Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor

Taiana, dia 1 de Fevereiro de 2021 às 12:04 Publicado em Fórum Organizar um casamento 16 208

Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor 1


Muitas noivas desejam que as roupas das madrinhas sejam da mesma modelagem e/ou da mesma cor. Esta é uma tradição que vem lá de Roma, nos tempos antigos e chegou a vários países e no Brasil ganhando muitas adeptas, ainda que muitas noivas não saibam o real motivo da padronização.

O real sentido disso tem a ver com a proteção dos noivos contra o mal olhado. Antigamente, em Roma, as testemunhas eram chamadas para acompanhar os noivos no enlace, a fim de protegê-los de maus espíritos. Para que a missão fosse bem-sucedida, vestiam-se como os anfitriões: assim, os espíritos não saberiam identificar quem eram os noivos e, portanto, não poderiam fazer mal a eles. Séculos depois a crença persistia e, quando a rainha Vitória da Inglaterra casou-se de vestido branco, em 1840 (dando início a essa tradição), todas que a acompanhavam usaram o mesmo tom.

O rito é apontado como inspiração para os casamentos norte-americanos, em que as madrinhas usam vestidos parecidos e até mesmo iguais. No Brasil, as noivas adaptaram a história e começaram a padronizar as cores das madrinhas - a maioria foge do branco! - Bem, muitas defendem que fica mais bonito, outras que é um "sonho" ver todas as madrinhas iguais. Mas as justificativas param por aí.

Mas você já pensou no ônus de querer impor este desejo da padronização de cores e modelos às suas madrinhas? Então, te convido a refletir um pouco, antes de sair por aí exigindo que suas madrinhas apareçam no seu casamento usando Âmbar-bastardo, Drunk-Tank Pink, Incarnadine ou Sinople

tenor.gif

1. Todo mundo quer ficar bonita no Dia C: Deixar que as madrinhas escolham o que vão usar permite que elas invistam em um modelo que valorize o corpo.


2. Mais $$$$: Além disso, estipular uma cor impõe na maioria das vezes uma despesa com um novo vestido porque nem sempre as madrinhas têm um modelo daquela cor específica.


3. Amizade x cor: Já pensou que você pode amar o Azul Tiffany e esta ser justamente a cor que aquela sua amiga mais odeia? E as vezes ela odeia não é por implicância, não! As vezes o tom de pele dela simplesmente não combina com a cor, deixando-a apagada, sem vida...Você perde a amiga em prol da exigência de uma cor?


4. O casamento é para quem? As vezes esquecemos que o casamento é feito de e para as pessoas que amamos. Impor como as pessoas devem se vestir é um ato de valorizar mais a roupa que ela está do que a pessoa em si, já pensou nisso?


5. Respeito as diferenças é bom e todo mundo gosta: Isso sem falar que, ao determinar a cor e/ou modelo, a noiva não está pensando nas diferenças de idade, tipo físico, na personalidade e nem mesmo na condição financeira de suas madrinhas. A noiva simplesmente age pelo seu desejo e ignora todo o resto. Alerta atrito!


6. Lembre-se, o sonho é seu: No máximo as pessoas compartilham dele. Imagine que quando você noticiou seu casamento, sua amiga já foi correndo na loja e comprou o vestido dos SONHOS DELA, aquele longo dourado que ela estava namorando a meses e estava faltando só a justificativa para comprá-lo. Ai você a convida para madrinha e diz que quer que ela vista um vestido na cor Falu. Além dela não saber que cor é essa, ela simplesmente se vê chateada por não poder usar o vestido QUE ELA escolheu. É frustrante e desagradável!


7. Perda de tempo: Enquanto você está gastando muita energia pensando em padronização das suas madrinhas, há um monte de coisas realmente relevantes no casamento que precisam ser decididas.


8. Suas madrinhas não fazem parte da decoração: Muitas noivas irão fazer a decoração do casamento em tons de rosa, por exemplo, e exigem que as madrinhas vistam o mesmo tom. Já pensou que suas madrinhas não fazem parte da decoração do seu casamento? Justamente por não fazerem parte da decoração, elas não tem que integrar os arranjos das mesas.


9. Madrinha também é convidada: Além da madrinha ser a madrinha ela também é uma convidada do casamento e, da mesma forma, quer cuidar da sua imagem, escolhendo seu vestido, seu penteado e sua maquiagem. Se você não vai ditar a moda a seus convidados porque fazer isso com suas madrinhas?

Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor 2


10. O destaque é você: Noiva sempre será o destaque do casamento. Isso significa que além de ninguém reparar se as madrinhas estão parecendo pares de jarras ou não, todos os holofotes estarão para você. Ou seja, na prática, para os convidados, igualar as madrinhas não tem a menor importância, mas para a relação de vocês certamente tem. Evite atritos, de novo!


BÔNUS: Muitas dirão que basta uma conversa com as madrinhas e se todas toparem, tudo bem! Até pode ser, minha gente, mas vamos pensar em empatia, individualidade, em respeito com as preferências dos outros. Muitas de suas madrinhas irão dizer que "tudo bem", mas não possuem condições financeiras de arcar com um sonho que é seu. Um casamento não se faz com a roupa que as pessoas vestem e sim da energia e da presença das pessoas.

tenor.gif

No final das contas acho que exigir dos convidados, das madrinhas e até das mães que se vistam desta ou daquela forma não é um ato bem vindo e nem mesmo bem educado, principalmente se a noiva não irá custear por isso.

Defendo que a personalidade das pessoas deve ser respeitada e dar um tratamento igualitário e viabilizar e simplificar os rituais do casamento é a melhor forma de tornar este dia mais especial e sem traumas ou arestas com as pessoas. Não deixe que uma cor ou um modelo de roupa se transformem num problema para suas madrinhas…e consequentemente, para você.

Pense, nas presença de cada uma delas, no investimento que elas terão que fazer para vestir, se maquiar, te presentear, as vezes até se deslocar de cidade. A amizade e o amor das madrinhas e familiares deve ser muito mais importante e maiores que o visual bacana dos vestidos iguais!

E VOCÊ O QUE ACHA DO ASSUNTO?


:::

⚠ Ainda não conhece a comunidade de Casamentos.com.br?

Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!

Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:

Abra seu debate AQUI!

E para saber mais sobre a comunidade:

Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos

208 Respostas

Última atividade por Thalita, dia 13 de Julho de 2023 às 17:01
  • Thalita
    Noiva Ativa outubro 2023 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu queria que meus convidados fossem com 4 cores para tirar algumas fotos coloridas ja que nao terei padrinhos, POREM nao exige de ninguem, nem traje eu coloquei rsrs', falei pra pessoa ir com a roupa que mais se sentir a vontade, pedi que se a pessoa conseguisse ir com uma das 4 cores eu ficaria muito feliz, mas se nao conseguir ficaria feliz tambem, porem se eu tivesse padrinhos eu ia querer escolher as cores kkkkk, acho lindo como fica as fotos..

    • Responder
  • Melyssa Pinheiro Lopes
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Melyssa Pinheiro Lopes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Você não acha errado pq não é. Essa publicação me soou bem prepotente e diferente do que costumo ver na comunidade rsrs

    • Responder
  • Melyssa Pinheiro Lopes
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Melyssa Pinheiro Lopes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vale a pena discutir sobre o assunto. Quem padroniza acha que é o certo, e quem não padroniza também.Queridas, apenas ESCOLHAM BEM as pessoas que vão convidar para apadrinha-las. Uma amiga de verdade vai entender que seu casamento é sobre você., e conversando com jeitinho sem transformar tudo em uma imposição, tudo se resolve.
    • Responder
  • J
    Noiva Novata Setembro 2023 Pernambuco
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que a noiva deve falar primeiro com as madrinhas e explicar sobre seu sonho de padronizar a cor. Acredito que conversando, tudo se entende. Eu sei de casos em que as madrinhas aceitaram sim as condições da noiva depois de uma boa conversa.


    Mas para ficar mais democrático, eu deixaria o modelo do vestido a escolha delas e optaria por uma cor no qual fosse possível variar os tons, afinal, não faz sentido que uma madrinha tenha a pretensão de escolher uma cor achando que ela será a única da festa a usá-la, já que há possibilidade de que outras convidadas também possam comparecer usando a mesma cor que ela escolheu. Então porque não fazê-las se destacarem ainda mais entre todos os convidados, criando apenas um único grupo da mesma cor?
    Quem estuda sobre colorimetria pessoal pelo método sazonal, sabe que é possível ficar bonita e harmônica com a grande maioria das cores, desde que o tom da cor combine com seu subtom de pele. A cor vermelha, por exemplo, é bem democrática e existe em tons diferentes para cada estação. Penso que se a questão da estação for respeitada, todas as madrinhas poderão ficar lindas e nada ofuscadas no dia da festa.Com isso, o pedido da noiva pela harmonia nas fotos poderia ser atendido.
    Porém, sei que isso é meio complexo de fazer na prática, já que a maioria das pessoas não sabe qual sua estação e muito menos se irão encontrar um vestido para alugar na cor de sua estação. Então nesse caso, eu teria que ceder em deixá-las escolher a cor, optando por estabelecer apenas sobre a intensidade, ou seja, se seriam tons escuros ou claros, desde que não fosse preto, branco ou neon, porque essa última é vibrante demais e roubaria o destaque da noiva.
    Mas uma outra forma de fazer as madrinhas se destacarem como madrinhas, seria a noiva mandar fazer ou comprar um um acessório lindíssimo, chamado "Corsage", que nada mais é que um pulseira com uma flor. Ao menos a cor da flor poderia ser de uma cor só, embora eu saiba que somente isso não ajudaria muito na questão da harmonia, mas sairia mais chique nas fotos.
    Há também o caso de as madrinhas concordarem em usar a mesma cor e mesmo tom, porém, uma ou outra pode dizer que só possuem um vestido de outra cor em casa e que não tem dinheiro para alugar um vestido, muito menos na cor desejada. Então caberá a noiva arcar com a despesa do tecido e da costureira. Seria nada mais do que justo.🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • J
    Noiva Novata Setembro 2023 Pernambuco
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente. Eu também acho mais harmônico que sejam de uma só cor ou então em tons diferentes da cor escolhida. Isso faz com que elas se destaquem em meio aos convidados, porém sei que não posso fazer tal exigência justamente pelos motivos apresentados no post. Não quero que elas se sintam pressionadas e nem que gastem dinheiro sem poder.


    Penso em fazer meu casamento a noite, mas também não posso dizer que ficarei totalmente livre de exigências, pois os trajes não poderão ser curtos, colados ou decotados e muito menos serão na cor preta ou branca. Como meu casamento será a noite e no religioso, creio que ao menos essas duas exigências elas precisarão concordar, porque não é uma questão ligada ao gosto ou estilo pessoal das madrinhas, mas sim, é uma questão que faz parte do bom senso que a ocasião formal e religiosa da festa pedem.
    De todo modo, não acho bonito as madrinhas ou quem quer que seja, quererem ofuscar a noiva, ainda mais causando escândalo, chamando a atenção da forma mais inadequada possível, afinal esse é o grande dia da noiva. É ela quem tem que brilhar!
    No máximo, eu apenas vou sugerir que venham com cores em tons mais escuros, em virtude do casamento ser a noite. Acredito que ao menos assim, terei uma harmonia melhor nas fotos.
    • Responder
  • Natália
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo Estado
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lindo, amei cada detalhe da paleta de cores Smiley heart

    • Responder
  • Ellen
    Super Noiva Dezembro 2023 Paraná
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei esse post me representa totalmente! Obrigada por compartilhar com a gente🥰
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Constante Junho 2024 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada por esse post! Eu estava me sentindo muito pressionando, principalmente pela minha mãe, em exigir que as madrinhas usassem uma cor 'porque fica mais harmônico'. Mas o pior é que eu estava começando a entrar em paranóia porque uma dos casais de padrinhos (do lado do meu noivo) são metaleiros, só usam preto. Eu não tenho intimidade de pedir outra cor a eles e muito menos gostaria de entrar em um argumento sobre isso com meu noivo, pq nem eu comprei muito a ideia das madrinhas de uma cor só. Mas com esse boom de casamentos padronizados, a familia caindo em cima eu tava me sentindo obrigada a isso.


    Esse post me fez reacreditar que eu que escolho meu casamento ♥️
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo...as vezes vejo noivas fazendo mil exigências sob a justificativa "ah mas e meu sonho sonho" ai as outras noivas "e isso mesmo, se ela não aceita não merece ser sua madrinha"
    Vamos nos colocar no lugar do outro? Vc gostaria de ir numa festa c vestido q vc odiou so p agradar alguém?

    "Ah, mas fica mais harmonico nas fotos"
    Pode até ser ( eu particularmente acho mais bonito TD colorido, mas ok) mas as madrinhas são pessoas queridas e não figurantes ou itens de decoração
    Sem contar q as vezes a pessoa não está em condições de gastar determinada quantia num vestido roxo de bolinha preta, mas tem um lindo azul no armário! Será q e justo fazer sua amiga querida se endividar p te agradar só pq e o seu dia?

    Eu já ouvi história de noiva q exigiu cor de vestido, sapato, determinado penteado, fez a madrinha ajudar a pagar aula de dança p coreografia de madrinhas ( eu sou muito tímida, morreria de vergonha) e ainda achou ruim q a madrinha não deu presente....
    Acho q nenhuma foto vale mais q uma amizade. A festa de casamento e para ser uma celebração dura só um dia, as relações pessoais são muitoais importantes
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o debate! As vezes vejo noivas fazendo mil exigências sob a justificativa "ah e M aí as
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mari eu concordo com você. Eu sempre sou da opinião que quanto mais livres as pessoas se sentem, mais elas estão adeptas a aderir as coisas. Inclusive fiz uma reflexão sobre https://comunidade.casamentos.com.br/forum/padrinhos-reflexao-de-como-melhorar-a-comunicacao--t650196

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que se identificou, Mari!
    Sua posição foi bem sensata
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Setembro 2021 Paraná
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O texto me representa! Haha
    Acho lindo cores padronizadas, mas não consigo impor nada haha, não me sinto confortável, e penso também que elas são minhas convidadas, e não, parte de decoração da festa. Como virou um "padrão nos casamentos" elas já perguntaran da cor. Para resolver esse questão e elas nao ficarem perdidas na escolha, por ser um casamento diurno, optei por usar tons pastéis (candy color), assim elas tem a liberdade de escolha desde que seja em tom pastel. Deixei bem a vontade, e não tive problemas. ☺️

    • Responder
  • F
    Noiva Ativa Julho 2021 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com vc. Esse NÃO gigante no título fica bem tendencioso e agressivo na minha opinião, parecerendo que quem escolhe a cor está completamente errado. Uma coisa é dar um ponto de vista sobre o tema, outra é parecer que quer que quem escolheu cor, se sinta mal pela escolha. Acho que vc tá certa que o título deveria ser "pq padronizar ou não a cor". Cada noivo/ noiva tem seu sonho e tem o direito de escolher o que quer no casamento ou não no próprio casamento.
    • Responder
  • F
    Noiva Ativa Julho 2021 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu apresentei uma palheta de cores para as madrinhas escolherem dentro do tom que gostavam mais e ficava melhor nelas e defini que deveria ser longo. Mas não quis deixar em aberto totalmente a cor, pois a última coisa que eu queria era alguém chegar lá com um amarelo, verde limão, laranja como já vi acontecer em outros casamentos que fui. Cores que chamam mais a atenção de qualquer coisa. O foco do casamento são os noivos, então acho que tem que ter harmonia sim na cor.
    • Responder
  • T
    Noiva Novata Agosto 2021 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente. Acho que tem muitas que escolhem padronizar justamente para "apagar" as madrinhas. Eu não vou padronizar e já deixei isso bem claro, mas respeito quem escolhe padronizar
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Novata outubro 2020 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Penso exatamente assim!
    E fiz exatamente isso mandei convite dizendo que podiam usar a cor e modelo que preferissem, só cuidar do decote...
    A maioria falou que ia ficar feio, que “TEM” que ser todas da mesma cor... e agora estavam reclamando dizendo que Estavam com dificuldades não gostavam de nenhum...Tbm não mudei, eu queria algo simples, podiam ter usado algum que ja compraram e tinham em casa, um motivo pra tirar do armário e não gastar dinheiro... e as que fossem alugar usariam o que mais gostassem sem se prender a nadaMas no fim nada agrada🤷🏾‍♀️
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso aí, garota!
    • Responder
  • Denise
    Noiva VIP Novembro 2022 São Paulo
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não ia expressar minha opinião sobre o post. Mas achei que seria interessante comentar:
    Achei legal a ideia de trazer informações sobre onde surgiu a ideia de padronização, os países que adotaram essa cultura, etc. Serve de informações e dicas, e cada um faz dessas informações o que achar melhor.
    Se você gosta da ideia de padronizar as cores: seja feliz, ficará tudo lindo e vai dar tudo certo.Se você não gosta da ideia de padronizar: seja feliz, ficará tudo lindo e vai dar tudo certo também. O importante é cada um se sentir bem com as próprias escolhas, claro, e sempre ter o bom senso de pensar nas pessoas que estarão envolvidas como padrinhos e madrinhas.Eu mesma gosto de padronização e farei sim uma cor específica para minhas madrinhas e entendo que isso não é o mais importante.Agora seria legal se as pessoas tivessem empatia em ler esse post como uma opinião e não uma imposição. Se não gostou? Ótimo, esse post não te representa. Toca o barco e vida que segue. O importante é cada um fazer desse dia o mais importante de sua vida sem deixar que coisas fúteis ou opiniões estraguem isso. Fica a dica!
    • Responder
  • Barbara
    Noiva VIP Janeiro 2021 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu particularmente acho feio cada uma de uma cor, não tem harmonia (pra mim)..
    Eu coloquei cor igual para todas e não tive nenhum problema, aliás todas amaram 🥰
    • Responder
  • Amanda
    Espírito Santo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu, particularmente, acho mais elegante a cor padronizada. O modelo não necessariamente, mas a cor sim. Madrinha não é decoração, mas a cor padronizada a destaca como alguém importante, não só como uma convidada. Vi algumas meninas referenciando só os EUA, mas isso é comum em vários países, inclusive o México. Se não tem padrão de cor, acho legal pelo menos combinar se vai ser mais claro ou mais escuro, se a noiva quer cores muito chamativas ou cores mais frias.

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah sim vai dar tudo certo você vai ver

    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Novata Setembro 2021 Distrito Federal
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que a escolha das madrinhas é uma opção dos noivos, padronizar ou não. Assim como tem casamentos temáticos e é a realização do sonho da noiva e do noivo, a escolha das roupas das madrinhas também faz parte da escolha de todo o conjunto.

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ooh Jana que bom que gostou do texto! A ideia não é, de forma alguma, fazer com que você abandone seu sonho, mas apenas que faça uma reflexão sobre a proposta. Se puder contribuir positivamente para isso fico feliz 😄
    • Responder
  • Janaina
    Noiva Novata Novembro 2022 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente !!! Chocada !!! Esse texto é sensacional e me fez mudar total de ideia de querer todas iguais !!!
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que linda!

    Casamentos em outra cidade acaba ficando mais oneroso para todo mundo, né? E essa consideração deve ser pensada.

    Também penso em uma decoração toda branca. Smiley heart

    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Julho 2022 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o texto, nunca pensei em padronizar as madrinhas, em todos os casamentos que fui até hoje nunca me pediram para padronizar e, realmente não quero impor nada a ninguém, inclusive porque vou me casar em outra cidade e praticamente todos os convidados são de fora. Obrigada por compartilhar essa visão. E eu fico bem feliz sabendo que cada uma pode escolher o modelo e a cor que quiserem, até porque minha decoração será branca Smiley heart

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP outubro 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Seja feliz no seu circo então meu bem, não se dê ao trabalho de me responder, sendo que o post não foi seu, só expressei minha opinião, se te ofendeu não posso fazer nada 🙄
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Setembro 2023 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa que ótimo, realmente parece não ser tão complicado como eu imaginava! Muito obrigada pelo esclarecimento.
    • Responder
  • Jéssica
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, pra mim são as próprias madrinhas que estão fazendo questão da mesma cor ahahah acham mais bonito e já se empolgam pensando nas fotos do dia. Fico super empolgada pq acho lindo também.
    • Responder
  • Daniele
    Noiva Constante Novembro 2021 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro!!
    Eu tenho 8 madrinhas, cada uma consultou com a sua costureira quanto de tecido será utilizado no modelo que elas escolheram, e também baseado no modelo que todo mundo escolheu foi definido o tecido. Aí a gente fez o cálculo de quanto seria necessário de tecido e e eu fui até às lojas de tecido pesquisei os preços e comprei. Claro que antes de eu comprar eu passei os valores quanto ficaria e elas deram um ok. Aí eu comprei e dividimos os valores. Ficou cerca de 150,00 por vestido só de tecido. A costureira que a maioria vai fazer cobrou de mão de obra 190 aproximadamente, variando conforme os modelos tbm. Então na verdade acabou ficando mais em conta do que comprar um vestido pronto ou mesmo alugar.
    Na hora de comprar eu pedi para a loja separar a quantidade de tecido das meninas que iam fazer o vestido em costureiras diferentes, porém a maioria foi em uma mesma, então não precisei ficar fracionando o tecido, só fracionei de 3 madrinhas. Em geral foi um processo tranquilo.
    • Responder
  • Debora
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    "Whatever"? Ah, eu só achei bem engraçado um artigo escrito por alguém não sabe sequer escrever um título corretamente argumentando porque se deve fazer algo. E aliás, o artigo é escrito para o leitor, então o "Você" fica subentendido.

    Se alguém criasse um debate "porque padronizar os vestidos da madrinha", também seria desnecessário.

    Não há certo ou errado, não precisa de uma lista de porque fazer isso ou aquilo. No máximo caberia um debate "porque EU decidi não padronizar/padronizar as madrinhas do meu casamento.
    "Te convido a refletir"... Ah, que piada. O texto inteiro não trouxe prós e contras para refletir, só apresenta e impõe um ponto de vista. Me convidou a refletir, então já dei minha opinião, e aliás, já gastei tempo demais nesse "debate".
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas