Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Aline
Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro

Polêmica de casamento, qual é a sua?

Aline, dia 29 de Janeiro de 2020 às 17:51

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 176

Aproveitando minha última semana de férias pra abrir esse debate. Desde que entrei aqui, isso lá em 2017, me deparo muitas vezes com os mesmos temas considerados "polêmicos". Pra início de conversa todas nós queremos agradar os convidados quando falamos da festa principalmente, mas ao mesmo tempo...

Aproveitando minha última semana de férias pra abrir esse debate.


Desde que entrei aqui, isso lá em 2017, me deparo muitas vezes com os mesmos temas considerados "polêmicos". Pra início de conversa todas nós queremos agradar os convidados quando falamos da festa principalmente, mas ao mesmo tempo queremos que o casamento tenha a nossa cara e a do noivo também, claro.


Durante toda a organização nos deparamos com muitas questões e como consequência vem a dúvida: devo fazer tal coisa de tal forma ou não?



As principais dúvidas que vejo são sobre:


1- Noivos que não bebem devem colocar bebida alcoólica no casamento?

Essa eu acho que é a mais polêmica. Já vi quase sair briga por aqui por causa desse tema, kkk. Gente, minha família é quase toda evangélica e quando algum deles faz festa, não tem bebida e até hoje ninguém morreu porque deixou de beber num casamento ou aniversário. Se vc tá preocupado se seus convidados vão aparecer ou não no seu casamento porque não terá bebida é melhor vc rever esses convidados. Eu sempre vejo pessoas falando: "Bota sim! Quem bebe tem o direito de beber." O que eu acho engraçado é que quando o casal é vegano ou vegetariano ninguém fala: "Coloca carne! Quem gosta de carne tem o direito de comer!"Da mesma forma se vc não bebe, mas acha legal oferecer pra quem gosta é um direito seu! Vc não vai arder no mármore do inferno por isso!



2- Cerimônia sem festa.

Eu jamais deixaria de ir a um casamento só porque não vai ter festa depois. Mas eu sei que nem todo mundo pensa assim. O que vc deve lembrar é que ninguém pode exigir festa se não tá te ajudando em nada. Meu tio queria muito que minha prima, filha dele, fizesse festa, mas não deu 1 real pra isso. Ela ia tirar dinheiro de onde pra fazer a vontade dele?
3- Cerimônia pra muitos, festa pra poucos.

"Não tenho dinheiro pra chamar todos os meus convidados pra festa, fica feio chamar só alguns?" Desculpa, mas pra mim fica. Por que dos 300 convidados que vc chamou só 100 merecem participar da festa? Não seria melhor fazer algo menor que incluísse todos? Não seria uma opção fazer um almoço ou jantar apenas pros pais e padrinhos? Sobre esse tema eu vejo que muitas não gostam da ideia. Se vc mesmo assim resolver fazer dessa forma, seja honesta com seus convidados. Não deixe pra comunicar na porta da igreja que vai ter festa, mas que será apenas pra alguns. Não esconda essa fato, porque fica parecendo fofoca e depois vcs vão ficar mal vistos e algumas pessoas podem se sentir enganadas.


4- Casar no civil antes do religioso.

Saindo da festa, muitas noivas ainda se preocupam com que as pessoas vão falar. Se vcs me perguntassem aos 15 anos se eu casaria no civil e só depois de meses ou um ano no religioso eu falaria que não! Mas como eu não tenho mais 15 anos minha opinião mudou completamente, kkk. Bem que eu queria casar esse ano no civil e deixar a festa pra data do ano que vem, rsrs. Quando o casal pode fazer tudo na mesma época é ótimo, mas se não der não tem nada de mais deixar a cerimônia religiosa pra depois. Vai ser lindo também!



5- Dinheiro no lugar de presentes.

Tá cada vez mais comum os casais preferirem dinheiro, seja por já morarem juntos ou porque preferem pegar o dinheiro e comprar tudo do jeito que querem ou até mesmo pra fazer outra coisa com o valor. Já vi casais que usaram o dinheiro na lua de mel e até que fizaram compra do mês, rsrs. Mas existem algumas ressalvas a serem analisadas.


Verifique as condições dos convidados. Fui num casamento que o valor mínimo era de 200 reais. Vc acha que todo mundo tem esse valor pra dar? Escolhi um site que converte o presente em dinheiro. Será que todos vão saber usar? Vc acha confortável para os mais idosos? Não teria uma opção mais acessível pra todos?



Enfim, são muitos temas que podem ser considerados polêmicos. Eu só trouxe os que mais vejo. Vc conhece outro? Tá passando por algum? Lembrando que deixei nos temas a minha opinião pessoal que não é verdade absoluta pra ninguém. Vc tem o direito de concordar ou não. Bjs!

176 Respostas

  • T
    Noiva Curiosa Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Thamirys ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tenho escutado tanto isso que as vezez da vontade de não convidar ninguém e fazer a festa só pra mim e meu noivo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Master outubro 2021 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal noivinha deixar sua opinião, concordo em grande parte!
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Deborah mulher, reuniu quinhentas polemicas num lugar só hahahahaha

    Confesso que não fazia a minima questão de passar a gravata nem sapatinha, aqui na minha cidade é super comum a gravata e como seria algo do noivo deixei ele escolher, e ele quis esse momento com os amigos, a unica coisa é que avisei que não queria de jeito nenhum gritos de "mão de vaca" e coisas do tipo, avisei os amigos dele que cortaria a brincadeira na hora se ouvisse. Já o sapatinha algumas madrinhas queriam fazer, mas definitivamente não era algo que eu faria, optei por não ter, não é costume por aqui e não queria causar constrangimento em quem fosse pego de surpresa. Outra coisa, maquininha de cartão? Oi? hahahah

    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu acho feio, mas tem situações que fica insustentável e não dá mesmo.

    Falo que acho feio, mas eu meio que fiz hahaha

    Convidei minha irmã e o marido, no caso nunca fui muito amiga do marido, ele foi convidado meio que por obrigação sabe? Mas minha irmã estava meio que num clima de separa ou não separa e não decidia logo, tava ficando meio em cima da hora, convidei os dois.

    Um mês antes do meu casamento os bonitos decidiram que iriam separar mesmo, mas minha irmã falou que se eu preferisse pra não chamar ninguem de ultima hora ela entraria com ele tranquilamente. Mas como nunca fui muito fã dele, já fui discretamente conversar com a minha tia (madrinha de batismo e casamento) se o filho dela não aceitaria, mesmo que em cima da hora, pois bem meu primo aceitou e eu desconvidei o ex-cunhado embuste feliz da vida, e foi a melhor decisão que eu tomei hahahahaha

    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quando entrei na comunidade via muita gente reclamando que madrinha ou padrinho isso e aquilo, tinha um pouco de medo a principio, mas acabamos optando por ter, mas não quis padronizar ninguem, uma porque não gosto, outra porque fui madrinha que tinha a obrigação de usar certa cor de roupa e odiei e, por fim, pra não ter trabalho. Vou te falar que tive um total de ZERO problemas com os meus padrinhos. Foram todos maravilhosos, todo mundo ajudou de alguma forma, até minha melhor amiga que mora em outra cidade.

    Mas se você não tem vontade de não ter padrinho não tenha e seja feliz com isso e não importa se as outras pessoas vão achar ruim, ninguém estará sendo prejudicada com isso.

    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu não gosto dessa frase, claro que criança dorme cedo e tudo mais, mas gente meus priminhos de 5 anos aproveitaram muito a festa, ficaram praticamente até o final. Minha sobrinha de 3 anos também, quem não levou os filhos pequeninhos foi porque não quis, porque como eles não contavam no buffet não coloquei o convite individual para eles, mas sempre que entregávamos o convite explicava que a criança estava convidada sim.

    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Sensatíssima!

    Concordo muito com você Aline.

    Todos os ponto são muito variáveis de acordo com cada casal que está organizando o casamento, mas o principal é analisar a sua realidade antes de decidir as coisas.

    - As bebidas por exemplo, sua família já está totalmente acostumada a festas sem bebidas alcoólicas, vai colocar pra que? Pra gastar dinheiro a mais?

    - Presentes em dinheiro, que tipo de convidado você terá? A grande maioria dos meus convidados estavam acostumadíssimos com a história de presente online, mas mesmo assim fizemos uma lista em loja fisica (Magazine que tem espalhado por todo lugar) para o pessoal mais velho ou que não se sentisse confortavel comprando online, teve gente que usou um ou outro, teve gente que não usou nenhum, teve gente que preferiu comprar na loja que queria, tinha uma convidada que revende Tupperware e me decidiu que daria Tupperware (AMEM). Você deixa a lista como indicação, não como obrigação. Agora exigir R$200 do convidado como presente mínimo? PQP ai é demais pra mim, já não iria só pela falta de consideração com as pessoas.

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate!

    Amei as informações.

    • Responder
  • Suelen
    Noiva Novata outubro 2020 Paraná
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Minhas duas polêmicas são a das bebidas e do dinheiro.
    Meu pai faz muita questão da cerveja e eu já tinha batido o martelo que não ia ter, porque não iria gastar com isso, sendo que meu noivo e eu nem bebemos. Porém ele vai pagar toda a recepção, então eu aceitei pagar a cerveja kkkk
    E sobre o dinheiro, vamos dar a opção de dinheiro e de presentes, já que nós moramos juntos a um tempo e temos de tudo em casa, então se ganharmos presentes vou trocar e vender os meus antigos kkk

    • Responder
  • Nathalia
    Super Noiva Julho 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei kkkk outra coisa também que não gosto é quando ficam falando: "Não gastaria tudo isso para fazer uma festa, para depois saírem falando mal". Ooooo coisa chata 😂 me deixem em paz com a minha recepção depois da cerimônia kkkkk
    • Responder
  • Geisla
    Noiva Constante Janeiro 2022 São Paulo
    Geisla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sempre digo isso, assino em baixo 🙏🏻
    • Responder
  • Geisla
    Noiva Constante Janeiro 2022 São Paulo
    Geisla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei seu debate polêmico, concordo em todos os aspectos, bora polemicaaa
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2023 Bahia
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depois você conta oque decidiu 🤗
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda vou pensar melhor, mas se eu fizer vai ser algo mais simples mesmo.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2023 Bahia
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você pode fazer , eu optei em fazer a noite com a mulherada da igreja vou fazer chá de erva doce , camomila com umas torradas uma frutas pensei momento de conversa e descontração .
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vc deve fazer aquilo que está ao seu alcance e tenho certeza que será um momento muito especial. Eu tava com muita vontade de fazer o chá, mas tô quase desistindo também pra reduzir os custos.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2023 Bahia
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei muito do seu debate sobre os pontos realmente esses são os mais polêmicos.
    Eu não tenho condição de fazer uma festa de galã mais eu optei em fazer algo rústico para assim investir em uma lanche onde convidei toda minha igreja e meus parente totalizando 200 convidados . Até então goste da opção por todos poderem ir e participar mais deixei ciente que será apenas um lanche e sou intolerante à lactose e ainda sou celíaca haverá coisas que possam comer também mais gostoso e atrativo não vou fazer chá de cozinha nem chá bar nada dessas coisas por redução de custo mesmo e não acho justo dar qual quer coisa de lanche só pra não passar em branco , só vou fazer um chá de langerie com toda mulherada assim farei um cafezinho com algumas guloseimas e jogos. Fora isso eu deixei livre nos convite chamei fulano e família para ficar ciente que poderá marido , esposa e filhos eu tenho filho e onde eu vou meu filho vai , pq quem pariu Matheus que balance pelomenos minha família é assim , eu não excluir as pessoas que têm filhos ou que criar os netos , mais deixei ciente que farei um culto de gratidão a Deus é depois só um lanche com suco. Todos serão bem vindos.
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Constante Dezembro 2020 Rio Grande do Sul
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso que você deva convidar os filhos menores de idade, e quando forem maiores, convide apenas o casal.
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim! A pessoa já vai pro chá, porque acha que estará incluída na lista do casamento. Pelo menos eu acharia, rsrs.

    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu acho um horror esse negócio de maquininha pra TODOS participarem ou quando os noivos fazem brincadeiras humilhantes com os convidados que dão pouco dinheiro na hora do sapatinho\gravata.

    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah eu não vou chamar filho adulto de primo não, kkk. Tem alguns, na verdade duas, que vou chamar porque tenho contato com elas, mas quem eu não vejo há anos vou continuar sem ver, kkk.

    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é! Parece q a glr quando fica noivo perde a noção das coisas
    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa horrível mesmo. Minha família já sabe que vou fazer uma recepção apenas para meus padrinhos, e eles acham isso normal! Inclusive no meu chá de cozinha vou comunicar a todos (para q não vejam as fotos depois e acham q teve festao e não foram convidados).
    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahahahahahahahahahahaha


    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Entendo seu ponto de vista, mas esses dias eu vi um comentário dizendo pra noiva chamar todo mundo que queria pra cerimônia e apenas alguns pra festa sem comentar nada com ninguém. Coisa do tipo: eu te convido e falo pra vc que vai ter apenas a cerimônia, mas na hora dos cumprimentos na igreja eu chego no ouvido de alguns, falo pra eles esperarem que vai ter uma festa em outro local e vc só fica sabendo depois. Isso além de gerar fofoca sobre a atitude dos noivos, ao me ver não é honesto com todos os convidados. Se a pessoa insiste em fazer a festa apenas pra alguns seria melhor comunicar isso. Quem for pra cerimônia mesmo não podendo ir pra festa vai estar ciente.

    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! Kkkk fora o processo de escolher, convidar, decidir roupa.... Dá preguiça só de imaginar!
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Fevereiro 2022 Santa Catarina
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu penso exatamente igual! Justamente por ser mãe.
    O que me chama mais a atenção é que não querem convidar crianças mas querem pajens e damas, ou seja só pode criança que vai "servir" de alguma forma ao casamento.

    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pior que eu não vou ficar nada contente se os primos não quiserem ir por causa disso :/ basicamente 80% dos meus convidados são só primos kkkkk
    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acabei de comentar isso, estou na mesma situação. Vou chamar as crianças e apenas meus tios, não vou chamar os filhos pq já são beeeem grandinhos e ainda tem os namorados kkkk. Se meus tios não quiserem ir pq os filhos não vao, sorry
    • Responder
  • Angélica
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vou convidar somente primos de primeiro grau rs pois minha família é grande tbm si eu fosse fazer em chácara e sem buffet blz , mais só quem paga buffet pra saber 🤦 kkk
    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo totalmente. Agora quando já é crescido, adolescente, já tá pra entender pq já é considerado adulto e pagante. Eu por exemplo irei convidar todas as crianças com o maior prazer, mas não irei convidar meus primos pq a família é muitoo grande, se meus tios não quiserem ir por esse motivo, sinto muito!
    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo,menos com a questão de ter que chamar todo mundo da cerimônia pra festa. A questão não é se merece ou não ir numa festa, eu já penso que fica muito feio você não convidar seus conhecidos pra ir na cerimônia só pq sua recepção é só para os íntimos! Todo mundo entende que dinheiro não tá vindo do céu e que as vezes vc não tem condição de convidar todo mundo e sim aqueles q vc tem mais proximidade, afinal, convidado de cerimônia vc convida até vizinho do avô hahahah
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas