Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor

Taiana, dia 1 de Fevereiro de 2021 às 12:04

Publicado em Fórum Organizar um casamento 208

Muitas noivas desejam que as roupas das madrinhas sejam da mesma modelagem e/ou da mesma cor. Esta é uma tradição que vem lá de Roma, nos tempos antigos e chegou a vários países e no Brasil ganhando muitas adeptas, ainda que muitas noivas não saibam o real motivo da padronização. O real sentido...

cfb_1855730.jpg

Muitas noivas desejam que as roupas das madrinhas sejam da mesma modelagem e/ou da mesma cor. Esta é uma tradição que vem lá de Roma, nos tempos antigos e chegou a vários países e no Brasil ganhando muitas adeptas, ainda que muitas noivas não saibam o real motivo da padronização.

O real sentido disso tem a ver com a proteção dos noivos contra o mal olhado. Antigamente, em Roma, as testemunhas eram chamadas para acompanhar os noivos no enlace, a fim de protegê-los de maus espíritos. Para que a missão fosse bem-sucedida, vestiam-se como os anfitriões: assim, os espíritos não saberiam identificar quem eram os noivos e, portanto, não poderiam fazer mal a eles. Séculos depois a crença persistia e, quando a rainha Vitória da Inglaterra casou-se de vestido branco, em 1840 (dando início a essa tradição), todas que a acompanhavam usaram o mesmo tom.

O rito é apontado como inspiração para os casamentos norte-americanos, em que as madrinhas usam vestidos parecidos e até mesmo iguais. No Brasil, as noivas adaptaram a história e começaram a padronizar as cores das madrinhas - a maioria foge do branco! - Bem, muitas defendem que fica mais bonito, outras que é um "sonho" ver todas as madrinhas iguais. Mas as justificativas param por aí.

Mas você já pensou no ônus de querer impor este desejo da padronização de cores e modelos às suas madrinhas? Então, te convido a refletir um pouco, antes de sair por aí exigindo que suas madrinhas apareçam no seu casamento usando Âmbar-bastardo, Drunk-Tank Pink, Incarnadine ou Sinople

tenor.gif

1. Todo mundo quer ficar bonita no Dia C: Deixar que as madrinhas escolham o que vão usar permite que elas invistam em um modelo que valorize o corpo.

2. Mais $$$$: Além disso, estipular uma cor impõe na maioria das vezes uma despesa com um novo vestido porque nem sempre as madrinhas têm um modelo daquela cor específica.

3. Amizade x cor: Já pensou que você pode amar o Azul Tiffany e esta ser justamente a cor que aquela sua amiga mais odeia? E as vezes ela odeia não é por implicância, não! As vezes o tom de pele dela simplesmente não combina com a cor, deixando-a apagada, sem vida...Você perde a amiga em prol da exigência de uma cor?

4. O casamento é para quem? As vezes esquecemos que o casamento é feito de e para as pessoas que amamos. Impor como as pessoas devem se vestir é um ato de valorizar mais a roupa que ela está do que a pessoa em si, já pensou nisso?

5. Respeito as diferenças é bom e todo mundo gosta: Isso sem falar que, ao determinar a cor e/ou modelo, a noiva não está pensando nas diferenças de idade, tipo físico, na personalidade e nem mesmo na condição financeira de suas madrinhas. A noiva simplesmente age pelo seu desejo e ignora todo o resto. Alerta atrito!

6. Lembre-se, o sonho é seu: No máximo as pessoas compartilham dele. Imagine que quando você noticiou seu casamento, sua amiga já foi correndo na loja e comprou o vestido dos SONHOS DELA, aquele longo dourado que ela estava namorando a meses e estava faltando só a justificativa para comprá-lo. Ai você a convida para madrinha e diz que quer que ela vista um vestido na cor Falu. Além dela não saber que cor é essa, ela simplesmente se vê chateada por não poder usar o vestido QUE ELA escolheu. É frustrante e desagradável!

7. Perda de tempo: Enquanto você está gastando muita energia pensando em padronização das suas madrinhas, há um monte de coisas realmente relevantes no casamento que precisam ser decididas.

8. Suas madrinhas não fazem parte da decoração: Muitas noivas irão fazer a decoração do casamento em tons de rosa, por exemplo, e exigem que as madrinhas vistam o mesmo tom. Já pensou que suas madrinhas não fazem parte da decoração do seu casamento? Justamente por não fazerem parte da decoração, elas não tem que integrar os arranjos das mesas.

9. Madrinha também é convidada: Além da madrinha ser a madrinha ela também é uma convidada do casamento e, da mesma forma, quer cuidar da sua imagem, escolhendo seu vestido, seu penteado e sua maquiagem. Se você não vai ditar a moda a seus convidados porque fazer isso com suas madrinhas?

cfb_1855724.jpg

10. O destaque é você: Noiva sempre será o destaque do casamento. Isso significa que além de ninguém reparar se as madrinhas estão parecendo pares de jarras ou não, todos os holofotes estarão para você. Ou seja, na prática, para os convidados, igualar as madrinhas não tem a menor importância, mas para a relação de vocês certamente tem. Evite atritos, de novo!

BÔNUS: Muitas dirão que basta uma conversa com as madrinhas e se todas toparem, tudo bem! Até pode ser, minha gente, mas vamos pensar em empatia, individualidade, em respeito com as preferências dos outros. Muitas de suas madrinhas irão dizer que "tudo bem", mas não possuem condições financeiras de arcar com um sonho que é seu. Um casamento não se faz com a roupa que as pessoas vestem e sim da energia e da presença das pessoas.

tenor.gif

No final das contas acho que exigir dos convidados, das madrinhas e até das mães que se vistam desta ou daquela forma não é um ato bem vindo e nem mesmo bem educado, principalmente se a noiva não irá custear por isso.

Defendo que a personalidade das pessoas deve ser respeitada e dar um tratamento igualitário e viabilizar e simplificar os rituais do casamento é a melhor forma de tornar este dia mais especial e sem traumas ou arestas com as pessoas. Não deixe que uma cor ou um modelo de roupa se transformem num problema para suas madrinhas…e consequentemente, para você.

Pense, nas presença de cada uma delas, no investimento que elas terão que fazer para vestir, se maquiar, te presentear, as vezes até se deslocar de cidade. A amizade e o amor das madrinhas e familiares deve ser muito mais importante e maiores que o visual bacana dos vestidos iguais!

E VOCÊ O QUE ACHA DO ASSUNTO?

:::

⚠ Ainda não conhece a comunidade de Casamentos.com.br?

Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!

Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:

Abra seu debate AQUI!

E para saber mais sobre a comunidade:

Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos

208 Respostas

• Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E assim a essência não se perde e todos ficam felizes 😃
    • Responder
  • Ana Flavia Paiva
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Ana Flavia Paiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha noivinha, concordo com muitas coisas que você disse, porém vou colocar minha experiência como madrinha, que me fez sim achar melhor colocar uma palheta de cores ao invés de deixar a livre escolha.

Fui madrinha de uma amiga maravilhosa há uns 3 anos atrás, e ela não quis padronizar e fez um grupo para que nós fossemos mandando as cores já escolhidas, para ficar tudo bem colorido.

Resultado: quando fui escolher meu vestido (uma semana depois do convite pra madrinha), todas as cores que eu gostava, alguém já tinha escolhido, e acabei optando por um vermelho, e sabe o que aconteceu? Chegou no dia do casamento tinha mais 3 madrinhas com vermelho (mesmo eu tendo mandado bem antes que tinha escolhido vermelho).

E tinha várias madrinhas da mesma cor, até mesmo da mesma cor que a mãe da noiva, que fez minha amiga ficar um pouco chateada...

Eu preferiria mil vezes que minha amiga tivesse escolhido uma palheta de cores (ela também hoje), seria muito mais fácil de encontrar, e ao convidar minhas madrinhas (antes do convite oficial), todas acharam muito melhor definir as cores.

Acho que todas as formas fica bonito, e eu não pensava assim até ter essa experiência como madrinha, e ter um conselho de casadinha da minha amiga (ela também vai ser minha madrinha, e disse que foi a melhor decisão que eu tomei).

• Responder
  • Flávia
    Noiva Ativa Setembro 2022 Minas Gerais
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Perfeita sua colocação!
    • Responder
  • Nathalia
    Super Noiva Setembro 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah eu nao concordo não. Vou pedir uma cor para as minhas madrinhas, para o restante das pessoas não pedirei nada. Acho que hje em dia, qd vc convida a madrinha, ela ja espera que vc defina uma cor pra ela pq é costume. Alem de que, c a variedade de vestidos que existem, ter uma cor como norte facilita bastante na procura. Falo isso pq qd fui madrinha e tinha uma cor definida foi mais facil pra mim. Acho legal que todos vejam na festa que aquela pessoa é sua madrinha e qe tem participação especial na vida do casal e por isso esta ali e acho qe a escolha da cor ajuda nesse destaque. Nao acho que é falta de educação pq é um costume, uma cultura, assim como tirar foto c veu voando esta na moda agora e no futuro vamos olhar e falar "na epoca qe eu casei isso era a moda do momento " and nao vejo nada de errado nisso.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Ativa Janeiro 2025 Minas Gerais
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que não tem nada de errado em escolher a cor e cada uma escolhe o modelo que mais combina com sua personalidade ❤️
    • Responder
  • Thais
    Noiva Ativa Abril 2022 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Melhor comentário. Penso assim tbm e na minha cidade é a mesma coisa
    • Responder
  • Elaine
    Noiva Curiosa outubro 2022 Paraná
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Graças a Deus aqui na minha cidade não tem muito mimi não...Quer padronizar a cor? Que lindo! Não quer padronizar e dar o direito da escolha para madrinha? Lindo também! O importante é a essência de um casamento que pra mim é virar uma só carne, a benção de Deus sobre o casal 🙏❤️
    • Responder
  • Ândria
    Noiva Ativa Setembro 2021 Distrito Federal
    Ândria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não exigi UMA cor, coloquei uma paleta com cores bem diferentes mas com uma intensidade definida. Se uma madrinha não gostar de azul, que vá com o amarelo, rosa, laranja... A cor que se sentir melhor, porém, na tonalidade definida. 💅🏻
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Novembro 2022 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exatamente o que eu penso !
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Melhor comentário, Lara!

• Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Setembro 2023 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acredito que tudo sendo conversado antes da certo, para o meu casamento eu vou selecionar algumas cores e vou dar como opção para as madrinhas, cores essas que vão conversar com toda a paleta escolhida para o casamento. Quanto ao modelo e tipo do tecido fica a critério delas escolherem. Atualmente eu acho que já não tem mais tanta dificuldade nessa questão, quando vc é convidada para madrinha de um casamento vc já espera que a noiva tenha escolhido a cor dos vestidos.

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu também será um enorme circo 🤹🤹‍♀️🤹‍♂️
    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    HAHHHAHA, amei a definição.
    Pois o meu casamento vai ser um grande circo. Repleto de pessoas felizes, de bem com a vida e, acima de tudo, de bem com as escolhas que elas mesmas puderam fazer. Eu, a dona do circo, mais feliz ainda por ver que as pessoas que são importantes para mim estarão lá com a gente, vestidas do jeito que quiserem, afinal, pra mim, a presença de cada uma delas é muito mais importante que a roupa, a harmonia na nossa relação é mais importante que a harmonia das fotos.
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkkk eu também recusaria o convite depois de fazer as contas
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com o que vc disse e realmente, padrinhos tem que se destacar para o casal e não para os demais... Estou com vc 👏👏👏
    • Responder
  • Erica
    Super Noiva Fevereiro 2021 São Paulo
    Erica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui por onde eu moro as próprias pessoas já perguntam sobre cor e modelo kkk acho q já estão acostumados com casamentos anteriores.
    Bem eu escolhi uma paleta ampla de cores, fáceis de achar pra alugar, mas o modelo fica a critério de cada uma.
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em que momento o texto impôs algo? Vi apenas como argumentos.
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uhul das minha Juliana! Penso como você. Acho que se é pra celebrar, que seja com todo muito feliz. Acho sim que é o dia do casal, mas quando envolve a grana e principalmente o bem estar de outras pessoas, não dá pra ficar no " Ah mas as fotos". Gente foto é o que é: uma foto. Me pergunto se vale isso por uma foto.

Outeo argumento que vejo muito e não concordo: ah mas pra se destacarem. Por que carras d'água padrinho tem que se destacar? Por que os demais precisam saber que são padrinhos? Pra mim padrinhos são especiais pro casal e isso basta. Eu mesma detesto me destacar quando sou madrinha kkkkk custo a entrar, sério entro encarando a frente (no casamento vai ser duro, não suporto muita gente me olhando ).

Só seu caso: a sensatez e a sua empatia com elas ao meu ver abriu a mente e o coração delas pra escolher. Algo que espontâneo tem muito mais valor
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que? Eu dava a real: não vou gastar 2k em algo que nem pra mim é. Socorro.
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Além do gasto é um desgaste, né? Estou com você! 👏😊
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Jessie,
    Que bom que você, ainda que tenha ido por outro caminho, pode identificar outros pontos de vista e se interessar por eles. Amoooo noivas sensatas e vc é uma delas. Obrigada por compartilhar conosco sua experiência ☺️😘
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Janaína,
    De forma alguma tento convencer alguém do que eu acho. Só convidei às noivas a fazerem uma reflexãosobre o tema, mas cabe a cada uma decidir se vale a pena refletir ou não. Estamos aqui para conversar justamente sobre os diversos pontos de vista 😃😘
    • Responder
  • Janaina
    Noiva VIP Abril 2022 Minas Gerais
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não gostei do debate. Acho que cada pessoa pensa de uma forma diferente e tentar convencer alguém do contrario se torna constrangedor.

• Responder
  • Jessie
    Super Noiva Agosto 2020 São Paulo
    Jessie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Escolhi a cor e comprei o tecido para todas, mas não o modelo... cada uma escolheu o modelo que mais gostou e adaptava a seu corpo.
    No final, acabaram sendo vestidos simples e bonitos que elas puderam continuar usando em outras ocasiões.
    Não escolhi a cor por causa da história, mas porque sempre achei bonito nos casamentos americanos ter aquelas fotos legais da noiva com as madrinhas vestidas com a cor especial para a noiva... e sempre quis ter o azul bem presente no meu casamento por ser uma cor que eu sempre gostei muito. Porém achei bem interessante esses pontos da não padronização.
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Julho 2022 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza! Tem padrinhos que sabemos que tem mais condição e um gosto mais sofisticado, enquanto outros justamente apertaram agora na pandemia. O melhor é definir o modelo mas a loja não.😬♥️
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Julho 2022 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela opinião, Ângela!♥️ Realmente, é nosso casamento e acontece só uma vez! Não gostaria de deixar livre para cada uma escolher sua cor, mas talvez ao invés de definir uma cor específica, escolher uma paleta dentro do meu desejo...
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade! Sempre que sou chamada pra um casamento quero dar um presente legal, sendo madrinha então, a vontade é maior ainda hahah

Mas tá parecendo que pra ser madrinha hoje em dia tem que ter uma poupança rendendo dinheiro só pra isso hahaha

• Responder
  • E
    Noiva Esperta Agosto 2023 Paraíba
    Ellem ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E os meus também coloquei mais tons como areia, terracota... aparentemente elas vão usar terracota kkkk, amém que gostaram fiquei até aliviada

• Responder
  • Lênora
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio Grande do Norte
    Lênora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. E eu entendo bem porque já já estarei na mesma posição dela. E eu fico pensando que seria muito melhor investir esse dinheiro em um bom presente para eles, sabe?
    • Responder
  • Lênora
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio Grande do Norte
    Lênora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, isso tem feito eu refletir muito até sobre as minhas próprias escolhas.
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parabéns por sua iniciativa. Pensar nos outros é um gesto lindo de empatia 👏
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

SIMM!

Eu ia casar dia 01 de agosto de 2020, mas tivemos que adiar quase um ano.

Vou te falar que mudei de opinião sobre algumas coisas nesses meses hahaha. Engraçado como nossos gostos e pensamentos podem mudar!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas