Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor

Taiana, dia 1 de Fevereiro de 2021 às 12:04

Publicado em Fórum Organizar um casamento 208

Muitas noivas desejam que as roupas das madrinhas sejam da mesma modelagem e/ou da mesma cor. Esta é uma tradição que vem lá de Roma, nos tempos antigos e chegou a vários países e no Brasil ganhando muitas adeptas, ainda que muitas noivas não saibam o real motivo da padronização. O real sentido...

cfb_1855730.jpg


Muitas noivas desejam que as roupas das madrinhas sejam da mesma modelagem e/ou da mesma cor. Esta é uma tradição que vem lá de Roma, nos tempos antigos e chegou a vários países e no Brasil ganhando muitas adeptas, ainda que muitas noivas não saibam o real motivo da padronização.

O real sentido disso tem a ver com a proteção dos noivos contra o mal olhado. Antigamente, em Roma, as testemunhas eram chamadas para acompanhar os noivos no enlace, a fim de protegê-los de maus espíritos. Para que a missão fosse bem-sucedida, vestiam-se como os anfitriões: assim, os espíritos não saberiam identificar quem eram os noivos e, portanto, não poderiam fazer mal a eles. Séculos depois a crença persistia e, quando a rainha Vitória da Inglaterra casou-se de vestido branco, em 1840 (dando início a essa tradição), todas que a acompanhavam usaram o mesmo tom.

O rito é apontado como inspiração para os casamentos norte-americanos, em que as madrinhas usam vestidos parecidos e até mesmo iguais. No Brasil, as noivas adaptaram a história e começaram a padronizar as cores das madrinhas - a maioria foge do branco! - Bem, muitas defendem que fica mais bonito, outras que é um "sonho" ver todas as madrinhas iguais. Mas as justificativas param por aí.

Mas você já pensou no ônus de querer impor este desejo da padronização de cores e modelos às suas madrinhas? Então, te convido a refletir um pouco, antes de sair por aí exigindo que suas madrinhas apareçam no seu casamento usando Âmbar-bastardo, Drunk-Tank Pink, Incarnadine ou Sinople

tenor.gif

1. Todo mundo quer ficar bonita no Dia C: Deixar que as madrinhas escolham o que vão usar permite que elas invistam em um modelo que valorize o corpo.


2. Mais $$$$: Além disso, estipular uma cor impõe na maioria das vezes uma despesa com um novo vestido porque nem sempre as madrinhas têm um modelo daquela cor específica.


3. Amizade x cor: Já pensou que você pode amar o Azul Tiffany e esta ser justamente a cor que aquela sua amiga mais odeia? E as vezes ela odeia não é por implicância, não! As vezes o tom de pele dela simplesmente não combina com a cor, deixando-a apagada, sem vida...Você perde a amiga em prol da exigência de uma cor?


4. O casamento é para quem? As vezes esquecemos que o casamento é feito de e para as pessoas que amamos. Impor como as pessoas devem se vestir é um ato de valorizar mais a roupa que ela está do que a pessoa em si, já pensou nisso?


5. Respeito as diferenças é bom e todo mundo gosta: Isso sem falar que, ao determinar a cor e/ou modelo, a noiva não está pensando nas diferenças de idade, tipo físico, na personalidade e nem mesmo na condição financeira de suas madrinhas. A noiva simplesmente age pelo seu desejo e ignora todo o resto. Alerta atrito!


6. Lembre-se, o sonho é seu: No máximo as pessoas compartilham dele. Imagine que quando você noticiou seu casamento, sua amiga já foi correndo na loja e comprou o vestido dos SONHOS DELA, aquele longo dourado que ela estava namorando a meses e estava faltando só a justificativa para comprá-lo. Ai você a convida para madrinha e diz que quer que ela vista um vestido na cor Falu. Além dela não saber que cor é essa, ela simplesmente se vê chateada por não poder usar o vestido QUE ELA escolheu. É frustrante e desagradável!


7. Perda de tempo: Enquanto você está gastando muita energia pensando em padronização das suas madrinhas, há um monte de coisas realmente relevantes no casamento que precisam ser decididas.


8. Suas madrinhas não fazem parte da decoração: Muitas noivas irão fazer a decoração do casamento em tons de rosa, por exemplo, e exigem que as madrinhas vistam o mesmo tom. Já pensou que suas madrinhas não fazem parte da decoração do seu casamento? Justamente por não fazerem parte da decoração, elas não tem que integrar os arranjos das mesas.


9. Madrinha também é convidada: Além da madrinha ser a madrinha ela também é uma convidada do casamento e, da mesma forma, quer cuidar da sua imagem, escolhendo seu vestido, seu penteado e sua maquiagem. Se você não vai ditar a moda a seus convidados porque fazer isso com suas madrinhas?

cfb_1855724.jpg


10. O destaque é você: Noiva sempre será o destaque do casamento. Isso significa que além de ninguém reparar se as madrinhas estão parecendo pares de jarras ou não, todos os holofotes estarão para você. Ou seja, na prática, para os convidados, igualar as madrinhas não tem a menor importância, mas para a relação de vocês certamente tem. Evite atritos, de novo!


BÔNUS: Muitas dirão que basta uma conversa com as madrinhas e se todas toparem, tudo bem! Até pode ser, minha gente, mas vamos pensar em empatia, individualidade, em respeito com as preferências dos outros. Muitas de suas madrinhas irão dizer que "tudo bem", mas não possuem condições financeiras de arcar com um sonho que é seu. Um casamento não se faz com a roupa que as pessoas vestem e sim da energia e da presença das pessoas.

tenor.gif

No final das contas acho que exigir dos convidados, das madrinhas e até das mães que se vistam desta ou daquela forma não é um ato bem vindo e nem mesmo bem educado, principalmente se a noiva não irá custear por isso.

Defendo que a personalidade das pessoas deve ser respeitada e dar um tratamento igualitário e viabilizar e simplificar os rituais do casamento é a melhor forma de tornar este dia mais especial e sem traumas ou arestas com as pessoas. Não deixe que uma cor ou um modelo de roupa se transformem num problema para suas madrinhas…e consequentemente, para você.

Pense, nas presença de cada uma delas, no investimento que elas terão que fazer para vestir, se maquiar, te presentear, as vezes até se deslocar de cidade. A amizade e o amor das madrinhas e familiares deve ser muito mais importante e maiores que o visual bacana dos vestidos iguais!

E VOCÊ O QUE ACHA DO ASSUNTO?


:::

⚠ Ainda não conhece a comunidade de Casamentos.com.br?

Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!

Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:

Abra seu debate AQUI!

E para saber mais sobre a comunidade:

Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos

208 Respostas

  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É isso aí, Lara. Foi tão somente um convite a reflexão e fiquei feliz em ver que ajudei muitas meninas a refletirem sobre a questão. O que expliquei para a Debora foi sobre a riqueza de um debate. Opiniões favoráveis e contrárias são bem vindas, sempre! É justamente aí que mora o crescimento e o aprendizado. Smiley smile

    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas o título do debate não é "Porque (junto ou separado, whatever...) VOCÊ NÃO PODE padronizar as noivas". Ela só trouxe uma reflexão, tá escrito lá "te convido para refletir" a respeito dos ônus dessa escolha. Na teoria é muito lindo e harmonioso pedir para as madrinhas irem ao casamento com vestidos em tons terrosos, mas, na prática, pode não ser tão simples assim. E algumas noivas, no ímpeto de realizarem um sonho ou de seguirem um padrão, sequer pensam a respeito, sequer refletem.

    Se olhar os comentários, esses argumentos ajudaram algumas noivas q ainda tinham dúvida sobre padronizar ou não. O objetivo da comunidade é esse. Obviamente vai rolar atrito e discordância em algum momento, faz parte.

    Da mesma forma que a Taiana fez esse debate, qualquer noiva pode abrir um fórum a qualquer momento com o título "Porque padronizar os vestidos das madrinhas", expondo os benefícios da padronização e ajudar outras noivas.

    Tudo é uma questão de escolha. Se as noivas que optaram por padronizar estão seguras das escolhas delas, ótimo! Se tem noivas em dúvida, esse debate pode as ajudar de alguma forma.

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Setembro 2023 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Danielle, vc poderia me contar um pouco mais sobre como foi a experiência de comprar o tecido e entregar para as madrinhas? Eu já pensei nessa possibilidade porque eu queria evitar aqueles pequenos impasses, o que é azul claro pra mim pode não ser o mesmo pra vc, se eu entregasse o tecido seria garantido que eu não teria esse tipo de conflito. Mas ai me veio as dúvidas, será que vai me dar muito trabalho? Será que vai sair muito caro pra fazer isso? Qual a quantidade de tecido é suficiente?

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ponto de vista, Débora!
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você tem razão, preto é democrático e lindo. Certamente que ficaram lindas e acredito que você não deve ter tido problemas pela escolha ☺️ (apesar que todo mundo tem uma tia que diz que não podemos ir nos casamento de preto, né!? Kkkkkkk).
    • Responder
  • Debora
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Agora você falou uma verdade, parabéns. E já que tudo é ponto de vista não há sentido nenhum um debate que enaltece um determinado ponto de vista dizendo "porque NÃO padronizar", como se fosse o certo e acabou. Viva aos pontos de vista diferentes, como você mesma disse. Viva o direito de padronizar ou não sem ser julgada por isso. Agora, vou ver os debates necessários.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho 1 ano de casada e escolhi preto para as madrinhas, vestido preto de festa quase todas gostam de ter no armário, porque dá para usar mais vezes, trocando os acessórios , não fica tão marcado como outras cores e também vi fotos de madrinhas de preto e achei lindo, diferente, chique e ainda emagrece!!! Todas adotaram a idéia do preto. As fotos ficaram lindas.
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente, concordo com você Smiley heart

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tudo é ponto de vista, moça! 😀
    • Responder
  • Debora
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, eu entendi sim a comunidade. Mas não deixo de notar a intenção velada de alguns debates e comentários. Em dizer "olha só como o meu gosto é melhor que o seu", "olha como sou mais educada, altruísta e elegante que você", "vem fazer tudo igual eu, porque eu sei mais que você".
    Mas, com exceção desse tipo de coisa... Há sim muitos debates e comentários cheios de empatia, e é por eles que ainda estou aqui 😉
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Débora,
    Talvez você não tenha entendido o significado do debate e nem mesmo o sentido da comunidade. Estamos aqui para discutir ideias, debater opiniões e pontos de vista. Críticas? Sim! São bem vindas. Quando construtivas integram o conceito de empatia, tão em voga no momento. Acredito que a maioria das pessoas que fazem parte da comunidade estão aqui para compartilhar não apenas seus sonhos do casamento perfeito, mas para dividir opiniões, projetos, pensamentos...e quando eles são diferentes daquilo que acreditamos é maravilhoso. É isso que torna o debate rico e isso nada tem a ver com desconstrução, muito pelo contrário. A construção mora exatamente na divergência de opiniões. Obrigada pela sua. ☺️😘
    • Responder
  • M
    Noiva Constante Julho 2021 Pernambuco
    Mirelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo em partes. Acho que a cor que a noiva escolhe deve harmonizar bastante com a festa, porque as madrinhas também são destaques neste dia, então ela sabe o que é melhor e o que ficará mais legal para abrilhantar seu dia. 😀
    • Responder
  • Debora
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que só pelo fato de ser noiva e fazer um casamento já começam os julgamentos por todo lado.

    "Kit festa é brega"
    "Cantar no casamento é brega""Robô é brega""Madrinhas iguais são bregas"
    O título da matéria acima é "Porque (aliás, está escrito errado esse "por que", já que não é pergunta) NÃO padronizar a cor", quando deveria ser "Porque padronizar ou não a cor!" Ou seja, "Faça o quiser!!! O casamento é seu! E seja feliz!".
    Só observo que nessa comunidade basta a noiva dizer "A" para alguém apontar o dedo e dizer porque ela é tão egoísta / insensível / sem noção / cafona...
    Enfim... Só o fato de casar já é brega em si, e todas nós aqui vamos casar. E a gente pode ser o mais gentil e altruísta possível, gastar o que nem tem para fazer uma festa perfeita para os convidados, que ainda sim pode ter convidado magoado ou que vai falar mal da festa. Então, cada noiva faz a festa como quiser, e a gente não diz o que é certo ou errado, só tenta ajudar com inspirações para TODOS os gostos, pede ajuda quando precisa, dá palpite no casamento de alguém apenas para ajudar e não para oprimir, sem nos sentirmos mais "noiva sensata" por isso.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Ativa Abril 2022 São Paulo
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super concordo. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sei. Mas eu comentei que irei padronizar as minhas madrinhas 😉
    Cada um com a sua escolha ☺️
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente Dani, em especial com a frase: não é justo fazer alguém desistir de um sonho próprio pra realizar o nosso.
    • Responder
  • Daniele
    Noiva Constante Novembro 2021 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com tudo o que você disse!!
    Eu escolhi a cor para as minhas madrinhas, compramos os tecidos para que todas ficassem no mesmo tom e cada uma ficou livre pra escolher o modelo e a costureira.
    Não tivemos nenhum tipo de atrito com isso, o tempo gasto a mais foi para ir atrás do tecido, pq como a exigência foi minha, era minha obrigação ir atrás dos tecidos. No fim ficou bem mais barato do que comprar ou alugar.O dia é dos noivos, o sonho também e se a noiva sonha com as madrinhas da mesma cor, não vejo problema, e acho até legal para as madrinhas que são facilmente identificadas durante a festa. Não acho que faça parte da decoração, até porque a cor dos vestidos não precisa combinar com a cor da decoração. Acho isso muito pessoal e se uma madrinha ficasse brava ou gerasse atrito por conta disso, sinceramente, essa pessoa não deveria ser minha madrinha. Mas graças a Deus não tive nenhum problema!! 🥰
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adorei seu comentário, Dani e chamo isso de empatia. Quando a gente se coloca no lugar do outro tomar certas decisões se tornam mais fáceis, né!? E como algumas noivas disseram aqui, esse papo de padronização fica lindo na foto, sem dúvida, mas é só uma foto. O que vale mesmo é a troca de emoções e de sorrisos presencialmente. Isso sim é inesquecível.
    • Responder
  • D
    Noiva Curiosa Março 2020 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho lindo esse negócio de ver todo mundo de cor igual na foto.
    Mas na real, acho que o melhor é cada um escolher seu próprio vestido.
    Primeiro, porque os noivos estão querendo dar uma festa, estão dispostos a arcar com os gastos, isso se tornou prioridade para o casal; mas se você ama quem convidou para ser padrinho tem que respeitar o período de vida em que ele possa estar. Às vezes você não sabe mas eles estão planejando uma viajem, ter um filho, consertar algo na casa, quebrou um dente e teve gasto extra no dentista, ficou doente e teve gasto extra na farmácia. Ele quer muito ir porque te ama, vai fazer de tudo pra te ver feliz, mas não seria justo abrir mão dos sonhos deles pra realizar o nosso...As vezes a pessoa usa um vestido que já tem, ou empresta de alguém, ou encontra um na promoção que não necessariamente seria da cor que queremos, e vai feliz pra festa, ou sofre escolhendo um pra nos agradar...
    • Responder
  • Renata
    Noiva Ativa Abril 2021 Paraná
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu pedi para que elas fossem com tons claros, não exigi nada, pedi para que priorizassem cores em tons pasteis, candy color, e tons mais suaves no geral, acho que foi uma saída para agradar tanto a elas quanto a mim que gosto de algo mais harmônico, apesar de não ligar para que seja exatamente igual.

    Até as daminhas acabei deixando que se decidissem pelo modelo, só pedi para que fossem brancos, sem faixas coloridas para não ficar muito diferente.

    • Responder
  • Lígia
    Noiva Constante outubro 2019 São Paulo
    Lígia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Apesar de padrinhos ser um assunto bem polêmico eu concordo kkkk

    No meu tivemos dois casais de padrinhos, um casal pra noiva e um casal pro noivo e também os deixamos bem a vontade. É uma questão de opinião realmente, e dependendo dos padrinhos eles preferem a orientação do que usar, como no meu caso foram só os dois casais e são pessoas bem parceiras, foi a melhor escolha pra mim.

    Inclusive meu pai não foi de terno. Foi de camisa, calça djeans e tênis e estava lindooooo. Que alegria eu tive dele me levar ao altar, maior orgulho, real. Se eu começasse a impor o que ele deveria vestir, talvez ele não se sentisse a vontade pra ir, mas a roupa não era um quesito importante pra mim, tê-lo ali era mais importante do que ele iria usar ou da opinião das pessoas, então foi MARAVILHOSO.

    Maaaas se o perfil da noiva e dos convidados prefere ter uma escolha pré estabelecida então tudo bem também. Acredito que os casamentos estão ficando cada vez mais com a cara do casal, sem certo e errado.

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é horrível, né!? A gente custa a ter um evento aí quando tem, há essa imposição de cor e ainda é uma cor apagada! Aí ai ai ... Por aqui zero imposições tb 😄
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Ativa Junho 2022 Distrito Federal
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, que perfeito! Fiquei indignada também em um casamento que fui madrinha e era uma cor que eu me sentia super apagada. Não quero impor isso a minhas madrinhas.

    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo. Muita coisa da cultura dos EUA é bacana, mas tendemos a super valorizar. Assim como Europa e outros. E nosso país tem uma cultura linda, pra que incorporar forçado algo que não é nosso ?
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso aí, garota! 👏👏👏
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que ótimo que gostou, Magda! 😊
    • Responder
  • Magda
    Noiva Constante Junho 2022 Minas Gerais
    Magda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sempre defendi essa ideia não exigir cor nem modelo de vestido para as madrinhas, acho que essas restrições podem causar um constrangimento desnecessário. Achei super interessante a origem desse costume e também amei os motivos que justificam a ideia de deixar as madrinhas escolherem livremente seus vestidos. No meu casamento a única exigência será que os vestidos sejam longos, porque acho que fica mais bonito, mais harmônico e elegante!!! Promover uma conversa entre as madrinhas também acho uma ótima ideia, para evitar cores repetidas ou até modelos iguais. Enfim, o diálogo é sempre a melhor opção!!! Amei esse fórum!!! ❤❤❤
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Curiosa Julho 2022 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso exatamente assim.
    Eu convidada para ser madrinha somente duas vezes : 1 cores avulsas, mas como eram muitas, uma ou outra repetiram cor.
    Na outra era 1 cor só (mas eu não pude ir, infelizmente). Eu acho mais armonico também. Não me importo que seja o mesmo tom.e mesmo modelo, mas elas foram convidadas para um momento importante pra nós, acho justo o casal decidir o que combina mais com eles dois...
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Elopement Wedding tá aí pra isso hahahaha

    Brincadeiras a parte, eu acredito que muitas noivas sonham com esse dia perfeito, mas tão perfeito, que às vezes esquecem que o propósito de fazer uma festa é festejar com as pessoas mais importantes na sua vida naquele momento, não só tirar fotos..

    Com a pandemia, aprendi a viver a vida mais leve depois de ver que não consigo controlar nada. Minha data do casamento era uma das coisas mais importantes pra mim e acabou que casei em outra data e realmente não fez diferença. A diferença foi estar com as pessoas que eu amo (mesmo que poucas) pra comemorar a decisão mais importante da minha vida, depois de decidir por Deus.

    Os detalhes são importantes, mas se estressar por eles não vale a pena.

    Por fim, acho que as noivas devem levar em consideração a opinião das suas amigas que foram escolhidas para serem testemunhas do amor dos noivos Smiley heart

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super assino em tudo o que você disse. Acho que as noivas tem que ser menos prepotentes e achar que o casamento é para todos e não só para noivos..se assim fosse, não precisava de convidar pessoas, não é mesmo?
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É engraçado que quando eu era pequena ia nos casamentos e a regra era as madrinhas não repetirem cor. Quando repetia era mó bafafa na festa, especulando quem tinha comprado primeiro e tal hahahaha Hoje em dia nós importamos muitos costumes dos EUA sem nem entender o porquê.. Eu sou militante da gente parar de achar que tudo de fora é melhor do que nós temos aqui.. enfim hahaha

    E, na verdade, acho que as fotos ficam mais bonitas quando todos estão felizes e com as cores com combinam com a personalidade e gosto de cada um. É sempre bom se colocar no lugar dos outros.

    hahahahahahahaha ser madrinha é uma missão mesmo! Quando eu fui madrinha gastei uma grana pra alugar um vestido da cor que minha amiga queria. Mas pra mim não foi incomodo usar a cor que ela escolheu e eu também não tinha essa visão que tenho hoje.

    Hoje eu vejo que se for pra ser isso de "é o meu dia e do meu jeito" o melhor é fazer um casamento só os noivos hahah pq até as mães discordam das noivas..

    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou padronizar a cor.

    Vou dar aqui as minhas razões baseado no que foi apontado lá em cima.

    1. Todo mundo quer ficar bonita no Dia C: Isso não tem a ver com a cor do vestido. Eu ja fui madrinha de casamento padronizado e não padronizado e não fez diferença na forma com a qual eu me achei bonita no dia. Acho que isso é muito mais interno da pessoa do que interferência de um tom de vestido. Tem a ver com o todo, maquiagem, penteado, vestido, humor do dia, etc.

    2. Mais $$$$: Também nas minhas experiências isso não faz sentido. Vestido é quase tudo o mesmo valor. Além disso, para as minhas madrinhas eu vou dar a possibilidade de mandar fazer com a minha costureira. comprando o tecido vai sair infinitamente mais em conta do que alugar um. e também tem opção de vestido na internet por 100 reais.
    OBS: O meu vestido de NOIVA, ficou em 350,00 todo o pano, quem dirá o das madrinhas.

    3. Amizade x cor: Acho muita imaturidade perder a amizade por conta de uma cor de vestido. Se é sua amiga, uma pessoa querida, ela vai usar com alegria o tom que voce escolher, porque é o seu grande dia.

    4. O casamento é para quem? Na verdade o casamento é para os noivos. Os convidados participam da celebração, mas não é uma festa de exibicionismo pra competir quem é que chama mais atenção, isso ta bem longe da proposta verdadeira do casamento.

    5. Respeito as diferenças é bom e todo mundo gosta: Mais uma vez, o tom não tem interferência nas diferenças das pessoas. Se eu como noiva exigisse que todo mundo tivesse que usar decote, ou exigisse que todas usassem paetês, ai sim estaria entrando nesse merito, porque nem todos gostam.

    6. Lembre-se, o sonho é seu: Justamente por isso que deve ser de acordo com o gosto da noiva e não das madrinhas da noiva, ate porque, imagina uma noiva como eu que tem 10 madrinhas fica difícil agradar todo mundo né?

    7. Perda de tempo: Não gastei 30 minutos do meu tempo com isso. Só decidi, coloquei no convite e pronto.

    8. Suas madrinhas não fazem parte da decoração: Não mesmo, mas fazem parte da foto que eu vou ter pro resto da vida ( e inclusive paguei caro).
    Eu acho mais harmônico e bonito o mesmo tom do que um show de cores avulsas.

    9. Madrinha também é convidada: Pedir o mesmo tom não é ditar moda. Além do que ela é livre pra recusar o convite de madrinha se quiser.

    10. O destaque é você: Exatamente Smiley smile

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas