Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• Airton
    Noivo Constante Junho 2019 Sergipe
    Airton ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Talvez tudo não passe de brincadeiras em um dia muito especial e feliz para todos os presentes. O mundo tá chato! Hoje em dia tudo é machismo, assédio, preconceito... As pessoas esquecem que se a brincadeira é feita entre duas pessoas que conhecem o porquê da brincadeira e se permitem brincar, tudo é só brincadeira mesmo. Claro que o machismo é sim totalmente reprovável e também sou contra, mas também sou contra pessoas que não estão inseridas no contexto alegarem q tal frase ou brincadeira é machista. As pessoas têm se envolvido demais no discurso dos outros esquecendo que para analisar um discurso é preciso observar vários itens como por exemplo a situação conversacional em que o mesmo foi produzido. E lembrem-se: não podemos dizer que o outro agiu de forma A ou B sem conhecer tudo o que há por trás do discurso.

• Responder
  • Barbara
    Super Noiva Setembro 2017 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu só acho fofo por ser com crianças, e por ser em tom de brincadeira.

Mas concordo com vc, a imagem é outra.

Acho que podem brincar, mas sem fazer esse tipo de coisa.

Eu só vou usar placas normais justamente pq não gosto da mensagem que essas q vc mencionou passam.

"Lá vem a noiva"

"Enfim Casados"

E só!

Mas acho que as pessoas devem refletir a respeito do q significam essas mensagens e como afeta a nós noivinhas e mulheres. Nós não somos fúteis, ninguém está obrigando e não somos um fardo.

• Responder
  • Jennyffer
    Noiva Esperta Agosto 2017 Paraná
    Jennyffer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com você, tanto que não usarei essas plaquinhas, além de serem machistas, na igreja onde vou casar é proibido usar pois não simbolizam o matrimonio.

• Responder
  • R
    Noiva Constante Dezembro 2018 Santa Catarina
    Raísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo, não usaria e não vejo graça. Tira o clássico e quebra o protocolo de um casamento dentro da igreja, lugar sagrado.

• Responder
  • Camila
    Noiva VIP Junho 2016 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na minha opinião essas frases são modinhas que os casais acabam aderindo ao casamento e nem percebem o real significado dela. Já até perdeu a graça de tão comum. Também não culpo 100% os noivos, pois se preocupam com tantos detalhes que esse acaba passando direto. No meu casamento me atentei a esse detalhe. Usamos duas plaquinhas com as seguintes frases: "Tio Felipe, sua garota vem aí..." a outra "... E ela está linda"

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Novembro 2018 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Penso do mesmo jeito noivinha

• Responder
  • Jenifer Cagliari
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Jenifer Cagliari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir então???

EXATAMENTE o que penso noivinha!!!

Que texto mara!!!

• Responder
  • G
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, eu concordo com você, acho legal a ideia da placas, mais não com este tipo de coisa escrita, mesmo que seja uma brincadeira, que na minha opinião, não e brincadeira, certas coisas, não devemos aceitar, e nem escrever coisas que não tem o menor sentido...se nos noivas não nos valorizar e valorizar o amor de nossos futuros maridos, quem é que vai valorizar e nos respeitar, começa com uma simples brincadeira que agente não vê maldade , e termina a onde... se agente mesmo não se respeita... eu sempre distei certos tipos de comentários, que as pessoas falam e brincadeira... mais cada um e cada um....

• Responder
  • Milena
    Noiva VIP Agosto 2019 São Paulo
    Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Poxa nunca tinha pensado, e sinceramente eu nunca quis usar essas plaquinhas sempre achei muito sem graça, agora depois dessa que eu concordo não irei usar msm!

• Responder
  • Amanda
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vejo pela brincadeira também, mas acho algo desnecessário, principalmente para ficar nas lembranças do casamento. Smiley amazing

• Responder
  • Denise
    Noiva Constante Dezembro 2018 São Paulo
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Disse tudo que eu penso!

Não acho legal, não acho engraçado, não acho que descontrai!

E o mesmo vale para aqueles adesivos para por no sapato de "GAME OVER", "JA ERA" e outros...

E também para os topos de bolo de acorrentado, com mordaça, escrito "SIM" ou a noiva com uma plaquinha escrito "ELE ACEITA". Tenho certeza que todos tem um hobby e dê para colocar isso de alguma forma no topo de bolo, mas é a minha opinião, no meu casamento não vai ter nada disso!

• Responder
  • Márdilla
    Noiva Ativa outubro 2018 Rio de Janeiro
    Márdilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tbm não vejo pelo lado machista e sim pela brincadeira e descontração em um momento em que todos estão tão sérios !!

• Responder
  • Natally
    Noiva Master Setembro 2022 Paraná
    Natally ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente!! Não tenho vontade de ter nenhum tipo de plaquinha, muito menos dessas ai. O mesmo vale pra aqueles topos de bolo que tem o noivinho acorrentado ou amordaçado e aquelas placas pra fotos escrito "game over", acho brincadeiras de muito mal gosto. Não quero nada que contenha esse tipo de "mensagem", apenas expressar o nosso amor e o quanto ficaremos felizes por começar uma nova vida juntos.

• Responder
  • J
    Noiva Ativa outubro 2017 Rio Grande do Sul
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo.. Também não gosto dessa coisa de falar que casamento é o "fim" da vida do homem.

• Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Julho 2018 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim! Pior que isso só o homem que joga a "pirigueti" no lugar do buquê...... A sociedade precisa parar de propagar essa imagem que casamento é o "game over" da vida do homem, porque quando a gente diz isso, automaticamente a gente tá assumindo as ideias de que: 1. o homem tem direito e é feito para ter várias mulheres, e não ser fiel, e 2. que agora ele vai ser o responsável financeiro por sustentar sua esposa, que só é gasto.Sério, vamos parar de ser ingênuos e achar que isso é só uma brincadeira. É brincadeira, mas essa brincadeira surgiu de um contexto social machista.Eu e meu amor nem cogitamos por essas brincadeiras.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Julho 2018 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ótima ideia!
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Esperta Junho 2018 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vejo machismo e Preconceito em todas essas placas Eu particularmente não usarei nenhuma dessas frases no meu casamento pois eu não vou ser um fardo para o meu noivo eu sou sim uma das partes mais importantes nesse casamento nós já moramos junto no meu caso e se não fosse eu em casa nada seria porque Mesmo ele sendo quem arca com as despesas se eu não organizar tudo a casa desmorona até nosso filho disse que se eu não estiver em casa nada funciona
    • Responder
  • THAIS
    Noiva Novata Novembro 2017 São Paulo
    THAIS ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao tinha pensando nisso. Obrigada por cintribuir
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Dezembro 2017 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tbm não vejo por esse lado noivinha, até pq ele esta muito animado e participa de tudo junto comigo, vejo como uma forma de descontração mesmo.

• Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Dezembro 2017 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não havia pensado nesse lado,

Inclusive havia pensando no meu irmão mais novo entrar com a plaquinha "Allan ainda da tempo de fugir..." (não no sentido do meu noivo querer fugir e estar la por obrigação e sim que meu irmão e mais novo que eu é meu "pentelho"rsrs e estamos sempre zuando um com o outro, então pensei ele entrando com a plaquinha nesta frase como se fosse uma brincadeira do meu irmão para o noivo tipo brincadeiras de irmãos mesmo, ate pq minha família sabe que eu e ele é coisas de irmão.. amor e ódio kkk ) ... meu irmão até gostou da ideia de me "trolar" com essa brincadeira, e em seguida uma menina entrar com a plaquinha foge não ela ta linda porem não pensei nesse sentido de "ele fugir pq não quer casar comigo e etc..." e mais no sentindo do meu irmão fazer uma brincadeira comigo até pq é a cara dele. em nenhum momento pensei nessa parte de "fugir pq nao quer casar comigo" etc e tals nunca nem passou pela minha cabeça. mais depois do que falou fiquei pensativa ....

Pensei pelo lado da brincadeira sabe... meu irmão pregando uma peça em mim e falando este recado para meu noivo

• Responder
  • Tahoanne
    Noiva Esperta Agosto 2017 Rio de Janeiro
    Tahoanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade.. mt bem dito!

• Responder
  • Priscylla
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Priscylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu particularmente não gosto dessas plaquinhas, além de algumas serem machistas as crianças menores carregam a placa e nem sabem o que está escrito. Estou pensando em balões de coração para a entrada das daminhas e pajens, acho mais alegre e delicado.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Janeiro 2018 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nem pensei nessas plaquinhas, ainda mais com essas frases bizarras!Boa noivinha!
    • Responder
  • N
    Noiva Ativa Abril 2018 Santa Catarina
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

LACROU Smiley heart

Adorei! sempre fiquei incomodada com essas plaquinhas e também com outros rituais machistas do casamento. Muito bem colocado seu comentário.

Demorei para tomar a decisão de casar por não concordar com certas tradições.

• Responder
  • Dani Parra
    Noiva Ativa Novembro 2023 São Paulo
    Dani Parra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho essas placas UÓ. E com essas mensagens ainda... No meu casamento não vai ter plaquinha não, coisa mais cafona

• Responder
  • Laura
    Noiva Ativa Novembro 2020 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não gosto destas placas, além de ser super machista, é um dinheiro jogado fora que depois não tem aonde enfiar essas placas, só vão ocupar espaço.

Se eu for fazer alguma placa, ctz será algo fofo e que edifica o casamento e o casal

• Responder
  • D
    Noiva Constante Julho 2018 Minas Gerais
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu também sou totalmente contra essas placas. E acho que nem buque ou santo antônio vou jogar. Acho que não preciso juntar 'amigas desesperadas' por casamento. Estou pensando em jogar um espumante para as mulheres, assim como o noivo joga o Whisky para os homens.

• Responder
  • N
    Noiva Constante Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é eu concordo com você.
    Não enxergava assim, e na verdade foi meu noivo que falou disso.. pra que colocar uma placa falando de fugir? Se eles estão ali não tem nenhum motivo pra pessoa fugir. Estão ali porque se amam e querem estar juntos. Depois de vários comentários dele falando o quanto era ridículo, eu entendi o que realmente quer dizer.
    Você está certíssima!

• Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente com voce, achei que só eu que pensava assim , rsrs

Nao colocarei nenhum placa do tipo .

• Responder
  • Keyla
    São Paulo
    Keyla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com cada palavra e digo mais, sou daquelas que não abre um sorriso amarelo (para não constranger) qdo fazem essa "brincadeira" verbalmente para nós o casal e se insistir na "brincadeira", terá que ouvir a minha direta e sincera opinião.

• Responder
  • Verônica
    Noiva Constante Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Falou tudo, eu particularmente não gosto dessas placas.

Não terei nenhuma em meu casamento.

• Responder
  • M
    Noiva Novata Junho 2018 Bahia
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Achei que só eu pensava dessa forma. Também acho essas plaquinhas de muito mal gosto. E aqueles topos de bolo com o bonequinho todo acorrentado...afff

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas