Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

R
Noiva Ativa Julho 2019 Distrito Federal

Madrinhas com vestidos iguais e a falta de bom senso

Raquel, dia 1 de Março de 2017 às 10:48

Publicado em Fórum Moda nupcial 150

Minha opinião sincera é que eu acho muito chato impor uma cor pras madrinhas, muitas vezes elas nem se sentem bem com essa cor, ou já tem um vestido bafonico pra usar e você acaba fazendo com que ela tenham um gasto com algo que muitas vezes ela nem quer. Pra mim a lógica é clara, impôs tem que...

Minha opinião sincera é que eu acho muito chato impor uma cor pras madrinhas, muitas vezes elas nem se sentem bem com essa cor, ou já tem um vestido bafonico pra usar e você acaba fazendo com que ela tenham um gasto com algo que muitas vezes ela nem quer. Pra mim a lógica é clara, impôs tem que pagar. E como eu não tenho como bancar os vestidos... Não vou impor, maaaaaas claro, se todas elas me disserem que vão comprar ou alugar um pro meu casamento, darei minha opnião, ou sugestão de cor. Mas só isso, a decisão final é delas.
Percebi que hoje no Brasil está na moda essa imposição. Sei que é oriunda de um país onde a grande maioria das noivas pagam pelo aluguel do vestido das madrinhas, e aqui no Brasil não acontece assim. Os noivos dão até a gravata pros padrinhos e as noivas só recebem o boleto ou a fatura do cartão de crédito pra pagar. Gente, entendam, não sou contra o uso dos vestidos iguais ou em cores iguais. Eu só acho que o nosso casamento deve ser um momento gostoso para todos, em que cada um faça apenas o que quer fazer e que faça com amor.
Agora a pergunta que não quer calar é, só eu que penso assim? Hahahaha não fiquem chateadas comigo, é que tem coisas que não entram na minha cabeça!

*essa mesma lógica se aplica a daminhas e pajens, mas eu sei que é menos comum a noiva não pagar esse item (ou pelo menos espero que seja) *

*** QUÉRIIIDAS, não imaginei que esse assunto fosse tão polêmico, mas acredito que é necessaria sim uma discução, li até agora (02.03 - 23:16) todos os comentários, entendo o ponto de vista de quem acha que eu sou louca, ou que estou errada. Mas quero MUITO que reflitam que a bandeira que eu estou levantando, é a bandeira do amor, da amizade, do respeito. De que entendam que ao meu ver Madrinha é uma pessoa, um serzinho abençoado que faz parte da sua vida, e que compartilha da mesma felicidade que você, um individuo acima de tudo, que tem suas vontades, e seus pensamentos, e que NÃO, elas NÃO existem pra fazer o que você quiser, pra te servir, pra te dar o melhor presente, e sim para te ajudar com os preparativos (SE ISSO FOR VIÁVEL), pra acompanhar a sua vida de casada, pra interceder por você, pra ser aquele ombro amigo em qualquer momento. Entendo também que cada uma tem um sonho, tem o desejo de que tudo seja perfeito, mas a perfeição não vai ser o que vai tornar o seu casamento inesquecível para os seus convidados, o que tem vai torná-lo insquecível acima de tudo, é o amor, a cumpicidade, esse desejo ardente de viver pra sempre ao lado de quem você mais ama.

O que me incomoda, é a imposição, é criar um monte de regras pra uma amizade, um amor, que não tem, e nem precisa de regras. Me incomoda a incapacidade de enxergar o outro, e colocar as suas necessidades acima de um indívido que só quer compartilhar da mesma felicidade que você.

Sou fã do diálogo, de ouvir opniões, e de ir juntando vários pedacinhos de coisas boas para guardar em mim. Fico muito feliz de ver que há muitas noivas que enxergam isso também!

Pra você que me acha looooouca, só quero dizer mais uma coisinha, não to dando pitaco no seu casamento, não estou criticando suas escolhas, estou apenas expondo o meu ponto de vista. Quero que as minhas madrinhas façam o que querem fazer, se quiserem usar vestidos em cores iguais ou semelhantes, ok, se não quiserem ok também, eu só as quero lá.

Aprendi a brincar nesse app e tô adorando! Beijos e felicidades a todas que pararam um momentinho pra participar desse debate polêmico e expor suas opniões.

E deem uma olhada nesse video, e nesse canal do youtube que tem MUITA informação útil pra nóis! Casando com amor

150 Respostas

• C
    Noiva Master Julho 2020 São Paulo
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada noivinha!
    • Responder
  • Zora
    Noiva Constante Junho 2018 Goiás
    Zora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha... esse também é o meu caso. Alguns tios do meu noivo são pessoas muito simples, do interior. Alguns moram até em fazenda... mas são pessoas queridas e fazemos questao! Deixarei livre para que usem o que se sentirem bem, acho que pela idade deles pra nós é o que importa! Como os seus padrinhos o nossos também usaram camisa social, nem todos usaram terno. E as madrinhas vestido, curto ou longo, como desejarem... acho que ficará bem bonito...
    • Responder
  • E
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Super concordo com vc Smiley smile

• Responder
  • E
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mas gente, nada impede de conversar com as madrinhas antes de decidir a cor. É justamente isso que vou fazer, vou me reunir com elas e ver se todas concordam com determinada cor, se elas não gostarem, dai vão com a cor que bem entenderem! Smiley smile

• Responder
  • R
    Noiva Constante Julho 2017 Minas Gerais
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não defini cor, embora quisesse todas padronizadas.. Mas concordo que o gasto é muitomuito alto para ambos os lados, deixei que as madrinhas escolham a cor q irão usar, até pq hoje em dia não ta fácil pra ninguém. E os padrinhos se sentem na obrigação de dar um presente melhor, então o gasto fica maior ainda.
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Abril 2017 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, não acho que padronizar seja falta de bom senso. Eu acredito que se você definir cor, modelo, cor de sapato, penteado, maquiagem e tudo seja. Defini uma paleta de cores para que elas não tivessem dificuldades para escolher, mas deixei todo o resto com elas. Sempre tem as que não vão gostar de alguma coisa. Se a cor do vestido não incomodar, o que vai incomodar é o presente que ganhou.

Também acho que por mais que você tente deixar seu casamento perfeito para você e para os convidados, sempre terão aqueles que vão reclamar de alguma coisa. Se não for a cor do vestido, é a comida. Se não é a comida, são as músicas. Se não são as músicas, é o espaço de tempo entre uma atividade e outra. Enfim... penso que todas devem estar felizes e super à vontade. A gente se esforça, mas nem sempre conseguimos.

Beijos, noivinha!

• Responder
  • C
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sei o significado de exigir querida. Só que a questão é que convidados por mais que se arrumem, não sentem a mesma preocupação de uma madrinha por exemplo. A madrinha estará ao lado da noiva. Se madrinha é um gasto, independente de presente ou ajuda extra.
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

putz... hahaha imagino o constrangimento! Fico feliz de saber que há outras noivas que concordam com isso!

• Responder
  • Mariel
    Noiva Constante Abril 2018 São Paulo
    Mariel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida noiva, sou sua FÃ!Isso mesmo com letra MAIÚSCULA! Pq nunca vida uma definição tão perfeita a respeito desses polêmicos vestidos. Eu tbm sou contra, pelo simples fato que ninguém é obrigado a nada...Certa vez fui convidada a ser madrinha neste tipo de "obrigação" que é assim que eu vejo, e pra piorar com a cor que eu mais odeio que vermelho...rsrs....enfim ja viu q ja fui contrariada...ja da aquela energia ruim...hahahaha...da outra vez a noiva deu o tecido coral para fazer do modelo que vc quizesse, ai ja entra no ponto que vc falou da noiva "bancar" hahahaha..Mas fique tranquila Noivinha, estou no seu time hahahahahhaBjsss
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cintia, tanto a madrinha como qualquer convidado pode OPTAR por pagar por esses serviços ou não (regras de etiqueta), por tanto o verbo EXIGIR não se adequa a esse caso.
    A título de curiosidade fica abaixo o significado da palavra.
    exigirverbo
    1. 1.transitivo direto e bitransitivoreclamar em função de direito legítimo ou suposto."e. satisfações"
    2. 2.bitransitivodeterminar (algo) a (alguém), por ordem ou intimação; impor."exigiu-lhe completo silêncio"
    • Responder
  • B
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com vc, não determinei a cor das madrinhas do meu casamento, acho desnecessário sabe, deixei elas a vontade pra escolherem a cor e o modelo
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fica tranquila noivinha, mesmo assim não vai ficar feio!
    • Responder
  • O
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Olii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esses meus tios que não usam terno disseram que irão de camisa social e calça social tbm. E as tias que não usam longo vão de vestido, porém curto. Apesar do casamento ser de dia, eu não quero combinar com TODOS os outros padrinhos de irem sem terno e de vestido curto tbm, e meu medo foi de ficar estranho só alguns com a roupa assim e o restante de terno e longo. Mas se vc disse que mesmo assim não vai ficar feio, vou focar na sua opinião e tentar ficar mais tranquila quanto a isso, vou tentar deixar pra lá.
    • Responder
  • C
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ser padrinho exige gasto SIM, e ninguém falou de gasto com presente caro ou ajuda extra. Mas gasto com roupa, cabelo e manicure. Porque toda mulher que aceita ser madrinha, aceita ciente de que gastará para se arrumar.
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal noivinha! Concordo muito com você também! Tenho casal de madrinhas também!
    • Responder
  • Angelina
    Noiva Ativa Agosto 2017 Minas Gerais
    Angelina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com vc, acho muito chato impor cor ou modelo para as madrinhas, poxa casamento já tem um gasto não só para os noivos e sim para os convidados, roupas, cabelo, maquiagem e outras coisas. Acho que a gente convida para madrinhas pessoas que queremos bem e impor algo não fica legal. No meu caso um casal de madrinhas minhas ( sim casal elas são casadas) ficou super feliz com o convite mas muito aprrensivas com o fato de não usarem vestidos, falei que o importante era a presença delas e que a roupa era o de menos, elas ficaram nas nuvens de felicidade. Temos que tomar cuidado para não tornar nosso casamento um fardo para as pessoas queridas da nossa vida. E que todos possam se sentir bem e aproveitar o dia

• Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vejo que várias noivas se esquecem que a responsabilidade financeira da festa e cerimonia é nossa, e os padrinhos nada mais são do que nossos convidados de honra, pessoas que são significativas para o casal. Ganhar um presente caro, ou receber uma ajuda extra dos padrinhos são consequência do carinho que eles tem pela gente e não regra, eles não tem a menor obrigação de fazer isso... Ser padrinho não EXIGE gasto nenhum.
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sara querida, é o seguinte, não fica feio! Se você tem um desejo muito grande de padronizar e tem como pagar sugiro que dê a eles a camisa, sei lá, branca... Ou se os padrinhos concordarem e puderem também, sugiro que a você peça a eles que venham como uma calça social, e camisa branca (ou a cor que você quiser) já vi vários casamentos de muito bom gosto no Pinterest sem que os padrinhos usassem o terno completo. Quanto ao vestido, já vi vários casamentos de muito bom gosto com vestido curto. Sugiro que dê uma olhada em referências, e converse com os seus padrinhos, se você tiver como viabilizar vestidos e camisas ótimo, se não tiver, use a criatividade! Só lembre que fica muito deselegante você obrigar alguém a usar algo que não quer, fale com jeitinho! Boa sorte!
    • Responder
  • O
    Olii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vc exigiu longo para as madrinhas e terno para os Padrinhos? Tô perguntando pq alguns dos meus padrinhos tbm são mais velhos (meus tios), sao simples, do interior e não usam terno. E algumas madrinhas nao usam longo. Queria saber se alguém é desapegado do terno e do longo... talvez assim eu desencanaria disso, mas até agora só acho casamentos em q todos estão de longo e de terno, aí só consigo pensar q o meu vai ficar estranho demais com a maioria de longo e terno e apenas alguns não. 😟
    • Responder
  • O
    Olii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, não pensem na padronização de cor ou modelo. Pensem apenas na questão das madrinhas de longo e os padrinhos de terno, apenas isso. Agora me ajudem: Se alguns padrinhos de vcs (mais velhos, do interior, pessoas mt simples) não usassem terno e algumas madrinhas não usassem longo... como vcs agiriam?
    • Responder
  • O
    Olii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo. Também nunca pensei em padronizar cor nem modelo de vestido, pensei em pedir APENAS vestido longo para as madrinhas e terno para os padrinhos... mas como meus tios sao todos mais velhos e do interior, encontrei rejeição de algumas (poucas) pessoas tanto ao terno quanto ao longo. Gente, vai ficar feio a maioria de terno e longo e só alguns não, né? Me ajudem.
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa Abril 2018 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super concordo com você. Fica muito bonito, mas não acho legal essa imposição. Não vou padronizar as minhas, sei que algumas tem dificuldades financeiras, e a padronização dificulta muito. O importante é que elas estajam presentes como minhas madrinhas, e não com que cor de vestido estarão.

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Perfeitooooo Raquel!!!!!!

• Responder
  • C
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exatamente, todo mundo sabe que ser madrinha/padrinho exige um certo gasto.
    • Responder
  • Bethania
    Super Noiva Julho 2018 São Paulo
    Bethania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sandrinha, concordo com você! Quando você convida alguém para ser sua madrinha, significa que você tem grande nível de intimidade com a pessoa. Logo, vocês são livres para conversar uma com a outra, e caso alguém se sinta desconfortável em qualquer situação, isso poderá ser resolvido facilmente. Outro ponto é que você conhece as madrinhas que escolheu, e portanto sabe se elas poderão ou não arcar financeiramente com os gastos (que convenhamos, não é tão alto assim para alugar um vestido). Eu optei por não escolher a cor do vestido das minhas madrinhas, mas terei 4 damas de honra (não daminhas crianças, e sim amigas) e elas estarão padronizadas na cor do vestido... Acho lindo, e não custa nada aceitar se você realmente gosta da noiva.

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente! 👏👏
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nem vou ler todos os comentários. Eu concordo 100% com você.
    • Responder
  • Clecia
    Noiva Constante Julho 2017 Ceará
    Clecia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super concordo com vc. As madrinhas já tem muitos gastos e ainda tem q se virar pra ir com um vestido de determinada cor?? Acho demais.
    • Responder
  • Angeline
    Noiva Esperta Abril 2018 Rio de Janeiro
    Angeline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também não curto essa de todas as madrimhas iguais.
    • Responder
  • Isis
    Noiva Ativa Dezembro 2017 São Paulo
    Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha eu te apoio. No meu casamento as madrinhas poderão usar a cor e modelo que desejarem.A única coisa é que precisam respeitar as regras da igreja que não aceita decotes e Vestido e curtos.Pedi também para não usar branco lógico e preto.
    • Responder
  • S
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Sandrinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

so se perdeu o sentido pra vc,cada um faz do seu casamento o que quizerem, se quer padronizar e as madrinhas aceitam, isso é valido.

• Responder
  • S
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Sandrinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

concordo tbem, pelo amor se vc escolhe pessoas do bem para serem sua madrinha, gente elas irão mais é adorar,tem algo estipulado.As minhas me pediram isso.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe