho kkkk, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • Tábata
    Noivo Constante Maio 2025 São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei a dica noivinha vou usar tb... Smiley shame
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Poxa Thais q pena ouvir isso, infelizmente esse é o nosso país, tão defasado, onde se roubam milhões, e pra liberar 690 reais de direito é uma choradeira, mas torço pra q vc consiga tudo sem precisar depender desse sistema totalmente falho, q Deus os abençoe cada vez mais, e já está pq os sinais já são claros, desejo tudo de melhor pra vcs bjo se cuida.

    • Responder
  • Thais
    Noiva Master Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Luís eu tentei e não consegui, primeiro eu iria num ônibus que fazia o cadastro e marcava o casamento, esse ônibus ficava numa praça à anos!! Quando foi minha vez de casar, cadê o ônibus??? Kkkk ok fui procurar um órgão público, não deu certo novamente, chegando lá fiquei numa fila e quando foi a minha vez a mulher perguntou: É para casamento?? Eu respondi que sim e ela foi super, super, super grossa e mal educada cmg, eis fiquei sem graça! Eu disse que não podia fazer o papel para mim pq tava sem as folhas de papel, que por causa das olimpíadas aqui no RJ o órgão público não funcionava direito, e para fechar com chave de ouro ela ainda reclamou que estão ha meses sem salário! Meu noivo se irritou, ela mandou a gente embora!! Que vergonha! A gente sabe que tudo no Brasil que é de graça é para desconfiar, e é uma dificuldade conseguir. Desse dia em diante meu noivo me prometeu que iríamos conseguir pagar e conseguimos!!! Foi Deus que nos abençoou e conseguimos ganhar da minha irmã 750 reais, o cartório aqui é 690 reais! Pagamos e nosso retorno para marcar a data é dia 28 agora
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom Keli uma noiva conseguiu inteiramente de graça, o q acontece é q os cartórios dificultam, inventam um monte documentos, mas ñ custa tentar, a Patrícia ela conseguiu conversa com ela quem sabe ela tenha mais dicas.

    • Responder
  • K
    Noiva Novata Janeiro 2017 Minas Gerais
    Keli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mas isso serve pra casamento em diligência??

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Blz tá certa se corre o risco, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Aryana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já tinha visto, mas vi que era para quem ganha até dois salários mínimos. Não fiz pq sou concursada e prefiro não correr o risco e vir a me prejudicar no futuro. Mas para quem ganha menos de dois salários mínimos super indico.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Valeu mas eu já casei, mas se mesmo assim aparecer alguma coisa eu grito kkkk.

    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Dezembro 2017 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kkkkkkkkk a pode deixar muitooooo obrigada!!! ! Sou mega novata aqui mas se precisar de alguma coisa é só gritar ganhem beijo se cuida tbm Smiley laugh
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é ñ custa tentar, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Dezembro 2017 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que legal saber disso!Smiley ring
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dicas tem um monte depende do q vc precisa kkkkk, tenho debates pra lua de mel, pra entender tipos de casamentos, pra economizar no casamento, pra escolher músicas, pra ajudar no chá de cozinha kkkkk e por aí vai.

    • Responder
  • Ana Lima
    Noiva Esperta Dezembro 2016 Minas Gerais
    Ana Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hahaha... Dinheiro é o que mais precisamos... Kkkk Já tá adicionado!!!E pode mandar mais dicas, vai ajudar muito!!!
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    por nada, "tamo junto", bjo se cuida.

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • I
    Super Noiva Dezembro 2016 Mato Grosso
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada Luis, já vou mostar ao meu noivo!!!

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Constante Abril 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amém pode deixar Smiley smile

    • Responder
  • Ana Lima
    Noiva Esperta Dezembro 2016 Minas Gerais
    Ana Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela dica!!!! Deus abençõe!!!

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Q bom Amanda bjo se cuida.

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Constante Abril 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal adoreiiiii saber

    • Responder
  • Tamires
    Noiva Esperta Dezembro 2016 Rio Grande do Sul
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    AMEM

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se for tentar espero q consiga Deusos abençoe.

    • Responder
  • Tamires
    Noiva Esperta Dezembro 2016 Rio Grande do Sul
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal bom saber

    • Responder
  • Carol Cavalcanti
    Noivo VIP outubro 2016 Rio de Janeiro
    Carol Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sem problemas! Rsrs... Smiley winking

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas