Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor

Taiana, dia 1 de Fevereiro de 2021 às 12:04

Publicado em Fórum Organizar um casamento 208

Muitas noivas desejam que as roupas das madrinhas sejam da mesma modelagem e/ou da mesma cor. Esta é uma tradição que vem lá de Roma, nos tempos antigos e chegou a vários países e no Brasil ganhando muitas adeptas, ainda que muitas noivas não saibam o real motivo da padronização. O real sentido...

cfb_1855730.jpg


Muitas noivas desejam que as roupas das madrinhas sejam da mesma modelagem e/ou da mesma cor. Esta é uma tradição que vem lá de Roma, nos tempos antigos e chegou a vários países e no Brasil ganhando muitas adeptas, ainda que muitas noivas não saibam o real motivo da padronização.

O real sentido disso tem a ver com a proteção dos noivos contra o mal olhado. Antigamente, em Roma, as testemunhas eram chamadas para acompanhar os noivos no enlace, a fim de protegê-los de maus espíritos. Para que a missão fosse bem-sucedida, vestiam-se como os anfitriões: assim, os espíritos não saberiam identificar quem eram os noivos e, portanto, não poderiam fazer mal a eles. Séculos depois a crença persistia e, quando a rainha Vitória da Inglaterra casou-se de vestido branco, em 1840 (dando início a essa tradição), todas que a acompanhavam usaram o mesmo tom.

O rito é apontado como inspiração para os casamentos norte-americanos, em que as madrinhas usam vestidos parecidos e até mesmo iguais. No Brasil, as noivas adaptaram a história e começaram a padronizar as cores das madrinhas - a maioria foge do branco! - Bem, muitas defendem que fica mais bonito, outras que é um "sonho" ver todas as madrinhas iguais. Mas as justificativas param por aí.

Mas você já pensou no ônus de querer impor este desejo da padronização de cores e modelos às suas madrinhas? Então, te convido a refletir um pouco, antes de sair por aí exigindo que suas madrinhas apareçam no seu casamento usando Âmbar-bastardo, Drunk-Tank Pink, Incarnadine ou Sinople

tenor.gif

1. Todo mundo quer ficar bonita no Dia C: Deixar que as madrinhas escolham o que vão usar permite que elas invistam em um modelo que valorize o corpo.


2. Mais $$$$: Além disso, estipular uma cor impõe na maioria das vezes uma despesa com um novo vestido porque nem sempre as madrinhas têm um modelo daquela cor específica.


3. Amizade x cor: Já pensou que você pode amar o Azul Tiffany e esta ser justamente a cor que aquela sua amiga mais odeia? E as vezes ela odeia não é por implicância, não! As vezes o tom de pele dela simplesmente não combina com a cor, deixando-a apagada, sem vida...Você perde a amiga em prol da exigência de uma cor?


4. O casamento é para quem? As vezes esquecemos que o casamento é feito de e para as pessoas que amamos. Impor como as pessoas devem se vestir é um ato de valorizar mais a roupa que ela está do que a pessoa em si, já pensou nisso?


5. Respeito as diferenças é bom e todo mundo gosta: Isso sem falar que, ao determinar a cor e/ou modelo, a noiva não está pensando nas diferenças de idade, tipo físico, na personalidade e nem mesmo na condição financeira de suas madrinhas. A noiva simplesmente age pelo seu desejo e ignora todo o resto. Alerta atrito!


6. Lembre-se, o sonho é seu: No máximo as pessoas compartilham dele. Imagine que quando você noticiou seu casamento, sua amiga já foi correndo na loja e comprou o vestido dos SONHOS DELA, aquele longo dourado que ela estava namorando a meses e estava faltando só a justificativa para comprá-lo. Ai você a convida para madrinha e diz que quer que ela vista um vestido na cor Falu. Além dela não saber que cor é essa, ela simplesmente se vê chateada por não poder usar o vestido QUE ELA escolheu. É frustrante e desagradável!


7. Perda de tempo: Enquanto você está gastando muita energia pensando em padronização das suas madrinhas, há um monte de coisas realmente relevantes no casamento que precisam ser decididas.


8. Suas madrinhas não fazem parte da decoração: Muitas noivas irão fazer a decoração do casamento em tons de rosa, por exemplo, e exigem que as madrinhas vistam o mesmo tom. Já pensou que suas madrinhas não fazem parte da decoração do seu casamento? Justamente por não fazerem parte da decoração, elas não tem que integrar os arranjos das mesas.


9. Madrinha também é convidada: Além da madrinha ser a madrinha ela também é uma convidada do casamento e, da mesma forma, quer cuidar da sua imagem, escolhendo seu vestido, seu penteado e sua maquiagem. Se você não vai ditar a moda a seus convidados porque fazer isso com suas madrinhas?

cfb_1855724.jpg


10. O destaque é você: Noiva sempre será o destaque do casamento. Isso significa que além de ninguém reparar se as madrinhas estão parecendo pares de jarras ou não, todos os holofotes estarão para você. Ou seja, na prática, para os convidados, igualar as madrinhas não tem a menor importância, mas para a relação de vocês certamente tem. Evite atritos, de novo!


BÔNUS: Muitas dirão que basta uma conversa com as madrinhas e se todas toparem, tudo bem! Até pode ser, minha gente, mas vamos pensar em empatia, individualidade, em respeito com as preferências dos outros. Muitas de suas madrinhas irão dizer que "tudo bem", mas não possuem condições financeiras de arcar com um sonho que é seu. Um casamento não se faz com a roupa que as pessoas vestem e sim da energia e da presença das pessoas.

tenor.gif

No final das contas acho que exigir dos convidados, das madrinhas e até das mães que se vistam desta ou daquela forma não é um ato bem vindo e nem mesmo bem educado, principalmente se a noiva não irá custear por isso.

Defendo que a personalidade das pessoas deve ser respeitada e dar um tratamento igualitário e viabilizar e simplificar os rituais do casamento é a melhor forma de tornar este dia mais especial e sem traumas ou arestas com as pessoas. Não deixe que uma cor ou um modelo de roupa se transformem num problema para suas madrinhas…e consequentemente, para você.

Pense, nas presença de cada uma delas, no investimento que elas terão que fazer para vestir, se maquiar, te presentear, as vezes até se deslocar de cidade. A amizade e o amor das madrinhas e familiares deve ser muito mais importante e maiores que o visual bacana dos vestidos iguais!

E VOCÊ O QUE ACHA DO ASSUNTO?


:::

⚠ Ainda não conhece a comunidade de Casamentos.com.br?

Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!

Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:

Abra seu debate AQUI!

E para saber mais sobre a comunidade:

Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos

208 Respostas

  • Thaisa
    Noiva Principiante Abril 2021 São Paulo
    Thaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não padronizei nada, acho que é um gasto a mais pra pessoa, além da dor de cabeça de achar a peça como eu quero e não como ela quer. Minhas madrinhas ficaram super felizes quando falei que não escolhi cor.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lindas e sem parecer um par de jarros, sem personalidade e seguindo um modelo que, nem sempre, combina com elas
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Perfeita colocação!

    Além de que, suas madrinhas são pessoas que você ama e quer vê-las lindas no seu dia especial Smiley heart

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah sim, eu tentei buscar uma diversidade nas cores pra conseguir abranger os tons de pele diferentes. Acabou que elas gostaram muito do verde e por ser inverno escolheram tentar o veludo. Se não der estão livres pra escolher qualquer outro tecido e modelagem.

    Teve também uma madrinha que me perguntou se poderia ser roxo (que eu não coloquei na cartela). Eu mandei os tons mais terrosos de roxo e tudo certo rs

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente, Fran.
    😘
    • Responder
  • Franciele
    Noiva Esperta Setembro 2021 Minas Gerais
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Texto excelente, concordo plenamente! Não exigirei cor. Nossos padrinhos já terão gastos demais pra se deslocar, arrumar, hospedar e nos presentear (se quiserem). Impor uma cor, seria exigir mais um gasto, principalmente em tempos complicados de pandemia, onde muitos já ficaram prejudicados financeiramente. Acho que ficaria menos desagradável impor a vestimenta, se a noiva pagasse ao menos o tecido.

    Lógico que, é minha opinião né. A noiva que quer fazer e há concordância com suas madrinhas, tudo certo.

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente... É muito complicado impor os desejos dessa forma. É zero preocupação com quem se convida né
    • Responder
  • Thayane
    Noiva Curiosa Julho 2021 Ceará
    Thayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minha nossa kkk
    Eu não teria essa coragem, sinto vergonha de dizer o que queria ganhar para casa imagina fazer um gasto desses
    • Responder
  • Thayane
    Noiva Curiosa Julho 2021 Ceará
    Thayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amei sua paleta 🎨😍😍 apaixonada 🥰 Concerteza irei usar kkk os meus tons estavam centrados no laranja
    • Responder
  • Thayane
    Noiva Curiosa Julho 2021 Ceará
    Thayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa que emocionante mesmo dia e mesma paleta. Precisamos trocar figurinhas ☺️
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Discordo do seu ponto de vista, Angela. O casamento não é só para os noivos. Se assim fosse, não precisava de uma lista de convidados, casariam apenas os noivos sem ninguém. Acredito que os convidados tem que fazer parte do pensamento o tempo inteiro.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acabei de ver que vamos casar no mesmo dia Smiley heart Smiley heart

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal! É sempre bom ver outros pontos de vista e fazer do seu jeitinho!

    Minha cerimonialista me disse que o melhor é padronizar os padrinhos e pais (terno alugado no mesmo local). Mas eu estou pensando seriamente em não fazer isso rs. Com a pandemia e corte nos custos acho que não vou obrigá-los a alugarem..

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Clarooo!

    a maioria das minhas madrinhas escolheram verde e azul escuro. Vou casar no inverno.

    mas também teve gente que escolheu amarelo mostarda, tom tijolo e nude. Eu deixei elas livres pra repetirem cor também.


    Essa foi a paleta que montei:

    Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor 1

    Essas foram as minhas inspirações:

    Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor 2

    Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor 3

    Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor 4

    Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor 5


    • Responder
  • Ângela
    Noiva Novata Maio 2022 Distrito Federal
    Ângela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que o casamento é para nós noivas. Deve ficar como sempre sonhamos é isso é um detalhe especial inclusive para as fotos, se é importante pra você, não deixe de fazer.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Barbara,
    Que bom que serviu para a reflexão. 😃
    • Responder
  • Karine
    Noiva Constante Abril 2021 Minas Gerais
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu padronizei as cores e não o modelo! Assim cada uma pode escolher o modelo que fica melhor para cada tipo de corpo e também o tom que mais favorece cada tom de pele, vez que disponibilizei uma paleta com vários tons de ROSA.

    Assim como a noivinha aí de cima, meu objetivo é diferenciá-las das demais pessoas que estarão no casamento a fim de que elas se sintam realmente especiais.

    Não tive problema nenhum com essa escolha, todas as minhas madrinhas foram super gentis comigo e aceitaram se vestir desta maneira! #SóAmorPelasMinhasMadrinhasLindas Smiley heart

    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Julho 2022 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiquei reflexiva com estes pontos de vista apresentados! A princípio queria todas com mesmo tom, agora estou repensando!
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha seu noivo vê muitos filmes kkkkkkk. Neste quesito meu marido disse: vc decide! E eu decidi por não padronizar nada!
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vejo na padronização um estresse desse tipo que você narrou e justamente por isso defendo que as noivas tem que permitir que as pessoas vistam o que bem entenderem. Não é só o desgaste financeiro que está em jogo, mas o desgaste da relação.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ontem estava conversando com uma tia minha que será madrinha de um casamento em março. Fiquei meio pasma com as exigências da noiva porque concluir que, ao final, ser madrinha desse casamento será um prejuízo:
    - madrinhas de rosa com um modelo específico de vestido
    - o casamento será em outra cidade, então tem gasto com passagem, hotel, gasolina etc- a noiva contratou uma empresa pro chá de lingerie que a peça mais barata custa R$200,00- a lista de presentes dos noivos é no estilo de programações para a viagem. Essa eu vi: o item mais barato é um jantar na torre Eifel por R$280,00- o terno dos padrinhos tem cor e corte específico também- isso sem falar no gasto com maquiagem, cabelo etc... Falei com minha tia que ela vai gastar no mínimo uns R$2 mil só por ser madrinha...a razoabilidade dessa noiva é inexistente.
    • Responder
  • Thayane
    Noiva Curiosa Julho 2021 Ceará
    Thayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também escolhi tons terrosos mas mesmo assim as madrinhas não estão aceitando bem poderia me passar essa paleta💛
    • Responder
  • Ieda
    Noiva Constante Novembro 2021 Rio Grande do Sul
    Ieda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu "padronizei" as roupas das madrinhas, na vdd, defini uma paleta de cores, 5 tons de vermelho, desde o marsala até o coral, cada uma irá escolher o tom q melhor combinar com sua pele e também deixei livre para cada uma escolher o modelo que mais vá valoriza-las. Quanto aos nossos pais, tbm padronizamos as roupas para eles, estão livres para escolher cor e modelos que quiserem, mas exigimos q issem de terno e vestido, pois se não fosse assim, conhecendo eles, eles não iriam tão bem vestidos, e queremos que nossos pais tenham um pouco de destaque em nosso casamento e não passem despercebidos em meio aos demais convidados.
    • Responder
  • Priscilla
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza

    Fazer uma festa para deixar as pessoas desconfortáveis, nem pensar.

    Ainda mais partindo do princípio que ali só teremos pessoas que amamos.

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que tudo é bom senso, né Carol. Exageros tem que ser evitados, assim como as chateações. Eu nunca pensei em padronizar justamente por achar que é uma imposição e uma falta de respeito ao estilo e gosto da outra pessoa.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mais uma noiva super sensata 👏👏👏 Amooooop... É isso aí, casamento é para ser divertido para todo mundo e não para criar estresse e inimizade.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amo ler depoimentos de noivas sensatas 👏👏👏
    • Responder
  • Priscilla
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não padronizei nada.
    Acho que o casamento deve ser uma comemoração, todas as pessoas convidadas devem se sentir bem.

    Minhas madrinhas amaram quando disse que não ia padronizar nem cor e nem modelo de vestido.

    Ouvi delas que já tiveram experiências bem ruins com essa padronização.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Esse post é abençoado hahah

    Desde que decidi pela festa e escolhi minhas madrinhas percebi que não ia rolar padronizar nada. São faixas etárias diferentes (de 20 a 40), estilos diferentes (da mais bonequinha até a mais moleca), estaturas e corpos diferentes e os tons de pele..

    Fiz um grupo no whatsapp e dei opção de 10 cores em tons terrosos. tinha do rosa, azul, verde, marrom, nude, amarelo.. Claros e escuros.

    Elas acabaram escolhendo entre duas cores e decidiram em ir de longo.

    Enfim, elas mesmas escolheram eu só tava lendo as mensagens hahaha

    Quando aos padrinhos eu realmente queria que cada um fosse com o terno que tem ou que quer comprar. Ninguém merece pagar 400 reais pra usar uma noite e nunca mais..

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa que situação!

    Eu já vi muitos padrinhos reclamando de ter que pagar 400 reais em um aluguel (que geralmente não cai bem) quando às vezes é melhor investir num terno que vai ser dele e vai poder usar em outras ocasiões.. Talvez seja uma boa conversar com ela e com os outros padrinhos pra ver se eles também se sentem assim. Se nada mudar, pelo menos você tentou, ne rs

    Apesar de tudo deve-se o respeito pois é o casamento deles e eles planejaram cada detalhe

    Boa sorte Smiley heart

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente como o meu Smiley surprise Smiley heart

    Mandei uma paleta com 10 cores em tons terrosos e o resto elas iam decidir em conjunto ou não. Elas acabaram decidindo por uma cor só sozinhas hahah

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Esperta Setembro 2022 Distrito Federal
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É algo beeeeem complexo né rs até porque eu acho a padronização bem mais belo pra essa data importante, mas também penso que não é tão bom assim para as minhas madrinhas. Já fui madrinha e não achei isso um problema, pois acho que o dia é da noiva e ela que tem que escolher como deve funcionar. Não vejo como falta de empatia, a partir do momento em que você convida a madrinha e ela tem que ver que a maioria das noivas fazem isso hoje em dia. O meu casamento será padronizado assim como os que eu fui madrinha... Mas creio que as minhas madrinhas não reclamarão ☺️
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas