Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriela
Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais

Dá pra casar com pouca grana, mas [...]

Gabriela, dia 20 de Maio de 2017 às 10:23

Publicado em Fórum Organizar um casamento 85

Olá noivas e noivos queridões!! O assunto aqui é um pouco chato, pois pra alguns é um "balde de água fria". Seguinte: dá pra fazer casamento com pouca grana? Sempre que vejo essa pergunta aqui ou nos grupos de noiva do facebook, tem uns que respondem: "dá sim, é só pesquisar e fazer muito DIY". Me...

Olá noivas e noivos queridões!! O assunto aqui é um pouco chato, pois pra alguns é um "balde de água fria". Seguinte: dá pra fazer casamento com pouca grana? Sempre que vejo essa pergunta aqui ou nos grupos de noiva do facebook, tem uns que respondem: "dá sim, é só pesquisar e fazer muito DIY". Me dá nojo esse tipo de resposta, pois quem conseguiu fazer um casamento econômico não foi só na base da pesquisa e do DIY. Vejo tantas pessoas mencionando casamento de 15, 10, 8, 5 mil reais, mas não contam os detalhes que os noivos ganharam muita coisa, às vezes quase tudo. Eu considero o meu casamento econômico, pois, abrindo o jogo, gastei cerca de 16 mil reais pra um casamento com 250 convidados (incluíndo TUDO, alianças, civil, lua de mel), e confesso: só pesquisar e fazer DIY não ia gerar um economia dessa. O que eu fiz pra ter um casamento econômico??

1- Pesquisei: pesquisei bastante, fiz vários orçamentos, e vi que casar em Santa Luzia saía mais barato que casar em Belo Horizonte. Veja algumas fotos do meu casamento aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/meu-casamento-fotos-nao-oficiais-gabriela-e-bruno--t265769...

2 - Fiz DIY: Muita coisa da decoração, convitinhos, kit toalete, etc. Olha algumas fotos do que foi DIY:

Decoração da mesa do boloDecoração da mesa do boloQuadro de assinaturaQuadro de assinaturaBuquê e enfeitesBuquê e enfeitesDecoração da mesa do boloDecoração da mesa do boloCentros de mesaCentros de mesa

Conto minha experiência aqui - https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/minha-experiencia-com-casamento-diy-gabriela-e-bruno--t266749.

3 - Xô luxo, eu optei por um casamento simples: convites simples, bolo simples, cardápio simples, etc. Ah, eu não tive buffet, e sim uma equipe de cozinha e garçons, conto minha experiência aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/minha-experiencia-com-casamento-sem-buffet-gabriela-e-bruno--t266353.

4 - Fornecedores amigos: esse eu acredito que isso foi o que mais gerou economia pro meu casamento. Buscando fornecedores amigos vc tem grandes chances de ter um preço camarada. Olha o que eu ganhei: o vestido (minha mãe fez, eu bordei, e só paguei os tecidos), o bolo (paguei os ingredientes e minha tia fez), os músicos (noivo músico tem amigos músicos hehee), cerimonial (prima do noivo), serviço de cozinha (irmãs da nossa igreja que fizeram o serviço), celebrante (foram dois celebrantes, o pastor da nossa igreja e um pastor amigo). Eu pedi "de graça" mesmo só o vestido, pq era minha mãe, os músicos, pq já é costume deles e meu marido toca de graça direto, e os pastores, pq conheço eles e não é do princípio deles cobrar pra realizar casamentos, pra eles é uma honra até. O cerimonial, bolo e cozinha nós apenas perguntamos o preço e as pessoas se dispuseram a nos presentear com o serviço. Também tivemos fornecedores amigos que não nos deram o serviço mas cobraram um preço mais camarada: o fotógrafo, nos deu um desconto de mais de 300 reais, e o serviço de sonorização, em que tivemos um desconto de uns 600 reais. ***Ou seja, vale a pena buscar fornecedores amigos, a chance de rolar um desconto é muito alta***. Fica aí a foto do vestido:

Olha o vestido feito por minha mãe e euOlha o vestido feito por minha mãe e eu
Enfim meninos e meninas, fica a dica que, se quer economizar, só pesquisa e fazer DIY não basta. A melhor forma é optar por coisas mais simples, e buscar fornecedores amigos.

Um abração!!

85 Respostas

• Ana Maria
    Noiva Constante Junho 2019 São Paulo
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A verdade nua e crua! Pior é quando via uns blogs de casar com pouca grana e me deparava com "pagamos os fotógrafos, mas meus pais me deram o buffet e decoração e meus sogros o aluguel do espaço e blablabla", daí tu via e ficava tipo Oi?!?

É muito bom ver que as pessoas são queridas e são presenteadas, mas isso não ajuda em nada quem tá planejando um casamento e não conta com a ajuda ($&dollarSmiley winking de ninguém rs

Quero muito DIY sim, mas não pensando na economia e sim em personalizar o máximo pra ficar algo descontraído, com a nossa cara.

BTW, teu vestido ficou lindo, tudo de muito bom gosto e, minha paixão por teu quadro de assinaturas continua rs

• Responder
  • Amanda
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como uma noiva curiosa, fico pesquisando na internet casamentos econômicos e me deparo com manchetes assim: "Fiz meu casamento com 10 mil/5mil/3mil", e convenhamos isso faz o olho de todas as noivas brilharem, daí vou ler sobre: 70% do casamento foi ganhado ou foi feito para 30 pessoas. Tudo bem é válido, mas ilude né.

Para o casamento ser econômico tem que ter MUUITA mão na massa (decoração, comida, lembrancinhas, etc..), abrir mão de algumas coisas, muita pesquisa, muita barganha e um planejamento financeiro muito bom (pagar a vista gera descontos ainda). E digo mais além, é mais trabalhoso e dá mais dor de cabeça, tudo para casamento é mais caro.

Mas, se Deus quiser, no final é tudo recompensado!

• Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei seu debate, eu vejo algumas coisas que achp absurdo tbm. O meu Casamento sera 14 mil, a decoração é super simples, lembrancinha simples e ate pensei na opção de nao ter.kkk e so para 100 pessoas. As pessoas quer luxo e 200 convidados nap tem como gastar pouco né.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que o DIY é sim um grande segredo mas ele tem que ser adaptado. Por exemplo, não dá para fazer casamento clássico com DIY mas um rústico é possível sim.

Além de optar por comprar várias coisas ao invés de contratar fornecedor, como por exemplo, ir na 25 (se vc for de SP), pedir coisas pelo Aliexpress.

Mas realmente, ganhar mt coisa ajuda demais e iludir as outras noivas dizendo que gastou só 10 mil sendo que ganhou 20 mil é uma mentira e das malvadas!

• Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pra mim esse preço entre 15 e 20mil tá muito bom. Pretendo fazer uma coisa mais simples mesmo. Sei que não dá pra fazer um casamento de luxo com esses valores. Estou me programando já há algum tempo e isso também facilita.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até que dá pra economizar com diy, dependendo de como vc faz, mas não é um rio de dinheiro, e tem ocasião quw o diy pode sair até mais caro mesmo! Eu calculo que economizei cerca de novecentos a mil reais com todos meu diys, olha que o trabalho foi muito. A maior vantagem pra mim nem foi a economia e sim dar personalidade ao meu casamento.
    • Responder
  • Y
    Noiva Master Abril 2018 Ceará
    Yana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tou fazendo pra 120 convidados e o orçamento tá em 12mil, sem vestido e roupa do noivo (make e cabelo tá incluso). Acho q as pessoas comentam isso tentando ajudar... Mas a verdade é que vc não economiza no DIY, vc gasta em tempo o que pagaria do tempo de outra pessoa pra fazer, então tem q ser bem planejado. Não é mais barato, só é um outro jeito mais fácil de pagar... Mas enfim, o importante é a gente planejar e correr atrás Smiley smile
    • Responder
  • E
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim sim! concordo plenamente!

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho meio irreal querer ajudar mas sem dar detalhes principalmente as que já casaram (vejo isso muito no Facebook, no grupo "Rumo ao Altar e sem Grana" então já viu né rs) falarem: vc consegue casar com X mil pq eu consegui, mas não conta que conseguiu casar com esse valor pq ganhou o vestido, a decoração, a Igreja, etc. É importante mencionar esses detalhes, senão uma noiva com cinco mil entra de cara num casamento pq viu outros falando que conseguiram, aí ela não consegue e perde o pouco que tinha.
    • Responder
  • I
    Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com tudo, 10 mil reais aqui no Rio não dá nem pra fechar contrato do espaço e isso sem decoração .
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com você. Tudo bem que não precisa gastar um rio de dinheiro, mas é muita cara de pau falar que dá pra casar fácil com R$10 mil sendo que a pessoa ganhou quase tudo. Eu também tenho nojo, porque pra mim é agir de má fé ficar iludindo outras pessoas que não têm tantos contatos assim. As menos desavisadas acabam acreditando que vão conseguir contratar tudo com esse valor.

E seu vestido ficou lindo e amei as cores dos seus arranjos.

• Responder
  • Heloise
    Noiva Master Março 2018 Paraná
    Heloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom esse texto Gabi, também estou tentando economizar na festa, mas sou realista, sei que terei que abrir mão de luxos e outras coisas que acho legais. Fazer uns itens de decoração ajuda a economizar, mas tem outras coisas que não tem como né? Por exemplo o espaço, eu não conheço ninguém que tenha casa grande, chacara e nem nada disso então independente se eu fizer a decoração (que não é o caso) vou ter que gastar com a locação. Ah e eu e meu noivo trabalhamos, acho bem irreal quando os dois estão desempregados ou nao tem nenhuma renda e a pessoa insiste em fazer festa e não quer adiar.
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo bastante com você, Gabi! Sem falar que diy não é sinônimo de economia, muitas vezes acaba saindo mais caro do que comprar pronto. Tem que PESQUISAR muito, como você falou, antes de meter a mão na massa principalmente.

• Responder
  • S
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Suellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É, as pessoas às vzs exageram pra não desanimar as outras, mas com certeza a intenção é somente ajudar. Acho importante debates como esse que dão a real para as noivas.
    • Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Às vezes penso a mesma coisa, a pessoa vem dizer que quer casar, nem ela nem o noivo trabalha, não tem casa, nenhuma economia e ninguém da família vai ajudar, aí um monte de gente fica dando conselhos do tipo: pesquisa faz, diy, paga em 1 milhão de vezes, sendo que uma hora o dinheiro vai ter que sair de algum lugar né, acho que mesmo a pessoa tendo sonhos ela também deve ser realista e ver o que realmente é mais importante no momento porque a festa de casamento por mais que seja um sonho é uma coisa superflua sim e pra quem não tem mesmo dinheiro acho melhor priorizar outras coisas e deixar isso para mais tarde. Claro que muita gente se aperta para fazer e tal, mas mesmo isso é para quem pode assumir as dívidas mesmo que seja pagando aos poucos.

• Responder
  • Gabriella
    Noiva VIP Janeiro 2018 Minas Gerais
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso mesmo noivinha. Até porque tem muito DIY que não sai barato. O meu casamento vai ficar nessa faixa também, incluindo dentro do valor o que ganhamos e vamos ganhar. O valor que sairá só do meu bolso e dos noivos será menor. No entanto, só está sendo possível fazer isso porque eu to pesquisando muito
    • Responder
  • E
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah e fui ver as fotos do seu casamento, realmente tudo muito lindo. Eu amei o vestido!

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Esperta Agosto 2017 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as dicas e vou dar mais uma! Entre em grupos de troca de serviços e tente conseguir trocar coisas!!!
    Eu estou trocando meu bolo, roupa do noivo e da daminha, make e penteado tudo com meu serviço de vídeo!
    Eu já ganhei muita coisa e vou fazer só um bolo com champanhe! Meus gastos ainda não chegaram em 500 reais , ainda bem!!!
    • Responder
  • E
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo em partes, aliás, concordo com tudo, menos com a parte de que sinto nojo quando as pessoas dizem que dá pra gastar pouco apenas fazendo DIY porque acho que a única intensão delas, é ajudar. As vezes são pessoas que ainda estão noivas e não tem a experiência que vc teve e acham que tudo é fácil assim rsrs pois concordo com vc, realmente não é!!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe