Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• Mayara
    Noiva Ativa Maio 2017 Paraíba
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essas plaquinhas me incomodam bastante...O meu terá duas uma pra minha entrada , que neste caso terei de fazer duas pois a idéia é que minha filha entre com ela e como ela é bem pequena... caso ela não entre meu sobrinho entrará com uma outra.A da minha filha será algo do tipo: Papai, a mamãe está linda!Papai, a mamãe já chegou!Papai, o grande momento chegou!Papai e mamãe vão se casar!Acho que isso dá um debate rsrsrs... acho que vou pedir a ajuda de vcs!Vou deixar uma reserva para o meu sobrinho Do mesmo jeito só que substuindo papai por tio e mamãe por tiaE a da saída que será carregada por meu sobrinho pois nossa filha estará em nossos braços, faço questão SaídaFelizes para sempre Minha filha na data do casamento estará com 01 ano e 11 meses
    • Responder
  • Kennia
    Noiva Esperta Janeiro 2018 Rio de Janeiro
    Kennia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Melhooor debate e muito construtivo! Parabéns noivinha Smiley heart

Sempre pensei assim!

No meu casamento terá plaquinhas, quando comecei a pesquisar sobre a cerimônia e detalhes que poderiam ter (as plaquinhas por exemplo) , fiquei muito incomodada com o que vi. Eu pretendo fazer as plaquinhas, justamente pra não ter essas frases machistas.

• Responder
  • Jessiikarinne
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Distrito Federal
    Jessiikarinne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu Deus. Mas quem faria uma placa escrito algo assim pro negro?Isso é crime. Racismo é crime.Agora eu te pergunto, vc terá empregada ne? Pra cozinhar, passar, lavar. Pq serio, se nao podemos brincar com o que fazemos no dia a dia, que vida teremos? Uma vida sem humor é algo q nao desejo pra mim, nem aqui e nem na China. O problema é que vai começar a sessão de problematização ate onde nao deveria ter. Ao inves de curtirem cada momento dos preparativos e do casamento, preferem ficar influenciando no que devem ou nao colocar no casamento. Isso ta ficando chato, deixa isso la pro facebook. Eu nao me incomodo com sátiras, quem se incomoda nao ponha, pronto. Enfim.. isso nao levará a nada. Posso apresentar mil motivos sobre discordar do seu debate, vc me mostra mil motivos defendendo. Eu nao vou mudar minha opiniao e nem a sua kkkkBjs.
    • Responder
  • I
    Noiva Esperta Abril 2017 Espírito Santo
    Islaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essas plaquinhas na minha opinião são U Ó! Hahahahahah falou tudo!
    • Responder
  • Zora
    Noiva Constante Junho 2018 Goiás
    Zora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Justamente!!! 👏🏼👏🏼👏🏼 Vc não disse o que eu quis dizer... mas exatamente o que eu disse mas com tuas palavras e com teu exemplo! Exatamente... Na cabeça deles (noivos) a responsabilidade é maior por serem homens... pela criação, experiências tudo mais!
    • Responder
  • Jessiikarinne
    Jessiikarinne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeita colocação!!!!!Se for começar a problematizar, ninguem mais casa.
    • Responder
  • Jessiikarinne
    Jessiikarinne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendi perfeitamente o que quid dizer e assino embaixo. Pode ser pela questão de cultura tambem, mas o homem tem isso com ele de "agora tenho responsabilidades", nao que nós mulheres tbm nao iremos ter, mas para um homem é muito mais pelo o que lhe foi ensinado e como foi visto em sua casa, pelo menos meu noivo me conta muitas histórias do quartel. E sabemos que na prática muita coisa muda. Felicidades querida. E deixem falar :*
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Maio 2017 Bahia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente com você noivinha e no meu casamento não terei esses tipos de plaquinhas....
    • Responder
  • Zora
    Zora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cecília acho que é questão de posicionamento... não sou feminista Flor! Eu tenho minhas responsabilidade sem dúvida... Mas em momento algum eu disse que essas responsabilidades seriam justificativas para uma possível fuga... eu nunca disse que por isso meu noivo acha que deveria ou poderia fugir! Apenas mostrei o outro lado, desculpa Flor mas vc interpretou mal! Já fico muito feliz que o meu noivo tenha consciência das responsabilidades que um casamento requer... muitos não tem... e é assim que os casamentos acabam... e não o julgo, nem a ngm por ter seus medos quanto a isso, até pq tbm tenho os meus! Mas como eu disse e isso é um fato... mulheres têm mais facilidade com seus sentimentos! Pelo menos eu tenho! E se eu tenho meus medos e receios imagino os dele! Vc compreendeu mal! Falei como ele se sente em relação ao casamento! Não como eu me sinto, ou que não tenho tantas ou as mesmas responsabilidades que ele! Quanto a placa quis dizer que é uma piada! Porque para os homens eh mais difícil lidar com o medo do casamento... e quando estamos com medo queremos fugir! Mas nesse caso não há fuga! Pq o amor eh maior! Eu entendo a frase desse modo! Vc entende como algo ofensivo e ruim, ou como quiser! Por isso eh um debate! Mas se vc ler de novo vai entender que não foi o que vc entendeu que eu quis dizer! Vc perguntou: porque ele pode fugir e vc não??! Flor! Não é questão de poder!!!! Pq ngm vai fugir... e essa é a piada! Noiva nenhuma avisaria o noivo que ainda há tempo de fuga se soubesse que existia essa possibilidade! Entendeu o meu ponto de vista?! Eu entendi o teu! Mas eh um aviso retórico! O aviso é dado! Mas todos sabem a resposta, ou acreditam nela! é eh isso!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo plenamente, mas o pior ainda e' fazer as pessoas rirem a custo de ideias machistas... se fosse a custo de ideias nao preconceituosas eu nem falaria nada! Beijoss

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

" que ele precisa "manter", suprir... filhos para educar, contas pra pagar (água, luz, gás) tudo isso faz um homem pensar muito antes de casar (assim o meu noivo diz) pelo menos pra ele..."

E voce nao precisa? Voce nao tem as mesmas responsabilidades de trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, pagar as contas? Entao por que ele pode fugir e voce nao?

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu respeito a sua opiniao. Mas se voce casasse com um homem negro, voce deixaria uma crianca entrar com uma placa: "cuidado, ele pode voltar pra senzala"??. Obvio que nao ne? Pra mim e espero que todas nos, isso seria inadmissivel! Entao, porque uma placa: prometo lavar, passar e cozinhar, e' ok? Qual a diferenca? por que satiras racistas nao sao ok, e satiras machistas sao? E as placas so estao la, porque acontecem na realidade! O que as vezes parece que algumas pessoas nao entendem e' que nao existe esse dualismo: brincadeira x realidade. A brincadeira e' a realidade! E' obvio que ha problemas muito maiores que esses... na Arabia Saudita tem homens de 40 anos casando com mulheres de 8 como sua quarta esposa. Ha mulheres sendo legalmente estupradas pelos seus maridos. Na India, ha mulheres recebendo pena de morte por terem sido estupradas. Mas nao e' porque o nosso machismo e' velado, que deixa de ser machismo. Nao e' porque o nosso problema e' menor, que deixa de ser problema. Enfim, cada um tem o livre arbitrio de usar o que quiser e fazer que quiser. Mas meu proposito nesse debate foi ensejar um pensamento critico em nos noivas sobre o que vamos usar e propagar em nosso casamento. Espero ter conseguido... Beijos!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada!!

• Responder
  • Zora
    Zora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente noivinha... nunca vi essas mensagens como algo maldoso... ficava pensando em como os homens tem mais medo do casamento🤔 Sempre converso muito com meu noivo... e ele sempre me disse que o casamento para o homem ou pelo menos para ele eh algo que demanda muita responsabilidade... pois ele agora terá uma família... que ele precisa "manter", suprir... filhos para educar, contas pra pagar (água, luz, gás) tudo isso faz um homem pensar muito antes de casar (assim o meu noivo diz) pelo menos pra ele... ele vai estar assumindo uma grande responsabilidade que no caso sou eu! (Não digo nem só financeiramente - até pq tenho minha profissão ele a dele -, mas sentimentalmente tbm) Sem contar na responsabilidade do relacionamento em si! Que é difícil! Abrir mão, conversar, expor os sentimentos (isso tudo para os homens eh uma questão só deles que jamais saberemos em que profundidade)! Jurar ficar junto pra sempre, prometer fazer aquela pessoa feliz, superar as dificuldades que surgirem (casamento não é só cerimônia e festa não minha gente)!!! Pra nos isso tudo é 1.000 vezes mais fácil! Sonhamos com esse dia! Nos preparamos pra isso! Eh da nossa natureza... saber expor, falar tudo que sente kkk até de mais às vezes... pra eles não eh tão fácil assim! Então pensar em fugir não é tão absurdo assim! Eh engraçado sim! E chega a ser romântico, pq msm sabendo de todas essas coisas... e mesmo sendo avisado que ele ainda pode fugir... ele fica e se casa! Mostrando que assume o compromisso, mesmo que ela coma muito, ou seja loira e isso signifique um gasto a mais, mesmo que tudo pareça difícil o que importa eh que ela está linda... que ele a ama e que vai encarar todas essas coisas por esse amor! acho legal! Teremos plaquinhas... acho lindas! E sim terá uma : tio não foge ela tá linda!!! Pq sou dessas!!! Conheço meu noivo, sei o que significa pra mim e sei o que significa pra ele e isso é tudo que importa! Tbm haverá uma com algo do tipo; aí vem o amor da sua vida!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tambem nao entendo o que passa na cabeca das noivas e noivos de colocarem topos de bolo assim! Concordo com vc em genero, numero e grau tambem!

beijosss

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que ha formas melhores de Descontrair a cerimonia do casamento do que atraves de estereotipos que a mulher será um fardo que o noivo vai carregar, ou de divertir os convidados atraves de piadas machistas... mas cada um é livre pra fazer o que quiser, nao é mesmo? Beijos
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, Giovanna falou apenas tudo! Nada mais a acrescentar! 😘
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Novembro 2017 Paraná
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa tarde!!! Concordo com vc noivinha, infelizmente na nossa sociedade essas ideias são dia após dia incutidas em nós através de sutilezas como essas, não usarei no meu casamento. Mas não dá pra negar que algumas (como a da loira) são engraçadas kkk

• Responder
  • Bianca
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Menina, simplesmente perfeito, eu nunca entendi o objetivo dessas placas. É um momento para fazer as pessoas rirem? Mas meu casamento não é um circo! Descontração é algo bem diferente.

• Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Rodrigo, são situações diferentes. O casamento é uma decisão séria, tecnicamente pra vida toda, perguntar se o casal deseja realmente se casar é uma pergunta feita para que o casal dê testemunho público disso mesmo que na situação isso seja, como vc disse, óbvio!

Agora, sobre as placas "problematizadas" eu não tenho nada a acrescentar ao que a Ana já disse. Estamos falando de um problema social, ela está tentando mostrar que questões importantes não são tratadas com seriedade justamente porque estão inseridas na nossa sociedade de forma sutil e tratadas como "besteiras".

• Responder
  • Keli
    Noiva Ativa Maio 2018 São Paulo
    Keli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda decidimos se teremos ou não essas placas, pois queremos uma cerimônia breve e isso iria ocupar tempo.

Mas falando sobre o debate, não vejo nenhum machismo nessas placas, ao contrário, considero isso super fofo e até engraçado.

• Responder
  • R
    Noivo Ativo Agosto 2017 Pernambuco
    Rodrigo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já que estão problematizando as placas, vamos falar sobre os líderes religiosos que perguntam se o casal realmente quer casar e tal. O casal gastou uma fortuna será realmente uma pergunta lógica ou cheia de dúvidas e tendenciosa??No final tudo é besteira!!! Vocês mulheres, devem amar mais e aproveitar mais Smiley smile
    • Responder
  • Isabela
    Noiva Novata Agosto 2018 Mato Grosso do Sul
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho divertido, mas não tinha pensado por este lado, estou pensando se terá no meu.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Curiosa Dezembro 2018 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu discordo, não acho que essas placas tem frases machistas , na minha visão é uma forma de humor , para descontrair a cerimônia do casamento ( a qual é de muita ansiedade para os noivos) e divertir os convidados! No meu casamento vai ter sim com toda certeza 😘
    • Responder
  • Marcia
    Noiva Novata Abril 2022 São Paulo
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu não vai ter, mas acho legal sim, da uma descontraída. Bjs
    • Responder
  • I
    Super Noiva Setembro 2017 São Paulo
    Isabely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sinceramente acho um grande exageiro achar que isso é machismo. Se for assim tudo em nossa volta deverá ser tratado como machismo ou desrespeito a mulher ou a alguém. É uma brincadeira boba que não ofende ninguem. Não gosto de plaquinhas, mas pelo fato de acha-las brega rsrs Mas opinião é opinião, gosto é gosto! rsrs

• Responder
  • Érica & Jimmy
    Noiva Master Março 2017 São Paulo
    Érica & Jimmy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com você, Ana!

Acho desnecessárias essas plaquinhas (que para falar a verdade, já deu o que tinha que dar, né!?)

Bjs

• Responder
  • P
    Noiva Ativa Abril 2017 Pernambuco
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia!

Sim concordo com vc!

Acho tão "nada a ver". O mesmo serve para uns topo de bolos horríveis que a mulher está acorrentando o homem, ou o noivo puxando a mulher pela perna (Maria da Penha??); Ainda o noivo com um lacre na boca e a noiva levantando a plaquinha com :"ele aceita"!

Enfim, muita contradição num momento que deve ser "tão mágico" e especial.

Beijos!!!

• Responder
  • Jessiikarinne
    Jessiikarinne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não acho machista, acho uma sátira. Nunca levei isso ao pé da letra!

Eu não concordo que seja preconceituosa ou uma forma de menosprezar mulher, acredito que seja uma forma de levar um pouco de humor para um momento que todos estiveram esperando e que, convenhamos, "cansados" (pelos preparativos, ansiedade, etc) de esperar.

Eu mesmo não concordo com essa suposição de machismo e muito menos com os textos prontos.. por exemplo, no meu casamento terei uma plaquinha escrita "PENSE BEM, ELA COME MUITO", pra dar um toque de humor e porque é a realidade.

Sobre a plaquinha de loira ali em cima? eu ri e demais, porque loira gasta que é um horror.. mas é LOGICO que o noivo nao vai largar uma noiva por esse motivo. Acredito que um relacionamento que não haja senso de humor deve ser o pior que tem, claro que tudo deve ser respeitado, mas quem no momento do casamento vai ficar procurando problematizar uma placa? Eu acho que o problema tem que ser levado a sério quando isso acontece na realidade, mas se for uma sátira, algo para tirar a tensão, não vejo nenhum problema.. isso só causa tumulto e confusão e digo mais.. se as pessoas realmente se importam com os dizeres das placas, sei lá, parem de casar no religioso, porque isso tbm é cultural, e antigamente nem era visto com bons olhos por noivas.

E sempre antes de problematizar e me queixar de algo relacionado a casamento eu paro, penso e agradeço por poder fazer as coisas do meu jeito e casar com o homem que me ama e que amo, já pensou que chato vc ter um casamento planejado com uma cara q vc nao suporta, igual acontece na india? Acredito que os problemas atualmente são outros, não sátiras.

Mas cada um com sua opinião ne.

Beijo!

• Responder
  • Jennifer
    Noiva Master Junho 2018 São Paulo
    Jennifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super concordo com você, sempre tive esse mesmo pensamento e não terei nada do tipo no meu casamento!

• Responder
  • Ladie
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Ladie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha falou tudoooo! Sem mais nem menos! Esse discurso deve perpetuar para sempre!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E o pior de tudo pra mim é reproduzir essa cultura machista sem nem perceber que está fazendo!! Inacreditavel! Tambem estou pensando se vou ter plaquinhas ou nao, talvez ate tenha, mas nada nesse sentido, claro! Beijosss
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas