Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor

Taiana, dia 1 de Fevereiro de 2021 às 12:04

Publicado em Fórum Organizar um casamento 208

Muitas noivas desejam que as roupas das madrinhas sejam da mesma modelagem e/ou da mesma cor. Esta é uma tradição que vem lá de Roma, nos tempos antigos e chegou a vários países e no Brasil ganhando muitas adeptas, ainda que muitas noivas não saibam o real motivo da padronização. O real sentido...

cfb_1855730.jpg

Muitas noivas desejam que as roupas das madrinhas sejam da mesma modelagem e/ou da mesma cor. Esta é uma tradição que vem lá de Roma, nos tempos antigos e chegou a vários países e no Brasil ganhando muitas adeptas, ainda que muitas noivas não saibam o real motivo da padronização.

O real sentido disso tem a ver com a proteção dos noivos contra o mal olhado. Antigamente, em Roma, as testemunhas eram chamadas para acompanhar os noivos no enlace, a fim de protegê-los de maus espíritos. Para que a missão fosse bem-sucedida, vestiam-se como os anfitriões: assim, os espíritos não saberiam identificar quem eram os noivos e, portanto, não poderiam fazer mal a eles. Séculos depois a crença persistia e, quando a rainha Vitória da Inglaterra casou-se de vestido branco, em 1840 (dando início a essa tradição), todas que a acompanhavam usaram o mesmo tom.

O rito é apontado como inspiração para os casamentos norte-americanos, em que as madrinhas usam vestidos parecidos e até mesmo iguais. No Brasil, as noivas adaptaram a história e começaram a padronizar as cores das madrinhas - a maioria foge do branco! - Bem, muitas defendem que fica mais bonito, outras que é um "sonho" ver todas as madrinhas iguais. Mas as justificativas param por aí.

Mas você já pensou no ônus de querer impor este desejo da padronização de cores e modelos às suas madrinhas? Então, te convido a refletir um pouco, antes de sair por aí exigindo que suas madrinhas apareçam no seu casamento usando Âmbar-bastardo, Drunk-Tank Pink, Incarnadine ou Sinople

tenor.gif

1. Todo mundo quer ficar bonita no Dia C: Deixar que as madrinhas escolham o que vão usar permite que elas invistam em um modelo que valorize o corpo.

2. Mais $$$$: Além disso, estipular uma cor impõe na maioria das vezes uma despesa com um novo vestido porque nem sempre as madrinhas têm um modelo daquela cor específica.

3. Amizade x cor: Já pensou que você pode amar o Azul Tiffany e esta ser justamente a cor que aquela sua amiga mais odeia? E as vezes ela odeia não é por implicância, não! As vezes o tom de pele dela simplesmente não combina com a cor, deixando-a apagada, sem vida...Você perde a amiga em prol da exigência de uma cor?

4. O casamento é para quem? As vezes esquecemos que o casamento é feito de e para as pessoas que amamos. Impor como as pessoas devem se vestir é um ato de valorizar mais a roupa que ela está do que a pessoa em si, já pensou nisso?

5. Respeito as diferenças é bom e todo mundo gosta: Isso sem falar que, ao determinar a cor e/ou modelo, a noiva não está pensando nas diferenças de idade, tipo físico, na personalidade e nem mesmo na condição financeira de suas madrinhas. A noiva simplesmente age pelo seu desejo e ignora todo o resto. Alerta atrito!

6. Lembre-se, o sonho é seu: No máximo as pessoas compartilham dele. Imagine que quando você noticiou seu casamento, sua amiga já foi correndo na loja e comprou o vestido dos SONHOS DELA, aquele longo dourado que ela estava namorando a meses e estava faltando só a justificativa para comprá-lo. Ai você a convida para madrinha e diz que quer que ela vista um vestido na cor Falu. Além dela não saber que cor é essa, ela simplesmente se vê chateada por não poder usar o vestido QUE ELA escolheu. É frustrante e desagradável!

7. Perda de tempo: Enquanto você está gastando muita energia pensando em padronização das suas madrinhas, há um monte de coisas realmente relevantes no casamento que precisam ser decididas.

8. Suas madrinhas não fazem parte da decoração: Muitas noivas irão fazer a decoração do casamento em tons de rosa, por exemplo, e exigem que as madrinhas vistam o mesmo tom. Já pensou que suas madrinhas não fazem parte da decoração do seu casamento? Justamente por não fazerem parte da decoração, elas não tem que integrar os arranjos das mesas.

9. Madrinha também é convidada: Além da madrinha ser a madrinha ela também é uma convidada do casamento e, da mesma forma, quer cuidar da sua imagem, escolhendo seu vestido, seu penteado e sua maquiagem. Se você não vai ditar a moda a seus convidados porque fazer isso com suas madrinhas?

cfb_1855724.jpg

10. O destaque é você: Noiva sempre será o destaque do casamento. Isso significa que além de ninguém reparar se as madrinhas estão parecendo pares de jarras ou não, todos os holofotes estarão para você. Ou seja, na prática, para os convidados, igualar as madrinhas não tem a menor importância, mas para a relação de vocês certamente tem. Evite atritos, de novo!

BÔNUS: Muitas dirão que basta uma conversa com as madrinhas e se todas toparem, tudo bem! Até pode ser, minha gente, mas vamos pensar em empatia, individualidade, em respeito com as preferências dos outros. Muitas de suas madrinhas irão dizer que "tudo bem", mas não possuem condições financeiras de arcar com um sonho que é seu. Um casamento não se faz com a roupa que as pessoas vestem e sim da energia e da presença das pessoas.

tenor.gif

No final das contas acho que exigir dos convidados, das madrinhas e até das mães que se vistam desta ou daquela forma não é um ato bem vindo e nem mesmo bem educado, principalmente se a noiva não irá custear por isso.

Defendo que a personalidade das pessoas deve ser respeitada e dar um tratamento igualitário e viabilizar e simplificar os rituais do casamento é a melhor forma de tornar este dia mais especial e sem traumas ou arestas com as pessoas. Não deixe que uma cor ou um modelo de roupa se transformem num problema para suas madrinhas…e consequentemente, para você.

Pense, nas presença de cada uma delas, no investimento que elas terão que fazer para vestir, se maquiar, te presentear, as vezes até se deslocar de cidade. A amizade e o amor das madrinhas e familiares deve ser muito mais importante e maiores que o visual bacana dos vestidos iguais!

E VOCÊ O QUE ACHA DO ASSUNTO?

:::

⚠ Ainda não conhece a comunidade de Casamentos.com.br?

Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!

Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:

Abra seu debate AQUI!

E para saber mais sobre a comunidade:

Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos

208 Respostas

• Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou escolher as cores sim, não irei ter problemas, porém acho que vai muito de cada um. O que eu não curto é a noiva ficar exigindo o modelo exato, ou obrigar as madrinhas a passar o dia da noiva com ela, essa questão eu já acho chato. Mas enfim, é a visão de cada um, eu desde muito tempo atrás de novinha sempre disse que meu casamento ia ser todo mundo de uma cor só, acho que é pq eu tenho toque kk

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    HAHAHAHAH em caixa alta porque ri alto algo
    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU. EM CAIXA ALTA MESMO. PQ EU CONCORDO MUITO HAHAHAHA.

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super respeito seu posicionamento, moça! Só questionei porque fico pensando em situações que fogem do controle. Pode ser esclarecedor para outras noivas também! 😄
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É esclarecedor!
    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Setembro 2021 Minas Gerais
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendo e respeito sua opinião assim como peço que respeite a minha. Sei o quanto estou batalhando para esse casamento e o quanto é importante para mim, querer que tudo sai perfeito não é super controle, é saber organizar de acordo com suas vontades.

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fé,
    o que falamos aqui nos comentários é justamente sobre vestir algo que não se sinta bem. Sobre como isso se torna invasivo. Se pra vc não teve problema, ok. Mas vejo como egoísmo da noiva exigir que uma pessoa vista algo que não quer somente por uma vaidade exagerada.
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok, mas é impossível se controlar todas as coisas de um casamento. Te questiono isso porque ainda que você peça pode acontecer de pessoas irem vestidas de uma forma diversa e aí? Ela será barrada?

Fui a um casamento em 2019 que a noiva exigiu que todas as madrinhas fossem de marsala e de vestidos longos. Uma madrinha foi de marsala e de vestido curto e outra madrinha apareceu de vestido verde claro. A noiva teve controle disso? Não! E nem por isso a cerimônia foi menos bonita.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Esperta Junho 2021 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu particularmente acho bonito quando seguem uma paleta , acho que quando se deixa livre , as fotos ficam poluídas visualmente ! Mas é questão de gosto! Já fui madrinha diversas vezes e já teve cores que não me agradavam, mas usei mesmo assim, pois era o sonho da minha amiga -noiva! Graças a Deus não tive problema de escolha da cor com minhas madrinhas, todas amaram o marsala! E deixei o modelo livre, apenas pedi que seja longo!
    • Responder
  • Kelly
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bom por esse motivo, informei do casamento muito antes para não ter esse problema, o vestido mas madrinhas já encontrei o fornecedor e coloquei eles em contato, procurei o mais em conta e todas concordaram sem problema, e quanto aos convidados sei que todos tem condições de vestir um calça sarja ou social sem problemas ai manda o bo censo deles tbm.

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que atitude linda! É isso mesmo...o que vale é a pessoa e não o que ela está vestida. Me emocionei de verdade com sua postura em relação a sua tua. Parabéns!
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kelly,
    E se algum dos seus convidados aparecer de calça jeans? Será expulso da cerimônia pq não está de acordo com o padrão da festa? E se uma de suas madrinhas tiver problema com o vestido e se ver obrigada a vestir outra coisa? Ela nao será madrinha por conta disso?
    • Responder
  • Sophia
    Noiva Constante Dezembro 2021 São Paulo
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Taiana, super concordo contigo

eu não escolhi modelo porque sei que me sentiria MUITO incomodada se tivesse que vestir uma roupa específica só pra ser uma madrinha "digna" de estar lá

conforme fui convidando as madinhas, elas mesmas me pediram pra escolher uma cor específica, ignorei no começo porque da mesma forma que 1 fala "escolhe uma cor" a outra pode pensar "ainda bem que não preciso gastar com isso"

porém, todas insistiram, então fiz um grupo no whats e mandei 2 cores, achei que seria mais tranquilo oferecer mais de 1 cor, (foi rosê e azul).

e elas amaram! as que não curtiram muito o rosê amaram o azul, e assim vice-e-versa
    outra coisa que vale ressaltar é que eu queria muito convidar uma tia minha que sempre foi a melhor conselheira e amiga, amo ela de coração, e quando a convidei ela me disse se poderia ser madrinha do civil, e tudo por que? porque teria vergonha de usar algo que ela não usa normalmente: vestido e salto!
    óbvio que eu não iria perder uma pessoa incrivel pra mim por conta da vestimenta! disse a ela que poderia ir de macacão ou com uma pantalona e uma camisa social, qualquer coisa, e que nem eu iria usar salto!

ela ficou emocionada e isso me valeu o dia! fez com que ela entendesse que o que importa é ela!

• Responder
  • Kelly
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com vc e já vi coisas que não da para acreditar. Pedi minhas madrinhas para irem de vestido multiformas azul serenity e as demoiselles com vestido multiformas rose, foi super de boa prq elas sabem que é meu sonho e no delas irem da forma pedida. fiz pedidos especias ate a meus convidados para não ir de jens, boné, camiseta e shorts e não vi problema nisso.

• Responder
  • Irene
    Noiva Esperta Janeiro 2022 Paraná
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagina 🤣🤣🙆🏻‍♀️🙆🏻‍♀️
    Ainda bem q não foi 🤭
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fora que ia ficar parecendo que estava todo mundo sem roupa, né!? 🤭
    Melhor não kkkkk
    • Responder
  • Daniella
    Noiva Esperta Julho 2021 São Paulo
    Daniella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho importante a conversa acima de tudo, assim como tem noivas que não ligam pra isso tem umas que se importam muito , eu escolhi 2 paletas de cores e elas vão escolher entre os tons e modelos .
    • Responder
  • Irene
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já q é sua irmã fez bem em falar 😂
    Sendo alguém próxima assim não vejo pq não dar a sua opinião 🤷🏻‍♀️
    Fora q até para encontrar essa cor não é lá muito fácil.Essas noivinhas tem cada ideia 🙆🏻‍♀️🤷🏻‍♀️🤭
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bege!!! Pesado, né!? Eu fui a primeira a falar até porque a noiva em questão era minha irmã! Ainda bem que consegui tirar da cabeça dela essa ideia horrorosa kkkkkk
    • Responder
  • Irene
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De bege? Guria do céu 🙆🏻‍♀️
    Ainda bem q ela desistiu 🤣
    Acho q se houver uma conserva com elas quem sabe né?
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Curiosa outubro 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É, realmente pode ser um trabalho desnecessário, preciso pensar se de fato vale a pena rsrs muito obrigada Smiley heart

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ei Jéssica!
    Acabamos mudando muito o sentido real da padronização, né!? Mas vale como informação saber onde tudo isso começou 😄
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nath,
    É uma alternativa menos impositiva mas que talvez te de um trabalho desnecessário. Acho que deixar livre para que as madrinhas decidam acaba sendo menos um trabalho para a noiva.
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Curiosa outubro 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A moça de uma loja de vestido me aconselhou a fazer uma paleta de cores e entregar para as madrinhas, deixando elas livres para escolher a cor que mais as agrada dentro daquela paleta. Não precisa ser todo mundo igualzinho e ainda segue um padrão dentro da paleta.

Ainda estou confusa quanto ao que fazer a respeito disso, mas valeu a reflexão do texto, obrigada!

• Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Taiana, achei incrível essa curiosidade, não sabia o por que das cores iguais Smiley love

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso aí, Irene! Eu mesma já fui madrinha de um casamento em que a noiva impos que todo mundo fosse de bege! Iria ficar super apagada. Há algumas semanas do casamento ela desistiu da ideia e cada uma foi como desejou. Bem melhor, né!?
    • Responder
  • Irene
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho bonito a padronização mas penso em não impor nada, vou deixar à critério delas, até pq tem mais 1 detalhe q faltou no post, nem tudo fica bem para tal pessoa, tom e subtom de peles são beeeeem amplos, eu mesma me sinto péssima em azul serenity, fico apagada com cor de doente 😅🤣, imagina impor uma cor para a madrinha e ela se sentir desse jeito? Coitada
    Vejo q as noivas se pegam a detalhes sem importância e perdem o sono com isso, fora aquelas q antecipam d+ as coisas e acabam se arrependemos ou ficando chateada, nisso perdem dinheiro e a paciência.
    Calma minha gente! 😁😊
    • Responder
  • Clara
    Noiva VIP Abril 2021 Minas Gerais
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vou ler ssim!

• Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Padrinizar a cir pra ficar legal fotos ok agira modelo. Aqui pedimos longo e cda um escolhe o seu modelo
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou ler! Deve ser um livro ótimo! Obrigada pela dica 🙂
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahaha a gente tenta. Mas recomendo ler " podres de mimados" a gente entende que não é só noiva, é um mau da geração
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    👏👏👏 Isso aí, Bruna. Também acho que há muito egoísmo nesse "mas é meu sonho". Bjsn
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas