Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• Fernanda
    Noiva Curiosa Junho 2017 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lembrando que a maioria das noivas que escolhem esses detalhes, então elas se sentem a vontade com isso! Se você não gosta é um direito seu, mas também é um direito delas acharem graça! Acho que hoje em dia tudo gera muita polêmica e o povo procura problema até onde não tem!
    • Responder
  • G
    Noiva Constante Setembro 2017 Paraná
    Gessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, masoqueNão dá pra acreditar num placa dessa, nunca tinha visto essa da loira gasta muito!!! Qual a necessidade disso? O que me parece, sinceramente, é que os noivos querem ser "diferentões" e escolhem essas coisas absurdas pro casamento! E aquelas fotos puxando a gravata do noivo? E o topo de bolo da esposa puxando o noivo pra ir pro casamento?Sinceramente, não consigo lidar com tanta passividade das noivas de acharem isso normal... Enfim, o que queria deixar de mensagem é que você e seu marido devem andar lado a lado, e escolheram ficar juntos por vontade dos dois.... Então nenhuma dessas mensagens faz sentido quando os relacionamentos são saudáveis....
    • Responder
  • Jemima
    Super Noiva Junho 2017 Minas Gerais
    Jemima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também nunca gostei desse tipo de plaquinhas. No meu terá somente "AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA". Concordo com vc em relação as essas frases que parecem ser divertidas mas na verdade carregam um significado machista e preconceituoso por trás. Eu observo muito as coisas e sempre achei feias e estranhas essas frases. Foi bom você ter feito esse debate pra abrir os olhos de pelo menos algumas noivinhas.
    • Responder
  • Nayara
    Noiva VIP Dezembro 2017 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também sempre achei essas plaquinhas horríveis, ou o topo de bolo personalizado de noivos amarrados ou game over. Eu vou fazer plaquitas com versículos bíblicos sobre o amor acho tão mais significativo e lindo.
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tambem acho que o momento pede mensagens que representem melhor nosso genero.
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente porque elas não entendem não acho justo os adultos colocarem como as mensageiras de mensagens ja tão preconceituosas. Se hoje eu visse uma foto minha com 4 anos de idade trazendo uma placa dizendo "lugar de mulher é na cozinha" por exemplo ficaria extremamente chateada com a pessoa responsavel por isso. Que sao brincadeiras nao ha duvidas, como eu falei no debate, nós nao aceitamos brincadeiras racistas, nao aceitamos brincadeiras com a religiao do outro, por que temos que aceitar brincadeiras que denegride a imagem das mulheres?! Beijos!
    • Responder
  • Nathally
    Noiva Esperta Março 2018 Rio de Janeiro
    Nathally ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Machista n é a palavra certa, pq essas placas trazem estereótipos negativos tanto pra homem como pra mulher (mulher gasta muito, homem n liga pra casamento/n quer ser "domado"). Elas são ruins para os dois e é inconcebível associar isso ao meu namorado. Até pq numa comunidade religiosa como a q pertendo os rapazes querem casar e ter uma família. Então eu sentiria um mal-estar vendo esse tipo de frase. É algo sem sentido... Prefiro um pensamento romântico, q transmita os sentimentos do momento e te represente. Maaas isso tbm vai da dinâmica do próprio casal. Sobre as crianças, a placa em si n vai influenciá-las. Oq interfere são os ensinamentos e ideias q ela internaliza através das conversas e convivência com os adultos.
    • Responder
  • Karol
    Noiva Esperta Março 2018 São Paulo
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, não poderia concordar mais com você. Acho essas placas de muito mal gosto. Pra mim, a ideal é a "lá vem a noiva", e só. Não vou aderir a essas plaquinhas.
    • Responder
  • Anne
    Noiva Ativa outubro 2021 Paraíba
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho as plaquinhas algo bem divertido E descontraído pro casamento !! Mas isso vai do perfil de cada casa.
    Porém é bem divertido mesmo kkkk Acho muito engraçadinho 😂😂🌼🌼
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana, entendo seu ponto de vista mas penso diferente .. Vejo as plaquinhas como simples brincadeiras, até porque ninguém casa obrigado ainda mais custando tão caro um casamento tem que ter muito amor kkkk .. Sempre brinco dizendo que meu noivo ta me enrolando quando na verdade a iniciativa do casamento foi dele (o pedido foi surpresa eu não esperava mesmo, mas ele já pensava em tudo) então eu sei que ele não está sendo obrigado a nada e as pessoas que estarão no meu casamento também sabem, e sei também que ele não fugiria rsrs .. Em relação as crianças normalmente são crianças pequenas que nem sabem ler e não entendem; e há tantas coisas pra influenciar as crianças pior que isso.Então teria as plaquinhas sim, sem problema nenhum..Essa é a minha opinião..
    • Responder
  • C
    Noiva Master Julho 2020 São Paulo
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vejo nada de errado nas plaquinhas porque realmente são uma brincadeira, acredito que ninguém coloca algo do tipo no próprio casamento pra se diminuir. Entendo seu ponto de vista, mas não acho que seja o caso.
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tambem! Tem tanta coisa LINDA e emocionante pra ser escrita! Tanta piada de bom gosto, é só parar pra pensar! Beijoss
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente, Amanda. Penso como vc!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo seu ponto de vista, Sara! Mas pra mim, ensinar pra uma menina que ela tem que trabalhar e ser independente, e ao mesmo tempo dar pra ela segurar uma placa dizendo: "pensa bem que ela gasta muito", é completamente contraditorio! Soa como "faça o que eu digo, não faça o que o eu faço", acho que é a forma errada de ensinar.... beijosssSmiley heart Smiley kiss
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tambem acho que ja comeca errado! Sem graça e desnecessario!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É assim que penso, Anne. Smiley kiss Smiley heart
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo, Neli. O problema esta na cultura. Só que placas e atividades como essa só perpetuam essa cultura...
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que não importa se a noiva especificamente é independente ou não, na minha opiniao, passa uma mensagem que as mulheres, em geral, sao dependentes dos homens (principalmente essa placa do "pensa bem que loira gasta muito). Ate essa ideia de fugir da responsabilidade traz esse cunho que a mulher sera um fardo pra ele carregar. Teoricamente casamento é a uniao de duas pessoas que se amam mais que tudo e que querem passar o resto da vida juntas, entao sinceramente nao vejo motivos pro homem querer fugir da "responsabilidade" de ficar com a mulher que ele mais ama no mundo.... quanto a tradicao do buque, do veu e do vestido, eu acho que é um pouco diferente. Primeiro, ainda que o branco tenha surgido por essa ideia de virgindade, hoje em dia ha mil outras explicacoes do por que a mulher usa branco no casamento é ja é muito mais por tradicao do que por qualquer outra coisa. O véu tambem. E quanto ao buque, a ideia é de fato que a moça que pega é a proxima a casar. Se vc parar pra pensar na ideia de varias mulheres se degladiando pra pegar um buque e teoricamente casar o mais depressa possivel, vc tem toda a razao: é super machista tambem! Mas aí o homem tambem joga a cinta-liga pro homens (ou a caixa de whisky, como na minha cidade) e significa que o homem tambem sera o proximo casar. Eles tambem se degladiam. Entao, na minha opiniao, Aí ja rola uma igualdade de generos. Concordo com vc que historicamente essas tradicoes surgiram tambem com ideias machistas, mas acho que hoje a tradicao ja superou qualquer ideia por tras. Ninguem casa de branco por causa de virgindade mais, isso nao é mais um fator importante! E nessas placas, nao vejo nada alem do puro machisco escrachado... beijos!
    • Responder
  • N
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Néli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pensa bem, LOIRA gasta muito. Amei. Amei amei a frase. Sabe porque? Meu noivo queria q eu ficasse mais loira. E eu sei q pra manter um loiro bonito tem q gastar. Eu falei q se ele não tivesse problema em manter eu faria. Gastamos mais de 1200 em produtos, mais de 300 reais mensais em salão. É uma brincadeira q eu faço, ele faz, vários amigos fazem: pra ter a loira tem q pagar por ela. Eu não pintaria por mim. Mas pintei por ele. Eu concordo com a questão dos ensinamentos. Mas como mãe sei q a plaquinha não faz diferença nenhuma na vida de uma criança. O que lhe incuti essa cultura é um comportamento persistente, hábitos e rotinas a qual a criança é exposta continuamente. Sobre o "dá tempo de fugir, vc percebe nesse App mesmo q a cultura do casamento é, por regra geral, um desejo da mulher. Mas entendo sua colocação. Mas percebo q o problema está na cultura, a plaquinha é só uma caracterização
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tambem me impressiono!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo!! Ou piada no sapato do cara falando: game over ou me salvem (ate isso ja vi!). Como vc mesmo falou casamento é AMOR, é começo, é união! É pra ser o dia mais feliz dos dois, nao motivo pra fuga... Acho essas piadinhas de extremo mal gosto, e principalmente pro dia C.
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Independente de como vcs decidiram casar, se ele esta la no altar é porque ele ama vc, certo? Entao nao vejo porque ele fugiria. Ok que cada um sabe da sua relacao com essas placas, mas mesmo assim a mensagem não deixa de ser machista... é como eu penso Smiley kiss Smiley heart
    • Responder
  • Anna Paula
    Super Noiva Julho 2017 Distrito Federal
    Anna Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc tem razão, não tem pq ficarmos reproduzindo essas frases machistas.
    • Responder
  • Jacianne Brayner
    Noiva Master Março 2018 Minas Gerais
    Jacianne Brayner ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com você! Plaquinhas devem acrescentar romantismo ao casamento, e não ser algo depreciativo.
    • Responder
  • Hellen
    Noiva Principiante Abril 2017 Goiás
    Hellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa 👏🏻👏🏻Realmente acho desnecessário, brincadeira sem graça!!! Já começa errado!!
    • Responder
  • Alba
    Noiva VIP Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Alba ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente com você. Acho as placas uma graça. .. Mais não desta forma. Vou usar Lá vem a noiva e guardiao das alianças
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Curiosa Junho 2017 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que hoje em dia as pessoas aceitam a sua opinião como verdade absoluta, cada um sabe do seu relacionamento e a relação dessas placas as vezes vai além do que tá escrito. Normalmente o casamento não é a mesma coisa pra noiva e pro noivo. O meu foi convencido ao casamento, disse o quanto isso era importante pra mim, mas não tinha importância pra ele, então ele só vai casar pq eu quero. Não vou ter placa por opção, mas não vejo maldade nisso
    • Responder
  • Jana
    Noiva VIP Abril 2017 Bahia
    Jana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu terei a plaquinha lá vem a noiva.
    Pensei em fazer a piada do fugir.. não foge que ela está linda. Porém em meu pensamento não via como machismo. Sou mt independente e 80% do meu casamento está saindo do meu bolso... isso mesmo apenas 20% do meu noivo isso pq eu ganho mais que ele. E ele deixou claro que quando decidimos casar ... pois já moramos juntos. Ele achava desnecessário os gastos sendo que ele estava construindo uma casa e um futuro comigo.
    Voltando as placas quando o assunto significa fugir eu vejo mais como o noivo sendo covarde e querer fugir da responsabilidade.... e o foge não que ela está tão linda no sentido dele atiçar a curiosidade e ter coragem pra ver como a princesa dele ficou depois de tudo. Se formos parar pra pensar em machismo e etc não jogariam os buque... não vestiria mostra branco pq não somos mais virgens e muito menos usaríamos véu que vem da tradição das virgens serem entregues aos noivos pelos pais. Enfim... só pontuando minha opinião.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Julho 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha eu penso o mesmo em relação a essas plaquinhas não gosto, acho negativas, coloca a mulher na situação de estar obrigando o cara a casar.
    • Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendo seu ponto de vista, mas eu amo as plaquinhas, usei no meu casamento algumas sem meu noivo saber, as fotos das risadas deles foram sensacionais Smiley heart quanto as mensagens para as crianças, não acho que vai definir o pensamento delas, tudo vale ensinar e conversar Smiley heart ensinar que todo mundo tem direito de ir e vir onde e qnd quiserem, inclusive de usar ou não plaquinhas Smiley smile
    • Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super concordo! Suas palavras me representam Smiley catface Smiley star eu não vou ter placas e nem topo de bolo com estas características rsrs
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não gosto de placa nenhuma, mas essas são hiper ridículas. Mesma coisa com os topos de bolo com o noivo amarrado. Muito mal gosto e falta de bom senso. Me impressiona ter gente que ainda usa isso e acha engraçado.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas