Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriela
Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais

Dá pra casar com pouca grana, mas [...]

Gabriela, dia 20 de Maio de 2017 às 10:23 Publicado em Fórum Organizar um casamento 4 85

Olá noivas e noivos queridões!! O assunto aqui é um pouco chato, pois pra alguns é um "balde de água fria". Seguinte: dá pra fazer casamento com pouca grana? Sempre que vejo essa pergunta aqui ou nos grupos de noiva do facebook, tem uns que respondem: "dá sim, é só pesquisar e fazer muito DIY". Me dá nojo esse tipo de resposta, pois quem conseguiu fazer um casamento econômico não foi só na base da pesquisa e do DIY. Vejo tantas pessoas mencionando casamento de 15, 10, 8, 5 mil reais, mas não contam os detalhes que os noivos ganharam muita coisa, às vezes quase tudo. Eu considero o meu casamento econômico, pois, abrindo o jogo, gastei cerca de 16 mil reais pra um casamento com 250 convidados (incluíndo TUDO, alianças, civil, lua de mel), e confesso: só pesquisar e fazer DIY não ia gerar um economia dessa. O que eu fiz pra ter um casamento econômico??


1- Pesquisei: pesquisei bastante, fiz vários orçamentos, e vi que casar em Santa Luzia saía mais barato que casar em Belo Horizonte. Veja algumas fotos do meu casamento aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/meu-casamento-fotos-nao-oficiais-gabriela-e-bruno--t265769...


2 - Fiz DIY: Muita coisa da decoração, convitinhos, kit toalete, etc. Olha algumas fotos do que foi DIY:

Decoração da mesa do boloDecoração da mesa do boloQuadro de assinaturaQuadro de assinaturaBuquê e enfeitesBuquê e enfeitesDecoração da mesa do boloDecoração da mesa do boloCentros de mesaCentros de mesa

Conto minha experiência aqui - https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/minha-experiencia-com-casamento-diy-gabriela-e-bruno--t266749.


3 - Xô luxo, eu optei por um casamento simples: convites simples, bolo simples, cardápio simples, etc. Ah, eu não tive buffet, e sim uma equipe de cozinha e garçons, conto minha experiência aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/minha-experiencia-com-casamento-sem-buffet-gabriela-e-bruno--t266353.


4 - Fornecedores amigos: esse eu acredito que isso foi o que mais gerou economia pro meu casamento. Buscando fornecedores amigos vc tem grandes chances de ter um preço camarada. Olha o que eu ganhei: o vestido (minha mãe fez, eu bordei, e só paguei os tecidos), o bolo (paguei os ingredientes e minha tia fez), os músicos (noivo músico tem amigos músicos hehee), cerimonial (prima do noivo), serviço de cozinha (irmãs da nossa igreja que fizeram o serviço), celebrante (foram dois celebrantes, o pastor da nossa igreja e um pastor amigo). Eu pedi "de graça" mesmo só o vestido, pq era minha mãe, os músicos, pq já é costume deles e meu marido toca de graça direto, e os pastores, pq conheço eles e não é do princípio deles cobrar pra realizar casamentos, pra eles é uma honra até. O cerimonial, bolo e cozinha nós apenas perguntamos o preço e as pessoas se dispuseram a nos presentear com o serviço. Também tivemos fornecedores amigos que não nos deram o serviço mas cobraram um preço mais camarada: o fotógrafo, nos deu um desconto de mais de 300 reais, e o serviço de sonorização, em que tivemos um desconto de uns 600 reais. ***Ou seja, vale a pena buscar fornecedores amigos, a chance de rolar um desconto é muito alta***. Fica aí a foto do vestido:

Olha o vestido feito por minha mãe e euOlha o vestido feito por minha mãe e eu
Enfim meninos e meninas, fica a dica que, se quer economizar, só pesquisa e fazer DIY não basta. A melhor forma é optar por coisas mais simples, e buscar fornecedores amigos.

Um abração!!

85 Respostas

Última atividade por Anna, dia 30 de Maio de 2019 às 17:26
  • Anna
    Noiva Curiosa Agosto 2019 Goiás
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O negócio é optar pelo simples mesmo...

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Junho 2020 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa estou na mesma situação!! Não vou casar na igreja, sem ajuda financeira de mais ninguém e o noivo não quer gastar mais de 10 mil de jeito nenhum!! To quase desistindo da festa
    • Responder
  • N
    Noiva Novata Setembro 2019 Minas Gerais
    Nadia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai qnd leio historias assim. Nao sei se crio esperanças ou desisto. Meu orcamento e de gasta ate 10 mil. Porem nao tenho contato cm nenhum de fornecedores... e nao posso contar com ajuda financeira dos meus pais( ja deixaram claro q nao vao ajudar)....entao fico muito de maos atadas e desesperada..
    • Responder
  • Alana
    Noiva Constante Agosto 2018 Minas Gerais
    Alana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns arrasou

    • Responder
  • R
    Noiva Constante Março 2020 São Paulo
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ual👏👏 parabéns pelo posto😘❤️
    • Responder
  • Kika
    Noiva Principiante Julho 2018 São Paulo
    Kika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Arrasou no post!!! Só li verdades!!!!
    o que mais economiza eh ter amigos que trabalhem com os serviços que vc vai utilizar... assim rola descontos legais e até presentes!!!! ❤️🤗
    • Responder
  • R
    Noiva Novata outubro 2018 São Paulo
    Regina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns, obrigada
    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ótimas dicas, obrigada!!!

    • Responder
  • Keila
    Super Noiva outubro 2018 Rio Grande do Sul
    Keila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que shoow. Parabéns. Deus abençoe vocês...

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é daqui do site não. Mas sendo o garçom ele desloca com a equipe dele até o local do casamento né.
    • Responder
  • T
    Super Noiva Março 2019 Minas Gerais
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Seria melhor pra gente se fosse em bh mesmo Smiley sad eles são daqui do site?
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Thalita. Então, meu casamento ia ser em BH, mas acabei optando por Santa Luzia, que é cidade vizinha. Não sei se vc quer mesmo em BH, provavelmente a equipe de garçons que me atendeu faz serviço em BH tb.
    • Responder
  • T
    Super Noiva Março 2019 Minas Gerais
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aaaaah se seu casamento tivesse sido em bh... eu ia te perguntar um monnnte de coisa, ia te deixar doida kkkkk estou pensando seriamente em só alugar o espaço e contratar outras pessoas pra fazer. espero que não seja caro. nossa outra opção seria um jantar num restaurante. os preços dos buffets estão suuuper altos, mesmo pro nosso sendo somente pra, no máximo, 80 pessoas Smiley sad mas permito que Deus esteja no controle, portas serão abertas, pessoas serão colocadas em nossa frente, e tudo se tornará realidade 🙏
    • Responder
  • F
    Super Noiva Abril 2019 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei todas as dicas! Como eu e meu noivo teremos muitos gastos com a casa, móveis etc.. e eu não quero abrir mão da festa teremos que ser bem econômicos.. Todas as informações são válidas Smiley smile

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem que ser, se eu fosse contratar a decoração não ia ficar como eu queria, e se fosse pra ficar como eu queria ia ser os olhos da cara, pois minha decoração foi meio fora do tradicional.
    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também penso em algo simples! Quanto a amigos fica difícil. Não sou de ter muitas amizades. Quanto ao pesquisar bastante é comigo mesma. Já encontrei vários fornecedores em grupos de Facebook para noivas com ótimos preços e pacotes até mesmo incluído lua de mel. Eu achei um máximo pois os preços dos fornecedores aqui do site próximos da minha residência são o olho da cara. E tem mais se eu fosse convidar todos a lista passaria dos 250, então foi só reduzir a lista de convidados para 100 no máximo. A minha prioridade é o buffet pois sítios são o que não faltam na minha região e não precisam ser grandes não. Tem uns lindos e pequenos e com ótimos preços. Obrigada pelas dicas. Bjus
    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com você Gabi, até porque quem não tem muita experiência com diys acaba desperdiçando muito material no início e convenhamos que os materiais não costumam ser tão baratos.

    Os DIYs são legais, geram uma boa economia, mas não são tudo. Além deles temos muito o que organizar, precisamos de vários fornecedores.. enfim, tem muita gente envolvida rs... Sem falar que fazer DIYs pra uma festa de 200, 300 convidados da um pu.. trabalho!

    A pesquisa dos fornecedores, a análise dos orçamentos e a barganha são extremamente importantes e necessários pra quem precisa economizar.

    Nesse universo de casamentos também tem muito modismo, nem tudo é necessário. É importante que os noivos priorizem o que é realmente essencial.

    Eu mesma estou abrindo mão de muitas coisas, por achar que não tem necessidade.

    E vamos ver no que dá hahaha...

    Sua festa foi linda, seu vestido e sua produção estavam perfeitos e parabéns por ter gastado só 16 mil... porque eu já ultrapassei meu orçamento.

    • Responder
  • Clarisse
    Noiva Master Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o seu debate!!!! Realmente é mt prático falar para pesquisar e fazer Diy...

    O casamento é rico em detalhes? É... Mas não é só isso, tem muuuuitas coisas caras e importantes q o Diy não vai resolver.

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Setembro 2017 Distrito Federal
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei as informações postadas. Meu casamento só será tão econômico justamente por que ganhei coisas que seriam as mais caras de presente de familiares e amigos.

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gabriela, achei brilhante o seu debate! Vira a mexe vejo debates de noivas que gastaram o mesmo que eu estou projetando pra um mini wedding, em casamentos de 200, 300 pessoas. Mas quando vou ver tem muita coisa ganhada ou noivos desesperados porque pegaram muitas tarefas para eles mesmo e terminaram exaustos e doentes no dia do casamento. Romantizam a ideia do DIY como a solução de todos os problemas, mas não é!

    • Responder
  • Bianca
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Maranhão
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei as informações, Gabriela! Me encontro na mesma situação, orçamento baixo para realizar o sonho do dia C. Tudo para casamento é tão caro Smiley cry Me apaixonei pelo trabalho de uma decorada, mas quando fiz o orçamento... Simplesmente R$ 7500,00. Fora da minha realidade gastar isso tudo com decoração. Vou convocar as amigas e madrinhas para ajudar na decoração.

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. A intenção era mostrar que nem só pesquisar bastante é suficiente pra economizar. São várias coisas que aos poucos trazem uma economia boa pro casamento.
    • Responder
  • Thamilys
    Super Noiva outubro 2018 Minas Gerais
    Thamilys ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa amei mesmo ! Me ajudou bastante a 'clarear' as coisas. Obrigadaaaaa ♥️
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Janeiro 2018 Bahia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo totalmente com vc sobre o discurso, quase que propaganda, de alguns sobre casamento econômico. Fica fácil gastar pouco quando se ganha muito coisa.

    Nosso orçamento é de no máximo 10 mil. Não ganhei nada até agora e acredito que não iremos ganhar.

    Assim como vc, estou fazendo muitos diys, mas a economia mesmo vem de escolher coisas mais simples e abrir mão de alguns serviços, como decoradora, por exemplo.

    Optamos por contratar cozinheiras, ao invés de buffet. Comida e doces simples, sem frescura. O local saiu muito barato pq é uma praia pouco frequentada e no interior. E o vestido? Ainda não comprei, mas será simples. Foto e filmagem optei por uma equipe nova (mas de qualidade) que fez um preço justo.

    Tem gente que me chama de louca por organizar o casamento sem ajuda, mas não tenho grana p contratar alguém de em média 800,00 p fazer isso por mim. Se quero economizar, tenho que pôr a mão na massa mesmo.

    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito boa a sua colocação e super em conta seu casamento. Nosso orçamento é de R$14 mil para 55 pessoas, sem lua-de-mel e muito simples. Como nossa cidade é pequena o custo do salão/buffet foi o que mais pesou. Por enquanto não ganhamos nada, então acho que não está caro.


    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pra essa parte de transporte e logística não teve jeito, tive que pedir mesmo. Nem é só a gasolina, isso a gente pagava, mas a disponibilidade. Graças a Deus conseguimos bastante gente pra ajudar nisso.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal, estamos pesquisando lugares para ir


    Sim, para pedir de graça eu também não teria coragem. Temos um amigo que canta na igreja para casamentos, ele que até antes de ficarmos noivos falava que ia cantar no nosso casamento, quando fui convida-lo realmente eu já pedi o preço dele rs. Ajuda que eu falo seria por exemplo para levar as coisas de decoração para o local, ajuda nos diys. Os diys vou marcar um dia em casa e algumas pessoas se dispuseram a nos ajudar rs Vai ser bem gostoso, fazendo as coisas e batendo um papo.

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Gabi!Então, após muito pensar, pensar, nós tínhamos duas opções: Foz do Iguaçu ou Sul de MG. Por alguns motivos, acabamos nos decidindo ir para o Sul de MG, e lá passamos em duas cidades, que foram São Lourenço e Caxambu, ambas no famoso "Circuito das Águas". Ficamos apenas 4 dias, pois o Bruno não tinha férias, então fomos quarta e voltamos domingo. Mas deu pra descansar, fomos nos parques, conhecemos a parte comercial da cidade, andamos de Maria Fumaça, comemos nos calçadões...


    Como fomos de ônibus, não ficou tão caro. Por isso eu sempre aconselho que, quem quer lua de mel sem gastar muito, encontre uma cidade bacana mas que seja próxima, pois o custo se dá muito em função da distância.


    Quanto ao casamento, em momento algum deixei alguém pensar que faríamos algo luxuoso, seria bem simples mesmo. Eu fico sem jeito de pedir alguém pra me fazer algo de graça, não fiz isso nem com as meninas da cozinha, nem com a minha tia que fez o bolo. Então, o que eu fiz foi pedir o preço, e ver se dava pra pechinchar. Pra minha grata surpresa, elas disseram que iam me presentear com o serviço.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    R$ 16 mil com lua de mel, nosso sonho rs

    Foi para onde na lua de mel?

    Amei seu debate Gabi, é verdade mesmo, se quer economizar tem que abrir mão de bastante coisa, sendo que muitas delas desnecessárias até! Optar por coisas mais simples, fazer bastante diy, fornecedores amigos.. E uma coisa também, não ter vergonha ou ser orgulhosa para pedir ajuda! Ou até mesmo falar sem ter vergonha que seu casamento será simples, que estão economizando e tal, quem for próximo as vezes até se oferece para ajudar em alguma forma. No caso de doces e decoração, já pedi ajuda e algumas se ofereceram: minha cunhada, sogra, mãe, algumas tias e até primas! Elas irão me ajudar em bastante coisa para fazer.

    • Responder
  • K
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Kaah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Rsrs e eu farei o mesmo rsrs pois o orçamento esta bem enxuto rs

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pegou o pensamento Kaah.
    Smiley smile
    Eu abri mão de algumas coisas pra ter um casamento econômico.
    • Responder
  • K
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Kaah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com você não basta fazer apenas DIY tem que economizar bastante abri mão de muitos detalhes

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas