Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• Larissa
    Noiva Ativa Agosto 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super concordo com você!! Chega de machismo!

• Responder
  • Lorena
    Noiva Ativa Julho 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ana, concordo com tudo o que você disse. De brincadeira em brincadeira, a gente perpetua uma cultura que vê a mulher de forma inferior e acredito que sim, é nosso dever enquanto mulheres, abolir "piadas" machistas, misóginas etc. Muito obrigada por trazer à tona essa discussão Smiley heart

• Responder
  • Lorena
    Noiva Ativa Julho 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bruna, que ideia linda! Eu achei sensacional a ideia com as "Fridas". Em um casamento que fui, ao invés da noiva jogar o buquê, ela distribuiu um coração de feltro para cada mulher na festa.

• Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Setembro 2018 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo!! Além de não querer essas plaquinhas, quero fazer algo diferente pro buquê também! Nada a ver essa msg de que todas as mulheres estão desesperadas para casar. Pensei em fazer algumas fridas de felcro e jogar para TODAS as mulheres da festa e cada fridinha teria uma msg bonita incentivando as mulheres a serem o que elas quiserem. É difícil mas a gente consegue driblar todos esses itens machistas que insistem em permear o casamento.
    • Responder
  • Emille
    Noiva Constante outubro 2018 Minas Gerais
    Emille ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo com tudo que vc falou e penso isso já faz um tempo. Uma vez num casamento que fui, uma noiva colocou essas plaquinhas "Ainda da tempo de fugir" e "foge não tio, ela esta linda".. e quando a pessoa que estava fazendo o casamento começou a falar, falou sobre as plaquinhas e disse que achava desnecessário as plaquinhas já que casamento é de comum acordo dos dois e que casamento é a melhor escolha que ele havia feito na vida. Tipo: Não havia necessidade de falar isso na hora de casamento, mas deu um "basé" nos noivos pela ideia né? E realmente é isso mesmo. No meu casamento terá plaquinha sim... mas será "Lá vem a noiva" e "Enfim casados". Cada um tem sua opinião né?! rs.. e a minha é essa. Beijos

• Responder
  • Carol
    Noiva VIP Junho 2019 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo totalmente com tudo que disse noivinha! Não sou fã dessas plaquinhas também!

• Responder
  • Raquel
    Noiva Curiosa Novembro 2018 Minas Gerais
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca gostei desse tipo de plaquinha e pela primeira vez vi pessoas discutindo sobre, muito importante trazer isso a debate , como vcs disseram tem várias opções lindas de plaquinhas, pra que ter essas plaquinhas com esse tipo de "humor" ?
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Junho 2020 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Excelente debate! Não sou fã dessas placas também.

• Responder
  • Gabii
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Gabii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu detesto essas frases também... há gente que goste e noivinhas que amam (vai entender) kkkkk

Minha amiga mudou uma, normalmente nos casamentos colocam GAME OVER (outra bem chata) eles mudaram para New Game.

• Responder
  • A
    Noiva VIP Novembro 2019 Ceará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu só sei de uma coisa, no meu casamento só vai ter amor ♡♡♡♡ este é um momento lindo para celebrar o amor, celebrar a bênção que Deus nos deu de conhecer um ao outro e poder viver a vida juntos. Não gosto nem da ideia daquele topo de bolo que o homem tá amarrado. No meu será um casal de pássaros. O casamento é a união de duas pessoas imperfeitas e pecadoras que estão ali para aprenderem juntos e com Deus. Xó plaquinhas rídiculas kkkkk
    • Responder
  • Waleria
    Noiva Ativa Fevereiro 2019 São Paulo
    Waleria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tenho o mesmo pensamento que vc e essas placas não combinam com o meu pensamento e o pensamento do meu noivo. Gostaria de umas plaquinhas com frases que dizemos sempre um para o outro (tipo bordão do casal hahaha) ou algo divertido.

• Responder
  • Jennifer
    Noiva Ativa Novembro 2018 Rio Grande do Sul
    Jennifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nunca li algo com tamanha verdade! Super concordo, e em nenhum momento pensei em colocar os pajens com plaquinhas.

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo! Ele veio com essa. Ai eu falei: ok a ideia é uma nova familia? Qual sobrenome meu vc vai colocar? Ele ficou pensativo kkkkkk

• Responder
  • Natália
    Noiva Constante Julho 2020 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente!!!!

Não terei nenhuma plaquinha machista no meu casamento, acho tanto as plaquinhas como a dança individual dos noivos um simbolo machista.

As festas junina acabaram e a ideia de casamento igual ao de quadrinha continua, ideia de casamento forçado e obrigado pelo homem com essas plaquinhas de foge não qualquer coisa...

Rídiculoooooo !!!!!

• Responder
  • S
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Suellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate!! Pensar além do que está escrito nos faz refletir sobre o tipo de sociedade que temos e qual sociedade que queremos. Também acho que brincadeiras "ingênuas" como essas só perpetuam o machismo que a gente tanto critica (e que tanto nos prejudica, em tudo, mesmo que às vezes a gente nem perceba).

• Responder
  • Yaina
    Noiva Constante Setembro 2017 Piauí
    Yaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente com você!Vamos inovar? Tudo bem, agora perder alguns valores acho demais!

• Responder
  • Natalia
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Menina, mentira que tem isso de jogar piriguete! Nunca vi Smiley surprise vi o da bomba e achei uó
    • Responder
  • Natalia
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo totaal 👏👏👏
    • Responder
  • Natalia
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é pessimo tem 😱
    • Responder
  • Natalia
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Rainha, disse tudo!
    • Responder
  • Julyane
    Noiva Ativa Maio 2018 São Paulo
    Julyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com você. Tudo hoje querem dizer que é "Machismo".

• Responder
  • Daniella
    Noiva Curiosa outubro 2018 Minas Gerais
    Daniella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente, inclusive amei a sua sugestão de plaquinha!

Acho que hoje em dia a sociedade está muito na onda do "é só uma brincadeira" e nesse ritmo acabamos vivenciando situações desagradáveis justamente por antes terem sido tratadas somente como meras brincadeiras.

#Nãotemplaquinhamachistanomeucasamento

• Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Abril 2019 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho isso tão machista assim como colocar o nome do marido também é machista, na minha opinião, significa que eu passo a ser a propriedade humana dele, como os escravos eram com seus senhores. Só mudaria se ele mudasse também. Além do mais, não terei nenhum direito a menos em relação a esposa que muda o nome, portanto não mudarei, acho machista assim como as plaquinhas!!!

• Responder
  • C
    Noiva Constante Dezembro 2017 Goiás
    Camile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Outra coisa que não gosto nada tb é aqueles topo de bolo com a noiva amarrando o noivo e obrigando a dizer sim... ridículoooo
    • Responder
  • Maiara
    Noiva Ativa Abril 2019 Santa Catarina
    Maiara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na verdade a primeira achei bem engraçada e o rostinho da menina ajudou bastante, sei lá isso é meio controverso e vai de cada um... O noivo está ali, emocionado, nervoso, ansioso... está na cara que ele quer tanto isso quanto a noiva.. então se o casal já é costumeiro de fazer as tais brincadeiras.. não vejo mau algum, até é bom para quebrar o clima inquietante, mas a última da loira achei horrível, de mau gosto e generalizando até mesmo as convidadas.
    Mas é isso, eu não faria no meu, mas até que vejo uma graça propícia para o dia.
    BeijosSmiley flower

• Responder
  • M
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Martins ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo sempre achei machistas e, sério, não consigo achar graça ... nenhuma Ana!
    Não gosto também de topo de bolo com noivinhos acorrentados "tentando fugir" / com fita adesiva na boca e etc affff algumas noivas parecem estar cada vez mais se diminuindo como mulher ... não entendo!
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

AMEEEIIII!!!

Nunca gostei dessas plaquinhas, sempre achei de péssimo gosto. Muitas vezes as mulheres nem percebem o machismo encruado nelas, mas ainda bem que sempre tem uma linda, igual vc, esclarecida, para dar uma luz às meninas.

• Responder
  • Thais
    Noiva Constante outubro 2022 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, eu super concordo com a sua opinião sobre essas PLACAS

• Responder
  • Suelen
    Super Noiva Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

CONCORDO completamente

• Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Dezembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Noivinha!

Achei ótimo o assunto, já havia pensado sobre isso também.

O casamento é algo lindo e deve ser o sonho de ambos, meu noivo participa de todas as etapas comigo e sonha tanto quanto. Acho isso um pensamento totalmente deturpado mesmo, casamento não é prisão, não é uma mulher aprisionando um homem. São ambos se tornando um só, uma aliança linda, de amor, respeito e cumplicidade.

Arrasou!!!

• Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho péssimo e pavoroso esse tipo de brincadeira! Inclusive, meu senso de humor é um pouco crítico, eu acho que humor tem que ser feito de forma inteligente e o que mais se vê hoje em dia são historinhas escrotas, racistas e machistas. Inclusive, esse papo de que "tudo é machismo" é justamente porque as pessoas reproduzem coisas preconceituosas sem nem saber e se sentem incomodadas em mudar, mas aí também não podemos fazer nada, infelizmente. Enfim, eu não quero isso no meu casamento de jeito nenhum, estou pensando ainda se coloco plaquinhas, mas se colocar, colocarei alguma mensagem bonita e significativa.
    • Responder
  • Luana
    Noiva Curiosa Setembro 2017 Rio Grande do Norte
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho desnecessário mesmo esse tipo de frase ou brincadeira só servem para perpetuar o preconceito e machismo mesmo. Desnecessário mesmo.

Amei a reflexão.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas