Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa! Smiley heart

Não gosto de placas, mas essa ia dar certo pra mim também. Até minha sogra diz que meu marido esperou a vida inteira por alguém como eu, então tenho certeza que na cerimônia ele vai ficar super ansioso. rs

• Responder
  • Catarina
    Noiva Novata Agosto 2017 Distrito Federal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com você. As palavras são de mau gosto e não inspiram o amor e o romantismo do momento. Algumas chegam a ser grosseiras. Não colocarei placas no meu casamento de jeito nenhum. Acho brega. É minha opinião.

• Responder
  • Jessica
    Noiva Esperta Novembro 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na verdade não vejo machismo. Vejo a ansiedade do casamento, o fugir se refere ao futuro, vida nova, eu entendo como um "não tenha medo". Quantas e quantas histórias de noivos fugindo do casamento, ou noivas também haha. E acho que precisamos parar de ser extremamente politicamente corretos. Tem coisas que não são para o mal, tem coisas que são de outra interpretação, sua visão depende dos óculos que vc usa pra enxergar.

• Responder
  • Nathália
    Super Noiva outubro 2018 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É bem notório que a única intenção disso éa brincadeira, algo pra divertir os convidados. O problema é que a sociedade está se vitimizando tanto ultimamente, que tudo é machismo, homofobia, preconceito etc. Não vou usar no meu, mas não vejo problema algum com as noivinhas que querem e gostam.

• Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sempre pensei em uma placa assim: CALMA!!! A noiva já chegou

• Responder
  • Gizelle
    Noivo Esperto Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Gizelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo em gênero, número e grau.Sempre comentei sobre essas placas e essas frases extremamente preconceituosas...Realmente parece que o casamento é algo desejado somente pela mulher..Meu noivo está fazendo parte ativamente dá organização de tudo...E concordamos logo no início dos preparativos que não teriam essas plaquinhas...
    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Novembro 2017 Espírito Santo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aaaah....minha celebrante será uma mulher! Smiley love

• Responder
  • Amanda
    Super Noiva Novembro 2017 Espírito Santo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Putz... que tapa na cara da sociedade machista! kkkkk Na boa, o melhor debate que já vi nesse site. Que bacana problematizar o uso de plaquinhas com dizeres pra lá de machistas, camuflados na fofurice das crianças. Eu também nunca gostei dos topos de bolo em que o boneco hominho sempre sai como O tal... Ainda estou pensando se usarei as tais plaquinhas (com dizeres mais criativos).... Esse debate me fez refletir mais profundamente sobre o tema. Confesso que apenas não gostava. Mas não tinha parado para me aprofundar nisso. Arrasou, girl! Smiley winking

• Responder
  • Kaise
    Noiva Esperta Novembro 2018 Rio Grande do Sul
    Kaise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo contigo, particularmente também acho machista, por isso tomei a decisão de não ser levada por ninguém. Irei com minhas perninhas ao encontro do meu amor. Não para entregar minha vida, mas no aceite de compartilhar a nossa. (Bah me inspirei, ficou bonito rsrs) 😃
    • Responder
  • Kaise
    Noiva Esperta Novembro 2018 Rio Grande do Sul
    Kaise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei do texto . É bastante relevante refletir sobre isso. Eu não pretendo ter nenhuma placa. Acho que tudo já foi dito. Parabéns pela iniciativa
    • Responder
  • E
    Super Noiva outubro 2018 São Paulo
    Elen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente nunca tinha pensado nisso, achei muito coerente o que você falou, claro que todo mundo faz o que quiser no casamento delas, mas gostei do que li, nunca me afetou mas optaria pela frase que você exemplificou: "Lá vem o amor da sua vida" e ai sim acrescentaria: "...E ela está linda!".

Parabéns pela atitude!

Todo mundo tem o direito de expor e ser respeitada por isso!

Bjs noivinha!

• Responder
  • Tatielen
    Noiva Constante Julho 2018 São Paulo
    Tatielen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

EU ACHO DIVERTIDO. DIVERTI OS CONVIDADOS

• Responder
  • L
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ana, concordo muito com sua colocação! Esse foi um dos motivos pelo qual relutei muito sobre fazer festa de casamento. Não só essas placas que você citou, mas muitos outros costumes que se vêem em casamentos são muito machistas! Posso estar até sendo um pouco polêmica aqui, mas o próprio ato do PAI entregar a filha pro NOIVO acho extremamente machista. Cabe ao casal cortar essas coisas da festa!! Bjos!

• Responder
  • Jariene
    Noiva Constante Agosto 2017 Pernambuco
    Jariene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Esse assunto abordado pela nossa colega Ana Cecilia bem interessante. Até porque em meio a busca pelos detalhes, eu acabei percebendo o quanto de machismo vem sendo colocado nas cerimônias e nas festas de casamento. Assim como a Ana falou... Plaquinha essas como que diz “Ainda dá tempo de fugir”. Como se o noivo fosse um coitado, estivesse ali por obrigação ou pressão. Pode acontecer, claro, mas creio que seja uma minoria muito insignificante pra que essas plaquinhas “engraçadas” estejam se alastrando tanto nas cerimônias.

Eu acho que a gente precisa parar de naturalizar essas “brincadeiras”, principalmente no nosso grande dia. Antes de nos cegarmos pelo afã de reproduzir o que há de tendência nas festas badaladas de casamento, é sempre bom pensar se aquilo vai faltar com respeito com você mesma ou com o seu relacionamento.

Eu não sei vocês, mas tô amando planejar minha festa de casamento.Smiley love

• Responder
  • Janayna
    Noiva Curiosa Janeiro 2018 Tocantins
    Janayna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito interessante a reflexão, arrasou!
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Abril 2017 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uauuuu falou tudo em noivinha...

• Responder
  • I
    Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns! Você colocou um fato super importante e concordo com tudo !! Acho placas lindas , fofas mas assim não gosto e não terei no meu casamento . Cada um tem uma opinião e vi muitas noivinhas escrevendo que isso é mimimi, que arrumam problemas pra tudo e etc... bom cada um pensa de um jeito né, infelizmente muitas pessoas acham graça!!! Eu não concordo com isso e admiro vc se expor assim pq sei que muitas pessoas irão te apoiar e outras vão debochar, rir e discordar. Mas enfim , adorei seu debate !!!
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Esperta Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente, falou tudo! As pessoas não conseguem ver o que está por trás dessas plaquinhas... Topo de bolo então nem se fala!

• Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É isso mesmo, Emy! Chega de passarmos por loucas! =)

• Responder
  • Nanda
    Noiva Constante Agosto 2021 São Paulo
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com tudo! Sem contar que tem como tirar risadas dos convidados sem piadas machistas, coisas tipo "Calma, ela já tá vindo" e "Vai sair esse casamento, finalmente". Acho super legal frases engraçadas, até mesmo com coisas pessoais dos noivos, mas rir em cima de preconceitos não é nada legal, né?

• Responder
  • Jacklin Andreucce
    Super Noiva Abril 2017 Mato Grosso do Sul
    Jacklin Andreucce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sou mais romântica e gosto de ideias mais intimistas...logo não terá nenhuma dessas placas. Mas acho que vai de cada casal. A intenção destas é para tirar risos dos convidados, nós decidimos tirar suspiros... beijos noivinhas

• Responder
  • Carla
    Noiva Constante Agosto 2017 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Me identifiquei com sua opinião Smiley winking

• Responder
  • Carla
    Noiva Constante Agosto 2017 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meio polemico?! O assunto é inteiro polemico... Não sei nem o que pensar acredito entendi o que Ana Cecilia quis expor e vejo coerrencia no discurso, porém o mundo está tão chato cheio de mimimi, que podemos escolher ver a plaquinha apenas como uma brincadeira e não como uma ofensa a mulher brasileira. Como mulher temos tantos desafios a vencer o que não é uma plaquinha que obviamente a noiva concordou em colocar que irá fazer diferença na vida de mulher nenhuma.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Constante Maio 2017 Santa Catarina
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim minha Flor teva uma noiva que esperou o noivo no alta
    de uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=Ly95dU0FmiI

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Constante Maio 2017 Santa Catarina
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa você disse tudo Parabéns eu amei Smiley love concordo plenamente.

Vocês não sabem como vivem o casal por traz da escolha dessa plaquinha, hj em dia tudo é preconceito, é bulling, é machismo .
    Fui madrinha de um casal muito amável e apaixonante que passaram por muitas coisas, a escolha dele era fazer a casa primeiro mais com problemas em cima de problemas nunca conseguiam, então ela foi lá e marcou o casamento por decisão dela e so avisou ele depois de marcado só ai que eles foi correr atrás dos preparativo, no dia do casamento entrou um sobrinho deles com a placa (não foge não dedé) não por questão que ele não quisessem casar ou por que estava sendo forçado, foi porq a decisão surgiu dela de toma a frente e marca o grande dia, são um casal que amo e admiro e ninguém aqui saiu comentando sobre a placa, nem saiu pela minha cabeça ser algo machista.

• Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Melhor resposta Ana... A maioria das pessoas não aceitam opiniões críticas...
    • Responder
  • Nayara
    Noiva Master outubro 2019 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não usaria placas assim no meu casamento, não acho ideal, mas não tenho nada contra. Mas isso é particular de cada casal.

• Responder
  • Monize
    Noiva Master Junho 2018 São Paulo
    Monize ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente, um ótimo debate, um dos melhores publicados. Temos que atentar sempre ao conteúdo. Conteúdo que parece brincadeira e é super ofensivo!! Parabéns noivinha ♥♥

• Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Jéssy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho fofa a utilização das plaquinhas, mas sinceramente detesto essas msgs...

Minha priminha vai entrar com a plaquinha assim "Primo, ai vem o o amor da sua vida!!", ou "Primo ai vem a sua garota", "Primo ai vem sua princesa"... sei la. Ainda estou em duvida rs

• Responder
  • M
    Noiva Novata Julho 2017 Minas Gerais
    Mabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não li todas as respostas e, das que li, fiquei admirada como tem pessoas que levam o assunto de forma tão superficial com argumentos do tipo "gente chata que leva tudo a sério..."Enfim, compartilho da opinião de que as plaquinhas e noivinhos de bolo são bastante machistas, assim como o ato de jogar o buquê, que por ser um tradição, poucos ousam questionar seu sentido e problematiza-lo. Não gosto de nenhum desses gestos e acho que há formas mais interessantes e inteligentes de entreter seus convidados.
    • Responder
  • Emy
    Noiva Curiosa Fevereiro 2019 Amazonas
    Emy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um belo debate noivinha. Fora, que os amigos sempre tiram gracinhas com a noiva, como se ela fosse um bicho. Enquanto o noivo é tratado como herói. Não sou contra chamar meu noivo de herói, desde que eu não seja menosprezada para isso acontecer. Então vamos mudar essa imagem das plaquinhas? Estou me preparando com ideias de novas placas, meus pais trabalham com isso, então se quiserem falem comigo. Vamos compartilhar boas ideias 💕
    • Responder
  • Andressa
    Noivo Novato Setembro 2017 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Jessyca...mesmo sem achar que algumas das frases são machistas, você fez a inversão de papeis. Na sua ideia, quem vai fugir é a noiva. O fato da frase ser sobre homens e mulheres faz com que ela seja divertida...o que reforça o machismo é que quem sempre recebe o incentivo para fugir é o noivo! Parabéns por quebrar padrões!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas