Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• Andressa
    Noivo Novato Setembro 2017 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Essa foi a abertura da minha cerimônia! Uma maneira de colocar a plaquinha de forma romântica, sem precisar reforçar o machismo nosso de cada dia!Sobre placas machistas para pajens e damas! 1

• Responder
  • Andressa
    Noivo Novato Setembro 2017 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No meu casamento, uma das minhas daminhas abriu a cerimônia com a plaquinha "Preparem os corações! Vai começar!"

• Responder
  • Letícia
    Super Noiva Dezembro 2017 Rondônia
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Arrasou!!!

Adorei o post!

• Responder
  • É
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Érica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E vdd concordo plenamente 😉
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Setembro 2018 Goiás
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho a reflexão super importante a parece que ninguém pensa nisso

• Responder
  • Laryssa
    Noiva Principiante Maio 2029 Santa Catarina
    Laryssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dicas perfeitas, muito bem usadas

• Responder
  • Suellen
    Noiva Novata outubro 2018 Minas Gerais
    Suellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Melhor post que já vi neste site! Acho a reflexão super importante a parece que ninguém pensa nisso. Pior ainda, as pessoas conscientes que levantam o problema são rotuladas como chatas ou sem senso de humor.

Parabéns pela atitude de colocar a questão em pauta! Super apoiada!

• Responder
  • Franciane
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Franciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tem dezenas de outras mensagens! No meu foi o lá vem a noiva...

O mesmo para aqueles topos de bolo de biscuit (que eu já acho bem mais ou menos) com noivo amarrado, acorrentado e amordaçado! Jesus! Ou até a "bomba" que o noivo joga pros amigos e quem pegar ganha um Whisky (a noiva joga o buque e o noivo a bomba!)

E o pior é saber que os noivos nem tão nem aí pra essas plaquinhas, quem coloca lá pra denegrir a imagem da noiva é ela própria!

Tem muita mulher mais machista que homem por aí...

Infelizmente ainda é uma realidade! Ainda bem que está caindo em desuso!

• Responder
  • Franciane
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Franciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ana, vem cá que eu quero te dar um beijão e um abraço! Smiley heart

• Responder
  • Thays
    Noiva Curiosa Julho 2019 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho esse negócio de placa meio estranho... nada a ver.

• Responder
  • Stefanni
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Stefanni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho legal a ideia mas sem qualquer tipo de mensagem pejorativa. Eu quero colocar a minha irmã mais nova entrando com uma placa "Jesus, convidado de honra "

• Responder
  • R
    Noiva Constante Setembro 2020 Pernambuco
    Rosi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade, existem frases lindas e meigas que retratam muito bem o maior em sua totalidade indo além da estética e ou alguma parte especifica da mulher.

• Responder
  • Stephanie
    Noiva Esperta Setembro 2019 São Paulo
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca havia pensado nisso até ler esse post achava fofo essas plaquinhas, mas agora me fez ver e refletir sobre essa questão e esse machismo por trás de uma brincadeira que não levamos a sério no exato momento. Parabéns pela reflexão e por abrir nossos olhos 😉😊
    • Responder
  • R
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Rayany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente, no meu casamento não vai ter nada do tipo. Acho completamente desnecessário esse tipo de coisa e meu noivo concorda comigo.

• Responder
  • Camila
    Super Noiva Agosto 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente com tudo que escreveu.

É por essas atitudes que muitas igrejas hoje já não aceitam mais entrada de plaquinhas (qualquer tipo). Lamentável.

• Responder
  • É
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Érica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa miga arrasou falou tudo e isso mesmo q penso tmbm mas manda aí umas plaquinhas para qem qer fazer a diferença com todo o amor do mundo 😘
    • Responder
  • T
    Noiva Esperta Setembro 2018 Minas Gerais
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também concordo plenamente noivinha!

Não terei nada do tipo...

Acho desnecessário!

Toda brincadeira tem um fundo de verdade, hoje em dia as pessoas levam a cerimonia muito na brincadeira, pra mim é o momento mais importante, e deve ser levado a serio, mas com leveza é claro.

Piadas??

Para os noivos não será em momento nenhum!

• Responder
  • Camila
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Pará
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    MARAVILHOSA!!!! Já tinha visto essas plaquinhas e acho um absurdo REAL! Me indigna as pessoas ainda rirem disso 😒
    • Responder
  • P
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Bahia
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo. Acho que existem um milhão de mensagens que ficariam mais adequadas para uma cerimônia tão sublima. O debate é importante, necessário e deve ser amadurecido, sim. Parabéns, noivinha!

• Responder
  • Karina
    Noiva Constante Agosto 2018 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho essas plaquinhas desnecessárias. Parece que arrumam qualquer coisa para a criança entrar, só acharem bonitinha e não levarem a mensagem a sério..

Não terei no meu.

• Responder
  • Daiana
    Noiva Curiosa Junho 2019 Santa Catarina
    Daiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não gosto das plaquinhas pejorativas, acho que é uma tendência que deveria desaparecer!

Talvez substituir por passagens bíblicas ou trechos de músicas que tenham a ver com a história do casal!

• Responder
  • Bruna
    Noiva Principiante Agosto 2018 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho totalmente desnecessárias.

• Responder
  • D
    Noiva Curiosa Agosto 2019 Minas Gerais
    Déborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu também acho de muito mal gosto essas plaquinhas.

• Responder
  • Nayra
    Super Noiva Julho 2018 Distrito Federal
    Nayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pensei que eu era a única a pensar dessa forma! Já estou imaginando muita gente me chamando de chata e falando de mimimi por conta da minha opinião. Não gosto de brincadeira de mau gosto e pronto. Pra mim, brincadeiras com machismo não são toleráveis e não terei esse tipo de plaquinha no meu casamento.

Que bom que não sou a única rsrsrs. Mas claro, sei que muitas pessoas que usam, não têm a intenção de magoar e às vezes nem pararam pra pensar no significado da brincadeira. Então, eu tolero no casamento dos outros, mas não no meu Smiley catface

• Responder
  • Carol
    Noiva Esperta Junho 2019 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho totalmente essas plaquinhas, mas não condeno que gosta afinal que escolhe esse tipo de coisa é a própria noiva então desta forma eu entendo que ela não se sente ofendida.

• Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Faz muito sentido isso!

• Responder
  • R
    Noiva Novata Setembro 2018 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo que seja desnecessário, mas lembrando que quem escolhe esses detalhes da cerimônia, é a própria noiva! Então se ela mesma acha graça nisso, eu não tenho que me meter em nada! O casamento é dela!
    • Responder
  • Yarianne
    Noiva Novata outubro 2018 Paraíba
    Yarianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo TOTALMENTE Smiley amazing

• Responder
  • Thaís
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho totalmente sem noção essas plaquinhas Smiley ups Além de machistas, quebram todo clima e significado na cerimônia...

• Responder
  • K
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gente , finalmente achei alguém que pensa EXATAMENTE COMO EU.

• Responder
  • Letícia
    Noiva Esperta Julho 2019 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que a única plaquinha que quero por é "Lá vem a noiva" com um casalzinho de pagens para entrar antes de mim.

Tbm acho desnecessária algumas plaquinhas

• Responder
  • Deborah
    Noiva Ativa Novembro 2023 Minas Gerais
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo em partes ,

é uma festa, uma celebração do amor , e ele deve carregar a identidade do casal , se somos descontraídos , não vejo problemas ... mas um casal mais sério que as pessoas que convivem não estão acostumadas a ver esse tipo de brincadeira entre os 2 , fica muito forçado .

Minha opinião, sou muito brincalhona e não vejo mal em colocar

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas