Oi, menin@s!
Já falei anteriormente em vários debates que sou umbandista e por consequência, meu religioso não poderia ser diferente.Gosto bastante de falar sobre esse tema para que possa inspirar, desmistificar e mostrar casamento de outras religiões por aqui também.
Nos links abaixo vocês podem ler mais sobre o tema:
Casamento umbandista – a roupa do noivo e convidados
Casei! o que deu certo x o que deu errado - casamento umbandista
Como é uma cerimônia na Umbanda
Bebidas, coroa de flores e fitas
Durante a cerimônia bebemos um gole de bebida amarga e um gole de bebida doce para simbolizar as dificuldades e felicidades da vida a dois.
Usamos coroa de flores, pois simbolizam fartura e prosperidade. A da foto é a do meu noivo.As fitas com nossos nomes na cor verde significam a cor da esperança e confiança, e a maisharmoniosa das cores. Representa as energias da natureza e o crescimento, e revelaao casal a preocupação com o bem-estar e ao seu crescimento mútuo.
Nossos atabaques
Os atabaques são um dos pontos principais da cerimônia. Os nossos ogãs tocam e cantam músicas (chamamos de pontos) para os orixás nos abençoarem. Eles também tocam e cantam para entrada dos padrinhos e noivos.
Irmãos do terreiro
Nesta foto, eles estavam a postos aguardando a entrada dos padrinhos e noivos. Na umbanda, tradicionalmente, os irmãos do terreiro devem segurar palmas brancas, fazendo um espécie de teto para nossa passagem.
Entrada do meu marido com a minha sogra
Meu marido, sogra e padrinhos por parte dele aguardando minha entrada
Caminho de flores
Também incluímos o caminho de flores para entrada da noiva. Ele representa coisas boas, é a outra parte do casal que está chegando com alegria para a união.
Minha entrada com meu pai
Meus pais e os padrinhos da minha parte
As velas brancas acesas, nas mãos dos padrinhos, simbolizam as aspirações que levaram ao casamento, que são claras puras e livres de interesse. Sustentadospela luz do amor.
Benção das alianças
A benção das alianças é feita pela entidade que o pai de santo irá receber, no nosso caso, foi um caboclo. Ele fala algumas palavras e das as bençãos. A passagem dele foi quase imperceptível, rápida e linda.
Leitura dos votos
Durante toda a cerimônia fazemos leituras e intercalamos com preces. Basicamente, as leituras contam histórias e explicam cada um dos ritos. Também lemos juntos o compromisso dos noivos frente à umbanda, assim como os padrinhos, que leem o compromisso deles com nossa união.
Momento das bebidas que citei acima
Leituras durante a cerimônia
Ao término, assinamos a certidão de casamento na umbanda e os documentos do civil
Leitura dos votos perante a umbanda
Chegada do Caboclo
Benção do caboclo
Felizes e casados
Toda a cerimônia leva cerca de 40 minutos. Ela geralmente é feita dentro do terreiro, mas nós optamos por fazê-la fora, pois temos familiares que não conheciam a religião e este seria o primeiro contato. Pensamos que muitas pessoas queridas não poderiam ir e a logística para a festa ficaria complicada.
Vou dizer, foi a melhor coisa ter optado em fazer fora. Muitas pessoas que trabalham no local nos parabenizaram e disseram que nosso casamento foi importante para quebrar a visão que tinham da umbanda. Isso significou muito para nós e nossa missão foi cumprida com sucesso.
Espero que gostem, bjs.