Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriela
Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais

Minha experiência com casamento sem buffet - gabriela e bruno

Gabriela, dia 10 de Maio de 2017 às 18:18

Publicado em Fórum Organizar um casamento 175

Oi noivinhas, como vão vcs? Hj vim contar minha experiência em detalhes (rsrs) de como foi fazer meu casamento sem buffet. Vem textaaaaãooooo! Primeiramente, pensei nisso pq buffet tava bem caro para 250 pessoas. O mais barato que eu achei foi 38 reais por pessoa o buffet completo, e mesmo assim eu...
Oi noivinhas, como vão vcs? Hj vim contar minha experiência em detalhes (rsrs) de como foi fazer meu casamento sem buffet. Vem textaaaaãooooo!

Primeiramente, pensei nisso pq buffet tava bem caro para 250 pessoas. O mais barato que eu achei foi 38 reais por pessoa o buffet completo, e mesmo assim eu nem tinha referência. A média de preços que achei ficaria em 50 reais os mais em conta. Se eu fechasse para 200 convidados (considerando 20% de faltantes) ficaria em 10 mil reais - isso só o serviço de cozinha, garçons, alimentos, bebidas, doces e bolo, sem locação do espaço e sem decoração.

Pois bem, um dos motivos principais pra eu optar por não ter buffet foi meu ticket. Eu recebo um ticket muito bom da empresa, eu poderia economizar aos poucos e comprar bebidas e ingredientes. Aí precisaria apenas contratar profissionais.

Aí comecei a pesquisar, encontrei uma equipe que faria o trabalho com 6 garçons por 600.00, e duas fritadeiras por 400.00. E eu compraria os ingredientes, os descartáveis e alugaria as louças. Aconteceu que as irmãs da igreja ofereceram fazer o serviço de fritadeira pra mim, então eu não precisei pagar. E eu e meu marido decidimos pegar com a mesma equipe de garçom o serviço de barman pra servir drinks sem álcool.

Eu ia encomendar um bolo de copa mas minha tia ofereceu de fazer pra mim, eu só comprei os ingredientes. O bolo da mesa foi fake.

Então nosso cardápio foi: salgados com refri, drink sem álcool, sorvete, doces e bolo.

Nosso gasto aproximadamente foi: 1270 com salgados e doces, 200 reais com ingredientes do bolo, 550 reais de refrigerante, 200 reais com frutas e leite condensado para o drink sem álcool, 250 reais de sorvete, 480 reais com locação de louças, 350 reais com descartáveis. Economizamos 400 reais por termos ganhado o serviço de fritadeira e uns 300 da mão de obra pra fazer o bolo.

Entao nós gastamos aproximadamente 3400,00 com tudo que compramos, mais 800,00 de serviços, sendo mais ou menos 4200 no total. Desses 3400 eu passei no ticket uns 1200 mais ou menos. E aí, uma economia e tanto né?

Agora, a parte chata. Eu fui atrás de tudo. Copos descartáveis pro drink, canudos, refri, morangos, gás, sorvete, garfo descartavel, panela pra fritar.... TUDO!! Fui no centro da cidade umas 3 vezes e voltei cheia de peso de tantas coisas que tive que comprar. Detalhe: fiz isso tudo na semana anterior ao casamento, em que tive licença do emprego.

Eu andava com uma listando 24h por dia pra anotar qualquer coisa que alguém me sinalizasse para comprar. No fim deu tudo certo e comprei tudo que precisava. E pra levar tudo pro local do casamento??? Foi o carro do meu pai e a caminhonete de um padrinho nosso carregando tudo isso, as 23:00 do dia anterior.

Então seguem minhas considerações finais. Se vc está disposta a sair atrás de um tanto de coisa pra comprar, especialmente na semana anterior do casamento, se for perspicaz aos detalhes pra não esquecer de nenhum: vale a pena contratar cozinheiras e garçons, comprar os ingredientes, ao invés de contratar um buffet. Se vc nao está disposta a ficar (muito) cansada na semana antes do casamento, se não acha que será detalhista o suficiente pra lembrar de tudo, enfim, se não quer dor de cabeça: contrate um buffet ao invés de contratar a cozinheira/ fritadeira/ churrasqueiro/ garçons. Eles vão se encarregar de todos estes detalhes necessários.

Enfim meninas é isso, queria dividir minha experiência para que sirva de ajuda a quem tá na dúvida. Beijooooos....

175 Respostas

• T
    Super Noiva Março 2019 Minas Gerais
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ei Tati, vi que vc é daqui de minas... qual empresa você contratou? será que ela é muito longe de bh? 🙈
    • Responder
  • T
    Noiva Esperta Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou fazer assim também. Falta muito tempo pro meu casamento, mas já achei uma empresa em conta pra fornecer louças, talheres e equipamento pra cozinha. Já fui atrás de distribuidoras e já vou começar a comprar aos poucos o que preciso. Só a comida que vai ser na semana anterior.
    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Gabi!!!

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Elisa, a maior economia foi no buffet mesmo. Mas eu contei tudo que fiz pra economizar aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/da-pra-casar-com-pouca-grana-mas--t268099
    • Responder
  • Elisa
    Noiva Constante outubro 2019 Minas Gerais
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa amei a economia que você fez. Você economizou só( que já é uma economia e tanta né) no buffet ou em outras coisas mais do casamento também?

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Encomendar os salgados em fábrica sai mais barato do que encomendar em padaria ou com salgadeiras.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!!! Mas tem mesmo que correr atrás de muuuita coisa. Haja energia.
    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O seu casamento foi um dos mais lindos que vi até agora. Amei cada detalhe. Realmente quem quer economizar tem que bater perna mesmo. Eu já desconsidere muitas coisas para fazer algo simples e agradável e que caiba no orçamento já que dinheiro não cai do céu. Bjus
    • Responder
  • Karina
    Noiva Ativa Fevereiro 2020 Minas Gerais
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ha sim,mas comprou o cento bem baratinho né! E se for servi jantar estou pensando entre 12 e 15 salgados acho muito mas melhor sobrar do que faltar neh!
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Karina. Eu não servi jantar pq eu ia começar a servir o coquetel de salgados as 17:20, se o jantar fosse as 19:30 as pessoas já estariam cheias, ia ter sobremesa e tal. Então, como não tinha jantar, eu calculei 17 por pessoa, considerei uns 220 presentes. Deu 37 centos. Mas exagerei mesmo, sem medo de sobrar. No fim, sobrou uns 6 centos de salgados, e foram 186 pessoas. A média de 17 por pessoa acabou se mantendo.
    • Responder
  • Tayane
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Tayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que economia Hem... se eu tivesse começado a me preparar antes, talvez tivesse feito dessa formar, colocava minhas tias para ajudar rs, mas até mesmo pela falta de tempo optamos pelo buffet, mas é uma excelente dica.

• Responder
  • Karina
    Noiva Ativa Fevereiro 2020 Minas Gerais
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sai muito mais em conta ne,os doces tenho experiência sei fazer! Me diz uma coisa Gabriela qual foi a quantidade de salgados?Vc serviu algum tipo de jantar?
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, teve refri, suco, e água (além do drink). Suco eu comprei 18L e não sobrou. Água compramos 10 galões de 5L e sobraram 6.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

(Gabi, já percebeu que tirei o dia pra perguntar tudo sobre seu casório né? ahahah)

Ah que legal, já me dá uma luz de quantidade! rs

Mas o seu não teve bebida alcoólica né? No meu preciso ver essa questão de cerveja.. Estou vendo ainda se vai dar certo e se vai compensar fazer sucos naturais. Ai fica refri, suco e cerveja..

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

hahha obrigada! Acredito que um debate assim dá uma ajuda e tanto pra quem tá na organização. Eu comprei cerca de 200 litros de refri. Comprei pra dar com sobra mesmo! Pq contei com todos os 250 convidados - mas foram só 186. Eu sei que uns 40 litros foram pro aniversario da minha vó, deve ter sobrado uns 50 litros de refri. Mas aqui, vc tem alguem responsável por repor as comidas nas ilhas né?

• Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gabi, adorei seu debate!

Optamos por não contratar buffet também, nosso orçamento é de R$ 10 mil e só o buffet já estourava esse valor. Vamos fazer um churrasco, já conhecemos o churrasqueiro há tempos, vamos contratar cozinheiros para arroz, saladas e mais algumas comidas e os convidados vão se servir naquelas "ilhas" tipo de restaurante, que não sei o nome kkk E alguns garçons para servir as bebidas. Achei ótima essa ideia de usar o ticket, vamos aderir rs

Uma duvida que estou é a quantidade de refrigerante. Se lembra de quanto você comprou? E a quantidade sobrou, faltou ou deu certinho?

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Trinta e oito tava muito barato pra eu confiar.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Thaís. Então, os convidados não percebem se seu serviço é buffet ou contratos de equipe de cozinha/ garçom. A não ser que algo dê errado. Pq em ambos casos alguém vai fazer a comida e alguém vai servir (tem quem não contrata garcom e deixa os convidados se servirem, mas EU acho que só dá certo se forem muito poucos convidados). Desde que os convidados sejam bem servidos e a comida esteja gostosa ninguém vai ver diferença entre buffet comum e contratação de cozinheiras e garçons. No meu foi assim graças a Deus.
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gostei do seu relato. Minha prima fez a festa dela no início do ano (só que foi de aniversário) e também não contratou buffet. Fechou o espaço com o salão que tem garçons e um pessoal que fica na cozinha. Ela comprou tudo por fora e foi ótimo, não faltou nada, aliás sobrou muita coisa. Olha eu pretendo não ter buffet por achar muito caro e hoje também não está ao meu alcance, mas ainda estou vendo com calma. Só que pretendo ter pessoas pra fazerem pra mim, não quero ficar tão cansada, nada de fazer dyi (nem do bolo fake), não tenho paciência.

• Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bacana teu relato, mais deixa eu te perguntar vc se casou de noite? E como foi a recepção dos convidados ao fato de não ter buffet?

• Responder
  • Priscila
    Super Noiva Setembro 2018 Bahia
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se eu achasse esses de 38 por pessoa já estaria mega feliz, rs. Buffet é realmente bastante caro. queria ter essa sua "disponibilidade" e perspicácia. Mas é bom mostrar o quanto você economizou.

Parabéns!! Já pode dar uma boa aula de economia, rs.

• Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Março 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estou pesquisando Buffet mas acho que vou acabar optando por fazer como você afinal de contas a família do meu noivo é muito grande e gostam muito de comer rs', buffet costuma ser bem regrado com quantidade e isso dificultaria para mim.

• Responder
  • Dayane
    Noiva Principiante Junho 2018 Minas Gerais
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que legal Gabriela, me deu até um alívio agora que li seu relato, eu tava preocupada com essa questão do buffet, é tudo muito caro, e dá uma dó de gastar com festa, sendo que ainda tem os gastos com o apartamento. Terei por volta de 250 convidados também e vou fazer como você, com certeza. Obrigada pela dica!

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa era a ideia, mostrar que não dá pra olhar só o financeiro sem levar em conta o trabalho
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, se a pessoa não vai ter a disponibilidade de correr atrás de tudo, não adianta ir só pelo preço e optar pelas cozinheiras.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois eu tb fiquei assim kkkkkk e só descansei na lua de mel.
    • Responder
  • Ladie
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Ladie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom mesmo Gabi, obrigada pela orientação!
    • Responder
  • Fabíolla
    Top das Noivas Dezembro 2017 Minas Gerais
    Fabíolla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tudo que disse é muito verdade. Resolvi contratar buffet por falta de tempo e disposição pra correr atrás de detalhes. Visto que ha mais ou menos 02 anos comemoramos 30 anos de casados dos meus pais e foi sem buffet.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Falta 5 meses e uns dias ainda pro meu e eu já fiz um milhão de listas (sou a louca das listas hahaha). Quase não to dormindo pensando nas coisas que faltam pra ver ainda, até brinco dizendo que só vou conseguir descansar na lua de mel. Ser noiva não é fácil não!

• Responder
  • Deyse
    Super Noiva Junho 2020 Minas Gerais
    Deyse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também vou fazer isso noivinha! Vou colocar a mão na massa! rsrs

• Responder
  • Nayara
    Noiva Ativa Novembro 2021 São Paulo
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, eu estou querendo fazer isso tbm, ou algo que economize bostante... Vou utilizar muuuuuuuuuito suas dicas.. rsrs

• Responder
  • Mariana
    Noivo Constante Dezembro 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente casadinha ♥ Eu também pretendo correr atrás de tudo só que coisas como descartáveis pretendo comprar bem antecipado que ai só deixa as coisas frescas e relacionado a comida pra semana antes do casamento, sei como o ticket agiliza bastante nosso lado kk pois também recebo. Os garçons serão uma mini equipe de buffet que tem na igreja, e pretendo contratar um churrasqueiro pois minha família ama churrasco kk.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas