Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• C
    Noiva Novata outubro 2017 Pernambuco
    Cinthia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente! Existem várias formas de conseguir o mesmo objetivo, não precisa ser perpetuando machismo nesse mundo já tão difícil para nós mulheres.

• Responder
  • Ingrid
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com vc! Odeio camisetas escrito Game Over em chás! Babaquice!
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Abril 2017 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu também acho que se a noiva quiser, amém. Não tem problema. Eu não colocaria no meu. Questão de gosto mesmo, noivinhas! Smiley heart

• Responder
  • P
    Noiva Novata Abril 2018 Rio de Janeiro
    Pérola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Até que enfim alguém com a mesma opinião que eu! Foi uma das primeiras coisas que falei, não quero plaquinha que dê a entender que o noivo está sendo forçado, nenhuma brincadeira de "game over" e nem bonequinho de noivo sendo arrastado para o altar! Penso que tem outras formas de descontrair sem passar a mensagem que estou obrigando o noivo a casar!

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Abril 2017 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quando vi o nome do forum, pensei: A treta está plantanda! HAHA!

Eu, particularmente, nunca gostei dessas plaquinhas. Sempre tive essa impressão mesmo de que o noivo está lá por obrigação. Só que também levo em consideração que algumas noivinhas vão pelo humor da coisa. Eu até acho engraçado essa de "gastar muito", mas as outras eu não curto. É igual aquela do GAME OVER. Essa é a pior! HAHAHA! Aqueles topos de bolo com o noivo amordaçado é o fim do mundo também !

• Responder
  • Priscila
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Novinhaaaa li e que post MARAVIILHOSO.....

caimos sempre nesse agurmento de que "é uma simples brincadeira"

"agora tudo é machismo, racismo, gordofobia, o mundo esta chato"...

CHATO?!? CHATO porque cansaram de ser humilhados e estão se empoderando?

acho justo e digno, retrucarem , não aceitar mais essas bincadeiras de MUITO MAU gosto...

as plaquinhas são machistas SIM,gosto da ideia porém com outras frases.

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amei o "Papai a mamãe está linda!" Muito fofo!

• Responder
  • Aline
    Noiva Esperta Novembro 2020 Pernambuco
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pura verdade!! E outra, cada um tem um ver e um pensar, se as mulheres botaram essas frases em seu casamento foi pq viram que não tinha nada dms. Eu acho nada dms, talvez pra alguma sejam tudo isso que estavam no post, mas pra mim não é... Tudo que se faz hoje as pessoas só pensam no lado ruim.. que tal pensar que foi engraçado, que a noiva quiz, ela casou e hoje está feliz. E com certeza ela não ficou procurando defeito em frases... 😒😒
    • Responder
  • K
    Noiva Novata Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Karoline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei. Palmas pra você. Pensamentos e visão parecidissimas.

• Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente com tudo que você disse!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É absurdo esse tipo de coisa que a gente vê por aí como inspiração de casamento!

E com certeza, isso é coisa de mulher, acho que poucos homens se envolvem muito na organização do casamento, e acredito que eles mesmos não escolheriam placas com esse tipo de frase. Então as próprias mulheres se autodepreciam através dessas escolhas!

• Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo, assim como o topos de bolo eu detestos essas placas sem noção que coloca a mulher como total dependente do homem ou como o homem estivesse casando obrigado, mas o que mais me chama atenção é a quantidade de mulheres que alimentam esses discursos, que acham engraçado e diz que tudo isso é brincadeira, agora no carnaval ouvi falar muito daquelas velhas marchinhas preconceituosoas e racistas, que muita gente ainda defende porque é só ¨brincadeira¨, pois essas pessoas acham legal fazer brincadeiras sendo preconceituosas como outras pessoas. E essa plaquinha da loira que coisa horrorosa é essa, como se obrigatóriamente fosse o homem que tivesse que pagar a manutenção do cabelo da esposa como se ela sempre fosse totalmente dependente dele...

• Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Essas frases são super chatas...

• Responder
  • Ellen
    Noiva Novata Abril 2018 São Paulo
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fórum maravilhoso! Super construtivo! Amei a discussão. Inclusive acho muito saudável pessoas com diferentes opiniões discutirem sobre determinado assunto. Nunca tinha me atentado para esse aspecto machista, sempre achei essas plaquinhas desnecessárias, mas como já foi mencionado por inúmeras noivas acima, essa pode ser uma solução encontrada para descontrair o momento tão solene. No meu casamento não haverá plaquinhas, justamente porque penso que é um momento solene e não divertido, mas respeito quem pensa diferente.

A "cultura do machismo" é justamente uma questão bastante séria porque as pessoas de um modo geral nunca vêem problema, acreditam que tudo não passa de uma brincadeira e insistem em classificar quem debate essas questões como extremista. Como grande parte leva esse assunto na brincadeira, o machismo vai se perpetuando e todos perdem!

Parabéns por levantar a discussão! Smiley heart

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

As plaquinhas de "Foge não.." sempre detestei, mas confesso que fiquei bem tentada a fazer a do "Pensa bem, ela come muito", porque todos que me conhecem, sabem do meu apetite nada pequeno e já fizerem várias brincadeiras com o meu marido em relação a isso. Mas de verdade? Não pensei na questão dele ter que me sustentar, nem comprar minha comida nem nada assim..pensei no lado divertido de eu comer mais do que ele, do meu prato ser maior que o dele e pelo meu apelido de Magali.

• Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sei lá, acho que nem tudo se encaixa em preconceito, machismo, homofobia e etc! As vezes é só uma descontração, brincadeira... Nada com maldade ou com qualquer tipo de sentido incluído! A intenção é dar risada, fazer sátira e rir, só isso... Mas é claro, que sempre tem o grupinho de chatinhos extremistas que vão achar pelo em ovo pra encher o saco de todo mundo! Não gosta? Não usa, simples assim!
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, conforme consta no seu post, vc pediu a opinião de todo mundo e eu dei a minha! Cada um na sua. Ah é bastante mudanças, e essas mudanças estão melhorando MUITO o mundo 👍 oh, o mundo TÁ UMA "BENÇÃO", cheio de gente tolerante, que respeita a opinião um do outro... né? Sei lá, acho que nem tudo se encaixa em preconceito, machismo, homofobia e etc! As vezes é só uma descontração, brincadeira... Nada com maldade ou com qualquer tipo de sentido incluído! A intenção é dar risada, fazer sátira e rir... Mas sempre tem o grupo de chatinhos extremistas que vão achar pelo em ovo pra encher o saco de todo mundo! Não gosta? Não usa, simples assim!
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aninha eu to contigo de todas as formas, não entendo chamar machismo de humor e justificar que nossa visão é teoria chata, isso não é teiria de nada, a frase é o que é. Humor pra mim é, por exemplo, o pagem entrar com a música do missão impossível se fazendo de segurança das alianças, apesar de que eu nem disso gosto pq prefiro o clássico e não brincadeira em casamento, mas aí é questão de gosto! Agora supor que o noivo vá fugir do casamento, por mais que seja óbvio que ele não vai, é feio! É só usar a criatividade, e inventar frase que bem quiser, como "sejam eterbamente felizes" que vi aqui na comunidade essa semana, pra que falar frase sarcástica e machista se tem tanta coisa linda q pode ser dita nesse momento, que não é um momento qq, é um momento único e especial na vida! Só acho né 😊
    • Responder
  • Jessiikarinne
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Distrito Federal
    Jessiikarinne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exatamente. Dá ate sono essas teorias hauahaua
    • Responder
  • Jessiikarinne
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Distrito Federal
    Jessiikarinne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Neee? Existem coisas piores a se preocupar, nao brincadeiras de plaquinha. Chega cansa. E a minha plaquinha vai fazer o povo rir demais kkkķkkkkkkk pq é a pura verdade.
    • Responder
  • Karla Janaina
    Noiva Constante Dezembro 2016 Rondônia
    Karla Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo Jessica, pras feministas tudo é machismo... 😧 kkk adorei a placa do pense bem ela come muito kkkk
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Soltar um riso as custas de um esterotipo preconceituoso. Se voce acha que isso vale a pena, otimo. Voce tem todo o direito de ter o seu ponto de vista. Assim como eu tenho o meu. Smiley winking Pra mim, sao essas pessoas que inventam um monte de teorias, e que pensam fora da caixinha que sao as responsaveis por mudancas na nossa sociedade. Mudancas essas que todas nos nos beneficiamos. Beijos de luz. Smiley heart

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu penso igual, Paula. Nao e' que ao levar uma placa dessas estamos fazendo pura e simplesmente pra diminuir a mulher. Nao, e' claro que nao e' isso. Mas a mensagem subentendida e' essa. Voce falou tudo. Beijos!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

De nadaaa, Raquel! Estamos aqui pra falar de coisas importantes tambem, ne? hahaha beeeeijos

• Responder
  • Paula
    Noiva Constante Abril 2017 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

EU CONCOOOORRRDDOOO!
    No meu casamento não terá, mas antes de eu e meu noivo decidirmos sobre isso, já não gostava da ideia, sei lá...não curtia. Quando vi uma publicação no facebook sobre isso, caiu muito a ficha e faz todo sentido!

Por outro lado, acho que cada um faz o que quiser né. Como uma noivinha aqui disse, nem sempre é pelo lado "extremista", é mais por levar frases engraçadas e que irão fazer todos rirem, tirar um pouco do nervosismo.

(porém não podemos negar que o conceito dessas frases vem de um lado machista, onde só a mulher quer casar e arrasta o cara pra isso, enquanto o homem quer continuar sendo um "galinha" pegador. Conceito este que vem de um geração passada - ou ainda em processo =P )

(parafraseando aqui o "galinha", devemos entender que HOJE, a mulher/ homem que não quer casar e sim viver uma vida social solteira NÃO tem problema algum! graças aos céus as pessoas - principalmente as mulher - estão mais bem resolvidas hoje e não precisam de um homem ou mulher ao seu lado para serem felizes ou se sentirem completos)

Gente, é só o MEU ponto de vista, normal concordarem ou não. A discussão nos mostra outros pontos de vista nunca enxergado antes! Smiley heart

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Maio 2017 Mato Grosso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também acho super chato essas frases, no meu casamento terá plaquinhas mas com outras frases.Ex: Segurem as emoções.A sua princesa está chegando.
    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Julho 2019 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    AADOOOREEEEI! NOIVINHA POLEMICAAAA! hahahahahaha concordo demais! Sério, concordo tanto, mas tanto, mas taaaaaanto! Muito necessário falar sobre isso! Obrigada por criar esse lindo debate!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

hahaha pra mim tambem!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Kennia! Tambem acho que terei plaquinhas, mas nao serao assim nao! Beijosss

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Juliana! Smiley kiss Smiley heart

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu moro com meu noivo ha dois anos e nao temos empregada nao... nos dois lavamos, passamos e cozinhamos. Por isso acho uma placa que coloque a mulher na cozinha e' tao pessima quanto a que falei. Porque isso e' tarefa dos dois. Os dois comem, entao os dois devem cozinhar. Os dois usam roupa, entao os dois devem passar. Os dois morarm na mesma casa, entao os dois tem que limpa-la.. Voce se incomodaria com uma satira racista ne? O meu ponto aqui e' que 'e a mesma coisa... so que o preconceito e' voltado a outro grupo. Mas enfim, cada um faz o que quiser mesmo! Beijosss

• Responder
  • Juliana
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu Deus, eu concordo tanto com você! Parabéns pelo post maravilhoso
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não curto essas plaquinhas não, acho super machistas.

✨ siga @estudio_letiz
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas