Olá noivas e noivos queridões!! O assunto aqui é um pouco chato, pois pra alguns é um "balde de água fria". Seguinte: dá pra fazer casamento com pouca grana? Sempre que vejo essa pergunta aqui ou nos grupos de noiva do facebook, tem uns que respondem: "dá sim, é só pesquisar e fazer muito DIY". Me dá nojo esse tipo de resposta, pois quem conseguiu fazer um casamento econômico não foi só na base da pesquisa e do DIY. Vejo tantas pessoas mencionando casamento de 15, 10, 8, 5 mil reais, mas não contam os detalhes que os noivos ganharam muita coisa, às vezes quase tudo. Eu considero o meu casamento econômico, pois, abrindo o jogo, gastei cerca de 16 mil reais pra um casamento com 250 convidados (incluíndo TUDO, alianças, civil, lua de mel), e confesso: só pesquisar e fazer DIY não ia gerar um economia dessa. O que eu fiz pra ter um casamento econômico??
1- Pesquisei: pesquisei bastante, fiz vários orçamentos, e vi que casar em Santa Luzia saía mais barato que casar em Belo Horizonte. Veja algumas fotos do meu casamento aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/meu-casamento-fotos-nao-oficiais-gabriela-e-bruno--t265769...
2 - Fiz DIY: Muita coisa da decoração, convitinhos, kit toalete, etc. Olha algumas fotos do que foi DIY:
Decoração da mesa do boloQuadro de assinatura
Buquê e enfeites
Decoração da mesa do bolo
Centros de mesa
3 - Xô luxo, eu optei por um casamento simples: convites simples, bolo simples, cardápio simples, etc. Ah, eu não tive buffet, e sim uma equipe de cozinha e garçons, conto minha experiência aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/minha-experiencia-com-casamento-sem-buffet-gabriela-e-bruno--t266353.
4 - Fornecedores amigos: esse eu acredito que isso foi o que mais gerou economia pro meu casamento. Buscando fornecedores amigos vc tem grandes chances de ter um preço camarada. Olha o que eu ganhei: o vestido (minha mãe fez, eu bordei, e só paguei os tecidos), o bolo (paguei os ingredientes e minha tia fez), os músicos (noivo músico tem amigos músicos hehee), cerimonial (prima do noivo), serviço de cozinha (irmãs da nossa igreja que fizeram o serviço), celebrante (foram dois celebrantes, o pastor da nossa igreja e um pastor amigo). Eu pedi "de graça" mesmo só o vestido, pq era minha mãe, os músicos, pq já é costume deles e meu marido toca de graça direto, e os pastores, pq conheço eles e não é do princípio deles cobrar pra realizar casamentos, pra eles é uma honra até. O cerimonial, bolo e cozinha nós apenas perguntamos o preço e as pessoas se dispuseram a nos presentear com o serviço. Também tivemos fornecedores amigos que não nos deram o serviço mas cobraram um preço mais camarada: o fotógrafo, nos deu um desconto de mais de 300 reais, e o serviço de sonorização, em que tivemos um desconto de uns 600 reais. ***Ou seja, vale a pena buscar fornecedores amigos, a chance de rolar um desconto é muito alta***. Fica aí a foto do vestido:
Olha o vestido feito por minha mãe e eu
Enfim meninos e meninas, fica a dica que, se quer economizar, só pesquisa e fazer DIY não basta. A melhor forma é optar por coisas mais simples, e buscar fornecedores amigos.
Um abração!!