Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

R
Noiva Ativa Julho 2019 Distrito Federal

Madrinhas com vestidos iguais e a falta de bom senso

Raquel, dia 1 de Março de 2017 às 10:48

Publicado em Fórum Moda nupcial 150

Minha opinião sincera é que eu acho muito chato impor uma cor pras madrinhas, muitas vezes elas nem se sentem bem com essa cor, ou já tem um vestido bafonico pra usar e você acaba fazendo com que ela tenham um gasto com algo que muitas vezes ela nem quer. Pra mim a lógica é clara, impôs tem que...

Minha opinião sincera é que eu acho muito chato impor uma cor pras madrinhas, muitas vezes elas nem se sentem bem com essa cor, ou já tem um vestido bafonico pra usar e você acaba fazendo com que ela tenham um gasto com algo que muitas vezes ela nem quer. Pra mim a lógica é clara, impôs tem que pagar. E como eu não tenho como bancar os vestidos... Não vou impor, maaaaaas claro, se todas elas me disserem que vão comprar ou alugar um pro meu casamento, darei minha opnião, ou sugestão de cor. Mas só isso, a decisão final é delas.
Percebi que hoje no Brasil está na moda essa imposição. Sei que é oriunda de um país onde a grande maioria das noivas pagam pelo aluguel do vestido das madrinhas, e aqui no Brasil não acontece assim. Os noivos dão até a gravata pros padrinhos e as noivas só recebem o boleto ou a fatura do cartão de crédito pra pagar. Gente, entendam, não sou contra o uso dos vestidos iguais ou em cores iguais. Eu só acho que o nosso casamento deve ser um momento gostoso para todos, em que cada um faça apenas o que quer fazer e que faça com amor.
Agora a pergunta que não quer calar é, só eu que penso assim? Hahahaha não fiquem chateadas comigo, é que tem coisas que não entram na minha cabeça!

*essa mesma lógica se aplica a daminhas e pajens, mas eu sei que é menos comum a noiva não pagar esse item (ou pelo menos espero que seja) *

*** QUÉRIIIDAS, não imaginei que esse assunto fosse tão polêmico, mas acredito que é necessaria sim uma discução, li até agora (02.03 - 23:16) todos os comentários, entendo o ponto de vista de quem acha que eu sou louca, ou que estou errada. Mas quero MUITO que reflitam que a bandeira que eu estou levantando, é a bandeira do amor, da amizade, do respeito. De que entendam que ao meu ver Madrinha é uma pessoa, um serzinho abençoado que faz parte da sua vida, e que compartilha da mesma felicidade que você, um individuo acima de tudo, que tem suas vontades, e seus pensamentos, e que NÃO, elas NÃO existem pra fazer o que você quiser, pra te servir, pra te dar o melhor presente, e sim para te ajudar com os preparativos (SE ISSO FOR VIÁVEL), pra acompanhar a sua vida de casada, pra interceder por você, pra ser aquele ombro amigo em qualquer momento. Entendo também que cada uma tem um sonho, tem o desejo de que tudo seja perfeito, mas a perfeição não vai ser o que vai tornar o seu casamento inesquecível para os seus convidados, o que tem vai torná-lo insquecível acima de tudo, é o amor, a cumpicidade, esse desejo ardente de viver pra sempre ao lado de quem você mais ama.

O que me incomoda, é a imposição, é criar um monte de regras pra uma amizade, um amor, que não tem, e nem precisa de regras. Me incomoda a incapacidade de enxergar o outro, e colocar as suas necessidades acima de um indívido que só quer compartilhar da mesma felicidade que você.

Sou fã do diálogo, de ouvir opniões, e de ir juntando vários pedacinhos de coisas boas para guardar em mim. Fico muito feliz de ver que há muitas noivas que enxergam isso também!

Pra você que me acha looooouca, só quero dizer mais uma coisinha, não to dando pitaco no seu casamento, não estou criticando suas escolhas, estou apenas expondo o meu ponto de vista. Quero que as minhas madrinhas façam o que querem fazer, se quiserem usar vestidos em cores iguais ou semelhantes, ok, se não quiserem ok também, eu só as quero lá.

Aprendi a brincar nesse app e tô adorando! Beijos e felicidades a todas que pararam um momentinho pra participar desse debate polêmico e expor suas opniões.

E deem uma olhada nesse video, e nesse canal do youtube que tem MUITA informação útil pra nóis! Casando com amor

150 Respostas

• Elidy
    Noiva Esperta Dezembro 2016 São Paulo
    Elidy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo plenamente com você noivinha, eu escolhi uma paleta no meu casamento e dei 4 tons para que as madrinhas escolhessem, pedi que fosse longo somente. Todas concordaram e no dia estavam lindas, cada uma ao seu estilo, porém nos tons de vermelho que eu escolhi. Casamento é uma vez só, então temos que fazer as coisas como sempre sonhamos!!!

• Responder
  • Clarisse
    Noiva Master Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso aí, sua opinião! Tenho um pensamento parecido.. Não gosto que imponham algo q eu tenha q usar, mas hoje em dia virou muito "comum" mesmo.. Fui madrinha do meu cunhado e a noiva exigiu rosa, para mim beleza pois adoro rosa, mas confesso que até para achar (mesmo a cor sendo comum) foi um pouco difícil, e ainda senti um olhar meio torto pq não era exatamente um rosa, mas foi o único (dentro das minhas possibilidades) que encontrei, não ia mesmo pagar R$1.000,00 em um vestido para "agradar" a noiva.

No meu caso, iria padronizar, pq as fotos realmente ficam lindas!! Mas pensei individualmente em cada madrinha, tenhos jovens, mais experientes, gordas, magras, ricas e pobres.. Não acho que uma cor padronizada iria agradar a todas.. Pensei em cada uma, e já tinha até falado para algumas madrinhas a cor q seria padronizada (nenhuma questionou) mas quando falei q não ia padronizar, umas me disseram q se sentiram aliviadas hahaha.

Acho que temos q parar com esse pensamento egocentrico, e pensar no próximo.. E como vc mesma falou, tem madrinha que já tem até vestido.

• Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Polêeeeeemicaaaaaa, gosto muito desses debates é legal ler opiniões diferentes!

Concordo em partes. No meu caso, sou muito mas muito detalhista. Escolhi um estilo pro meu casamento e toda uma paleta de cores que vai estar presente nos mínimos detalhes. Madrinhas não são decoração (claro) mas ficaria totalmente destoante tudo seguir uma linha e cada uma estar com um estilo e cor diferente. O que eu fiz para não ser desagradável:

1) Convidei para madrinha apenas pessoas com quem eu tenho MUITA mas MUITA intimidade, e que eu sabia que iriam vestir 100% "a camisa" de madrinha e me apoiar e opinar construtivamente;

2) Padronizei uma paleta de cores e que o vestido fosse longo porém deixei a escolha do modelo e do tom totalmente ao gosto e bolso de cada uma. Assim como penteado, maquiagem, acessórios e afins;

Eu não concordo com essa ideia do escolheu tem que bancar. Ok, você chama a pessoa em 1º lugar seeeempre pela consideração e pelo significado dela mas, se alguém topa um papel desse deveria entender que parte do papel é ajudar nos preparativos. Esse ajudar é muuuuuito complexo, envolve muitas esferas que são específicas de cada caso, mas acho que um aspecto universal é "colaborar". Acho uma coisa tão boba, tão fútil, eu não bateria o pé pra usar meu vestido verde só porque a noiva quis rosa.....

Mas, cada um é cada um. Acho que devemos respeitar as pessoas, ouvir, aceitar críticas mas também fazer um pouquinho nossas vontades porque casar é uma vez só né?

Beijos noivinha

• Responder
  • Valeska Félix
    Top das Noivas Fevereiro 2017 São Paulo
    Valeska Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é um assunto bem polemico e que sinceramente precisa ser bem conversado com as madrinhas só isso.

Todas minhas amigas e tias que foram madrinhas me conhecendo bem ja sabiam que seria tudo Rosa ( minha cor preferida) e sabiam que meu sonho era esse , todaas aceitaram na maior emplogação de usar rosa mesmo sendo uma cor que algumas nao gostavam , algumas mandaram fazer , outras alugaram , outras mandaram fazer , só sei que estavam todas Lindas e pra minha surpresa todas de tons escuros no rosa puxado pro pink , Fiquei muito Feliz Smiley heart

eu nao exigi modelo nem nada , somente a cor .

fui madrinhas em varios casamentos de amigas , e nunca me incomodei com essa questao , na verdade quando nos convidam a alegria supera isso , para mim é uma honra ser madrinha , e poder fazer parte da realização do sonho de uma amiga , quero mais é que ela se sinta feliz , isso é o de menos.

• Responder
  • Bianca
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo plenamente com você Estela, cada um faz o que quer no seu casamento, simples assim.

Eu fui madrinha de um casamento e comprei com muito carinho o vestido que a noiva pediu, sinceramente eu estava mais preocupada em ter sido a escolhida a participar de um momento tão especial para duas pessoas que eu amo, do que com o vestido/cor que me impuseram, ser madrinha vai anos luz alem disso.

E sinceramente essa questão do vestido/cor é muito simples de resolver, se a pessoa não quer seder a esse pequeno desejo dos noivos, não aceite o convite, simples assim.

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pra nós! Apesar que eu vai ser só a cerimônia mesmo mas tá valendo kkkk
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai noivinha, exatamente! Mais valem 8 madrinhas felizes com você e com si mesmas do que 8 vasos iguais com uma compra ruim, se sentindo esquisitas e uma noiva orgulhosa. Muito sucesso na sua festa!
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Nathália! Na minha opinião não existem regras para o casamento, mas deve existir sempre o bom senso! Minhas madrinhas são especiais demais para mim, para eu arrumar encrenca por causa de vestido... o que importa é elas estarem felizes! No meu caso deu super certo, todas gostaram, escolhemos juntas e não tive problema algum. O casamento é meu, mas elas fazem toda diferença nesse momento. Penso que todas as noivas deveriam conversar ao invés de impor. Comunicação é a base de tudo! Smiley smile
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amei sua posição! Perfeito! Escolhido em conjunto e com a concordancia de todo mundo! Parabens pelo bom senso!

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo em genero, numero e grau! Acho maravilhoso padronização mas gente, orçamento é algo muito sério! Se já passamos sufoco pra pagar as coisas do casamento, da pra imaginar que ta dificil pra todo mundo!

E vou acrescentar mais uma coisa, minha opinião: Se exige algo já tem que esperar uma recusa e procurar não levar pro lado pessoal! Como você disse casa um sabe dos seus gastos! E tem a questão do se sentir bem. Já vi meninas aqui dizendo "Ah mas o que que custa? Só um dia"

Bom, a meu ver além de custar dinheiro, custa auto estima! Só quem (como eu) já teve problemas de auto estima sabe o que é se sentir RIDICULA! Então vamos com calma! É lindo? É! Mas tem que ser conversado e ter um acordo. Sem imposição e aceitando que talvez sua melhor amiga não tenha condições de aderir a sua ideia. Afinal, o casamento é prioridade apenas para os noivos! Botei isso na cabeça e to bem mais feliz!

• Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi noivinha, no caso das minhas madrinhas ainda há o que conversar, mas vou deixar tudo bem aberto, pra que elas possam assim como as suas, ficarem a vontade para decidir! Não desejo que elas queiram me agradar loucamente, mas que curtam muito esse momento comigo. Muito sucesso na sua festa!
    • Responder
  • Joice
    Noiva Constante Dezembro 2017 São Paulo
    Joice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha!! entendi o que vc quis dizer.. tbm não iria colocar cor nas madrinhas no começo por conta de que algumas cores combinam com umas mas não combinam com outras..mas as próprias madrinhas acabaram solicitando isso acredito que elas se sentirão ainda mais madrinhas pelo destaque que terão no dia ..amaram a cor ..escolhi verde tyfani acho que todas ficarão lindas .. fora que as fotos tbm ficam bem melhores..com o tempo a gente acaba mudando alguns conceitos..conversa com suas madrinhas talves elas te dão algumas dicas sobre o que será melhor..não se preocupa muito com o fato do gasto..pq quando a gente se compromete com esse tipo de coisa ja temos noção que o gasto eh nosso..e tenho certeza que elas não se importarão de te agradar no seu dia especial.bjo

• Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então noivinha, por isso que estou falando de bom senso, porque há gente que não tem e que obriga, cria regras... Eu acredito que isso deve ser conversado e ajustado com as madrinhas de forma que não haja nenhum constrangimento pra ambas as partes.
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é! Acho que o nosso papel é sugerir, e se elas quiserem e for de comum acordo entre todas as madrinhas eu não vejo porque não usar a tal cor!
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade! Tem isso também!
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito legal o seu relato noivinha! Ouve muito respeito e conversa com suas madrinhas! Isso é o que torna vocês mais unidas! Muitas felicidades e sucesso no seu casamento!
    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Novembro 2017 Pernambuco
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fato. Smiley winking

• Responder
  • T
    Noiva Novata Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Taciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

concordo totalmente. Ser madrinha é embarcar no sonho da noiva, então se a pessoanao pode usar o vestido de uma determinada cor só por nao gostar dessa cor que nao seja madrinha entao

• Responder
  • Caroline
    Noiva Esperta Maio 2017 Minas Gerais
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente... se quer inventar tem q bancar... padrinhos ja gastam um absurdo poissempre dao os melhores presentes... acho q algumas frescuras sao totalmente dispensaveis...
    • Responder
  • Natalia
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo totalmente noivinha. Acho lindo todas com o mesmo ton, mas e se elas não se sentirem bem?! E outra, não podemos nos esquecer que elas não são objetos da decoração!
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super respeito sua opinião Raquel, mas eu não vou concordar com você, rs, por um motivo muito simples: seu raciocínio tem muita lógica e sentido, masssssss CADA UM sabe o que faz no PRÓPRIO casamento. Eu determinei cores para minhas madrinhas e demoiselles e resolvi isso com elas. Não vejo problema nenhum em fazer isso quem quer e sabe de suas amigas. Eu acho que quem não acha isso certo, é só não fazer, mas não existe regra para dizer que é errado a outras pessoas. Quem não quer, não faz, quem quer, faz. Só acho que cada noiva precisa ter maturidade suficiente para lidar com as próprias madrinhas e não perturbar outras pessoas com dramas entre as madrinhas. É problema de cada um. Eu também já fui madrinha e comprei do meu bolso vestido da cor que a noiva escolheu, e pra mim isso não foi um problema. Eu acho que é uma das coisas que na verdade não existe regra, cada um sabe o que faz no seu casamento! Smiley smile

• Responder
  • Thaís
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo em gênero, número e grau. Eu ando até pensando se vale a pena pedir pra irem de longo... acho um puta desconforto se quiserem dançar depois...
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando inicie o planejamento do meu casamento havia deixado as madrinhas livres na escolha da cor... depois de alguns meses tive a vontade de mudar, mas só faria isso com o consentimento de todas... caso apenas uma não quisesse, era o bastante pra eu não fazer. São 8 madrinhas, e escolhi apenas pessoas realmente próximas e que fazem parte da nossa vida, muitas são parentes e outras são super amigas. Montado o grupo eu expliquei que andei pensando na ideia e queria saber o que elas achavam... e para a minha surpresa, TODAS concordaram! Quanto a cor, fiz da mesmo jeito... fomos excluindo as cores que todas não gostavam, e deixando as opções que todas gostavam, até que votaram no azul royal! Uma cor linda, atual e super fácil de encontrar. Então acho que tudo deve ser conversado, pois os casais de padrinhos devem ser tratados como pessoas especiais, pois estão numa "posição" mto especial na vida do casal. Eu não faria NADA que desagradasse minhas madrinhas, de forma alguma! Decidimos juntas, escolhemos a cor juntas, e não houve nenhum atrito ou chateação para ambas as partes.
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Complicado né? Já passei por isso também, e além de não encontrar a cor exata gastei kms em gasolina pra ir em diversas lojas. No final, comprei a cor que a noiva queria, mas o modelo... Acho que nunca mais vou usar!
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho muito coerente a sua decisão! Muito sucesso na sua festa!
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E isso que é importante noivinha! Que todas topem a sua decisão, conversar é sempre o melhor caminho! Muito sucesso na sua festa!
    • Responder
  • I
    Top das Noivas Maio 2018 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Entendo sua opinião e respeito, mas no meu casamento todas as madrinhas ficaram com as mesmas cores.. conversei com todas e todas amaram a cor e também pensei no meu sonho, de serem todas na mesma cor.

Não tenho condições de pagar todos os vestidos, pois tenho um número alto de padrinhos e o orçamento do meu casamento esta muito alto, mas como todas toparam, nada mais justo do que meu sonho ser realizado.

** Claro que todas toparam, então decidi estipular a cor, mas no caso das mães (minha mãe e minha sogra), elas que vão escolher a cor que se sentirem a vontade.**

E para os padrinhos, eu e meu noivo daremos a gravata na cor dos vestidos das madrinhas.

• Responder
  • Zora
    Noiva Constante Junho 2018 Goiás
    Zora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meus padrinhos e madrinhas serão casais... amigos mais velhos que estão casados a pelo menos 10 anos... se fossem madrinhas solteiras e mais novas... eu ia sugerir um paleta... mas considerando a idade dos nossos padrinhos... deixarei todos bem a vontade... só pedirei pfv para evitarem o preto e o Branco... no mais cada um usa o que se sentir melhor!!!!
    • Responder
  • Táblida
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Táblida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente. Às vezes falta um pouco empatia por parte dos noivos. Fica lindo, mas antes de tudo, que tal se colocar no lugar do outro!?
    • Responder
  • Ludgera
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Ludgera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu bão irei padronizar. Acho que fica mais fácil cada uma com sua cor. Ainda mais morando em uma cidade pequena sem tantas opções. Mas também não acho que por padronizar devemos pagar a madrinha os trajes. Até porque eu como exemplo, não tenho orçamento para isso. Agora as daminhas, serão todas no mesmo modelo. E graças a Deus não tive problema quanto a isso. Beijos

• Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Junho 2022 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu achava lindo madrinhas iguais, mas agora que vou ser madrinha vi que isso é um pesadelo. O preço para confeccionar fica quase 600 reais e para alugar é muito difícil achar uma cor que combine com você ou que a noiva pediu. E a moça da loja de aluguel disse que cada ano tem uma cor e nesse agora é o azul, então as outras cores ficam difíceis de encontrar.
    • Responder
  • R
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito legal noivinha!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe