Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• Julyane
    Noiva Esperta outubro 2017 Espírito Santo
    Julyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kira, se você acha que "não tem como não ver machismo em tudo" é porque você está tão enraizada nesse tipo de preconceito e é a unica coisa que você consegue ver.

Quando me cantam na rua eu viro pro cara e digo "seu babaca" ou "e você é um babaca". Acredito que quando a pessoa aceita que é assim e pronto vai continuar com o mimimi.

Digo e repito, foram os noivos quem planejaram o casamento, se ela quiser, e ele aceitar, uma vela preta, casar de roxo e com um moicano problemas é deles, se você não quer no seu, bom pra você, mas ficar criticando abertamente assim é se entregar a discriminação, arrumar tretas a toa e ainda correr o risco muito grande de magoar as pessoas que querem fazer ou fizeram no seu casamento pelo unico motivo de querer esse tipo de alivio comico em seu casamento.

• Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quanta mulher machista, isso mostra quanto o machismo está enraizado mesmo em nossa sociedade, o problema não são as plaquinhas o problema são certas frases que muita gente usa sem sequer refletir (vendo o tanto de noiva aqui que acha normal certos tipos de frase isso fica claro) sobre o que elas querem dizer, cada um usa o que quer mesmo mas isso não impede que outras pessoas reflitam incluindo até seus próprios convidados, inclusive muita gente já percebeu tanto que muitos pastores e padres nem aceitam mais em suas igrejas, não é questão de feminismo ( que virou moda atacar) é bom senso mesmo, mas tem tanta gente que não sabe o que é isso né.

• Responder
  • Bianca
    Noiva Novata Março 2018 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hj em dia está tudo mto chato e cheio de mimimi... tantas coisas ruins acontecendo e o ser humano preocupado com as plaquinhas de casamento e mtas outras coisas q não fazem a mínima diferença na vida da gente...
    • Responder
  • Alane
    Super Noiva Agosto 2016 São Paulo
    Alane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No final, o que importa é o que o casal sente e sabe. ♥

VIVA A QUALQUER PLAQUINHA E ESCOLHA kkk

• Responder
  • Daiane
    Noiva Principiante Novembro 2017 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem isso 👍😉
    • Responder
  • Kira
    Noiva Constante Dezembro 2017 São Paulo
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, não é que vemos machismo em tudo, o problema é que realmente está em tudo! Só pararesta pra pensar.. Em questão do casamento mesmo, a moça já citou mais repara, as plaquinhas, os topo de bolo.. Tudo força a imagem de uma mulher desesperada pra casar..É impossível não ver machismo em ser cantada na rua, em ditados populares, em cargos, em casa, no trabalho. . Infelizmente está em tudo mesmo!
    • Responder
  • Jackeline
    Noiva Esperta Julho 2017 Rio de Janeiro
    Jackeline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom noivinhas, eu acho muito legal as plaquinhas quando tem mensagens bonitas," como Jesus nosso convidado de Honrra","lá vem o grande amor da sua vida " como outras e no meu casamento eu quero que tenha essas plaquinhas. Concordo com suas palavras e acho interresante sua posição. Bjs noivinhas

• Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Março 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

vc tá confundindo, MACHISMO = FEMISMO, e não FEMINISMO. Dá uma pesquisada.

• Responder
  • Sidyane
    Noiva VIP Maio 2017 Goiás
    Sidyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com você noivinha. Não gosto dessas frases que afirmam que o noivo está casando obrigado.
    No meu casamento usarei algumas placas mas com esses dizeres "Jesus nosso convidado de honra" "Tio, prepare o seu coração... Ai vem o Amor da sua vida" e "Segurança das Alianças"
    • Responder
  • Julyane
    Julyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo com o Carlos, infelizmente essa se tornou uma geração mimimi mesmo.

Mulher anda vendo machismo em quase tudo e adora usar isso como desculpa pra causar treta nas ideias do outros.

• Responder
  • B
    Noiva Principiante Março 2018 Rio de Janeiro
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cada um coloca no seu casamento o que quiser, e outra coisa não tem só essas frases e você mesma pode criar as suas, acho que todos entendemos que as plaquinhas são pra descontrair e tirar aquela tensão. Mais convenhamos sempre tem alguém pra colocar defeitos na festas dos outros ( ou sair falando mal). Se você não gosta das plaquinhas tudo bem, mais guarde sua opinião pra você, fala isso numa festa de casamento pra noiva que não concorda com a sua opinião tu vai passar vergonha. Se você não gosta não coloque no seu casamento mais também não critique quem gosta, cada um faz o que te faz bem.
    • Responder
  • Carlos
    Noivo Novato Novembro 2017 São Paulo
    Carlos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah então vc pode ser feminista mas eu não posso ser machista? E outra, isso não eh ser machista noivinha...
    • Responder
  • Julyane
    Julyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não quero no meu casamento, não por achar machista... eu sempre falo e brinco com meu noivo: "Você ta vendo, hein... ainda pode desistir", mas não quero por não fazer o nosso estilo, assim como aquele casamento classicão de princesa também não faz.

Por mais que eu não goste ou pense isso ou aquilo acredito que não tem porque criticar dessa forma.. acredito que se você está planejando seu casamento, com certeza - ou pelo menos deveria - esta o fazendo com o seu noivo, tomando decisões em conjunto e for usar ou usaram é porque OS DOIS DECIDIRAM ISSO. Assim sendo, não há porque apontar o dedo e criticar.

As pessoas (MULHERES) precisam parar de achar machismo em tudo, sei que o estresse do casamento pesa. Aquele dia será o dia que os noivos tomarão uma grande decisão, mas pensem que tem coisas que é pela diversão, pra deixar o clima mais leve, pois quando, acredito eu, os noivos verem seus convidados rindo daquelas coisas bestas que eles inseriram no casamento, eles se sentirão mais leves também...

Existem coisas que os dois gostam e o casamento deve ser a cara deles.

• Responder
  • Kira
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Machistas até aqui? haha A administração deveria banir tais!
    • Responder
  • Priscilla
    Noiva Curiosa Abril 2017 São Paulo
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vou usar no meu.
    • Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Smiley winking
    • Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vejo como machistas. É só uma forma de colocar humor. Eu vou colocar no meu casamento, e tanto eu quanto meu noivo estamos convictos de nossa decisão. Sou cheia de defeitos, então se ele realmente quisesse fugir, existem 1001 motivos pra fazer do que fugir por meras plaquinhas. E não é a mulher que está obrigando o homem a casar, se ele não quer simplesmente não faz, se ele fez, foi decisão dele, a excessão será se o homem estiver sendo ameaçado de morte pelos parentes, só assim!! Ninguém é obrigado, são as pessoas que se obrigam! Vocês falam de plaquinhas machistas, mas vocês estão se casando com um homem. Que ironia! Vocês podem dizer que não tem nada a ver, mas é assim. Deus fez cada um com suas qualidades, o homem é especial por coisas que só ele pode fazer e a mulher é especial por coisas que só ela pode fazer, é por isso que nos apaixonamos e nos unimos, para se completar. Parem um pouco com esse tipo de pensamento como por exemplo "isso é preconceito, isto é racismo, isto é homofóbico, etc." por qualquer coisa que acontece e que provavelmente nunca teve a intenção de causar problema. No casamento sempre colocamos a nossa personalidade, seja através de decoração ou de momentos especias. Então a minha mensagem por trás das plaquinhas é mostrar que eu e meu noivo somos muito bem humorados a todo tempo, que independente do que aconteça nos manteremos firmes em nossa decisão.
    • Responder
  • R
    Noiva Esperta Agosto 2017 Paraná
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossaaaaa me senti, sempre deixei claro que não queria algo assim, achei que era a unica. É tão lindo ve essa evoluçãaaaao Smiley heart

• Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Setembro 2017 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que babaquice! o povo adora achar defeito em tudo.

• Responder
  • Guimarães
    Noiva Novata outubro 2018 Bahia
    Guimarães ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amei a resposta
    • Responder
  • Thayná
    Noiva VIP Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Primeiramente acho feias e bregas.

Depois acho muito desnecessárias e incoerentes.

Só que por fim eu nao julgo quem coloca. Talvez nem nunca pensou nisso. É só mais uma herança do histórico de machismos que vivemos. Noivos maravilhosos e casamentos bem sucedidos já devem ter tido uma plaquinha dessa. Acho é mais ignorância do que imposição de machismo da parte do noivo ou família.

• Responder
  • C
    Noiva Novata Maio 2018 Minas Gerais
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me sinto melhor sabendo que não sou a única que vê msgs machistas e de desvalorização dá mulher nessas plaquinhas...
    • Responder
  • C
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amém que não sou a única a pensar assim . Me incomoda muito essas plaquinhas. Quem disse que tenho que casar e meu noivo ficar solteiro ??? Isso aí tá muito errado e queria que colocassem mensagens mais animadas. Brincadeirinhas que não perpetuem machismo e preconceito.
    • Responder
  • G
    Noiva Novata Novembro 2016 Rio Grande do Sul
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É inacreditável que essas mensagens ainda anunciem a entrada de muitas noivas! Primeiro porque elas reproduzem um machismo que já somos obrigadas a viver no cotidiano e segundo porque tiram o brilho e a emoção desse momento lindo. No nosso casamento fiquei muito preocupada de não reproduzir essas mensagens mas de não deixar de passar alguma. Dois dos Meus afilhados entraram com as plaquinhas "a dinda tá linda" e "ganhamos um dindo". Foram mensagens que alegraram o ambiente (e ajudaram a deixar o noivo mais descontraído). Acho que é bem possível fazermos um casamento que valorize o amor dos noivos, exclusivamente!
    • Responder
  • Thais
    Noiva Novata Setembro 2017 Espírito Santo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o post!Também não sou a favor desse tipo de mensagem.. não transmitem mensagens coerentes com o momento, propósito e sentido religioso. Existem tantas ideias legais, românticas, fofas e até engraçadas, que poderiam completar esse momento!
    • Responder
  • Barbara
    Super Noiva Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Penso exatamente igual, acho horrivel isso e perpetua uma imagem de que nós mulheres obrigamos nossos namorados a casar. Como se fosse algum tipo de golpe.

• Responder
  • Carlos
    Noivo Novato Novembro 2017 São Paulo
    Carlos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vão fazer uma geração diferente msm, a geração mimimi, que se ofende por td... Que só reclama, que se diz oprimida, que se auto intitula inferior aos outros ao fazer isso...
    • Responder
  • Tânya
    Noiva Ativa Setembro 2018 Pará
    Tânya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sempre pensei dessa forma tb. Jamais usaria um plaquinha dessas, nem camisa de "game over", ou topos de bolos machistas.... fui em um casamento q o noivo ficava fazendo brincadeira com os amigos fingindo "cortar" o pescoço como se estar ali ao lado da noiva fosse a ultima coisa q ele quisesse. Pode ser bem humorado, mas pra mim humor tem limite e como disse a reportagem tem plaquinhas romanticas lindas que podem ser usadas ....
    • Responder
  • Paula
    Noiva Novata 0000 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Falar a verdade...acho bem bregas essas plaquinhas! E junto delas esse machismo horroroso!!!!Tb não concordo!!!Acho que existem outras formas de comemorar junto com o amor da nossa vida e sem a necessidade de submeter a mulher a essas pessoas ignorantes!
    • Responder
  • Lidiane
    Noiva VIP Junho 2017 Minas Gerais
    Lidiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q pode ser coisas mais românticas combina mais com a ocasião
    • Responder
  • Rachel
    Noiva VIP Maio 2018 Minas Gerais
    Rachel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Minha opnião é bem parecida com a sua Deusa.

• Responder
  • Kira
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, você arrasou! Falou o que muitas de nos pensamos.. Minha mãe mesmo deu a idéia dessa placa e eu repreendi ela.. Vamos fazer uma geração diferente!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas