Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Paula
Super Noiva Fevereiro 2015 São Paulo

Casar na igreja católica - porque é tão $$$$$$ ?

Ana Paula, dia 15 de Dezembro de 2014 às 20:36

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 192

Oiiee meninas, Tudo bem ? Abri esse debate curioso por causa de uma situação que eu e meu noivo estamos passando no casamento. Pois bem, minha mae era catolica, e se casou na igreja catolica com meu pai, porém, quando nasci, ela virou evangelica, e me levou para religião dela, onde cresci e fiquei...

Oiiee meninas,

Tudo bem ?

Abri esse debate curioso por causa de uma situação que eu e meu noivo estamos passando no casamento.

Pois bem, minha mae era catolica, e se casou na igreja catolica com meu pai, porém, quando nasci, ela virou evangelica, e me levou para religião dela, onde cresci e fiquei firme ate meus 18 anos. Sai da igreja onde frequentava e depois de 2 anos conheci meu noivo ( meu primeiro namorado e hoje meu futuro marido).

O Michael é catolico desde pequeno e é muitoo praticante, e quando decidimos casar,ficamos naquelas né,o que fazer ? Para ele que veio desde pequeno em uma religião é complicado eu vir e querer mudar tudo assim, então eu tomei a iniciativa, e resolvi casar na igreja catolica !

Todo mundo me olhando com a cara de Oiiiii ???!! kkk Você bebeu né ?

Não, não bebi e estava super sã quando decidi isso. Quero ser feliz e ter a bençao de Deus independente da religão, já frequentei muito a igreja catolica e nunca tive problema com isso, eu só escolhi ir com a minha mae rs. Abri mao de muito preconceito para fazer meu noivo feliz,sempre foi o sonho dele se casar na igreja e quem sou eu para nao realizar o sonho do meu lindo ? Amor é isso, renuncia e entrega ! E foi isso que eu fiz.

Começamos a pesquisar, pesquisar, pesquisar e nada ! Pasmem, não achamos igrejas na nossa região, ai pensei : Caramba ! O povo quer fazer tudo certinho mesmo né kkk Não tem vaga

Depois de muito procurar, achamos ! Uma linda, cabe 500 pessoas, meu noivo se apaixonou ! E a partir dali, quando vi os olhos do meu principe, pude ter certeza que aquele lugar nos abençoaria.

Não tinha ideiiiia de como era o Casamento catolico e logo de incio R$ 750,00 a igreja . Huuum... que ? Deus abençoa d graça sabia ( tive que falar isso ) kkk Meu noivo nem quis me matar rsrs

Ai a moça começou : R$ 750,00 igreja, R$ 70,00 curso dos noivos ,R$ 10,00 certificado de batismo, 350,00 Transferencia de paroquia, pq não vamos casar na igreja do nosso bairro, R$ 1.600 decoração da igreja ( quando tem mais noivas, elas dividem, tive a imeeensa " sorte de estar SOZINHA ) kk e musicos 2.000.

A moça ainda me disse : Este é o livro da igreja, você tem que escolher esses fornecedores ( no livro tinha fotografo, buffet, decorador) e se você não fechar com esses fornecedores da igreja, voce tem que pagar 200,00 a mais por cada um.

Hum.. deixa eu ver se eu entendi, vou pagar R$ 5.000 e não posso levar o fotografo que eu quero ? Ahhhhhh ta ! Abraça, pode isso Arnaldo ???

Nao, não pode, meu noivo ficou muitoooo chateado, porque gente, é muito dinheiro e poxa vida, tantas pessoas que é sonho casar na igreja e não condições pra isso, e ai como faz? Hoje a Familia é pouco vizada e valorizada pela sociedade, porque não dar apoio e ajudar essas pessoas ?

Falamos com o padre e reclamamos sim, ele nos ajudou , diminiu a taxa e conversamos com ele. No final esta tudo dando certo. Quero que muitas noivinhas se case a igreja, com ou sem condições. E um sonho e todos tem direito de realiza lo também

Só um desabafo meninas,

um bjo

E que nada desanime para a realização do sonho

a Igreja escolhida

Essa foto foi o fotografo que contratei que tirou, linda

igreja

Foto amadora

igreja

192 Respostas

• Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Caro né ? Smiley sad

• Responder
  • Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entre 5 que visitei pelo menos 3 tinham exigencias , procurei bastante noivinha

• Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu procuraria mais, afinal, eu estou pagando 1000,00 para fazer a cerimônia normal na igreja em um dia, só com o padre e meus pais e ainda por cima, pro Padre ir fazer o meu casamento num sítio em outro dia.

OBS: em 2017

• Responder
  • Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

rsrsrs Foi a mais em conta proximo de nós Talita, então ficamos por lá mesmo, mas vou levar o fornecedor que eu quiser rs

• Responder
  • Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

hahaha e se eu te falar que foi a mais barata ? As vizinhas estavam 850, 900 e uma disse que ia ter reajuste para 2015, passando a custar apenas 1050,00 rs

• Responder
  • J
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Jéssika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada noivinha! bjs

• Responder
  • Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom Jéssika Smiley laugh Felizes por vcs

• Responder
  • Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa, bacana ! Não achamos paroquias flexives :/

• Responder
  • Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É rsrs

• Responder
  • Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também Discordo Thay, e acho que a taxa deveria ser simbolica, até porque, meu noivo é dizimista , então , ele ficou mais chateado ainda por conta disso :/

• Responder
  • Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Legal !!! Queria que aqui também fosse assim :/

• Responder
  • Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então Aninha, o fotografo que eu contratei me falou a mesma coisa, estou me fazendo de louca e não pagar taxa coisa nenhuma rsrss Smiley tongue

• Responder
  • N
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Goiás
    Nayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nem sei quanto custa pois casarei na minha igreja (metodista)
    • Responder
  • B
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A taxa que a igreja cobra e pq vamos usar a energia e por aí vai, mas essa de escolher os fornecedores e demais nunca ouvi um fato desses na minha cidade
    • Responder
  • Karol & Jeronimo
    Super Noiva Agosto 2015 Bahia
    Karol & Jeronimo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ave Maria que absurdo! Eu achei as igrejas aqui caras mesmo, até falei com o padre da minha paróquia que tava parecendo comércio e não igreja e ele disse que ia conversar com o pároco da igreja que escolhemos Smiley laugh
    Mas peraí.... nada perto disso daí. Aqui ta 400 reais e só. O que você achou aí já ta demais. E eu não entendi, os outros itens de decoração e música é venda casada? Se for, é proibido por lei.
    • Responder
  • Fabíola
    Noiva Constante Dezembro 2015 Minas Gerais
    Fabíola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com você , tem muitas taxas que nem existem. Procura outra!
    • Responder
  • Laryssa
    Noiva Principiante Março 2015 Paraná
    Laryssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A Igreja não me obrigou a contratar nenhum fornecedor, mas paguei R$1000,00 para casar Smiley sad

• Responder
  • Brunelly
    Noiva Curiosa outubro 2015 São Paulo
    Brunelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha,

Também tive um problema parecido com relação a minha cerimônia religiosa: meu noivo cresceu na igreja presbiteriana (inclusive toda a família dele frequenta essa igreja), cresci na igreja católica mas, atualmente, meu noivo e eu frequentamos a greja batista. Decidimos então por nos casar na igreja presbiteriana, que tem uma arquitetura semelhante a da igreja católica (porém sem imagens), de modo que minha família não se sentiria deslocada e chamar nosso pastor da batista pra celebrar o casamento. Até aí tudo bem... achamos a igreja (lindíssima com pé-direito alto e lustres enormes), o problema foi quando fomos sentar para conversar com o pastor sobre dinheiro. A igreja nos cobrou R$ 3.000,00 para realizarmos a cerimônia lá, e como se não bastasse, ainda tive que deixa um cheque caução de R$ 2.500,00 caso haja atraso superior a 20min. Ele também nos deu uma lista de fornecedores indicados e caso contratemos algum que não esteja nessa lista (como aconteceu com o fotógrafo que já tinhamos contratado), o próprio fornecedor ou os noivos, se quiserem assumir a taxa, deverão pagar R$ 400,00. Chegamos a procurar outras igrejas presbiterianas mas nenhuma nos deixou tão felizes como aquela, pois já tinhamos feito planos com ela, inclusive reservado hotel para o dia da noite bem em frente. Enfim, acabamos arcando com os valores, fazer o que... Mas fiquei abismada com a forma com que o nosso de um casal foi tratado.

• Responder
  • Marcela
    Noiva Constante Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Novinha.

Vc paga pelo espaço. Igreja, luz e funcionários.

Poucas são as igrejas que exigem fornecedores próprios. Escolha outra q não tenha essa exigência.

• Responder
  • T
    Super Noiva Julho 2018 Rio de Janeiro
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem noivinha, realmente tem igrejas que abusam. Sou católica também e concordo com seu pensamento, a igreja deveria ser mais acolhedora e menos interesseira (porque convenhamos, isso acontece sim). Realmente, há taxas que são necessárias. Então sugiro que vocês pesquisem melhor e procurem outras paróquias; o padre da minha paróquia me explicou que casamentos durante a semana e aos domingos não são cobrados; casamentos realizados aos sábados (que é a escolha mais comum entre as noivas) são cobrados porque a pessoa está utilizando o espaço da igreja fora do seu horário de funcionamento normal, então o que se faz é alugar o espaço e mobilizar os funcionários da igreja fora do expediente (mais ou menos isso que ele me explicou).

Nos demais dias da semana, o que fica de gasto mesmo é a decoração, que dependendo do tamanho da igreja fica caríssima mesmo. E foge dessas paróquias que te obrigam a escolher fornecedores específicos, a paróquia não tem razão e nenhum direito de fazer isso. E não existe essa do curso de noivos ser pago, isso também está erradíssimo, e duvido muitíssimo que esse certificado de batismo e transferÊncia de paróquia também devam ser cobrados.

Noivinha, foge dessa paróquia!! Eles estão parecendo muito treteiros rsrsrs

• Responder
  • Rafaela
    Super Noiva Dezembro 2015 Rio de Janeiro
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Só vou pagar a taxa da igreja mesmo 1/2 salário minimo .. e não sou obrigada a contratar nada com eles, a única coisa que pegou na minha luta por uma igreja, foii a quantidade de padrinhos, que ninguém aceitava 5 casais pra cada lado.. até fui na igreja do meu bairro, apesar de não ser pertinho do salão (demora uns 15 minutos) .. não tinha nenhuma restrição quanto a isso e está bem mais barato, as outras estavam entre 1.000 e 1.300 reais .. E meu noivo é evangélico, e eu católica .. minha sogra surtou um pouco, mas agora já está tranquilo rs

• Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom católicos não pagam dízimos com 10% do seu salário, a grande maioria não paga nem 0,010% , e a igreja precisa de manutenção, funcionários e etc.

Esses gastos geralmente vão para estes fins.

Mas se você quer uma igreja enorme, fora do seu bairro, realmente encarece demais.

Se eu casasse por exemplo na igreja do meu bairro, ia pagar 80 reais da igreja, mais decoração, que pode ser dividida com outras noivas, foto e filmagem lá pode levar o seu próprio e a certidão de batismo tem que pagar mesmo, pois é solicitada uma via para fins matrimoniais, que assegura que você não é separado.

Procure direito a igreja, pois tem várias que nem cobram nada viu?

Acho que você deve estar cotando o Mosteiro São Bento... ou similar. rs

• Responder
  • J
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Jéssika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é noivinha eu sempre soube que era caro mesmo, minha prima passou pela mesma situação que vc. Como somos evangélicos não teremos esse gasto graças a Deus. Fico feliz que tudo nha dado tudo certo para vocês bjs
    • Responder
  • Regina
    Noiva Constante Agosto 2015 Paraná
    Regina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa. Imaginava que os valores eram tabelados. Não me casarei na paróquia a qual pertenço, mas mesmo assim a minha paróquia deve preparar minha papelada e por isso devo pagar 300 reais. A igreja na qual me casarei me cobrou uma taxa de 65 reais. Decoração da igreja não é obrigatória, caso queira decorar a igreJa apenas flores naturais são aceitas. Achei simples e justo. Para dizimistas a taxa de preparação do casamento cai pela metade.
    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Junho 2019 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que absurdo esses valores neah Smiley sad
    • Responder
  • Thaynne
    Noiva Constante Setembro 2015 Minas Gerais
    Thaynne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A taxa ser cobrada até acho justo quando você não faz parte daquela igreja. Pois tem despesa com água, limpeza, luz etc. Mas acho que deveria ser um valor simbólico para ajuda mesmo, porque tem muitos noivoa que só querem catedral e não vão a igreja!! Mas venda casada e valor absurdo. Oi?? Como assim?? Discordo
    • Responder
  • Edjayane
    Noiva Esperta Setembro 2022 Pernambuco
    Edjayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa aqui em Pernambuco tem essas coisas não, pagamos a igreja e o resto temos todo o direito de escolha *--
    • Responder
  • A
    Super Noiva Setembro 2015 São Paulo
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha é complicado, pois, na minha cidade funciona da seguinte maneira! Se vc se casa na igreja em q participa, na igreja de seu bairro, vc paga muito pouco ou nada! Agirá se quiser casar naquela igreja linda e disputada, da qual o casal nunca nem pisou antes, daí vc vai pagar e caro! E sinceramente não sou contra não! Agora venda casada é proibida então bata o pé e fale q eles não podem fazer isso!!
    • Responder
  • Alinne
    Noiva Ativa outubro 2015 Rio Grande do Norte
    Alinne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo quando diz "Deus abençoa de graça"; muitas dessas igrejas já viraram puro comércio. Pagar (cada vez mais caro) para receber uma bênção?! Isso não deveria existir.
    • Responder
  • Itala
    Noiva Curiosa Janeiro 2022 São Paulo
    Itala ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na verdade estou com este mesmo problema.
    Faço questão de casar na igreja, porém está absurdamente caro.
    Vcs tem sugestões de igrejas em SP?
    • Responder
  • Itala
    Noiva Curiosa Janeiro 2022 São Paulo
    Itala ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na verdade estou com este mesmo problema. Faço questão de casar na igreja, porém está absurdamente caro. Vcs tem sugestões de igrejas em SP?
    • Responder
  • Daniele
    Noiva Master Setembro 2014 Mato Grosso
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também casei na Igreja Católica e não paguei nada, o Padre não cobrou nada. Fizemos o curso de noivos de graça, a Igreja não me obrigou a contratar nenhum fornecedor. Só paguei a decoração da igreja, e uma moça para cantar. Acho um absurdo essas Igrejas que cobram taxa para casamento. Parece comércio e não um lugar de Deus.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas