Existe casamento sem BEM CASADOS?????? pelo menos para mim e para os meus pais, NÃO!
Desde que comecei a sonhar como seria o meu casamento, os amados bem casados estavam sempre em meus planos, pois não podia pensar em festa de casamento sem eles....
até que depois de muito pesquisar e especular aqui na minha cidade e também fora daqui (com aquelas doceiras famosas de São Paulo à la Conceição bem casados) descobri que cada bem casado custa em média R$4,00!!!!! =O
e que as doceiras te enxem a cabeça dizendo que é preciso fazer três deles por convidado, o que, para mim, com meus 300 convidados, sairia, nada menos, que R$3.600,00!!!!!!!!!
Com o orçamento apertado e com coisas muito mais importantes para fazer com o dinheiro contado, eu já tinha desistido de tê-los no nosso casamento.
Até que, pela insistência dos meus pais, principalmente do meu PAI (acreditem, ele é fascinado em bem casado e, de acordo com ele, todo casamento tem que ter o bem casado, com aquela tagzinha "bem felizes, bem unidos, BEM CASADOS"... rs rs rs!!! se não tiver a tagzinha não vale!!!!! um FOFO!!!!), comecei a procurar opções, procurei muuito aqui na comunidade e na internet e em todo lugar!!!!! vi que eu não era a única pessoa no mundo que acha que pagar R$4,00 num bem casado é um ABSURDO e que, se as doceiras podem fazer, NÓS TAMBÉM PODEMOS!!!!!!! Assim, acabei achando receitas, passo-a-passo, etc.
Decidi (junto com a minha mãe) fazer os bem casados em casa, dois bem casados por convidado, ou seja, 600 no total... combinei com minha irmã, minha tia, minha prima, minha comadre e minha madrinha (ufa!), que toparam de cara (muito amor né).
até então era isso o que eu tinha encontrado e era por aí que eu ia me basear
http://comidasebebidas.uol.com.br/album/bem_casado_passoa_passo_album.htm#fotoNav=50
http://comidasebebidas.uol.com.br/receitas/2011/05/13/bem-casado.htm
Depois, pensando no que dar para as madrinhas junto com o convite (já falei que o orçamento está estourado? não? pois está ¬¬) tive a brilhante ideia de fazer os bem casados para TESTAR e dar de presente para as madrinhas com o convite......
foi aí que encontrei no blog casando sem grana
http://casandosemgrana.com.br/vida-de-noiva-parte-2-bem-casados-diy/
uma maneira melhor de fazer e depois, PARA MINHA SALVAÇÃO, aqui no site, encontrei o debate da querida casadinha Ioná contando de seus bem casados
AQUI: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/bem-casados-beeem-baratos-vem-ca--t88896
e dizendo para não se arriscar a fazer a massa que pode ficar com gosto de ovo e COMPRAR PÃO DE LÓ pronto!
EXCELENTE!!! na verdade minha mãe há muito tempo não faz massa para bolos grandes de aniversário, e sim compra pronto no mercado o pão de ló! preto ou branco!!!!!!!! Que belezinha, como eu não tinha pensado nisso antes????
#VALEUIONÁ #SALVOUMINHAVIDA #SALVOUOSBEMCASADOSDOMEUCASAMENTO
criei este debate para dizer que realmente, DÁ MUITO CERTO!!!!! e também para mostrar como ficaram os meus e fazer o cálculo com vocês para vocês verem como fica em conta!!!!!
Vamos lá:
* comprei a massa branca de pão de ló quadrada (pedi a maior), custou R$12,70 e rendeu 35 bem casados (não estão todos na foto porque já tinhamos comido alguns, quebrado outros, é assim mesmo, acho que para render 100 é preciso contabilizar 120.... ahahahahah)
* comprei dois potes de doce de leite, cada um custou R$4,40, eu só usei um para os 35 bem casados, porque acabei dando uma diluída com creme de leite, achei muito doce, além de muito pastoso, mas era daquele argentino, muito gostoso!.....
* comprei um pacotinho de 500g de açúcar de confeiteiro - a única coisa que usei da receita ali em cima, da UOL, foi a calda - e paguei R$1,78
* comprei um pacotinho de embalagens para bem casado com 40, que, além do papel crepom 17x17cm, vem com celofane 15x15cm, paguei R$8,90.
* comprei um rolinho de papel celofane a parte, porque os meus bem casados não couberam no celofane 15x15cm, paguei R$0,90.
* comprei um rolinho de fita branca com 10m, e, se eu não me engano paguei R$5,50, não lembro ao certo :/
* minha mãe comprou a forminha para cortar o bem casado, veio com trÊs forminhas, uma menorzinha, uma intermediária e uma maiorzinha, usamos a intermediária, acho que ela pagou R$4,99.
TOTAL: menos de R$40,00!!!!!!!!!!!!
se dividir em 35 que foi o que rendeu, pelas contas que a gente fez em casa, dá uma média de R$0,90 cada bem casado, um pouquinho menos que isso até!!!!!! vale a pena ou não vale gente??????
não contabilizei a TAG, mas com certeza vai sair, sei lá, R$0,07? R$0,10?
e a embalagem eu estou procurando na internet, pra achar mais em conta, porque comprei numa casa de festas aqui mesmo, acredito que consigo mais barato!!!
para fazer:
- cortei a massa com a forminha redonda, rendeu 35 como eu falei acima.
- cortei no meio cada circulo, com uma faquinha e recheei com uma colher (de chá) bem cheia de doce de leite.
- a calda fiz como na receita da UOL, fervi 100ml de água e misturei com 500g de açúcar de confeiteiro (tentei com açúcar refinado, não deu. tentei com mais água, não deu, então a receita é essa mesmo!!! fica molhadinho e com crostinha crocante bem fininha... e o bolinho suga mesmo a calda!).. como eu fiz vários testes, acabou dando certo um pacote de açúcar de confeiteiro para 35 bem casados...
deixei secar de um dia para o outro, na bandeja que veio a massa mesmo (essa da foto abaixo)
já postei essa foto no debate da ioná, e coloco aqui de novo para reforçar: olha que lindo que ficaram! e saborosos!!!
e no dia seguinte embalei, como ensina um vídeo no youtube, não tenho ele aqui, mas é só procurar "como embalar bem casados"
e eles ficaram ASSIM
olha que amorrrr!!!! parecem comprados né?
eu AMEI!!!!
o trabalho é bem pouco comparado com a satisfação de ter os bem casados no casamento!!!
o é difícil fazer o lacinho heim? jheheuheuuhe meu noivo disse que o bem casado custa R$0,90 e a mão de obra do lacinho custa os outros R$3,10 por isso elas cobram R$4,00....!!! é, pode ser mesmo!!!
obrigada mais uma vez Ioná e espero que vocês gostem desse meu "tutorial".. ahahahaha que depois de muito pesquisar, foi como eu acabei decidindo por fazer em casa e testando os bem casados.
um beijo!
*EDITADO EM 23/02/2015:
como tem bastante gente perguntando quando fazer e como armazenar, aqui vai o que eu descobri:
dá pra fazer um mês antes (até dois eu ouvi falar!!!! mas não fiz o teste....), embalar com o celofane e CONGELAR, tirar na semana do casamento, ou no máximo um fim de semana antes do casamento, embalar no crepom, amarrar a fitinha e colocar em caixas plásticas com tampa tipo aquelas caixas organizadora (potes grandes!) e armazenar na geladeira até o dia do casamento...
ou então, pra quem não tem espaço pra congelar ou achar melhor fazer fresco, dá pra deixar pra fazer na semana do casamento, comprar as massas, cortar e rechear tipo na terça-feira ou na quarta, passar na calda e deixar secar até o dia seguinte e então embalar. aí coloca na geladeira já prontos até o dia do casamento. não estraga.
eu congelei um para fazer o teste, com o papel crepom e a fitinha e tudo... deixei duas semanas no freezer, daí tirei do freezer nem na geladeira coloquei! e três dias depois eu comi, pra ver mesmo se estragava, e não!! não estragou, estava perfeito!!!!!
deixei também uns na geladeira e conservou bem até o dia que eu comi, tipo uns cinco dias depois
e também deixei uns para fora da geladeira e comi uns quatro dias depois, também não estragou, estavam todos ótimos.
acho que é só isso!!!!
obrigada queridas ;*