Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriela
Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais

Dá pra casar com pouca grana, mas [...]

Gabriela, dia 20 de Maio de 2017 às 10:23

Publicado em Fórum Organizar um casamento 85

Olá noivas e noivos queridões!! O assunto aqui é um pouco chato, pois pra alguns é um "balde de água fria". Seguinte: dá pra fazer casamento com pouca grana? Sempre que vejo essa pergunta aqui ou nos grupos de noiva do facebook, tem uns que respondem: "dá sim, é só pesquisar e fazer muito DIY". Me...

Olá noivas e noivos queridões!! O assunto aqui é um pouco chato, pois pra alguns é um "balde de água fria". Seguinte: dá pra fazer casamento com pouca grana? Sempre que vejo essa pergunta aqui ou nos grupos de noiva do facebook, tem uns que respondem: "dá sim, é só pesquisar e fazer muito DIY". Me dá nojo esse tipo de resposta, pois quem conseguiu fazer um casamento econômico não foi só na base da pesquisa e do DIY. Vejo tantas pessoas mencionando casamento de 15, 10, 8, 5 mil reais, mas não contam os detalhes que os noivos ganharam muita coisa, às vezes quase tudo. Eu considero o meu casamento econômico, pois, abrindo o jogo, gastei cerca de 16 mil reais pra um casamento com 250 convidados (incluíndo TUDO, alianças, civil, lua de mel), e confesso: só pesquisar e fazer DIY não ia gerar um economia dessa. O que eu fiz pra ter um casamento econômico??

1- Pesquisei: pesquisei bastante, fiz vários orçamentos, e vi que casar em Santa Luzia saía mais barato que casar em Belo Horizonte. Veja algumas fotos do meu casamento aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/meu-casamento-fotos-nao-oficiais-gabriela-e-bruno--t265769...

2 - Fiz DIY: Muita coisa da decoração, convitinhos, kit toalete, etc. Olha algumas fotos do que foi DIY:

Decoração da mesa do boloDecoração da mesa do boloQuadro de assinaturaQuadro de assinaturaBuquê e enfeitesBuquê e enfeitesDecoração da mesa do boloDecoração da mesa do boloCentros de mesaCentros de mesa

Conto minha experiência aqui - https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/minha-experiencia-com-casamento-diy-gabriela-e-bruno--t266749.

3 - Xô luxo, eu optei por um casamento simples: convites simples, bolo simples, cardápio simples, etc. Ah, eu não tive buffet, e sim uma equipe de cozinha e garçons, conto minha experiência aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/minha-experiencia-com-casamento-sem-buffet-gabriela-e-bruno--t266353.

4 - Fornecedores amigos: esse eu acredito que isso foi o que mais gerou economia pro meu casamento. Buscando fornecedores amigos vc tem grandes chances de ter um preço camarada. Olha o que eu ganhei: o vestido (minha mãe fez, eu bordei, e só paguei os tecidos), o bolo (paguei os ingredientes e minha tia fez), os músicos (noivo músico tem amigos músicos hehee), cerimonial (prima do noivo), serviço de cozinha (irmãs da nossa igreja que fizeram o serviço), celebrante (foram dois celebrantes, o pastor da nossa igreja e um pastor amigo). Eu pedi "de graça" mesmo só o vestido, pq era minha mãe, os músicos, pq já é costume deles e meu marido toca de graça direto, e os pastores, pq conheço eles e não é do princípio deles cobrar pra realizar casamentos, pra eles é uma honra até. O cerimonial, bolo e cozinha nós apenas perguntamos o preço e as pessoas se dispuseram a nos presentear com o serviço. Também tivemos fornecedores amigos que não nos deram o serviço mas cobraram um preço mais camarada: o fotógrafo, nos deu um desconto de mais de 300 reais, e o serviço de sonorização, em que tivemos um desconto de uns 600 reais. ***Ou seja, vale a pena buscar fornecedores amigos, a chance de rolar um desconto é muito alta***. Fica aí a foto do vestido:

Olha o vestido feito por minha mãe e euOlha o vestido feito por minha mãe e eu
Enfim meninos e meninas, fica a dica que, se quer economizar, só pesquisa e fazer DIY não basta. A melhor forma é optar por coisas mais simples, e buscar fornecedores amigos.

Um abração!!

85 Respostas

• Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Hanna, não precisa ficar brava não hahahahaahhahahaha. Não acho que não dá pra casar com cinco mil, dá sim, quem sabe Deus te abençoe com alguém que presenteie vcs com o vestido, com a decoração, com o local, etc.... É assim que Deus vai provendo.
    Mas se um dia alguém te perguntar se dá pra casar com cinco mil, não responda simplesmente "dá sim, é só pesquisar e fazer diy". Conte o que vc ganhou, no que vc teve ajuda, o que vc abriu mão, enfim, conte o que ajudou a economizar pq não é só pesquisar e fazer diy.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, sempre tem um que fala que dá pra fazer um casamento baratinho mas não conta os pormenores.
    • Responder
  • Hannah
    Noiva Novata Setembro 2018 Piauí
    Hannah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não quero um casamento com mais de 100 pessoas. Gosto da Ideia do DIY. E acho que usar a palavra "nojo" é muito forte. Outra coisa, querida nem todo mundo tem 16.000 reais. Eu por exemplo, ate agora só tenho 5.000 e não tenho a menor duvida que vou me casar!!!

• Responder
  • Leonardo
    Noivo Ativo Julho 2017 Minas Gerais
    Leonardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Casando SEM dinheiro + MEU CASAMENTOvídeo maravilhoso que nos ajuda a manter as esperanças ,ela tem outros videos que detalha como ela conseguiu fazer uma casamento para quase 400 pessoas gastando pelas minhas contas uns 5.000

• Responder
  • Juliana
    Super Noiva Março 2018 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma vez postei que troquei festão por viagem pro exterior porque meu orçamento era de 20 mil e eu não tinha encontrado fornecedores dentro disso e que fossem bons. Menina mas malharam o Judas em mim, falando que dava pra fazer festa com metade disso. Eu moro em Guarulhos e aqui realmente achei as coisas caras, até porque eu queria fazer em um sítio pequeno e tal.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é mas infelizmente vc vê em grupos e até aqui na comunidade as pessoas perguntarem "dá pra casar com X mil?" e vem alguns respondendo "dá sim, pesquisa muito e faz diys, fulano casou com esse valor tb". Já vi noivas perguntarem se dava pra casar com dois mil, veja bem, menos que o preço do vestido dependendo. Quem casa com valores bem abaixo do normal geralmente ganham muita coisa, e é preciso levar isso em conta. Se não for assim não dá pra casar com um valor absurdamente baixo.
    • Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sempre ensaiei montar um post assim. Adorei o choque de realidade. Você foi realista e sensata.

Inicialmente, queria gastar R$ 10.000,00 para 100 convidados num restaurante. Sem incluir lua de mel. Mas a coisa foi tomando outras proporções e estou na casa dos R$ 25.000,00 para 200 pessoas num sítio, incluindo os valores que ganhei. Isso porque optamos também pela simplicidade e não temos tantos fornecedores amigos (além de São Paulo ter preços bem menos amigáveis que Minas Gerais).

Quando penso friamente no que estou gastando, vejo que seria impossível manter o orçamento inicial só pelos fotógrafos que contratei. Mas não me arrependo. Estamos fazendo o que cabe no nosso orçamento, já com a casa montada e sem comprometer a vida depois.

• Responder
  • Priscila
    Noiva Constante Março 2018 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito legal suas dicas.

• Responder
  • Á
    Noiva VIP Dezembro 2018 São Paulo
    Áquila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com vc Gabi, e realmente o segredo é pesquisar bastante, pq eu no calor do momento fechei com o segundo lugar que eu vi, depois de cabeça fresca conversando com meu namorado vimos o tamanho da burrada que eu fiz...

• Responder
  • Agda Ferraz
    Noiva Esperta Novembro 2020 São Paulo
    Agda Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ADOREI! O meu tbm será para 250 pessoas, está ficando em torno de 16 mil, mas ainda vamos pechinchar um pouquinho!

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, não adianta falar que casou com um custo muito abaixo do normal sem dar detalhes de como conseguiu essa façanha.
    • Responder
  • Jana
    Noiva VIP Abril 2017 Bahia
    Jana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa linda. Parabéns por tudo. A gente tb que fez tudo aqui... e vc está super certa não é só diy e na vdd eles até me fizeram gastar mais pq sempre comprávamos algumas coisas e não dava certo. Bem eu e meu noivo com tudo ooo o mesmo até lua de mel gastamos 18 mil. o que economizamos mesmo foi no buffet pq minhas tias vieram fazer e elas se desdobraram fazendo docinhos... comida. Rocombole tudo que pedi. gastamos no total 1500 de compras no mercado. daí eu economizei mt no local tb que pesquisando bem fechamos um por 1800 já com mesas e cadeiras plásticos. o que foi q fiz fechei mesmo compramos coisas pela net. meu vestido por exemplo foi pelo Ali e gastei mais nas flores e músico da igreja e tb coisas como igreja e taxas de civil no final ficou melhor do que imaginei olha lá nos meus debates hahaha e alguns diy que fizemos nem dava pra perceber.
    • Responder
  • Andressa
    Super Noiva Setembro 2019 Paraná
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom o debate! Vejo muita gente que diz: "ah, no meu eu gastei 5mil! Não sei porque o seu é tão caro". Aí você vai comparar, vê que o número de convidados é menor, a proposta de festa é diferente (casar de dia e de noite, por exemplo) e mais aquela série de variáveis que contribuem para encarecer o casamento. Parabéns pelo seu casamento! Muito bem planejado Smiley laugh

• Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É isso mesmo... o casamento de Eduarda (minha amiga) será pra 250 pessoas ou mais, e estamos vendo a possibilidade de conseguir algumas coisas emprestadas, além do que você citou... aqui o melhor preço que encontramos de mesa e cadeira pra alugar foi 7,00 o jogo... imagina alugar mais de 40 mesas desse preço? Vamos tentar conseguir emprestado...

• Responder
  • Priscila
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Melhor post pra minha vida!Obrigada!

• Responder
  • Thamires
    Noiva Novata Agosto 2018 Minas Gerais
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Excelente post, se você pesquisando igual uma doida e fazendo DIY ficou em 16mil ( que na minha opnião tá otimo!) é bem impossivel fazer algo para 250 pessoas gastando bem menos contando que você não receba nada.

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade! Que bom você tem essa visão e muitas pessoas aqui também tem. Vamos parar de nos enganar, achando que DIY resolve a vida. Ajuda muito, mas não é suficiente.

Muito legal as suas dicas.

• Responder
  • Kaise
    Noiva Esperta Novembro 2018 Rio Grande do Sul
    Kaise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu casamento será econômico. Pretendemos gastar 10 mil. Mas são apenas 80 convidados. Ajuda até agora apenas promessas de bolo e fotografia. Mas não estamos contando com isso. Tem muitaaaa coisa que cortamos. Dia da noiva, filmagem, carro de noiva, lágrimas de alegria, lua de mel, assessoria completa, bolo de verdade. Tudo muito pesquisado, pinchinchado. Manualidade também ajuda, mas não é tudo. 😉
    • Responder
  • Nanda
    Top das Noivas Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    é verdade, só pesquisa e diy não bastam. ganhar bastante coisa (principalmente as significativas) vale muito e, principalmente, saber em que vai valorizar para contratar algo mais caro e o q vai economizar. fazer um casamento com 10 mil ou menos é quase impossível e vai depender de uma série de fatores: qtde de convidados, tipo de cardápio, local do casamento, como será o vestido, ganhar vários itens... enfim, cado caso é um caso...

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Gi! Realmente, tanta gente achando que diy é uma solução mágica, esquecem que gasta tempo, dinheiro pra comprar material, e nem sempre sai bom.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Julho 2017 Buenos Aires
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Gabriela é verdade. Também vejo muita gente que gasta pouco com o casamento mas na verdade tá ganhando quase tudo. O que eu ganhei foi os fotógrafos (que são amigos da minha prima e estão começando a carreira então estão fazendo mts eventos quase de graça pra divulgação do trabalho) e penteado e maquiagem pq minha prima trabalha com isso, e foi o presente dela. Do mais saiu tudo do meu bolso mesmo. rsrs.
    • Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Perfeito Gabi!!!!

Muitas noivas se iludem nessa de que o DIY vai fazer milagre mas não param pra pensar que tem que comprar material de qualidade, tem que ter tempo, ajuda e muita dedicação.

Seu casamento foi lindo, bem pensado e feito com carinho.

Excelente debate!

• Responder
  • Valeska Félix
    Top das Noivas Fevereiro 2017 São Paulo
    Valeska Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Arrasou no debate Gabi Smiley heart

• Responder
  • Andréia
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito legal seu debate. O meu vai sair bem caro (muito mais do que eu imaginei que custaria um casamento). O único DIY que fiz foi a caixa dos padrinhos, porque queria do meu jeito e acabou ficando mais caro do que comprar uma um pouco mais simples. Dependendo do DIY só gera trabalho e não economia.

• Responder
  • Y
    Noiva Master Abril 2018 Ceará
    Yana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas no teu cálculo tá só o material do DIY ou tu incluiu o tempo que tu usou pra fazer, até assistindo tutoriais? É isso que eu quis dizer, na ponta do lápis sai uma economia mas todo mundo só conta com o material, poucas pessoas se tocam q teve o tempo tb, e quando a gente compra, a gente paga pelo tempo q a pessoa levou fazendo Smiley smile
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mesmo o valor que ganhei do meu pai eu incluo no orçamento... Meu casamento vai ser para 100 pessoas por 20 mil tirando a lua de mel... Não importa de qm saiu o dinheiro e sim o valor final,concordo com vc q muita gnt ganha muita coisa e não conta ou não inclui no orçamento. Uma coisa que eu acrescentaria é pesquisar muuuuuito pq pelo dependendo da onde more tem fornecedor com todo tipo de preço e msm qualidade
    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não concordo, pois vou casar com 5 mil para uma recepção para 30 pessoas ( não deixa de ser um casamento), problema é ver orçamento e quantidade de convidado, pois ppara de para 100 gastaria muito
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa é minha impressão tb. É muito chato alguém encorajar uma pessoa a dar um passo maior que a perna. E é isso que acontece se vc fala que gastou X mil no casamento mas omite como economizou, o que ganhou, etc.
    • Responder
  • Naiane
    Noiva Esperta Maio 2018 Bahia
    Naiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindo o casamento noivinha, infelizmente para ter um casamento barato é necessário abrir mão de muitas coisa.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É essa a bola que eu quis levantar: muitos falam que fizeram um casamento com pouca grana ou mostram exemplos de quem fez sem mencionar o que foi ganhado, emprestado, teve desconto, ou seja, sem exibir os pormenores. Nisso acaba que pode iludir os noivos que tem orçamento baixíssimo mas não tem tanta gente pra dar as coisas do casamento. E é sacanagem os noivos já tem pouco dinheiro e, ao dar um passo maior quw a perna, perdem o pouco que tinham ao invés de esperar um pouco pra juntar mais alguma coisa.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Está certa no que disse, o jeito é pesquisar e ver o que realmente cabe no seu bolso! Não tenho vocação pra fazer DIY de verdade, não acho bonito as coisas manuais que eu faço então jamais arriscaria.

E também acho bem impossível gastar 10 mil reais sem ter ganhado nada de ninguém, acho que aqui temos que ser verdadeiras com as outras.

• Responder
  • Daniella
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Daniella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns noivinha tava muito lindo o seu casamento. Deus abençoe vocês 👰💐
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe