Aproveitando minha última semana de férias pra abrir esse debate.
Desde que entrei aqui, isso lá em 2017, me deparo muitas vezes com os mesmos temas considerados "polêmicos". Pra início de conversa todas nós queremos agradar os convidados quando falamos da festa principalmente, mas ao mesmo tempo queremos que o casamento tenha a nossa cara e a do noivo também, claro.
Durante toda a organização nos deparamos com muitas questões e como consequência vem a dúvida: devo fazer tal coisa de tal forma ou não?
As principais dúvidas que vejo são sobre:
1- Noivos que não bebem devem colocar bebida alcoólica no casamento?
Essa eu acho que é a mais polêmica. Já vi quase sair briga por aqui por causa desse tema, kkk. Gente, minha família é quase toda evangélica e quando algum deles faz festa, não tem bebida e até hoje ninguém morreu porque deixou de beber num casamento ou aniversário. Se vc tá preocupado se seus convidados vão aparecer ou não no seu casamento porque não terá bebida é melhor vc rever esses convidados. Eu sempre vejo pessoas falando: "Bota sim! Quem bebe tem o direito de beber." O que eu acho engraçado é que quando o casal é vegano ou vegetariano ninguém fala: "Coloca carne! Quem gosta de carne tem o direito de comer!"Da mesma forma se vc não bebe, mas acha legal oferecer pra quem gosta é um direito seu! Vc não vai arder no mármore do inferno por isso!
2- Cerimônia sem festa.
Eu jamais deixaria de ir a um casamento só porque não vai ter festa depois. Mas eu sei que nem todo mundo pensa assim. O que vc deve lembrar é que ninguém pode exigir festa se não tá te ajudando em nada. Meu tio queria muito que minha prima, filha dele, fizesse festa, mas não deu 1 real pra isso. Ela ia tirar dinheiro de onde pra fazer a vontade dele?
3- Cerimônia pra muitos, festa pra poucos.
"Não tenho dinheiro pra chamar todos os meus convidados pra festa, fica feio chamar só alguns?" Desculpa, mas pra mim fica. Por que dos 300 convidados que vc chamou só 100 merecem participar da festa? Não seria melhor fazer algo menor que incluísse todos? Não seria uma opção fazer um almoço ou jantar apenas pros pais e padrinhos? Sobre esse tema eu vejo que muitas não gostam da ideia. Se vc mesmo assim resolver fazer dessa forma, seja honesta com seus convidados. Não deixe pra comunicar na porta da igreja que vai ter festa, mas que será apenas pra alguns. Não esconda essa fato, porque fica parecendo fofoca e depois vcs vão ficar mal vistos e algumas pessoas podem se sentir enganadas.
4- Casar no civil antes do religioso.
Saindo da festa, muitas noivas ainda se preocupam com que as pessoas vão falar. Se vcs me perguntassem aos 15 anos se eu casaria no civil e só depois de meses ou um ano no religioso eu falaria que não! Mas como eu não tenho mais 15 anos minha opinião mudou completamente, kkk. Bem que eu queria casar esse ano no civil e deixar a festa pra data do ano que vem, rsrs. Quando o casal pode fazer tudo na mesma época é ótimo, mas se não der não tem nada de mais deixar a cerimônia religiosa pra depois. Vai ser lindo também!
5- Dinheiro no lugar de presentes.
Tá cada vez mais comum os casais preferirem dinheiro, seja por já morarem juntos ou porque preferem pegar o dinheiro e comprar tudo do jeito que querem ou até mesmo pra fazer outra coisa com o valor. Já vi casais que usaram o dinheiro na lua de mel e até que fizaram compra do mês, rsrs. Mas existem algumas ressalvas a serem analisadas.
Verifique as condições dos convidados. Fui num casamento que o valor mínimo era de 200 reais. Vc acha que todo mundo tem esse valor pra dar? Escolhi um site que converte o presente em dinheiro. Será que todos vão saber usar? Vc acha confortável para os mais idosos? Não teria uma opção mais acessível pra todos?
Enfim, são muitos temas que podem ser considerados polêmicos. Eu só trouxe os que mais vejo. Vc conhece outro? Tá passando por algum? Lembrando que deixei nos temas a minha opinião pessoal que não é verdade absoluta pra ninguém. Vc tem o direito de concordar ou não. Bjs!