Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor

Taiana, dia 1 de Fevereiro de 2021 às 12:04

Publicado em Fórum Organizar um casamento 208

Muitas noivas desejam que as roupas das madrinhas sejam da mesma modelagem e/ou da mesma cor. Esta é uma tradição que vem lá de Roma, nos tempos antigos e chegou a vários países e no Brasil ganhando muitas adeptas, ainda que muitas noivas não saibam o real motivo da padronização. O real sentido...

cfb_1855730.jpg


Muitas noivas desejam que as roupas das madrinhas sejam da mesma modelagem e/ou da mesma cor. Esta é uma tradição que vem lá de Roma, nos tempos antigos e chegou a vários países e no Brasil ganhando muitas adeptas, ainda que muitas noivas não saibam o real motivo da padronização.

O real sentido disso tem a ver com a proteção dos noivos contra o mal olhado. Antigamente, em Roma, as testemunhas eram chamadas para acompanhar os noivos no enlace, a fim de protegê-los de maus espíritos. Para que a missão fosse bem-sucedida, vestiam-se como os anfitriões: assim, os espíritos não saberiam identificar quem eram os noivos e, portanto, não poderiam fazer mal a eles. Séculos depois a crença persistia e, quando a rainha Vitória da Inglaterra casou-se de vestido branco, em 1840 (dando início a essa tradição), todas que a acompanhavam usaram o mesmo tom.

O rito é apontado como inspiração para os casamentos norte-americanos, em que as madrinhas usam vestidos parecidos e até mesmo iguais. No Brasil, as noivas adaptaram a história e começaram a padronizar as cores das madrinhas - a maioria foge do branco! - Bem, muitas defendem que fica mais bonito, outras que é um "sonho" ver todas as madrinhas iguais. Mas as justificativas param por aí.

Mas você já pensou no ônus de querer impor este desejo da padronização de cores e modelos às suas madrinhas? Então, te convido a refletir um pouco, antes de sair por aí exigindo que suas madrinhas apareçam no seu casamento usando Âmbar-bastardo, Drunk-Tank Pink, Incarnadine ou Sinople

tenor.gif

1. Todo mundo quer ficar bonita no Dia C: Deixar que as madrinhas escolham o que vão usar permite que elas invistam em um modelo que valorize o corpo.


2. Mais $$$$: Além disso, estipular uma cor impõe na maioria das vezes uma despesa com um novo vestido porque nem sempre as madrinhas têm um modelo daquela cor específica.


3. Amizade x cor: Já pensou que você pode amar o Azul Tiffany e esta ser justamente a cor que aquela sua amiga mais odeia? E as vezes ela odeia não é por implicância, não! As vezes o tom de pele dela simplesmente não combina com a cor, deixando-a apagada, sem vida...Você perde a amiga em prol da exigência de uma cor?


4. O casamento é para quem? As vezes esquecemos que o casamento é feito de e para as pessoas que amamos. Impor como as pessoas devem se vestir é um ato de valorizar mais a roupa que ela está do que a pessoa em si, já pensou nisso?


5. Respeito as diferenças é bom e todo mundo gosta: Isso sem falar que, ao determinar a cor e/ou modelo, a noiva não está pensando nas diferenças de idade, tipo físico, na personalidade e nem mesmo na condição financeira de suas madrinhas. A noiva simplesmente age pelo seu desejo e ignora todo o resto. Alerta atrito!


6. Lembre-se, o sonho é seu: No máximo as pessoas compartilham dele. Imagine que quando você noticiou seu casamento, sua amiga já foi correndo na loja e comprou o vestido dos SONHOS DELA, aquele longo dourado que ela estava namorando a meses e estava faltando só a justificativa para comprá-lo. Ai você a convida para madrinha e diz que quer que ela vista um vestido na cor Falu. Além dela não saber que cor é essa, ela simplesmente se vê chateada por não poder usar o vestido QUE ELA escolheu. É frustrante e desagradável!


7. Perda de tempo: Enquanto você está gastando muita energia pensando em padronização das suas madrinhas, há um monte de coisas realmente relevantes no casamento que precisam ser decididas.


8. Suas madrinhas não fazem parte da decoração: Muitas noivas irão fazer a decoração do casamento em tons de rosa, por exemplo, e exigem que as madrinhas vistam o mesmo tom. Já pensou que suas madrinhas não fazem parte da decoração do seu casamento? Justamente por não fazerem parte da decoração, elas não tem que integrar os arranjos das mesas.


9. Madrinha também é convidada: Além da madrinha ser a madrinha ela também é uma convidada do casamento e, da mesma forma, quer cuidar da sua imagem, escolhendo seu vestido, seu penteado e sua maquiagem. Se você não vai ditar a moda a seus convidados porque fazer isso com suas madrinhas?

cfb_1855724.jpg


10. O destaque é você: Noiva sempre será o destaque do casamento. Isso significa que além de ninguém reparar se as madrinhas estão parecendo pares de jarras ou não, todos os holofotes estarão para você. Ou seja, na prática, para os convidados, igualar as madrinhas não tem a menor importância, mas para a relação de vocês certamente tem. Evite atritos, de novo!


BÔNUS: Muitas dirão que basta uma conversa com as madrinhas e se todas toparem, tudo bem! Até pode ser, minha gente, mas vamos pensar em empatia, individualidade, em respeito com as preferências dos outros. Muitas de suas madrinhas irão dizer que "tudo bem", mas não possuem condições financeiras de arcar com um sonho que é seu. Um casamento não se faz com a roupa que as pessoas vestem e sim da energia e da presença das pessoas.

tenor.gif

No final das contas acho que exigir dos convidados, das madrinhas e até das mães que se vistam desta ou daquela forma não é um ato bem vindo e nem mesmo bem educado, principalmente se a noiva não irá custear por isso.

Defendo que a personalidade das pessoas deve ser respeitada e dar um tratamento igualitário e viabilizar e simplificar os rituais do casamento é a melhor forma de tornar este dia mais especial e sem traumas ou arestas com as pessoas. Não deixe que uma cor ou um modelo de roupa se transformem num problema para suas madrinhas…e consequentemente, para você.

Pense, nas presença de cada uma delas, no investimento que elas terão que fazer para vestir, se maquiar, te presentear, as vezes até se deslocar de cidade. A amizade e o amor das madrinhas e familiares deve ser muito mais importante e maiores que o visual bacana dos vestidos iguais!

E VOCÊ O QUE ACHA DO ASSUNTO?


:::

⚠ Ainda não conhece a comunidade de Casamentos.com.br?

Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!

Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:

Abra seu debate AQUI!

E para saber mais sobre a comunidade:

Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos

208 Respostas

  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas o debate fala exatamente sobre não padronizar a cor!
    • Responder
  • E
    Noiva Esperta Agosto 2023 Paraíba
    Ellem ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu apenas informei o tom que eu gostaria sabe (tons terrosos) ou nude. O modelo, caimento, alugar, comprar, mandar fazer já é com elas. até pq só teremos dois casais

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Ativa Maio 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa eu sou super desencanada com isso.. Para os padrinhos escolhemos terno preto justamente pq alguns deles ja tem o terno e por ser mais simples de achar e para as madrinhas enviamos uma cartela de cor para se inspirarem (conversei com elas antes de decidir a cartela) e o modelo sera livre pra escolherem. Algumas imposições tornam o clima meio chato, acho que cada um tem que decidir quanto pode pagar pelo vestido/terno. Se eu fosse "exigir" com certeza iria bancar as roupas. Minha preocupação está mto mais focada em fazer com que todas curtam esse momento comigo sem pressão, sem conflito.. ☺
    • Responder
  • Lênora
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio Grande do Norte
    Lênora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fui chamada para ser madrinha em um casamento e estou sofrendo MUITO com isso... já estou até refletindo se vou mesmo determinar uma cor para as minhas madrinhas.


    Minha melhor amiga entregou junto com o convite um pedaço de tecido na cor roxa e pediu para a gente fazer o vestido seguindo essa inspiração. Até aí tudo bem. Eu achava que seria só uma inspiração mesmo. Mas aí ela deixou mais claro que queria que a gente comprasse o tecido e mandasse fazer. Para mim isso é uma missão quase impossível. Estou respeitando bem o isolamento e os casos de Covid só aumentam na minha cidade. Não tenho condições de procurar tecidos, costureiras e fazer provas nesse momento. Eu disse isso a ela e mandei uma foto de um vestido roxo que vi no mercado livre, para ver se ela aprovava. Ela disse que ia mandar o contato de uma costureira para mim e eu poderia passar o modelo e as medidas pelo WhatsApp, que ela fazia com o mesmo tecido. Mas confesso que eu não queria encomendar dessa forma. Para terminar de completar ela determinou um look para o meu noivo, que será padrinho, em um loja de aluguel que está cobrando R$ 450,00! Meu noivo é advogado e tem um monte de ternos, inclusive, na cor que ela pediu... não faz sentido ele pagar tudo isso só para ficar com um exatamente igual. É uma exigência que faz essa posição de apadrinhar ficar muito cara... Eu já não sei mais nem o que dizer. Não quero magoar os sentimentos dela (que vai ser minha madrinha também). 😔
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não vejo nenhum problema não padronizar e acho super normal.

    Eu quis padronizar apenas a cor, modelo não!

    • Responder
  • T
    Noiva Novata Fevereiro 2021 Minas Gerais
    Taciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu nao padronizei fiquei mais tranquila pq me senti desencaixada em nao seguir os padroes ....preferi deixa las a vontade,pq quero a presença dos amigos nesse dia top,mas eu sinto que algumas preferem q indiquemos uma direçao...
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Taiana,

    Eu concordo totalmente com você, mas o meu noivo não. E por ele, até o modelo seria padronizado. (Acho que ele assiste muitos filmes de romance e achou que o casamento Americano é o padrão 😅).
    Disse que de forma alguma iria impor que os modelos fossem iguais, afinal nós não iríamos conseguir custear.Acabei cedendo e decidimos que iríamos pedir para que o Tom do vestido fosse azul Serenity (está na moda) e fosse longo. Ele topou. E até agora tivemos problema apenas com uma tia minha que tem sido bem chata referente a isso. Topou, mas já me mandou foto de 2 vestidos que não são no tom 🙄
    Se eu pudesse ter batido o pé mais um pouquinho e ter forçado a barra com ele de que não iríamos impor nada, não teria dor de cabeça com coisas que considero simples 😪

    Mas vida que segue.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Fevereiro 2022 Rio Grande do Sul
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não optei por determinar a cor justamente por isso, vou entregar uma cartela de cores que combinem entre si, ai cada uma escolhe a que mais agrada. (A princípio marsala, rosa chá e amarelo)
    • Responder
  • Nadine
    Noiva Ativa outubro 2021 São Paulo
    Nadine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo! Não vou definir cor nem modelo, mas respeito quem o faz e tb acho lindo!
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate! 👏🏼👏🏼
    Irei padronizar as cores das minhas madrinhas, mas não o modelo 🥰
    • Responder
  • Anansa
    Noiva Curiosa Abril 2021 Distrito Federal
    Anansa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Exatamente isso! Decidi não padronizar as madrinhas, pq sei bem o quanto isso é estressante e tem um alto custo, pois já fui madrinha. Assim, achei melhor é deixar as madrinhas livres para escolher as cores que mais a agrada

    • Responder
  • Thais
    Noiva Novata Fevereiro 2022 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Achei sensacional! Li junto com o meu noivo e concordamos totalmente. Parabéns pela matéria!!
    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Junho 2021 Goiás
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim. Verdade
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🙏🙏🙏 acho que vale discutirmos sobre isso e vermos os pontos de vista, né?
    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Junho 2021 Goiás
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse é um pensamento muito interessante é bem vindo
    • Responder
  • Jéssica
    Super Noiva outubro 2020 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigadaaa ♥️♥️
    • Responder
  • Tuani
    Noiva Ativa Julho 2022 Minas Gerais
    Tuani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom eu padronizei apenas a cor e não modelo, uma que acho que fica muito mais bonito, entendo que é o momento das madrinhas se sentirem bonitas e vestirem aquilo que elas querem, mas a ideia de padronizar a cor para mim é poder diferenciar as minhas madrinhas dos demais, é mostrar o quanto elas são especiais naquele momento. Eu não vou usar a mesma cor na minha decoração, jamais faria isso, quero elas em um tom que acho lindo e que irá destaca-las em meio as demais pessoas.

    Com relação a se arrumarem comigo, darei a opção porque quero tê-las no meu álbum de fotos naquele momento único para mim, mas não vou impor isso, para que elas se sintam a vontade, mas confesso que o preço que consegui e no lugar que todas as noivas amam se produzir aqui em BH elas não vão recusar rsrsrs mas a escolha é delas.

    Eu penso que é um momento nosso como noiva também, sonhamos com tudo nos mínimos detalhes, eu amei quando começou essa ideia de padronizar as cores, porque gente, já fui em muitos casamentos com madrinhas sem noção na escolha da cor, não foi um e nem dois casamentos não, me sinto mais segura assim e tenho plena certeza que elas vão amar as fotos depois, porque vamos respeitar, o Marsala tem seu lugar viu rsrs sem contar no tanto que elas vão se destacar dos demais convidados.

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Jéssica,
    Que bom que de alguma forma toquei seu coração e colaborei para que o essencial não se perca! Seguimos assim, não esquecendo o que realmente é importante. Bjs pra vc
    • Responder
  • Tuani
    Noiva Ativa Julho 2022 Minas Gerais
    Tuani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aiii que inspiração linda, essa será a cor que escolhi para as minhas madrinhas, amei as fotos, deu vida e brilho a todas. Parabéns, ficaram todas lindas.

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Junho 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu Deus, minha mente explodiu agora!

    Muitas coisas eu assumia como "verdades absolutas" e eu tava até meio fritada pensando "nossa, tal madrinha não fala nada sobre o dia da noiva" ou "poxa, não to achando que todos os padrinhos vão se hospedar no hotel do casamento Smiley atonished ".

    Com essas preocupações de padronização besta, estava esquecendo o porquê de chamar aquelas mulheres e aqueles homens para serem padrinhos: pq eu GOSTO deles! Se na foto vão ter 6 senhoritas de robe, ótimo. Se não, paciência!

    Obrigada pelo seu post. Muito necessário. Me fez repensar. Vou me desculpar imediatamente com minhas madrinhas. HAHAHAH Smiley heart

    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa do dia da noiva eu li e passei direto pq não ia aguentar sem acabar sendo grossa. Mas pagar pra todo mundo ninguém quer né? Gente, cabelo e maquiagem é coisa séria. Não dá pra colocar na mão de qualquer um. Fora que as pessoas têm seu orçamento ne.


    A do padrinho transplantado não vi...
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Fevereiro 2022 Goiás
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Até fica bonito nas fotos, mas também não vou impor modelo e cor, vou deixar livre pra escolherem. Também não vou pedir que se arrumem comigo, até porque acho que será mais tranquilo só eu e minha mãe.

    • Responder
  • Laisa
    Super Noiva Março 2021 Minas Gerais
    Laisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As minhas madrinhas imploraram pra mim escolher paleta de cores, pois todas queriam estar com tons parecidos.
    • Responder
  • Jéssica
    Super Noiva outubro 2020 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Padronizei, ficou lindo, não tive problemas e foi só alegria de todas as partes! Beijos ♥️


    Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor 1

    Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor 2

    Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor 3

    Madrinhas de casamento: por que NÃO padronizar a cor 4

    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Setembro 2021 Minas Gerais
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, antes de escolher, conversei com todas as madrinhas e falamos sobre esse vestido, como ele e multiformas, da para usar outras vezes e a amarração deixei a critério delas escolher então foi super tranquilo.

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP outubro 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! Também não vejo problema de todos concordem, o post dava a opção da noiva impor como se td mundo fosse odiar a escolhe ou se deixasse livre, mas tem o meio termo que é todo mundo concordar c a opção da noiva.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Jesus amado!!! Tem cada coisa, né!? E o essencial vai se perdendo...só observo
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahaha, honestamente, onde vamos parar. É cada coisa! Só esses dias, vi as seguintes questões aqui no site:

    - Noiva decepcionada porque as madrinhas não toparam se arrumar no salão com ela e tirar as lindas fotos que ela se inspirou na internet, todas de robe, sorridentes e com taças na mão.

    - Noiva chateada porque o padrinho desistiu do posto faltando 1 mês para o casamento, sendo que o motivo é que ele é transplantado e está com medo de se infectar de Covid.

    - Noiva pensando em dizer para a sogra que ela não pode usar o vestido pink que escolheu porque o tom das madrinhas é rosa claro e ela não gosta da combinação.

    - Noiva querendo mudar a cor do vestido das madrinhas porque descobriu que haverá o casamento de uma pessoa próxima que escolheu a mesma cor e várias madrinhas são comuns aos dois casamentos. Logo, ela vai fazer todo mundo comprar vestido duas vezes.

    - Noiva frustrada com a amiga porque esperava que ela participasse mais da organização do casamento, seja lá o que isso quer dizer.

    E por aí vai.

    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo muito com tudo com algumas ressalvas, modelo e tipo de tecido e uma coisa que eu jamais faria as minhas madrinhas, esse tipo de padronização e coisa da cultura dos EUA que as noivas que vem os programas do H&H gostam de colocar goela a baixo, la isso da certo pq as lojas de aluguel tem 20 vestidos iguais em diferentes tamanho aqui no Brasil não funciona assim, ja em relação a escolha de cor aqui entra a minha "ressalva" ao meu ver o grande X da questão é quando a noiva escolhe uma cor única, isso limita muito é a chance da madrinha não gostar da cor e maior, quando a noiva escolha uma paleta da cor que tenha tons do mais claro ao mais escuro isso torna mais fácil a aceitação da madrinha pq mesmo não amando a cor ela vai ter a liberdade de escolher o tom, modelo e todos os outros detalhes
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso aí, Marina 👏👏👏. Também me sinto incomodada com essa arrogância das noivas. Hoje mesmo vi uma noiva que exigiu que os convidados não fossem de jeans e, pelo tom da postura dela, está determinada a barrar os convidados que não forem vestidos como ela quer 🤷. Vemos de tudo neste mundo!
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, muito verdade!

    Ai, me incomodam demais os debates aqui em que as noivas estão batendo o pé porque as pessoas não querem fazer exatamente o "sonho" dela. Você pode sonhar com as coisas que dizem respeito a você e aos itens da sua festa (o seu vestido, a sua maquiagem, os arranjos), agora você não pode ficar sonhando com coisas que dizem respeito aos outros (a roupa do outro, a maquiagem do outro, o cabelo...)! Eu, hein.

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🤭🤭🤭🤭🤭 vc lembrou de uma questão que não citei: essa imposição de passar o dia da noiva junto com a noiva! Que preguiça!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas