Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Aline
Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro

Polêmica de casamento, qual é a sua?

Aline, dia 29 de Janeiro de 2020 às 17:51

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 176

Aproveitando minha última semana de férias pra abrir esse debate. Desde que entrei aqui, isso lá em 2017, me deparo muitas vezes com os mesmos temas considerados "polêmicos". Pra início de conversa todas nós queremos agradar os convidados quando falamos da festa principalmente, mas ao mesmo tempo...

Aproveitando minha última semana de férias pra abrir esse debate.

Desde que entrei aqui, isso lá em 2017, me deparo muitas vezes com os mesmos temas considerados "polêmicos". Pra início de conversa todas nós queremos agradar os convidados quando falamos da festa principalmente, mas ao mesmo tempo queremos que o casamento tenha a nossa cara e a do noivo também, claro.

Durante toda a organização nos deparamos com muitas questões e como consequência vem a dúvida: devo fazer tal coisa de tal forma ou não?

As principais dúvidas que vejo são sobre:

1- Noivos que não bebem devem colocar bebida alcoólica no casamento?

Essa eu acho que é a mais polêmica. Já vi quase sair briga por aqui por causa desse tema, kkk. Gente, minha família é quase toda evangélica e quando algum deles faz festa, não tem bebida e até hoje ninguém morreu porque deixou de beber num casamento ou aniversário. Se vc tá preocupado se seus convidados vão aparecer ou não no seu casamento porque não terá bebida é melhor vc rever esses convidados. Eu sempre vejo pessoas falando: "Bota sim! Quem bebe tem o direito de beber." O que eu acho engraçado é que quando o casal é vegano ou vegetariano ninguém fala: "Coloca carne! Quem gosta de carne tem o direito de comer!"Da mesma forma se vc não bebe, mas acha legal oferecer pra quem gosta é um direito seu! Vc não vai arder no mármore do inferno por isso!

2- Cerimônia sem festa.

Eu jamais deixaria de ir a um casamento só porque não vai ter festa depois. Mas eu sei que nem todo mundo pensa assim. O que vc deve lembrar é que ninguém pode exigir festa se não tá te ajudando em nada. Meu tio queria muito que minha prima, filha dele, fizesse festa, mas não deu 1 real pra isso. Ela ia tirar dinheiro de onde pra fazer a vontade dele?
3- Cerimônia pra muitos, festa pra poucos.

"Não tenho dinheiro pra chamar todos os meus convidados pra festa, fica feio chamar só alguns?" Desculpa, mas pra mim fica. Por que dos 300 convidados que vc chamou só 100 merecem participar da festa? Não seria melhor fazer algo menor que incluísse todos? Não seria uma opção fazer um almoço ou jantar apenas pros pais e padrinhos? Sobre esse tema eu vejo que muitas não gostam da ideia. Se vc mesmo assim resolver fazer dessa forma, seja honesta com seus convidados. Não deixe pra comunicar na porta da igreja que vai ter festa, mas que será apenas pra alguns. Não esconda essa fato, porque fica parecendo fofoca e depois vcs vão ficar mal vistos e algumas pessoas podem se sentir enganadas.

4- Casar no civil antes do religioso.

Saindo da festa, muitas noivas ainda se preocupam com que as pessoas vão falar. Se vcs me perguntassem aos 15 anos se eu casaria no civil e só depois de meses ou um ano no religioso eu falaria que não! Mas como eu não tenho mais 15 anos minha opinião mudou completamente, kkk. Bem que eu queria casar esse ano no civil e deixar a festa pra data do ano que vem, rsrs. Quando o casal pode fazer tudo na mesma época é ótimo, mas se não der não tem nada de mais deixar a cerimônia religiosa pra depois. Vai ser lindo também!

5- Dinheiro no lugar de presentes.

Tá cada vez mais comum os casais preferirem dinheiro, seja por já morarem juntos ou porque preferem pegar o dinheiro e comprar tudo do jeito que querem ou até mesmo pra fazer outra coisa com o valor. Já vi casais que usaram o dinheiro na lua de mel e até que fizaram compra do mês, rsrs. Mas existem algumas ressalvas a serem analisadas.

Verifique as condições dos convidados. Fui num casamento que o valor mínimo era de 200 reais. Vc acha que todo mundo tem esse valor pra dar? Escolhi um site que converte o presente em dinheiro. Será que todos vão saber usar? Vc acha confortável para os mais idosos? Não teria uma opção mais acessível pra todos?

Enfim, são muitos temas que podem ser considerados polêmicos. Eu só trouxe os que mais vejo. Vc conhece outro? Tá passando por algum? Lembrando que deixei nos temas a minha opinião pessoal que não é verdade absoluta pra ninguém. Vc tem o direito de concordar ou não. Bjs!

176 Respostas

• Tainá
    Super Noiva outubro 2020 Alagoas
    Tainá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As maiores polêmicas do meu casamento são bebidas alcoólicas, que não terão e, a lista de convidados!
    • Responder
  • Jaque
    Super Noiva Novembro 2019 São Paulo
    Jaque ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu casamento não teve bebida alcóolica. Minha família é TODA evangélica. Tenho duas tias apenas que não são e as mesmas não foram, NÃO FEZ FALTA.

Se fazem TAAAAANTA questão de beber, vai pro bar então... ninguém morre por ficar 5h numa festa sem alcool. Eu hein kkkk

e ainda por cima não teve balada... ahahahahaha

mas eu recebo elogios até hoje!!

• Responder
  • T
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha o item 3 eu concordo 100% além de ser deselegante eu não consigo entender , se vc tem uma lista de 300 mas só pode fazer festa para 100 e consegue selecionar esses 100 na verdade a lista de pessoas imprescindíveis e de 100, as outras 200 são pessoas que vc gosta porem não fazem falta no seu dia
    • Responder
  • G
    Noiva Ativa Março 2020 Minas Gerais
    Geovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu casamento não terá bebida alcoólica, e sempre tem um para perguntar se vai ter álcool ou se pode levar 🤦 meu noivo e eu não bebemos, pois somos evangélicos e tals, mas teremos mtos convidados que bebem como tbm teremos aqueles que não bebem. E decidimos por nós mesmos que no nosso casamento não entrar nenhum tipo de bebida alcoólica. E para os convidados que bebem já deixamos bem claro que não terá álcool...
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa Julho 2021 Paraná
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu fiquei também. Ainda estou chateada com ela, na verdade.

Mas resolvemos que mais pra frente a gente decide isso. Não queremos nos estressar agora.

Acabou que eu briguei com meu noivo e ele com a mãe dele. Então foi uma confusão haha

• Responder
  • Amanda
    Noiva VIP outubro 2020 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredito que seja algo a se tentar mesmo, noivinha! Nossa lista de convidados é enorme, precisava ter uma ideia de quantos realmente irão para não sobrar ou, pior, faltar comida!
    Tentarei a ideia da ligação! Kkkk
    • Responder
  • Isabela
    Noiva Ativa Abril 2022 Rio Grande do Sul
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É, na verdade acho que depende muito da realidade de cada um. Já fui em alguns casamentos por adesão com muitos convidados, e todos pareciam satisfeitos! A maioria dos meus convidados tem condições, até porque muitos deles conhecem o restaurante e já fizeram eventos nele. Ainda não mandamos os convites formalmente, mas a maioria dos que provavelmente virão apoiaram nossa decisão. Eu preferiria oferecer uma festa com jantar, música, etc, mas está um pouco longe do nosso alcance, hehehe.
    • Responder
  • Ana Oliveira
    Super Noiva Agosto 2021 Minas Gerais
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa mas é cada sem noção que é até difícil de acreditar!
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu faço cara de paisagem e risco da minha lista mentalmente na hora! Já ouvi: "Vai fazer festa pra encher a barriga dos outros?" Ou pior ainda: "Vai fazer festa pra separar depois?"
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tentaria confirmar por telefone. Acho uma maneira mais simples. Aqui em casa meus pais ainda não são idosos, mas só conhecem o Whatsapp pelo nome, porque eles nunca nem viram, kkk.
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não tenho nada contra o casamento por adesão, já vi casamentos assim que deram muito certo aqui pela comunidade. O que eu percebi é que ele pode não funcionar pra todo mundo. Eu sou exemplo, rsrs. Na minha família uma parente fez o chá de fraldas do filho por adesão numa pizzaria no valor de 25 reais e ofereceu no dia o bolo e docinhos. A maior parte da família não foi exatamente por não aceitar pagar ou porque alegou não ter aquele valor no momento. Se eu fosse fazer minha recepção assim com certeza teria uma quebra grande de convidados. Quando os convidados recebem bem a notícia, como no seu caso, é ótimo. Tenho certeza que vc vai aproveitar bastante a sua recepção e seu casamento vai ser mais um caso de sucesso por aqui. Não me ligo muito no papo de blogueiras. Elas muitas vezes não vivem a nossa realidade.
    • Responder
  • Ana Oliveira
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Haha adorei!!!! Eu fico com muita raiva de quem vira e fala isso pra mim... Depois tem a cara de pau de chegar e falar "nooossaaa sua festa foi linda"
    • Responder
  • Geisla
    Noiva Constante Janeiro 2022 São Paulo
    Geisla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para mim, a pessoa que fala isso automaticamente é desconvidada se ela fosse convidado, se é dinheiro fora, então não tenho que gastar com a sua presença né ? Haha
    • Responder
  • Isabela
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sei de onde tiram essa idéia! Metade das minhas amigas/primas têm filhos pequenos. Criança também gosta de festa e merece se divertir!
    • Responder
  • Amanda
    Noiva VIP outubro 2020 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei o debate, noivinha!!
    Dentre essas polêmicas que você listou, a da bebida foi uma das que aconteceu por aqui: somos evangélicos, de famílias evangélicas e não bebemos nada de álcool, embora algumas pessoas da nossa família bebam bem. Então falaram em tom de zoeira (mas senti a cutucada rs) que que queriam chapar o globo na festa do nosso casamento e pra eu providenciar uns bons wiskys! Disse (em tom de brincadeira, mas cutucando também) que se alguem quiser beber no dia do casamento, vai ser bem longe, em alguma conveniência pois não teremos bebiba alcoólica e nem vamos permitir a entrada de convidados com elas!

Outra coisa que tem pegado por aqui é a questão da confirmação de presença... Da minha parte o pessoal é muito fuçado e vão conseguir confirmar certinho, agora da parte do meu noivo o pessoal é tão simples e tão mais avançado na idade, que a maioria não sabe nem o que é Whatsapp! Isso tá me tirando o sono!

• Responder
  • Ana Oliveira
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tenho um cansaço de gente que fica falando pra gente que gastar com festa é jogar dinheiro fora... Tenho muita dificuldade em dar uma resposta educada e a altura...

• Responder
  • A
    Noiva VIP Dezembro 2020 Paraná
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gostei muito xará Smiley heart

• Responder
  • Isabela
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso aí! Também não vou exigir cor ou modelo de vestido para as madrinhas. Cada uma tem um gosto e um biotipo diferente, o importante é que se sintam bonitas!
    • Responder
  • Isabela
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei muito do debate. É um dos dias mais importantes da vida de uma pessoa, e entende-se que as pessoas queiram ajudar, mas uma hora cansa mesmo. Graças a Deus nossas famílias não foram invasivas nesse sentido (ao menos por enquanto).
    O meu casamento vai ter talvez o "item" mais polêmicos do meio: o casamento por adesão. Vi muitos comentários depreciativo de blogueiras sobre o assunto, mas algumas não entendem que cada casal tem sua realidade! Faremos a cerimônia na igreja e depois vamos fazer um jantar em um restaurante próximo. Claro que gostaríamos de fazer uma festa "como manda o figurino", mas não temos condições de gastar 40 ou 50 mil reais em uma festa, afinal não queremos começar nossa vida a dois cheios de dívidas. Temos muitos amigos queridos que gostaríamos de convidar, sem contar que minha família é grande. Eu não ficaria feliz em restringir tanto a lista de convidados. Claro que tomamos o cuidado de não escolher um lugar muito caro (o buffet é R$ 50, e a comida é ótima). Sem contar que vamos oferecer uma mesa de doces e o espumante para o brinde. Por enquanto, ninguém se opôs! E faremos uma lista de presente (não decidimos ainda se vai ser em dinheiro), mas vai ser de contribuição espontânea.
    E como a colega disse acima: também quero deixar as madrinhas livres pra escolher o vestido que mais gostarem!Enfim, queridas noivas, vamos fazer um casamento com a nossa cara e nossos princípios! ❤️ O importante é celebrar esse momento com as pessoas que amamos!!
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um absurdo, o povo da uma viajada que só por Deus.
    • Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Espero que vc consiga vender tudo, kkk.

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu fui por consideração, mas não dei os 200 reais, kkk. Comprei um presente pra casa, já que eles não fizeram lista de presentes e entreguei em mãos. Já tive que adiar a data por questões financeiras e tirar esse valor me faria muita falta.Smiley xd

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Quem pode gastar faz um grande investimento no chá: decoração dos sonhos, fotógrafo profissional, buffet, etc. Eu ainda vejo noivas que ganham os chás das madrinhas, amigas ou parentes, mas é cada dia mais difícil.

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu faço cara de paisagem quando alguém me diz que festa só serve pra encher a barriga dos outros, kkk. Vc está certíssima de impor suas vontades. O casamento é seu e do seu noivo e vcs dois devem tomar as melhores decisões, não quem é de fora mesmo sendo família.

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu sempre quis algo mais tradicional com relação à festa, mas não terei cortejo com padrinhos na cerimônia e isso é um tema meio estranho para os outros. Estou em paz com a minha decisão, minha cabeça está leve e é isso que importa. Se vc quer uma festa mais econômica tem a opção do bolo e champanhe, brunch ou fazer um almoço ou jantar. Eu deixei algumas inpirações pra bolo e champanhe pra vc abaixo.

Bolo e Champanhe

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu fico revoltada com esse povo que acha que pode escolher as coisas pelos noivos. Faça o que seu coração mandar, noivinha. O mais importante é ficarmos em paz.

• Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa Julho 2021 Paraná
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A minha polêmica está sendo em relação aos padrinhos. Em quase 4 anos de namoro, foi nossa primeira briga, inclusive.

Minha mãe quer que eu chame os tios (que é tradição na minha família) e para mim ok, é uma forma de honrar a eles que sempre cuidaram de mim.

Minha sogra saiu na frente e convidou UMA AMIGA DELA pra madrinha. (foi aqui que a briga começou).

Tentamos resolver combinando que iremos chamar quem nós queremos de verdade (que é um casal de cada lado) e os demais fazer a alegria das nossas mães.

Mas ainda não to segura com a decisão.

Como ainda temos quase um ano, estou deixando a poeira baixar antes de tocar no assunto novamente.

• Responder
  • Tata
    Noiva Constante Setembro 2024 Rio de Janeiro
    Tata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahhaahahah amei o "fazer cara de paisagem" Smiley laugh

Você faria um casamento secreto? Nem mencionar que vai casar para as pessoas que você não vai convidar?

• Responder
  • Tata
    Noiva Constante Setembro 2024 Rio de Janeiro
    Tata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu ainda nem sei se vou realmente realizar uma festa, mas gostaria muito de fazer uma pequena reunião entre famílias em uma casa de campo que temos. E não quero gastar muito dinheiro com isso porque moramos fora, e viajar pro Brasil já é um gasto.

Mas... e que? Ainda tenho muitas dúvidas sobre isso, e sobre os temas que você mencionou muito bem acima. Esse universo é complicado porque envolve a opinião de muitas pessoas, ademais de serem pessoas que amamos.

Vocês também tiveram dúvidas sobre algo mais tradicional ou totalmente fora do padrão? Smiley kiss

• Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ihhh! Sempre há polêmicas kkk
    No meu caso, como casarei fora (sou de Brasília e casarei em Petrópolis sendo que não temos ninguém na cidade), as reclamações e polêmicas até o momento já enfrentadas:

1- “pq casar tão longe? Quer aparecer, tá metida! Nao quer que ninguém vá” e coisas do tipo. Ignoro totalmente, faço cara de paisagem e digo que entenderei se não puderem ir, que o casamento é fora pq nós quisemos. Bem na lata para encerrar o assunto! Kkk
    2- lista de convidados. Tive que impor mtos limites na minha mãe e meu noivo na dele por conta de convidados que sequer lembramos mas “tinha que chamar pra não ficar feio”.Minha solução: como estamos pagando tudo, sem ajuda dos pais, estipulamos que convidaríamos apenas quem a gente quisesse, até pq esse é o objetivo principal de casar fora da nossa cidade: reduzir a lista de convidados e afastar os “boca livre”. Com os custos e logística da viagem, só apenas os bem próximos irão.
    3- vestido de noiva. KkkkkMinha mãe tinha uma visão de vestido de noiva beeem princesa, cheio de brilho e tal. Eu gosto de uma pegada campestre (até pelo horário da cerimônia e local), pouco brilho, bem fluido, flores no cabelo... uma pegada boho romântica. Solução: eu escolhi e pronto! Kkkkk
    4- cor das madrinhas. Não estipulei cor, sequer estipulei paleta, quero todas livres e se sentindo bonitas no Dia. Não acho legal impor a cor que alguém deve usar, não gostaria que fizessem comigo, por isso não fiz com elas, mas em TODAS as lojas de vestido de noiva que eu fui as estilistas ficaram tentando impor isso como condição para o casamento ficar bonito e harmônico.
    Enfim, pode parecer grosseiro, mas não deixem a opinião dos outros se sobressair sobre a de vcs, noivinhas! É o nosso dia, tem que ter a nossa cara. Opinião dos familiares, pais e mães são maravilhosas, até para inseri-los no casamento, que penso ser um evento familiar e que todos estão na expectativa, mas especialmente se vcs estiverem bancando o casamento, pensem com carinho até que ponto a imposição de regras disfarçada de opinião pode ditar as regras do seu grande dia.
    No mais, não existe certo nem errado! Existe o que te traz paz e alegria nesse momento inesquecível.
    Ah, e na dúvida, sorriam, façam cara de paisagem e façam exatamente o contrário do que o palpiteiro aconselhar kkkkkkkkkk
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Janeiro 2022 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Achei super legal seu debate Aline! Concordo com grande parte!

• Responder
  • C
    Noiva Principiante Novembro 2022 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amiga, antigamente o tradicional chá de panela, era uma forma de ajudar os noivos a montarem a nova casa e não adicionar mais um gasto ao casal. A festa era organizada pelas amigas e madrinhas e cada um levava um prato e bebida. Hoje em dia parece que a noiva tem a obrigação de fazer o tal chá, seja de panela, bar ou lingerie e transformaram isso em uma festa pré-casamento com gasto muitas vezes exorbitantes.... se for pensar bem, muitas vezes compensa você comprar sua própria lingerie ou utensílios, do seu gosto, e gastar bem menos que dando outra festa
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas